Conheça o ‘Gol da Ford’, o carro que acabou com a união VW e Ford

O designer Luiz Alberto Veiga abriu seu baú mais uma vez, dessa vez para contar a história do Gol da Ford que ajudou a terminar com a Autolatina

estudo de design de versao ford do volkswagen gol luiz alberto veiga
Compacto Ford derivado da plataforma do Gol não fazia parte do contrato da AutoLatina (Foto: Instagram | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 01/08/2022 às 13h08

Durante a Autolatina a Ford pôde usar os motores AP da Volkswagen e fez o Versailles, sua versão do Santana. Já a VW usou o motor CHT e produziu alguns carros com a plataforma do Escort. Mas o segmento de compactos ficou de fora, com o fabricante americano sem poder fazer sua versão do Gol.

Isso não foi por falta de tentativa, o Escort de quarta geração estava defasado e o de quinta cresceu. Luiz Alberto Veiga, ex-designer da Volkswagen, fez mais uma publicação em suas redes sociais, dessa fez é de um estudo do “Gol da Ford”.

VEJA TAMBÉM:

Segundo o designer, esse projeto ajudou a terminar com a Autolatina. A Ford vender um carro derivado do Volkswagen Gol não estava no contrato. Além disso o mercado estava evoluindo, perdendo o sentido de ter dois carros concorrendo entre si no mesmo grupo.

As diferenças no design do Gol para o hatch da Ford

Pela placa do modelo em argila, o Gol da Ford estava planejado para 1996. Enquanto o hatch da Volkswagen trazia desenho mais simples e conservador, o da Ford era mais trabalhado. Ele seguia o estilo liftback do Escort, com uma traseira mais destacada.

Além disso, o Gol da Ford trazia lanternas unidas por uma peça no porta-malas, recurso que era usado por carros maiores da marca. As rodas eram inspiradas nas do Mondeo V6 e as maçanetas são circulares. Porém a origem aparece nas portas dianteiras do VW Gol.

Curiosamente, hoje a Stellantis está promovendo um compartilhamento de componentes similar ao que era a Autolatina. Fiat, Peugeot e a Citroën possuem seus compactos brigando entre si e até compartilhando motor. Mas essa fusão moderna parece estar funcionando melhor que a antiga.

Já o Gol da Volkswagen está no fim de carreira, seu sucessor será o Polo Track:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário