Hyundai Grand Creta é a versão de sete lugares do SUV compacto

A Hyunda lançou na África do Sul o Grand Creta, que é uma versão de sete lugares do SUV compacto vendido no Brasil

hyundai grand creta prata frente
A frente da versão de sete lugares é idêntica a da versão curta, diferenças na grades são particularidades do mercado sul-africano (Foto: Hyundai | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
29 de março de 2022 09:36

O Hyundai Creta é um dos SUV compactos mais bem-sucedidos do Brasil. Mas, e se ele fosse maior? O fabricante coreano pensou nisso e criou uma versão de sete lugares no SUV, que fez sua estreia na Índia com o nome Alcazar. Agora ele chega a África do Sul se chamando apenas Grand Creta.

Com esse nome fica ainda mais evidente a origem do SUV de sete lugares. Não sabemos ainda se o Brasil está nos planos da Hyundai para o Creta de sete lugares, mas caso esteja ele irá inaugurar um segmento novo. Ele já é vendido também no México, onde se chama Creta Grand.

VEJA TAMBÉM:

O Grand Creta é menor que o Commander

Quando falamos em SUV de sete lugares a primeira associação é o Jeep Commander, que segue uma fórmula similar por ser derivado do Compass. Porém, esse Jeep de projeto brasileiro tem como ponto de partida um SUV médio, enquanto o Grand Creta parte de um compacto.

Isso se revela em algumas medidas: 4,50 m de comprimento, 2,76 m de entre-eixos e 1,79 m de largura, enquanto o Commander mede 4,80 m, 2,79 m e 1,86 m respectivamente. Uma diferença grande fica no peso: 1.440 kg para o Grand Creta contra 1.658 kg do Commander 1.3 turbo.

As opções de motorização do Grand Creta são o 2.0 aspirado usado no modelo nacional e um 1.5 turbodiesel de 114 cv e 25,5 kgfm. Como o peso de 1.440 kg do modelo de sete lugares é apenas 140 kg maior que o do Creta Ultimate 2.0 nacional, o impacto no desempenho não deverá ser dos maiores.

O problema de ser um SUV de sete lugares baseado num compacto aparece no porta-malas: com todos os assentos levantados a capacidade é de 180 litros. Rebatendo a terceira fileira o espaço cresce para 1.670 litros (não foi informada a metodologia de medição).

Fotos: Hyundai | Divulgação

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário