Isenção de IPVA para PcD é reestabelecida em São Paulo

Mudança nas regras para dispensa tinha sido determinada por lei estadual; ainda não há definição de como será feita a devolução dos valores pagos

Por AutoPapo 25/01/21 às 10h39
Com Agência Brasil
miniatura de um cadeirante ou pessoa com deficiencia pcd sobre moedas representando isenco de impostos como ipva ipi e icms
Isenção para IPVA é uma das dispensas concedidas às pessoas com deficiência (Foto: Shutterstock)

A cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente a 2021, para pessoas com deficiência (PcD) que já tinham isenção de recolhimento no exercício de 2020, em São Paulo, foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) na noite do dia 22. O governo do estado informou que, assim que for intimado, a Procuradoria-Geral tomará as devidas providências.

O relator da ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de São Paulo contra a Fazenda do Estado de São Paulo, juiz Nogueira Diefenthaler, reconheceu “aparente violação ao princípio constitucional da isonomia”, concedendo a liminar.

LEIA MAIS

Conforme explicitou o MP, as alterações promovidas por lei estadual estabelecem que deficientes graves e severos, mas que podem conduzir seu veículo, só terão direito à isenção se tiverem um carro individualmente adaptado. Já as PcD não condutoras podem ter isenção IPVA no veículo sem adaptação.

Segundo alegou o órgão, cria-se uma distinção ilegal entre pessoas com deficiência não condutoras e com deficiência grave e severa condutoras. Dentre as condutoras, haveria ainda a distinção de concessão da isenção entre aqueles que precisam de adaptações individuais e os que não precisam. Com isso, aqueles condutores que não tiverem veículos adaptados, incluindo os que contenham, por exemplo, apenas câmbio automático e direção hidráulica ou elétrica de fábrica, não estariam contemplados pela isenção.

“A diferenciação ilegal, ferindo, entre vários outros, o princípio da igualdade tributária, trata como fato gerador da tributação ou da isenção não a condição vulnerável do contribuinte deficiente, mas o tipo de adaptação implementada no veículo”, argumentou o MP.

Na decisão, Diefenthaler ressalta que a nova regra cria “discriminação indevida entre os motoristas com deficiência, em prejuízo daqueles que têm deficiência grave ou severa mas que não necessitam de veículo adaptado”.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento informou que as PcD física severa ou profunda, cujo veículo necessite de adaptação, continuam a ter direito à isenção de IPVA, bem como autistas e as pessoas com deficiência física, visual e mental, severa ou profunda, não condutoras.

“O governo do estado promoveu alterações nas regras para concessão de IPVA-PCD para garantir o direito de quem realmente precisa. Nos últimos quatro anos, o número de veículos com isenção cresceu de 138 mil para 351 mil, um aumento de mais de 150%, enquanto o crescimento da população com deficiência no estado cresceu apenas 2,1% no mesmo período, segundo levantamento da Secretaria da Pessoa com Deficiência”, diz nota da secretaria.

Segundo a pasta, o valor arrecadado com o imposto é fundamental para cobrir o impacto causado pela pandemia no orçamento do governo do estado e dos municípios paulistas, além da manutenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que recebe 20% dos recursos.

158 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luciana Lisboa 3 de março de 2021

Pra quem não entendeu, resumo: A justiça concedeu Liminar, porém ainda cabe recurso, não tem trânsito em julgado, portanto não cabe ainda a restituição, tem que pagar o IPVA normalmente, pois caso o Estado ganhe o recurso, você além de pagar o IPVA, terá de pagar multa e juros pelo atraso (caso não tenha pago no momento previsto em Lei).

Avatar
Eduardo 3 de março de 2021

Não da para pagar as demais parcelas, elas não estão no sistema do banco.

Avatar
RICARDO DE SOUZA PAIVA 2 de março de 2021

Boa tarde,fiz o pagamento do IPVA e preciso recorrer ,como devo proceder para restituir este valor

Avatar
Larissa 2 de março de 2021

Qual o número do processo?

Avatar
Facchini 28 de fevereiro de 2021

A suspensão do pagamento é uma liminar, ou seja: temporária. Caso haja uma sentença definitiva de suspensão da cobrança, quem já pagou será ressarcido. Quem fizer o depósito judicial poderá sacar seu dinheiro de volta.

Fonte: undefined – iG @ https://economia.ig.com.br/2021-02-02/cobranca-de-ipva-para-pcd-esta-suspensa.html

Avatar
Joilson 27 de fevereiro de 2021

Boa noite, gostaria de saber como faço para ser ressarcido sobre o pagamento do IPVA, pois fiz a besteira de pagar, sou PCD.

Avatar
Celso Lima 26 de fevereiro de 2021

É lamentável isso que o governador e os deputados estaduais fizeram. Principalmente nessa época de COVID, onde TODOS perdemos renda.

Avatar
Marcelo 25 de fevereiro de 2021

Todos voces que pagaram as parcelas teram que entrar com um processo judicial nao tem jeito dai ja podemos correr atras da isenção para os proximos anos …
Galera com duvidas pode me chamar que tiro as duvudas mande seu numero no email que chamo marcelofamiliaalves 123 @ gmail. com

Avatar
Dalva Gomes 25 de fevereiro de 2021

Preciso saber como faço pra ter o meu dinheiro de volta pois meu carro é pcd e paguei o IPVA a vista. E em seguida tive a informação do direito de isenção .

Avatar
Christiane andradr 24 de fevereiro de 2021

Paguei a primeira parcela da minha mãe que tem o carro para PCD e somente hoje quando fui pagar a segunda parcela e que soube que estão isentos? Preciso MUITO desse valor de volta. Como proceder?

Avatar
Neide 24 de fevereiro de 2021

Como restituir o IPVA pago em 2021 de carro PCD ??

Avatar
Alessandro 24 de fevereiro de 2021

Paguei duas parcela do carro da minha mãe como eu faço para receber as duas parcelas?

Avatar
Patricia Amanda Soares 25 de fevereiro de 2021

Entra no site da Fazenda estadual. Lá tem o caminho para restituição.

Avatar
Ivana Maria Luz Vaz Miloso 24 de fevereiro de 2021

Também paguei a primeira parcela , e agora ,como faço para restituíla

Avatar
Carlos Roberto Anselmo 23 de fevereiro de 2021

No meu caso tenho várias doenças, Exclerose Múltipla, osteoporose,entre outras,e tive que mudar a minha habilitação para especial,se vc passa por médico do Detran para fazer o exame para adiquirir a habilitação especial,precisa provar mais ,deveria sim lá qdo vc passa no médico do Detran avaliar antes de se dar o direito PCD.

Avatar
Claudete Góia Zefer 22 de fevereiro de 2021

Os documentos para adquirir o carro no PCD foram corretos com uma placa com a pandemia fechou tudo à placa inspirou. Veio outra placa não foi cancelada a anterior, qdo entrei este ano estou devendo o IPVA de 2020 o que tenho fazer para não perder .

Avatar
Lenice 21 de fevereiro de 2021

Existem jornalistas invertendo a interpretação sobre a suspensão do IPVA, dizendo que o governo suspendeu. Não foi o governo que suspendeu foi a Justiça sob determinação de liminar…

Avatar
Sergio Sparvoli Bonagamba 22 de fevereiro de 2021

Talvez os jornalistas estejam se referindo ao sentido amplo de governo, os três poderes. Mas realmente fica estranho e parece ser algo para livrar a cara do governador.

Avatar
demotier 21 de fevereiro de 2021

sofri um acidente de moto , estou com 16 pinos nos braços e tornozelo , agora fui obrigado a pagar o ipva para ´poder licenciar , esse governador não se elege mais , vão devolver o que paguei , como faço para receber este extorno,

Avatar
Milton 21 de fevereiro de 2021

Paguei o valor inteiro do IPVA, como faço para obter a restituição já que tenho novamente o direito da isenção

Avatar
@MARIA AP Pazzini 21 de fevereiro de 2021

NÃO PAGUEI NEM VOU PAGAR …DEVOLVO ATÉ O CARRO SE QUIZEREM …ENCHI O SACO DE PALHAÇADA….CADE OS CARROS ADPADOS PARA PESSOAS COM PROBLEMAS GEAVES ? NEM CARRO TEM AINDA …E JA VÃO DANDO ORDEM PARA PAGAR SE TENHO DIREITO ADQUIRIDO? PODEM PEGAR O CARRO DE VOLTA ..E QUERO MEU DINHEIRO..IPVA ATÉ GARAGEM DÁ!!!

Avatar
Antônia Gonçalves 19 de fevereiro de 2021

Boa tarde! Ótima notícia,, porém é verdadeira?? Estou confusa, pois já paguei duas parcelas e agora ? Pago a terceira? Quem vai nos confirmar isso?
Grata

Avatar
Everton 20 de fevereiro de 2021

Oi amiga, não pague é ilegal, inclusive no meu banco já aparece que não tenho débito pendente com IPVA, agora se você pagar via boleto o governo vai receber normalmente, eles são safados. Portanto não pague, cadastra o renavan do seu carro no seu banco que ele puxa todos os débitos pendentes, quando clicar em IPVA no aplicativo do seu banco não virá nada, agora queremos saber se vão devolver o que pagamos, governo explorador do povo, não pode pagar o pato quem não tem culpa, melhore a fiscalização, mas não penalizem quem tem direito. Boa sorte amiga!

Avatar
Ana Paula Guimaraes 19 de fevereiro de 2021

Boa Tarde!!! acabei pagando a primeira parcela…pode me orientar como devo fazer para ser reembolsada uma vez que a cobrança foi cancelada? Agradeço antecipadamente

Avatar
JOSÉ 18 de fevereiro de 2021

Boa noite! Estou muito confuso se devo pagar ou não o IPVA. Tenho deficiência leve mas que me permitiu obter o veículo automático e direção. Foi suspenso o pagamento ou não?

Avatar
Lilian Cristina Silva 17 de fevereiro de 2021

Acabei pagando o IPVA, eles mandaram várias msg por SMS avisando da cobrança. Como faço para restituir o valor pago ? Já q revogaram o decreto.

Avatar
Maria .f 17 de fevereiro de 2021

Ninguém deve pagar e sim correr atrás de uma ação individual !!

Avatar
JEFFERSON DE OLIVEIRA 17 de fevereiro de 2021

Paguei o IPVA todo como faço pra rever o valor pago ? Ja que tive meu direito a isenção e me mandaram cobrança?

Avatar
Maria 17 de fevereiro de 2021

É uma falta de respeito e uma discriminação enorme a retirada da isenção do IPVA, uma vez comprovada a necessidade do automóvel automático, se eu não tivesse problema, preferia mil vezes um carro manual, pois a diferença do valor já é altíssima, mas em 2022 a pessoa quer ser presidente, mostrando que já quer esfolar a população enquanto governador, ignorando os direitos de quem necessita.

Avatar
andre 17 de fevereiro de 2021

Então no site Acesse o SIVEI – Sistema de Controle e Pedidos de Benefícios Fiscais para Veículos Automotores, ja tem letras que não te dá acesso para pedir a isenção, tipo letra A , D, F.

Avatar
penny 16 de fevereiro de 2021

em 2022 lembrarei disso

Avatar
Rosangela 14 de fevereiro de 2021

Pra quem pagou primeira parcela do IPVA como pegar de volta o dinheiro

Avatar
Luiz Carlos Martins 16 de fevereiro de 2021

Boa tarde, sou pcd e já paguei duas parcelas do IPVA, como requerer a restituição das duas.
Grato.
Luiz

Avatar
Roberto Akashi 14 de fevereiro de 2021

Tudo bem que a União vai recorrer da decisão. Porém foi concedida uma tutela de urgência que deve ser respeitada. Então porque ainda consta no sistema de consultas o lançamento do IPVA . Deveria já ser lançada a restituição mesmo que a União pretenda entrar co. Recurso.Nunca vi ser concedida Tutela de Urgência e ela não ser obedecida porque vai recorrer. Quando é concedida tutela deve ser obedecido de imediato mesmo que vá entrar com recurso.

Avatar
Sérgio Eduardo Nadur 21 de fevereiro de 2021

Roberto Akashi, não é União que recorrerá, mas o Estado, uma vez que esta alteração na Lei é Estadual (JO]ao Dória o nome do explorador) e a ação é contra a Secretaria da Fazenda do Estado.

Avatar
Luiza Tristão 22 de fevereiro de 2021

Eu perdi pra dividir,,, então paguei valor total, IPVA +licenciamento ficou 2.598,00 como faço pra ser ressarcida
Obrigada
Luzia

Avatar
Fernando 13 de fevereiro de 2021

Continuem obedecendo tudo q esses politicos mandam, e vao ver como irao terminar…..ng tem q pagar.
Pq no site da receita estadual ainda aparece o débito? decisao nao foi definitiva??

Avatar
Fernando 13 de fevereiro de 2021

Brasileiro é muito subverniente ou pau-mandado de politico ladrao. Nao se trata de seguir a lei e ser honesto, mas sim de ser roubado e feito de trouxa por politicos q enriquecem e nos tratam como idiotas. Nao paguem,se niguem pagar estaremos em condicoes melhores para ganhar essa disputa

Avatar
Diego 12 de fevereiro de 2021

E como fica pra quem tem direito a isenção mas já pagou o IPVA antes de ser revogada a lei??

Avatar
Ivonete Maria Boreli Curti do Prado 19 de fevereiro de 2021

pois é Diego, estou na mesma situação sua. O que fazer?

Avatar
Ivonete Maria Boreli Curti do Prado 19 de fevereiro de 2021

pois é Diego, estou na mesma situação sua. O faremos agora? você já achou caminho?

Avatar
Vanda Aparecida Alonso 12 de fevereiro de 2021

Sou pcd, TENDÃO do braço direito rompido e também operei ad duas mãos com túnel do carpo e fiquei com sequelas na mão direita e tenho desgaste nas colunas lombar e cervical, não paguei o IPVA por falta de condições financeiras, com a pandemia estou sem condições financeiras

Avatar
Adão Pereira dos Santos 11 de fevereiro de 2021

BOM dia eu compro carro PCD desde 2014 eu já operei da coluna lombar tenho muitas muitas dificuldade em se locomover mesmo assim paguei meu IPVA mesmo sem condições acho q esse governador esta bulindo com os nossos direitos espero q volta atrás

Avatar
João BASILIo Garbin 11 de fevereiro de 2021

Paguei a primeira parcela.
Estou pensando de não pagar a segunda, porque depois para restituir o valor pago não é fácil. Para eles receberem tem que ser antecipado agora para nós além das custas demoram devolver.

Avatar
Ely José Rodrigues 10 de fevereiro de 2021

Esse governador de São Paulo, deu de fato um golpe baixo nos Palistanos.
Tirou um direito dos PCDs que era garantido por lei.
Tirou um benefício dos Idosos que sofrem pela sobrevivência.
Será que ele entende que dessa forma chegará à Presidência.
Se pensa desta forma está completamente enganado.

Avatar
Dorival Dourado 22 de fevereiro de 2021

Pessoal, todas estas arbitrariedades do Joãozinho malvadeza é simplesmente pelo fato dele ter plena consciência de que a urna eletrônica atual garante a sua eleição sem precisar de votos verdadeiros, como foi o caso do prefeito da capital cuja bandeira de palanque foi abrir centenas de covas e convocar a imprensa marrom pra divulgar o caos e apavorar a população e ainda conseguiu um adversário fantasma pra segundo turno. #voto impresso já!

Avatar
Walter menegati Júnior 10 de fevereiro de 2021

Boa tarde
Isso é definitivo ou não, devo pagar a segunda parcela

Avatar
SINEU LUIZ DE REZENDE 9 de fevereiro de 2021

Se o estado precisa de dinheiro, não são os PCD que devem pagar.Cobrem do governador, que é podre de rico. É fácil tirar direitos dos indefesos. Vai perdendo votos votos, governador.

Avatar
Mauricio Campos 9 de fevereiro de 2021

É uma afronta com direito já adquirido por comprovação.
O que faxer agora? Quem pagou so a primeira, quem pagou total a vista!
A Justiça do Edtado de Sao Paulo ainda nao se prontificou a respeito da suspensão feita pelo TJ-SP em 22/01.
Nao temos advogado para nos orientar?
E reporteres para levantar e levar isto.para a midia?
Mais uma vez somos reféns!

Avatar
Luis 8 de fevereiro de 2021

Olhei no site do TJ-SP e diz “A 15ª Vara da Fazenda Pública da Capital negou pedido de tutela antecipada feito pelo Ministério Público de São Paulo e manteve o disposto na Lei nº 17.293/2020 no que tange à cobrança de IPVA para pessoas com deficiência. A norma prevê isenção aos contribuintes com deficiência em casos em que a necessidade especial impossibilite a condução do veículo ou demande adaptações estruturais no automóvel.
A juíza Gilsa Elena Rios indeferiu o pedido do MPSP, que requeria liminar para que todas as pessoas com deficiência que tiveram isenção em 2020 também sejam contempladas em 2021, pois a Lei nº 17.293/2020 não viola princípios constitucionais. ” Está datado em 18/01/2021 e esta reportagem é de 25/01/2021. Oque vale então? Segue o link do TJ-SP… Alguém está sabendo se houve recurso desta decisão?

Avatar
ELEN 10 de fevereiro de 2021

e agora pagamos ou nao a segunda parcela??

Avatar
GILSON 18 de fevereiro de 2021

São Paulo, foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) na noite do dia 22

Avatar
Julia 7 de fevereiro de 2021

Ninguém devia pagar!
É um abuso!
Direito conquistado!
Algum Advogado na roda?

Não paguei a 1a e não pretendo..
Mas…
E na hora do licenciamento?

Alguém já tentou licenciar sem ter pago?
Minha placa, só em maio, tentei fazer agora… mas aparece o valir total com IPVA!

Será que esqueceram de atualizar o sistema?

Avatar
ROBERTO YUTAKA AKASHI 6 de fevereiro de 2021

Eu paguei meu ipva integral com desconto. É agora? Vou ser ressarcido?

Avatar
DORA SOARES 10 de fevereiro de 2021

SOU PCD E PAGUEI IPVA 2021 TOTAL, COMO FAÇO PRA PEDIR O REEMBOLSO. PERGUNTO: DIREITO ADQUIRIDO PODE SER VIOLADO ?

Avatar
Roberto Akashi 14 de fevereiro de 2021

Pois é. No meu entender assim que a tutela foi concedida a Secretaria da Fazenda deveria lançar o desconto no site e já fazer a restituição de quem pagou. Nunca vi não cumprir a tutela porque vai entrar com recurso. Isso é desobediência a lei passível de punição com multa diária.

Avatar
Marcelo 5 de fevereiro de 2021

Brasileiro tem memória curta, vale lembrar que tudo isso foi após as eleições… estranho né?
Tiraram nossa isenção sem ao menos convocar as pessoas para passar novamente na avaliação médica do DETRAN já que a alegação é de fraude…
Além disso também esperaram as eleições para tirar a gratuidade do transporte dos idosos.
Como sempre o governo faz o que quer e nós brasileiros que pagamos

Avatar
Juarez Onofre Venning 5 de fevereiro de 2021

Cada povo tem o Governo que merece, só que este que aí está, não deveria estar, já que só se elegeu porque se pendurou no JMB, atual Presidente da República, prometendo fazer tudo para ajudar o Brasil a sair do Buraco que outros Governos nos colocaram, só que como sempre usou do que mais sabe fazer, trair quem o ajuda. Tanto é que pensava em sair candidato a Presidente, agora depois de todas estas falcatruas com o POVO de São Paulo, nem para Sindico de Condomínio na Baixada Santista se elege. Ele tem ótimos assessores que devem ajeitar bem, pois estão demonstrando onde vai parar o TARUGO. Esperem para ver.

Avatar
Pedro Tércio Torrente 4 de fevereiro de 2021

Sugiro uma reportagem que oriente as PCDs qual o caminho para PROVOCAR O ESTADO a fazer a devolução dos valores de IPVA que foram cobrados indevidamente.
Sugiro ainda que seja pesquisado se a devolução não terá que ser EM DOBRO pois foi uma cobrança julgada inconstituciinal … e não sei se aí cabe o Cód de Defesa do Cobsumidor.

Avatar
Juarez Onofre Venning 5 de fevereiro de 2021

Pedro, como sempre o Estado vai procurar não devolver, vai caber uma ação para receber de volta o que pagou, no entanto eles irão recorrer até o STF para não terem de devolver. Este Governador se quiser tentar começar a limpar as sujeiras que praticou até agora, deveria determinar a devolução dos valores recebidos, já que foram pagos após ameaças e outras coisas mais. É isto espero que recorra e apareça alguém iluminado para mandar devolver com juros e multa por cobrança indevida. Até lá

Avatar
Celia Separovic 3 de fevereiro de 2021

Quem pagou a primeira parcela, paga a segunda ou espera ???

Avatar
Orlando Vicente Junior 5 de fevereiro de 2021

E quem já pagou o valor total do ipva terá a restituição do dinheiro?

Avatar
ELEN 10 de fevereiro de 2021

tambem preciso saber

Avatar
Geraldo 3 de fevereiro de 2021

Para arrecadar mais , e mais fácil do que acabar com acessores que não fazem nada.
E só diminuir a máquina administrativa que sobra dinheiro. Mas para o governo e mais fácil tirar do povo.

Avatar
maristela vieira de carvalho soares 3 de fevereiro de 2021

Eu também fiz a besteira de pagar o I.P.V.A, e sou PCD, paguei a vista, pelo desconto e aproveitando o terça parte das minhas feria.
Será que vai ter uma devolução? complicado tudo isso. pq a cobrança vem, e vc se acha obrigado a pagar , mesmo não concordando
com esses absurdos.

Avatar
Cleide pastor de castro 2 de fevereiro de 2021

Boa noite ,eu tenho 4 cirurgias na coluna e fiquei com defit na perna esquerda ,consegui a insencao do IPVA do PCD fiz todos os exames e fui isenta ,aí chegou a cobrança do IPVA de 2021 eu não paguei como que fica

Avatar
Roque Batista Filho 2 de fevereiro de 2021

Esse calça apertada está roubando os direitos dos aposentados e pessoas com deficiência, para seu lixo ditador vagabundo que não tem coragem de sair na rua.

Avatar
GENI ALMEIDA DE LIMA 3 de fevereiro de 2021

CONCORDO PLENAMENTE COM VC , TIRANDO TUDO QUE JÁ TINHAMOS CONQUISTADO, SEM NOÇÃO

Avatar
luiz carlos paveloski 17 de fevereiro de 2021

este governador de sao paulo nao passa de um idiota, tirando dinheiro de aposentados, uma vergonha e agora dos pcd, cria vergonha na cara doria

Avatar
Dorival Dourado 22 de fevereiro de 2021

Não paguei até porque no site do meu banco não aparece o valor e nem no sitio da fazenda do estado, na minha opinião a melhor saída pra quem ainda não pagou é esperar, não pagar e mais a frente caso caia a liminar pagar com acréscimos que é menos oneroso que uma ação judicial e seus custos.

Avatar
manoel martiniano moura 2 de fevereiro de 2021

Minha filha é PCD grave com paralisia cerebral sem condições físicas e mental para dirigir. Gostaria de saber se neste caso ela estará isenta de pagar o ipva 2021

Avatar
Dorival Dourado 22 de fevereiro de 2021

Manuel no seu caso pelo que explorei até agora é um caso de não condutor com deficiência severa e neste caso a nova situação em análise jurídica não afeta este contribuinte mesmo que o veículo não seja adaptado, e é a condição mais clara além dos casos de carro adaptado.

Avatar
marcos 2 de fevereiro de 2021

sou aposentado por invalidez.
claro reconhecido pelo inss.
com relação ao pcd eu lutei por 2 anos e meio para conseguir.
passei por um perito judicial para conseguir o beneficio.
e aí aparece essa pesssoa inescrupuloso e retira tudo que decepção

Avatar
Amauri 2 de fevereiro de 2021

Este Governador da Calcinha Apertada,só faz lambança.

Avatar
Andre Souza 1 de fevereiro de 2021

Minha mãe não pagou e ficou sabendo da ação. Dessa vez, o MP SP trabalhou direitinho!

Avatar
Andre Souza 1 de fevereiro de 2021

Dória é um Odorico: um embuste humano que paga de Salvaor da Pátria e tem fome de impostos para servir o seu projeto particular de poder que é baseado em uma cultura de arrecadação draconiana e predatória.

Avatar
SILVIO MARQUES 1 de fevereiro de 2021

Esse atual governador de São Paulo é o maior embuste jamais visto na zeladoria do nosso Estado.
Capitalista selvagem, tirano, egoísta e hipócrita.
Certeza de que muitos que votaram nesse cidadão se arrependem profundamente.
No meu ponto de vista não se elege para mais nada na vida pública.

Avatar
Rosa 1 de fevereiro de 2021

Passei em um concurso para a Secretaria do Meio Ambiente e não pude assumir porque na avaliação médica acharam que meu problema era grave demais para colocar em risco o “Estado”. Mas na hora de pagar imposto eu sou boa o suficiente, é isso?
E essa desculpa que o número de PCD não aumentou tanto como a demanda de isenção é porque simplesmente mais pessoas descobriram os benefícios e porque aumentaram a lista de problemas cobertos por esse direito, logiquinha falaciosa essa a deles!!!!!!

Avatar
Estela 4 de fevereiro de 2021

Se você ainda estiver no prazo, entre com ação junto ao Ministério Publico. Aconteceu o mesmo com a minha mãe, demorou 7 anos, mas que ela assumiu o cargo dela , ela assumiu. Não existe problema Grave demais, a não ser que esteja explicito no edital do concurso. Se não estiver, pode entrar com ação que é ganha!

Avatar
Rosa 4 de fevereiro de 2021

Agradeço, mas já faz tempo, entrei com mandato de segurança mas o juiz .não acatou…foram 3 anos rolando na justiça, o concurso faz mais de 10 anos.
Na boa nem sei se quero.mais…rs…so não quero pagar IPVA. Já paguei a primeira parcela mas vou cancelar as demais. Agora quero ver como fazer para licenciar.

Avatar
Estela 1 de fevereiro de 2021

Trabalho com assessoria e consultoria, e auxiliei dois clientes a restituição do IPVA referente isenção de PCD, pago indevidamente em 2020. A Secretaria da Fazenda demorou 7 meses para fazer a restituição, sem um centavo de correção. Se preparem! Vão enrolar ao máximo!

Avatar
maristela 5 de fevereiro de 2021

como faço para conseguir a restituição do IPVA,

Avatar
Estela 5 de fevereiro de 2021

O IPVA isento de PCD que foi pago em 2020, pode ser solicitada a restituição na Secretaria da Fazenda de SP. É preciso abrir agendamento, depois enviar e-mail com copia de documento pessoal, comprovante do pagamento. E ir monitorando. Se não conseguir e precisar de ajuda, podemos fazer.
O IPVA de 2021, somente será restituido àqueles que permanecerem na relação de doenças atualizada, ou, até que saia decisão definitiva da ação Movida pelo Ministério Público. Página da consultoria no Instagram @epsconsultoria_assessoria

Avatar
Osni Alves Pereira 30 de janeiro de 2021

Tenho degeneração irreversível na coluna, as vezes sinto muita dor no braço direito a ponto de me deitar no chão para aliviar a dor, meu carro é automático e paguei o IPVA integral, agora não sei se vou conseguir o estorno, dinheiro que eu teria que usar para começar a pagar um convênio porque meu problema não dá para depender do sus .

Avatar
ivete 30 de janeiro de 2021

Também paguei integral, fiquei recebendo várias notificações, que iria pagar com juros, então cai na besteira de aproveitar o desconto, mas acho muito injusto isso, também, passei por vários médicos e levei laudos que comprovam meus direitos .isso, serve, para nós pensarmos melhor antes de votar, pois tudo é reflexo do voto errado. E agora, como vai ficar?

Avatar
Rafael 30 de janeiro de 2021

Estou igual a você Ivete, paguei integral no dia 07/01 e com a decisão de voltar ao modelo anterior não sei o que fazer.
Teremos esse valor restituído?
Tenho uma lesão permanente em membro superior direito que gerou perda me estruturas, diminuição de amplitude de movimento em cotovelo e dedos e vários enxertos.
Mesmo assim tiraram meu benefício.
Todos médicos e despachantes só de me olharem já dizem que foi uma sacanagem eu ter perdido o benefício.

Avatar
Ivete 31 de janeiro de 2021

FOI UMA SACANAGEM MESMO, SE EU FOSSE VOCÊ, ENTRARIA COM UM ADVOGADO ESPECIFICO NESSA ÁREA E RECORRIA DESSA DECISÃO! BOA SORTE!

Avatar
Léa 2 de fevereiro de 2021

Olá Ivete. Fica tranquila..pelo que me informei terão que devolver.O mais difícil já conseguimos . Vamos esperar o que acontece é que ainda não há definição de como será feita a devolução dos valores pagos. Eles que não se atrevam a não devolver.. o movimento acontece de novo! Kkk abraços!

Avatar
Fabio Oliveira 3 de fevereiro de 2021

O meu ainda consta o valor na consulta de débitos, paguei a primeira parcela, alguém consultou para ver se ficou como zero o valor?

Avatar
Sérgio Eduardo Nadur 21 de fevereiro de 2021

Movimento? Qual movimento, Ivete?

Avatar
Aparecida R S Ferreira 30 de janeiro de 2021

Minha esposa fez cirurgia radical câncer de mama retirada total da mesma e linfonodos.
Após quimeo e Rádio ficou com sequelas graves
Pernas e pés dormente, braço perdeu parte dos movimentos e a forças nas mãos.
Carro dela tem direção e câmbio automático, não é justo ter de pagar ipva.

Avatar
Alcides motta 30 de janeiro de 2021

Eu tenho próteses na coluna e no ombro. Porém fiz a cirurgia em 2003 e somente em 2020 fiz todos procedimentos. E assim consegue.pegar o carro.porem véi a notícia que teria que pagar i.p.v.a fui fazer o pagamento parcelado. Digitei errado e cobrou tudo 2409.00 uzou o limite estou agora negativo e pagando juros.e sem condições de regularizar.agora tenho certeza que o governo vai dificultar a devolução porém seria importante para eu devolver para o Banco…

Avatar
José Óscar ferreira 30 de janeiro de 2021

Quem amputou perna esquerda por câncer,diabetes,acidentes ou câncer mama com cirurgia radical retirada total linfonodo entre outros não pode perder este direito de isenção ipva
Isto levará a mudar tudo alimentação,lazer ,não fazer revisão nos veículos por falta de recursos financeiros tendo de pagar ipva

Avatar
Marilene 29 de janeiro de 2021

Ainda bem que ganhou a sensatez, as pessoas portadoras de deficiência são prejudicadas por terem custos adicionais em suas rotinas de tratamentos e medicamentos. No mínimo o governo que dá tanto privilégios aos políticos, deveria ter essa consideração. Benefícios para a população só podem ser retirados depois dos “auxílios” políticos.

Avatar
Oziel Gonzaga soares 29 de janeiro de 2021

Poxa já foi difícil eu conseguir benefício aí vem corta, com dificuldade paguei duas é agora com cartão no vermelho e o dinheiro preso.

Avatar
Jose Carlos Morellato 28 de janeiro de 2021

Eu sou beneficiário do PCD e paguei o IPVA 2021 como fica com a suspensão decretada pela justiça?
O estado vai ressarcir?

Avatar
ROBERTO YUTAKA AKASHI 28 de janeiro de 2021

Na verdade ainda cabe recurso. Por via das dúvidas eu paguei o meu com o desconto. Preferi porque se na próxima instancia manterem a decisão de isencao aí sim peço a devolucao. Se bem que acredito que s Se for mantida a decisão a propri Secretaria da Fazenda fará a devolução sem necessitar de demanda judicial. Acho justo porque eu comprei o carro dentro de determinadas condicoescecque foram alteradas. Fica ainda dúvida dos 2 ou 4 anos. Nos meus documentos consta 2 anos e isso também deveria ser mantido. PCD é igual contrato. Vc contratou e comprou diante de determinadas condições e essas deveriam ser mantidas até o final.

Avatar
Helen Cristina Da Silva 28 de janeiro de 2021

Eu sou PCD a três anos
Fico a imaginar, tudo o que esse Doria tem feito, somente pra nós prejudicar, se estão precisando de dinheiro, por causa da covid…Então porque não diminuem o salário dele, e dos demais políticos, e tbm, por que ele manda fechar as portas dos comércios, e depois vem querem nos roubar nossos direitos?

Avatar
Ana Kerli 27 de janeiro de 2021

Sou PCD a anos fiz todos os exames exigidos, passei por avaliações médicas e com exames comprobatórios, isso no estado do Paraná, desde então não pago IPVA, aí me mudei para São Paulo no início do ano passado e transferi o meu endereço é com
Isso este ano gerou IPVA e eu ainda tive que passar em médicos aqui em São Paulo, fazer exames novamente e ser avaliada por dois médicos, os quais me identificaram meu problema que é sério, sofri acidente de trabalho no qual fraturei coluna e cóccix e não posso operar, ando de muletas, perdi totalmente a força na perna esquerda no qual não posso dirigir carros mecânicos, aí vem este governador e me retira o meu direito de cidadã que paga todos os impostos sem nenhuma avaliação coerente e justa, faço fisioterapia continua para não ficar acamada, agora será que ele quer que eu corte minha perna para ter direito que já e meu por lei adquirido ??? Tive que parcelar o IPVA 10x no cartão de crédito, pois não estava no meu orçamento está conta, quase dobrou de valor, e agora quem vai me devolver meu dinheiro ? O que faço ? Volto morar no Paraná onde o governador de lá tem seriedade e não tira os direitos nossos de cidadãos ? Só preciso que alguém me ajude se puder, agradeço desde já.

Avatar
VANESSA RUIZ SILVEIRA TONI 27 de janeiro de 2021

Boa tarde eu comprei um carro no ano passado que chegou a concessionária mês 09 porém só pude pegar mês 11 com essa mudança fui verificar IPVA 2021 e descobri que TB tinha IPVA de 2020 pedi então para a concessionária então verificar. O erro e veio deferido meu pedido de isenção pois o despachante passou de trinta dias da emissão da nota fiscal ou seja não tive 2920 não posso entrar com liminar para 2021 e ainda não posso entrar com o pedido pela nova lei estou brigando para que a concessionária pague esses valores afinal foi toda documentação por conta deles mas tá difícil perder meu direito por erro de terceiros com essa lei absurda desse governador sem visão para a necessidade dos outros tenho monoparesia mão direita dores absurdas e perdi a força motora agora nem sei como vou fazer par apagar todos esses IPVA e mais as parcelas do carro pois foi uma terrível notícia para começar ano

Avatar
Remildo moraes de oliveira 28 de janeiro de 2021

boa tarde eu sou pcd eu nao paguei o ipva que foi suspenso sera que eu vou tre o direito de isencao meu poblema e tedenitte picodilitte e bussitte

Avatar
Sérgio Eduardo Nadur 21 de fevereiro de 2021

vírgula! Ufa!

Avatar
Juliele Pulz Fusco 27 de janeiro de 2021

Sou deficiente, fiz um novo requerimento e duas vezes, alegando que a minha deficiência não é profunda, nem severa, o carro tem q ser automático e direção hidráulica e na nova lei não se enquadra o pedido de isenção… Como proceder? Devo pagar ou não?

Avatar
Ademar p bagli 27 de janeiro de 2021

Ainda nao paguei o ipva sou pcd tenho que pagar ou nao grato

Avatar
Marco Velasco 27 de janeiro de 2021

Já paguei, vão ressarcir o valor. Isso foi muito injusto.
Ao tirar carteira PCD, passei por três médicos sendo 2 do DETRAN, 1 ao mudar a carta, um ao fazer o exame prático e o primeiro ortopedista que identificou as enfermidades nós meus braços. Será que todos estavam errados. Acho que não né.

Avatar
Marina Filomena Paolillo 27 de janeiro de 2021

Sou professora e ao longo dos 30 anos de carreira adquiri doenças profissionais .Fui readaptada das minhas funções pela PMSP …ser PCD não é uma escolha e sim uma fatalidades..como mudar as regras no meio do jogo uma vez que existia a isonomia ….para quem pagou o Ipva na parcela única haverá restituição. Grata

Avatar
Alexandre bezerra 27 de janeiro de 2021

Bom dia gostaria de saber quando eles vão nos reembolsar o IPVA de 2021… Pq eles já sabia quando eles ia receber o IPVA de 2021 esse bando de sem vergonha… Agora queremos saber quando agente vai ser reembolsado

Avatar
Marcelo morelli 27 de janeiro de 2021

Vale lembrar que também foi alterado a lei que obrigava ficar 2 anos com o veículo, inclusive isso vem discriminado na nota fiscal de fábrica, dos veículo adquiridos entre 2018/ 2019 e o Dóriia revogou a lei prejudicando muitos que já tinham o direito adquirido, o mais justo e correto seria a partir do momento que ele decretou tal lei e não retroagir para quem adquiriu um ou 2 anos antes, isso é péssimo e também diminui o aquecimento do mercado automotivo que já está péssimo.

Avatar
Nayara 27 de janeiro de 2021

Tive que pegar dinheiro emprestado para pagar a primeira parcela, seremos reembolsados?

Avatar
Izabel Francisco Aragão 27 de janeiro de 2021

Estou me sentindo marginalizado por ter filho PCD, muito descaso!!
Dou idosa e dirijo para meu filho recebo apenas um salário mínimo e tenho que sustentar eles mais o carro mais combustível mais o iptu atrasado junto com atual tenho que licenciar o carro e pagar o IPVA pois as secretárias da fazenda estão spre fechada e sou do grupo de risco não posso ficar andando por aí em busca de uma agência da receita!
Estou me sentindo vítima de bulinhg justamente por aqueles em quem eu poderia recorrer!
A um ano estou comendo arroz com feijão apenas isso doado por caridade!
Estou perdendo minha auto estima e c depressão fazendo udo de tarja preta que eu mal posso comprar uma vez que não consigo nós PS!
Trabalho desde meus 14 anos com CLT que não aparece no registro do INSS desde 1966 eu trabalho!
Quem poderá me ajudar?
Eu entendo que tem muitas igual a mim talvez pior!
Mas quero deixar Los cientes do que estamos passando!nem para vender meus quitutes eu posso pq p governo não vai pritir que uma idosa seja exposta!
Agradeço por antecipação

Atenciosamente Izabel Francisco Aragão.

Avatar
Lucimara Lopes 26 de janeiro de 2021

Boa tarde desculpa, continuamos isentos ou não, se sim como faço para receber o reembolso da primeira parcela que paguei.

Avatar
Maria Elena Fernandez 26 de janeiro de 2021

Ridículos, eu tenho isenção desde 2004 depois de passar por uma cirurgia de mama. Passei por um médico do Detran. Meu carro não é adaptado.So tem câmbio automático pois fiquei com problemas no braço direito.Gov SP ridículo.

Avatar
jUNINHO 26 de janeiro de 2021

BELEZA…MEU MANO VAI COMPRAR UM CARRO PCD ESTE ANO….VALE MUITO A PENA

Avatar
BEATRIZ BISPO DOS SANTOS PRADO 26 de janeiro de 2021

Sou isenta de IPVA.
Paguei a primeira parcela.
Vou ser restituída???

Avatar
Alessandra 30 de janeiro de 2021

Eu também já pagueu. Mas ninguem fala se é ou nao para pagar a segunda parcela.

Avatar
ALEXANDRE FORTUNATO NASCIMENTO 26 de janeiro de 2021

Joao Vc é 1 ser lunatico,vai se eleger nem pra sindico de condominio.

Avatar
RICARDO ZUCHETTI 26 de janeiro de 2021

Esses políticos são cafajestes mesmo. Porque não cortam os vossos salários e reduzem a quantidade de deputados? Agora me respondam uma coisa: O IPI fica isento, o ICMS fica isento e porque não o IPVA? O que tem diferencia uma pessoa com câncer ou outra doença listada que precisa ter a locomoção a qualquer momento de um cidadão que mobilidade prejudicada, e, pior, o que tem haver essas doenças com o pagamento do IPVA?

Não tem de onde tirar para se locupletarem, então estão querendo fazer caixa para tal. Cambada de bandidos. Ainda tentam colocar alguns portadores de algumas doenças contra outros doentes.

Avatar
Andrea Paula Boscolo 26 de janeiro de 2021

Neste caso, como solicitar a restituição do IPVA 2021, que foi pago integralmente?

Avatar
Sidnei Jorge 26 de janeiro de 2021

Já paguei a vista, como receber a devolução?

Avatar
Mathias 26 de janeiro de 2021

Vai ter que esperar o julgamento final da ação. O que pode demorar anos.

Avatar
Andrea Paula Boscolo 27 de janeiro de 2021

Obrigada!

Avatar
Marco 26 de janeiro de 2021

O Estado recebeu do Governo Federal ajuda para a pandemia, sabe o que o Governador fez com o dinheiro? Aumentou 70% o seu marketing e o resto não se sabe. Agora vem tirar nosso direito de isenção e aumentar impostos abusivamente. O Dória está punindo a população e nao administrando. Fora Dória

Avatar
Marco 26 de janeiro de 2021

E quem já pagou a primeira parcela, como receber de volta a cobrança indevida?
Tentei licenciar meu carro e só consigo pagando o valor total do IPVA. Quando será revertida esta situação?

Avatar
Solange Seixas 26 de janeiro de 2021

O governo obriga o trabalhador parar de trabalhar, dá dinheiro para quem nunca trabalhou, aumenta impostos e retira isenção (tudo em nome da pandemia). Em um momento que os trabalhadores estão “matando cachorro a grito”. “Grande” Dória. Se arrependimento matasse eu estaria MORTA por ter votado em você.

Avatar
Rosangela 26 de janeiro de 2021

Duas então, arrependimento ter votado nesse lobo em pele de ovelha

Avatar
Neuza 19 de fevereiro de 2021

Todos são lobos em pele de cordeiro, dificil escolher um né ?

Avatar
Marrcio 26 de janeiro de 2021

Boa tarde , e quem ja pagou a primeira parcela do ipva, faz como para receber o dinheiro de vta ?

Avatar
alexandre 26 de janeiro de 2021

pede para o governador pagar IPVA do jatinho dele…

Avatar
Leni Alves de Souza 26 de janeiro de 2021

Li,alguns comentários que demonstram que a lei ou medida tomada não é benéfica. O governante busca resolver uma brecha de queda no orçamento penalizando quem necessita dos descontos e concessões.
Eu adquiri o direito a veículo pçs em 2020 não tive como dar continuidade ao processo devido aos recursos que tinha no momento e das situação pandemica. Resultado é buscar veículos com descontos reduzidos.Mas aguardo que a razão volte ser atendida neste assunto.

Avatar
SINEU LUIZ DE REZENDE 26 de janeiro de 2021

Já não basta um presidente totalmente despreparado, agora um governador explorador que quer ser presidente. Essa questão da isenção do IPVA pra PCD tem de valer para os que tiveram a concessão. A mudança pretendida pelo governador só pode valer para aquisições a partir da nova Lei. Nas próximas eleições eles deverão ter o que merecem: o voto contra. Pior, vão acabar dando oportunidade de eleger alguém ainda pior do que eles. Um ministro do STF já está cuidando para a volta daquele que quebrou o País. É só aguardar. Estamos perdidos.

Avatar
Perivaldo 26 de janeiro de 2021

O quero saber, o que a secretária dos direitos das pessoas com deficiência de São Paulo, esta fazendo, referente a estas novas regras de ICMS, IPI, IOF e IPVA para os PCDs que o Dória, alterou?
Se levantar a bandeira de deficiente, tem que lutar por ela, e por todos nós.
Existe uma grande diferença entre PCD com Cargo Politico e os que trabalham na batida do ponto.
Em São Pulo, 3.5 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE tem algum tipo de deficiência, multiplica este número por 3 que seria a média dos familiares, é um valor bem expressivo em quantidade de votos.
Os direitos dos deficientes devem ser ampliados, e não extintos, precisamos nos unir.
Ministério publico, direitos humanos, OAB, por favor, peçam a extinção de todas estas alterações.
Se o Dória, fosse PCD, será que ele seria eleito?
Sds.

Avatar
Valderiça cavalcante 26 de janeiro de 2021

Eu só sei de uma coisa ô Dora tá acabando com os comerciantes tudo fechando e ele trancando as portas não deixa o povo trabalhar.

Avatar
Ronaldo Alves Malenoski 26 de janeiro de 2021

Será que um ser desse que se diz administrador está sabendo mesmo administrar os recursos recebidos com os impostos? É muito facil você obter receita forçando quem não ten opção de defesa a pagar um imposto que não condiz com a situação do contribuinte. Parece que nesse país tudo que é beneficio ao cidadão esses governantes acham uma forma de garfar sem o minimo escrúpulo. Você vota para nele para te atender. Ele faz um juramento dizendo que vai te atender só que depois, sentado no Poder isso tudo inverte. Enfim, dor de barriga não dá um vez só. Que venham as próximas eleições que responderei na urna.

Avatar
Gérson Assunção 25 de janeiro de 2021

É um sacana esse Dória. Arruma uma despesa (quase q inútil) estratosférica com o governo central e passa o ônus p/ os contribuintes sem emprego ou em direção à falência. Quer recuperar a falta de receita ( mais q justificável) q teve durante a pandemia, por meses a fio, de uma tacada só. Quer tirar dinheiro, na marra, de quem tem pouco ou não o tem.
Tira o ipva de deficientes, tira a passagem gratuita do ônibus e metrô dos contribuintes q a anos a fio os pagaram, tirou a passagem gratuita para maiores de 60 anos (só duas vagas) por ônibus intermunicipais. E, seu braço direito (conivente) do Covas assina em baixo das idéias absurdas e imorais de seu mestre.
E agora ? Vamos ser ressarcidos ? Claro, sem juros nem correções. Se vc tem uma minima dívida q seja, com o governo, e atrasa por tres dias q sejam, sem dúvida alguma, vem juros e correções. E ao contrário, como agora ? Heim ? Já sei, ….. é rua com uma única mão de direção ! Vc atrasou, paga mais. E “eles” não. E pagam qdo e como quiserem. São uns canalhas !
Acho q passam 24hs por dia arrumando um “jeito legal” para arrancar dinheiro dos q menos tem.
Durante a pandemia de meses a fio, alguém ouviu q algum funcionário público (mesmo os concursados ou não) falarem em diminuir seus honorários ou dividí-lo pela metade, como ocorreu em todas as empresas do País ? Nós podemos passar aperto e ficar sem comida na mesa, mas “as beldades” não. 🙁
Não voto no sem vergonha do Dória, nem pra sociedade amigos do bairro !

Avatar
Silmara 27 de janeiro de 2021

E o que nos temos a ver com as contas da Pandemia? Não recebi esse dinheiro e tem muita gente aproveitando disso. E as contas da cozinha do palácio e as comidinhas dessa cambada? Até milhões em chuchu, leite condensado e vai longe tudo isso? Afinal, nós pagamos toda a documentação para isenção. Não foi de graça.

Avatar
Celia Salvador 25 de janeiro de 2021

Sou professora e sofri um acidente em 2007.A Prefeitura de São Paulo, órgão onde trabalho me READAPTOU FUNCIONALMENTE , ou seja me tirou da sala de aula, pelos problelas de ombro e coluna cervicalque contrai. Se a PREFEITURA me atribuiu uma função em que não agrave mais o meu problema, deve existir um motivo justo e necessário.
O Governador Dória ” mudou a regra duranye o jogo “.
Quem já tinha o direito, foi pego de surpresa, e sem dinheiro.
Se o Governador quer mudar a regra, que a faça para os novos… a partir do ano que vem.
Pessoas nascem saudáveis, mas sofrem acidentes ao longo da vida. Muitas mulheres têm câncer de mama, ou tantos outros laudos.
Os dados que o governador apresenta são incorretos pois só leva em conta a porcentagem de crianças que já nascem com algum tipo de deficiência.
Peço JUSTIÇA !
Grata,
Professora Célia Salvador

Avatar
VANDA 25 de janeiro de 2021

Afinal quem é pcd , doença degenerativa no pé esquerdo e não precisa de adaptação ?

Avatar
Luiz Valentini 25 de janeiro de 2021

Imagima dois deficientes. Um com a perna esquerda amputada, outro com a perrna direita também amputada. O que não tem a perna direta fez adaptação o outro não. Um tem direito a isenção o outro não. Isso é ridículo. Esse governador é um incompetente mesmo.

Avatar
Edson Luiz Baldin 25 de janeiro de 2021

Confesso que fiquei ainda mais confuso.
Afinal, todos os PcD serão isentos independente de adaptação do carro ou tipo da deficiência?

Avatar
Mathias 26 de janeiro de 2021

É só uma liminar. É algo provisório enquanto não julga o caso em definitivo. Por enquanto a cobrança está suspensa para quem tinha a isenção em 2020. Para novos pedidos não vale.

Avatar
Edson Luiz Baldin 26 de janeiro de 2021

Muito obrigado, esse é o meu caso. Fui isento em 2020

Avatar
dilsonalmeidaferreira@gmail.com 25 de janeiro de 2021

Esse Governador/prefeito e vereadores deve mexer nas regalias que tem os seus encargos!!!
Pertenço a classe do pcd tenho carro 2015 automático Ipva$1.600.
Absurdo ganho 2 salário!
Obtar carro ano 1998
As montadoras vão quebrar!
Temos exemplo FORD
Senhores mencionados acima!
Respeite nós pcd e aposentados!
A maioria de nós já fizemos nossas contribuição
Tenho hj 61 anos 36 de contribuição
Vcs com 2 mandatos recebem
Qtos salários Mínimos???

Avatar
winston luiz groff miranda 25 de janeiro de 2021

outro absurdo,e reter cnhs,bloqueadas por 1 ano e nao devolvelas sem antes fazer,esta escolinha absurda em plena pandemia

Avatar
SILVANA ERENI PAVAN BOTELHO SERRA 25 de janeiro de 2021

O que me espanta é a Lei ser vigente, sem termos sido avisados no ato da compra do carro para deficiente.
Quando adquirimos algo, assinamos um documento, aceitando todas as normas vigentes, como no meio do caminho, mudam e temos que arcar com essas novas regras?!?!
Caso seja, para os anos de 2022 em diante, com avaliações para todos, concordo, caso contrário é inaceitável.
Quero ver como vamos reaver nosso dinheiro, já que paguei a 1a parcela do IPVA

Avatar
Celia Regina Pilhéria Salvador 25 de janeiro de 2021

Sou Professora na Prefeitura Municipal de São Paulo.
Sofri um acidente em 2007. A Prefeitura me READAPTOU,ou seja, me tirou da sala de aula e me atribuiu outras funções, devido aos problemas que ficaram.
A regra muda durante o jogo ! Não é justo. Que seja feito um estudo para quem for solicitar, não para quem já tem esse direito adquirido

Avatar
SILVANA ERENI PAVAN BOTELHO SERRA 25 de janeiro de 2021

Isso mesmo que eu disse, não é justo mudarem sem terem nos avisado anteriormente.

Avatar
Maria claudia alves ventura 25 de janeiro de 2021

Esse ano veio cobrando o ipva nosso minha filha tem uma deficencia mental severa.
O caso dela e nao condutor oque faco agora onde vou pra resolver isso .

Avatar
ALEX ANTONIO PIOVEZAN 25 de janeiro de 2021

esse decreto será descrito no Diario Oficial ? para que eu possa ver com o despachante no qual fiz minha isençao desde 2013, para ele ver essa informaçao ?

Avatar
Emília Teresa medalha Sinchetti 25 de janeiro de 2021

E quem já pagou o Ipva total. Vai ter devolução

Avatar
Simone De Fatima Nascimento Vieira Costa 25 de janeiro de 2021

Também já paguei o IPVA total (R$2076,59).

Avatar
Maria Deldy de.Lima Oliveira 26 de janeiro de 2021

Ainda hoje estou sem.chao com essa.medida.do Doria minha aposentadoria e metade do IPVA fiquei muito triste peço Adeus e as autoridades que façam alguma coisa para mudar essa situação

Avatar
Claudete Aparecida dos Santos 19 de fevereiro de 2021

Meu caso foi fratura exposta no punho foi colocada placa em todo punho fui obrigada a pegar carro automático pela parte de força que perdi da mão. Sendo o carro automático muito mais caro. Na época tive que fazer 5 aulas de volante e novo exame isso já faz muitos anos. Não tenho nem condições de trocar meu carro. Verifique a quantos anos não troco. E preciso do carro. Só peguei automático por necessidade mesmo e com muita dificuldade.

Avatar
Mathias 26 de janeiro de 2021

Vai ter que esperar o julgamento final da ação. O que pode demorar anos.

Avatar
Elisa 26 de janeiro de 2021

Pois é, fiz a besteira de pagar o meu IPVA, tb sou PCD, em a vista para ter aquele patético descontinho. Agora que quero ver! Qdo e em qtas vezes me devolverão o dinheiro.

Avatar
Deixe um comentário