Justiça determina que Detrans do país voltem a emitir CRLV físico

Decisão liminar atende a pedido de despachantes: eles alegam que proprietário pode escolher se quer o 'documento do carro' em papel ou digital

Por AutoPapo 09/02/21 às 00h33
celular com documento do carro digital aberto sobre crlv impresso
Liminar determina que o 'documento do carro' deve voltar a ser impresso (Foto: AutoPapo)

A Justiça determinou, por meio de liminar, que os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o Brasil voltem a emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) – o documento do carro – físico. A decisão partiu do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) e atende a um recurso do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil (CFDD/BR) e de mais três entidades de despachantes do estado de Santa Catarina.

No recurso, as entidades alegaram que a resolução publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) violou a Lei nº 14.071/2020, que fez diversas alterações no Código de Trânsito Brasileiro, e que assegura a emissão dos documentos – por meio físico ou digital – conforme a preferência do proprietário do veículo.

VEJA TAMBÉM:

Segundo os autores da ação civil pública, a lei que entrará em vigor a partir do dia 12 de abril deste ano foi aprovada devido ao fato de que cerca de 46 milhões de brasileiros sofrem com a exclusão digital e não têm acesso à internet.

De acordo com a decisão monocrática da relatora do caso no TRF4, embora não esteja em discussão a competência do Contran para editar normas estabelecendo requisitos para a expedição dos documentos, o Conselho não estaria sendo razoável ao atuar em direção contrária a uma nova legislação prestes a entrar em vigência.

“A Lei nº 14.071/2020 é norma já existente e válida e, muito embora carecendo de vigência, não pode ser ignorada pelo administrador ao editar norma, hierarquicamente inferior, com disposições contrárias àquela”, afirmou a desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler.

A ação que quer o CRLV impresso segue tramitando na primeira instância da Justiça Federal de Santa Catarina e ainda terá o mérito julgado.

144 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Francisco 16 de julho de 2021

O problema é o seguinte: Estes órgãos estão ocupados por pessoas incapazes. Se fossem incompententes, ainda teria jeito. UMA VERGONHA! PARA VOCÊ VENDER UM AUTOMÓVEL, PRECISA AGENDAR UM HORÁRIO NO DETRAN PARA RETIRADA DO DUT RECIBO. ISTO SÓ PODE SER PIADA. NÃO É POSSÍVEL TAMANHA INCOMPETÊNCIA. ESTES INCAPAZES DEVEM FICAR BOLANDO MEIOS PARA ENFURECER OS CONTRIBUINTES.

Avatar
Emerson Pereira de Souza 4 de julho de 2021

Para tudo no país existem os lobystas, eles são os que dependem da burocracia para ganhar dinheiro e quem sempre paga o pato é o povo! Esses documentos físicos deveriam sumir, estamos na era digital, chega de despachante chega de taxa de impressão de documentos.

Avatar
ivanir 29 de junho de 2021

Deveria o proprietário decidir, os caras estão dentro de seus gabinetes e desconhece as dificuldades de muitos proprietários sem aceso a internet. é um absurdo este detran

Avatar
Herculano José Lima Figueiredo 30 de maio de 2021

Entendo que o documento digital é mais prático e menos burocrático. Quanto ao custo, acredito que deve ser reduzido, pois elimina a impressão em papel moeda, mais existe um custo para manter o controle e manutenção do computador na central do Denatran. Temos que atualizar, alguém tem dúvida que o dinheiro em papel vai acabar?
Hoje temos total condições de viver sem ele, todos tem conta em banco e pix de graça. Quem não vai gostar do fim do dinheiro em papel é os bandidos e quadrilha que explode caixa eletrônico. Vamos evoluir povo!

Avatar
Enio Adalberto 18 de maio de 2021

Aqui no Paraná também não estão entregando os verdinhos,uma vergonha pagar e não receber, esse serviço ruim do Detran. ! Funcionários mal educados não tenta te ajudar em nada, porcaria de serviço, eu prefiro receber o documento em casa !!!!

Avatar
NILTON 11 de maio de 2021

O DETRAN É UM EXEMPLO DE VERGONHA !
NÃO FAZEM NADA PARA FACILITAR, E AINDA QUEREM COBRAR MAIS CARO PELOS SERVIÇOS E NÃO QUEREM GASTOS !
ASSIM É MOLE !
CAMBADA DE 71!

Avatar
Angelo Bonatti De Almeida 26 de março de 2021

Deveria emitir todos os docs. Impressos,as taxas sao pagas para isto…uma grande parte populaçao nao tém se quer internet…o Brasil nao estao preparado…sem mais..

Avatar
SANDRO DA SILVA PAZ 16 de abril de 2021

DEVERRIAM EMITIR SIM O DOCUMENTO DE ANDAR DO ANO VIGENTE E O DOCUMENTO DE TRANSFERENCIA COMO ERA ANTES . VOCÊ PAGA AQUI NO RIO GRANDE DO SUL E AINDA NÃO RECEBE OS DOCUMENTOS . FICOU TUDO PIOR EM TODOS SENTIDOS. TOMARA QUE A JUSTIÇA FAÇA ALGUMA COISA.
CADÊ O DINHEIRO DO PAGAMENTO DO DOCUMENTO DE R$94 REAIS ???

Avatar
maykel 30 de abril de 2021

aqui no RJ é 219,00

Avatar
marcos 9 de julho de 2021

Deveriam além de emitir para o endereço o de transferência o de porte é bem com o impresso esse que substituiu o Crlv como tb ter ele no celular,é não mais cobrar na vistoria tais documentos com foi falado nas redes é tv ,eles que tem que ter meios de saber se a pessoa é halitada é o carro está em dia ,aqui no Brasil a única coisa que vai pra frente são os i.postos é do.inio dos nossos direitos com essa tecnologia que à poucos privilegia.

Avatar
Claudio 19 de março de 2021

Na cidade do RJ ainda não estão fazendo. E uma vergonha ninguém respeita nada nem a justiça.

Avatar
Max 1 de março de 2021

Não consigo imprimir o CRLV eletrônico pois não consegui achar o recibo “provavelmente perdi”, não consigo agendar para imprimir o documento “que foi pago com muito esforço” no Detran/RN pois eles removeram a opção, não tenho condições financeiras de pagar uma nova vistoria para conseguir o código de segurança do recibo.

Não custava nada imprimir esse documento.

Avatar
Flavia 26 de fevereiro de 2021

Mas de um mês tentando tirar meu CRLV e ate agora nd liguei pra reclamar eles simplesmente me falaram que eu tenho que esperar mto ódio desse povo

Avatar
Rafael 23 de fevereiro de 2021

Moro em Brasília estou a 17 dias tentando tirar meu crlv, esse aplicativo não funciona….. !!e até agora não consegui tirar meu crlv

Avatar
Junior 23 de fevereiro de 2021

É uma falta de respeito fazer isso com poluçao brasileira..fui ao Detran emitir meu documento chego lá me deparo c um senhor de idade cabelos branco que não sabia por onde começar eu falei se ele tinha alguma pessoa da família pra resolver pra ele pelo site pra pegar o documento digital ele me disse que não tinha e não sabia mecher no telefone pra fazer certo tipo de coisas como mecher na internet ele me disse que o telefone ele só ligar e receber chamada nada mais, aí te pergunto porque não deixa como está ou e pra complicar mais ou facilitar pro povo só está e complicando mais as coisas. Quer colocar digital que seja pra quem quer mais eu acho q deve continuar também imprimindo os documentos da forma que estamos acostumado pois vamos pensar no próximo como esse senhor bem de idade que estava no cinetran esperando atendimento que não é tão rápido.

Avatar
JUNIOR 23 de fevereiro de 2021

Tudo nesse país é uma eles querem que pagamos tudo mais caro IPVA combustível vários impostos tudo horrível nos país eu estou desde o dia 6 de janeiro tentando marcar a vistoria de transferência do meu carro eu não consigo mas na hora de querer cobrar tem diferença de placa ele sabe você paga mais 200 e poucos reais pela placa

Avatar
Gibson Antonio de Souza 22 de fevereiro de 2021

Se os proprietários tem de pagar a taxa de emissão do CRLV, porque não mandam esse documento para seus endereços. Olha que essa taxa é salgada heinn e, além de pagar, ainda tem de ir no Detran para retira lo, uma vez que poderia ser endereçado aos aos mesmos.

Avatar
Roberto Fernandes Bastos 22 de fevereiro de 2021

É o serviço mais sem vergonha que já vi. Com certeza qdo eu for parado numa blits, o guarda vai pedir o documento. Vc diz que não recebeu e o cara vai te multar pela falta do mesmo. É ou não e um absurdo.

Avatar
claudio 22 de fevereiro de 2021

a única coisa que tenho que dizer; que esse sistema é horrivel ???????

Avatar
elessandro silva 21 de fevereiro de 2021

É lamentável esse povo só serve para atrasar a vida dos outros, é sempre querendo colocar uma coisa inviável e que não funciona, qual a dificuldade? Esperar até abril por uma lei que já existia é cômico! Chega ser exdruxulo!

Avatar
Eduardo A. P. 21 de fevereiro de 2021

O atual governo está implantando no Brasil, como um todo, todas as condutas praticadas no Rio de Janeiro. Querem transformar o Brasil no Rio de Janeiro. É só observar o que está acontecendo, da dessarrumação geral em tudo. Liberando armas e munições para atuação das milícias. As blits são sempre na quinta ou sexta. Assim o reboque custa 240 reais. A diária do pátio de apreenção 40 reais. Você tem que agendar com o delegado para a emissão da liberação. Fila de até 10 dias. Ainda tem a multa por não apresentar a documentação do carro. Aí o reboque é do irmão do militar. O local do Pátio é do irmão do militar ou de um político. Os estados falidos querendo tirar mais dinheiro do povo. As multas colocam a culpa no cidadão.

Avatar
Getúlio 19 de fevereiro de 2021

Complicar foi fácil. Lá em Brasília, sentados em com ar condicionado é fácil “pensar”. Se estava tudo funcionando bem, eu ia a qualquer Poupa Tempo e pegava meu CRLV no mesmo dia. Com o novo regulamento CONTRAN atrelado CRV + eCNH federal, meu veículo Aluguel, mesmo a ANTT tendo meu cadastro completo exigiram eu fazer novo no eCNH, eita burrocracia’ de dar dó. Sofri meses sem poder fretar e gastei $ o que não tinha pra com Mandado de Segurança, só assim o ESTADO liberou o CRLV isto é o Estadual linkar para o Federal liberando. Coisa de doido, pois se antes já estava funcionando a contento.

Avatar
Nereu vargas 18 de fevereiro de 2021

O que parece brincadeira é pagar por um serviço que não é prestado essa tacha dos Correios pra envio do documento que falta de respeito com o cidadão isso sim me preocupa

Avatar
Maurício 15 de fevereiro de 2021

Tem que emitir sim é obrigação deles a te taxa de envio eles cobram e ainda vem com essa

Avatar
René 12 de fevereiro de 2021

Eu aprovo que seja sim emitido o crlv em papel como antes pois já vi caso que existe documentos que não tem o código do crv e pessoas que não tem célula compatível aí fica difícil fora que diante de tanto roubo pode perde o celular e depois que venha prova que gato não é cá vc horror já levou multa.

Avatar
Joelson Jose C. Dantas 21 de fevereiro de 2021

Esse governo federal e esse Contran só fazem merda. Nunca vi tanta ruindade e tanta incompetência como estão havendo agora

Avatar
davi rodrigues ornelas 10 de fevereiro de 2021

ficar refém desse aplicativo eivado de erros e não ter opção diretamente de realizar todos os serviços pelo site do DETRAN é no mínimo humilhante, que facilidade é essa que uma minoria consegue e a maioria não consegue por erro desse aplicativo mal feito pouco interativo que só causa transtornos para muitos usuários.

Avatar
Malcon Barbosa De Oliveira 22 de fevereiro de 2021

Concordo, prefiro o papel impresso como antes , pagamos por isso então peço um pouco de consciência e respeito com o povo.

Avatar
Jorge Lima 10 de fevereiro de 2021

Isso só aconteceu porque houve ação por parte do sindicato de despachantes, s enão houver burocracia eles não ganham dinheiro. Brasil é um país feito de burocracias.

Avatar
Jorge Silveira Lopes 12 de fevereiro de 2021

E mesmo uma tarefa muito difícil simplificar a vida do Cidadão, neste país de inconfessáveis interesses econômicos paralelos às reais finalidades do Estado e o efetivo exercício do seu poder de polícia. Até parece que ninguém sabe como funciona o universo dos “zangões” que sobrevoam a periferia dos Detrans pelo Brasil afora.

De uma forma objetiva, a obrigação do Cidadão-Contribuinte é manter o seu veículo legalizado com o recolhimento dos tributos devidos, a tal fim, E verificar a regularidade da situação fiscal do veículo (ou seu condutor) nos bancos de dados do Estado é uma iniciativa cabível aos agentes fiscais de polícia, mediante a sua necessária capacitação profissional e disponibilidade operacional dos recursos técnicos necessários.

E, se não for assim, continuaremos a ver circulando pelas cidades alguns veículos com um volume de multas em proporção astronômica que, algumas vezes, superam o valor de mercado dos próprios veículos.

Mas tudo isso, ao nosso entender, vem estreitamente imbricado com os diversos “mercados” que orbitam o processo, inclusive na venda de “pochetes” para portarmos uma quantidade tão grande de papéis e/ou documentos, em suprimento à incapacidade operacional dos estados no dia a dia.

Avatar
DENIS MARCOS DA SILVA 10 de fevereiro de 2021

Nunca vi um país tão enrolado como o Brasil. E quem já pagou o IPVA/LICENCIAMENTO? Como fica? Isso que nossos legisladores tem doutorado e pós graduação no exterior. É uma vergonha.

Avatar
CARLOS ROBERTO WINKLER 10 de fevereiro de 2021

Possuo um veiculo há 11 anos, paguei o licenciamento e não consigo imprimir o certificado do licenciamento. Aparece aviso que não foi possível impressão por erro entre CRV e CRVL. Após 11 anos pagando licenciamento e despachantes, tenho essa surpresa. Pelo que me disseram o erro é do DETRAN que deve ter inserido algum campo diferente e por isso a divergência. Mas sou eu que sofro as consequências, tenho dor de cabeça e não posso usar o veiculo. Não consigo falar com o DETRAN e despachantes querem cobrar para ver o que acontece.

Avatar
Adilan Barbosa Da Silva 10 de fevereiro de 2021

Tem 4 meis q comprei o carro já paguei todos os documentos. E n conseguio emprimi o IPVA. Tá aparecendo q consta depito.e o carro n tem depito.eu já fui 5 vem no Detran liguei 10 no Detran. Eu liguei na ovedoria eu mandei mensagem no email do Detran. E até agora eu n tivo resposta.do Detran. Eu acho uma falta de respeito. Por isso volta a emitir o IPVA eu acho melhor. Pq aí tem opiniões. Pq o Detran n deixou opiniões e o erros e deles é eu preciso do documento do carro para trabalhar

Avatar
Ingrid aparecida ribeiro 10 de fevereiro de 2021

O senhor olha no site da receita federal pois o veículo pode ter alguma dívida ativa… Se for um veículo 2007 para baixo ele ainda tem um grt no valor de 90,00. Por baixa de licenciamento pois seu veículo pode ficar inseto de IPVA aí aparece dívida *

Avatar
Paulo Cenali Bezerra 10 de fevereiro de 2021

infelizmente b9s parte dos policiad e agentes não tem conhecimento digital e isso cria problemas e ainda twm alguns quw nem sabe disso e quer prender o vwiculo por falta de documwnto mesmo vc mostrando no celular o digital.

Avatar
Falou tudo 21 de fevereiro de 2021

Isso e um problema sério

Avatar
Eloá Teresinha Gonçalves 10 de fevereiro de 2021

Eu prefiro os documentos físicos pois muitas pessoas como eu ainda não tem muito conhecimento em internet e vai precisar de terceiros para fazer os documentos digitais e ter que pagar as vezes ainda.

Avatar
Fábio 10 de fevereiro de 2021

Até agora não foi atualizado meu 2021 , meu documento tudo pago esse Detran tá difícil

Avatar
CARLOS ROBERTO WINKLER 10 de fevereiro de 2021

São dois amigo. Paguei e não consigo imprimir ou salvar o licenciamento.

Avatar
Giovani Bueno 9 de fevereiro de 2021

Acho uma falta de étnica querer cobrar uma taxa completa,que ha mesma já fala que é para emissão e envio pelo correio para os donos de veículos…
E querem receber o valor integral e não fazer a emissão e nem o envio…
Fazendo os donos terem que gastar mais ainda para emitir o mesmo…
Não sei como podem falar isso!!!

Avatar
Reginaldo Bueno 9 de fevereiro de 2021

E o nosso país vai acostumado mundo foi criado a base de corrupção e a ganância que paga é povo.

Avatar
Luciano 9 de fevereiro de 2021

Só espero quem pagou. que não tenha que pagar novamente pelo CRLV

Avatar
Jose 9 de fevereiro de 2021

Retrocesso. Não gosto do bolsonaro mas isso que ele fez é bem mais prático. Pra mim isso só ser coisa dessa máfia.que não quer perder a mamata. E alimentar a burocracia assim varios ganham. Brasil sendo Brasil.

Avatar
Emerson 9 de fevereiro de 2021

Um lugar tão desenvolvido brigando Por Um retrocesso, isso se chama máfia, pois em Santa Catarina é tudo diferente do Brasil lá para se transferir um carro tem primeiro que ir em uma empresa credenciada e pagar por um laudo. Uma vergonha pois o Detran já faz a vistoria e o proprietário já paga o Duda de transferencia

Avatar
André Araujo 10 de fevereiro de 2021

Sou MEI e tenho meu veículo no meu CNPJ!

Para imprimir o verdinho, as empresas devem possuir certificado digital (+\-R$200 por ano), coisa que o MEI é isento!

Eu teria um gasto maior todo ano, somente para imprimir o documento que já está pago!

Não ferrou somente os despachantes!
Ferrou a classe MEI que tem Veiculo cadastro na empresa!

Ah! E mais uma coisa!

Não terá retrocesso, pois a justiça determina a volta da impressão do documento, e não a extinção do documento digital!

O cliente terá a opção de ter o digital e/ou físico!

Não vejo nenhum retrocesso

Avatar
Patrícia Pacífico 9 de março de 2021

Pura verdade! Além de pagar a taxa GRT, IPVA, meu esposo que é MEI para ter acesso ao certificado digital vai ter que pagar anualmente mais de 200,00. Só no Brasil mesmo! Infelizmente!

Avatar
Silvo 9 de fevereiro de 2021

Concordo se eu pago pelo documento eu o quero..
Se e digital pq a cobrança.
Essa Deputanhada só rouba o contribuinte…
Vc entra no detram e roubado sempre a uma taxa a se cobrada..

Avatar
Alex 9 de fevereiro de 2021

Só sei que tudo é pra dificultar e confundir os condutores e assim lucrar com multas e mais multas , é extintores que uma hora é obrigatório outra não , agora são os leds nos faróis , que na minha opinião deveria ter uma fiscalização para autuar os que realmente ofuscam , os originais todo mundo sabe que é bem inferior e nas noites chuvosas não vemos nada e caímos em muito buraco que deveriam ser tapados com o ipva absurdo que pagamos , voltando ao assunto do crlv tem que ter as duas opções assim não complica a vida de ninguém e não lota os detrans , e todos terão seus documentos sem tanta burocracia e dificuldade .

Avatar
Flávio 9 de fevereiro de 2021

Isso eu acho uma afronta,uma hora é kit segurança outra é extintor outra é farol durante o dia.mas os buracos nas Ruas e estradas ninguém enchergam !!!

Avatar
Rodrigo 9 de fevereiro de 2021

Acho bom decisão ..em opinar em pagar ou baixar pelo sait. ..

Avatar
ronylson santos 9 de fevereiro de 2021

Eu acho que deveria continuar digital mas que podecimos baixa este documento verdinho que er o normal ne pq este branco é estranho… So acho…

Avatar
JOAO ALBERTO RODRIGUES ESTEVES 9 de fevereiro de 2021

Interessante, comprei uma moto zero em janeiro mas só recebi em março, não pude emplacar pq o Detran estava fechado,depois de muita luta, assim que abriu o Detran eu consegui emplacar, agora fui pagar o IPVA e descobri que eles estão me cobrando cem reais de juros alegando que eu deveria ter pago em abril. Como eu poderia pagar IPVA se a moto não tinha placa pq o Detran estava fechado, sem placa não tenho RENAVAM, sem RENAVAM não tenho como pagar IPVA. Tudo pra ferrar o povo. Fui na secretaria da fazenda e me informaram que eu tenho que pagar e depois colocar na justiça, olha que maravilha

Avatar
João Moreira 9 de fevereiro de 2021

Você falou tudo, ate com erros deles nos somos roubados, a mesma coisa aconteceu comigo, o dia que aqueles que ainda tem a coragem de votar acordarem, vão nos respeitar.

Avatar
1 13 de fevereiro de 2021

Tem que ter OPÇÃO, O contribuinte não pode se submeter a vontade dos outros.
Existe os que não tem intimidade com internet e.

Avatar
NILMA MARIA ALVES RODRIGUES 9 de fevereiro de 2021

Tem que voltar a emitir mesmo por isso que pagamos

Avatar
JOAO ALBERTO RODRIGUES ESTEVES 9 de fevereiro de 2021

Acho que deve continuar sendo digital e vc poder imprimir em casa, caso não consiga seja lá qual for o motivo vc tbm tenha a opção de pegar no detram

Avatar
Lucineide 9 de fevereiro de 2021

Fico muito feliz com essa decisão, pois até agora não consegui baixar o documento digital porque perdi o documento onde consta o código CRV…

Avatar
Roberto 9 de fevereiro de 2021

Eu também perdi meu crv

Avatar
Geisa aAzevedo 9 de fevereiro de 2021

Não consegui acessar meu doc.o App consta q eu já tenho conta,sendo que eu nunca acessei.

Avatar
JOAO ALBERTO RODRIGUES ESTEVES 9 de fevereiro de 2021

É alguma conta que vc já tenha feito do governo, não especificamente essa, vc tem que usar o mesmo login e senha

Avatar
STEPHAN BARTH 9 de fevereiro de 2021

Absurdo, ainda bem que se trata somente de uma liminar, que vai ser revogado a QQ momento. Uhuuuuuu

Avatar
Albano Silveira 9 de fevereiro de 2021

Tem que o documento Físico e o Digital ser uma Opção

Avatar
ELCIONE muniz de Melo 9 de fevereiro de 2021

Muito bom ter documentos DO carro. Na carteira se você faz UM viagem e celular está descarregando .com VAMOS mostra documentos DO carro para polícia rodoviária Federal OU até PM. Obrigado Srs juiz pela atenção com nós brasileiros parabéns

Avatar
cesar augusto de souza 9 de fevereiro de 2021

vejam como são as coisas no Brasil; com o processo digital não deixaram de cobrar a emissão do CRV, agora a justiça determina que seja emitido o fisico. Não vão devolver o valor de quem o fez e, vão achar um meio de cobrar novamente como reemissão do CRV. fiquem atentos!

Avatar
Nilson 9 de fevereiro de 2021

Já era pra ter voltado tudo agora é por conta da covid 19 rebanho de safado

Avatar
Daniel 9 de fevereiro de 2021

Os despachantes quer é dinheiro. Toda mudança vai ter conflitos

Avatar
Toca gando 9 de fevereiro de 2021

Com certeza

Avatar
Oswaldo moreno filho 9 de fevereiro de 2021

A transformação digital é irreversível. Traz vantagens tais como: agilidade, transparência, eficiência ; reduzindo a burocracia e intermediários, propiciando redução de custos aos proprietários de veículos. Entretanto, a emissão em papel do CRVL deve ser uma opção ao proprietário do veiculo.
Devendo ser mantida a alternativa do recebimento domiciliar desse documento. Até porque milhões de brasileiros não tem acesso à Internet e aos meios digitais.

Avatar
ESCAmpos 9 de fevereiro de 2021

Concordo com a decisão da 4ª Região. O Brasil não está preparado, cultural, financeira e econômicamente, para ficar “só no celular” para tocar a Vida. As empresas de TI e IA, forçam a barra na Sociedade. Os níveis de renda e emprego, ditam e mostram as “dificuldades” para um Brasil digital. Ter um celular não indica que a Sociedade está “plugada” em TI e IA. Os Decisores Brasileiros precisam se limitar ao “fazer o possível”. Simples. A cf.

Avatar
Regi 9 de fevereiro de 2021

Muito bem Só que deveria ser ressarcido quem já pagou.no caso o Detran deve ser obrigado a devolver a cada proprietário por uma cobrança indevida

Avatar
thiago 9 de fevereiro de 2021

Mais que correto

Avatar
José Cristiano neres de Lima 9 de fevereiro de 2021

Super correto, quem tem internet tem, quem não tem não tem, muito justo. Físico e digital, opção de escolha sempre existiu.

Avatar
Gomes o Despachante 9 de fevereiro de 2021

Procure um despachante!!! Evite filas. Nós fazemos o seu Licenciamento por apenas R$ 100,00 mais taxas.

Avatar
Cesar Benevento 9 de fevereiro de 2021

Seria válido obter o CRLV por meio digital se o valor cobrado não fosse o absurdo que é, este valor cobrado já estaria caro até para o CRLV emitido pelo processo antigo. Agora temos também todos os problemas que serão gerados pelo comparecimento ao DETRAN numa eventual venda do veículo, menos burocracia mais eficiência. É o que se espera.

Avatar
Jhosy 9 de fevereiro de 2021

A emissão digital é uma boa. Mas, a não exposição do documento físico deveria acarretar na suspensão do valor cobrado. Aí vieram com a justificativa de é para realizarem a manutenção do site. Êita povo criativo quando o quesito é imposto, mas os serviços falhos como sempre.

Avatar
Gomes Despachante 9 de fevereiro de 2021

Procure um despachante!!! Evite filas, ha mais de 50 anos no mercado, Gomes Despachante! Fazemos o seu Licenciamento por apenas R$ 100,00 mais taxas.

Avatar
João 9 de fevereiro de 2021

Qual seu endereço e telefone.

Avatar
edilson 9 de fevereiro de 2021

100 reasi + TAXAS
RAPAZ QUE FACADA ONDE EU MORO E 60,00 SEM TAXA

Avatar
Ryan 9 de fevereiro de 2021

Aqui em Brasília tá pior é 300!!!

Avatar
Marcelo 9 de fevereiro de 2021

E por isso que os despachantes querem a volta da emissão do crv pela taxa que temos que pagar para eles e não por consideração ao cliente.

Avatar
José da Silva filho 18 de fevereiro de 2021

Como 60 reais se a a taxa de licenciamento e $98.99.quem e esse q ta lavando dinheiro cobrando $60.

Avatar
edilson 19 de fevereiro de 2021

JOSE DA SILVA
AQUI OS DESPACHANTE ESTAO COBRANDO 60,00 A TAXA DE SERVIÇO FORA O LICENCIAMENTO

Avatar
Renato Groomer 9 de fevereiro de 2021

Acho eu em minha ignorância que, ja que nao tem mais o doc impresso, o detran deveria dar o desconto desse processo, mas essa diferença vai para o bolso de alguém neh!

Avatar
Renato Carneiro 9 de fevereiro de 2021

Este país é um festival de juízes mal preparados e com zero de segurança jurídica. Destes 46% sem acesso à internet, conforme afirmam, quantos tem carro? Os Detrans tem que ser atualizados urgentemente, mas está difícil.

Avatar
MAURICIO TADEU LEOBALDO 9 de fevereiro de 2021

Esse seu comentário carece de razoabilidade, eu estou tentando desde 2020 baixar meus certificados e o site do Detran-SP não emite, é necessário um código que eles enviam, porém leva muito tempo para esse envio e o mesmo caduca, e ficam enviando esses números por meses, portanto tem que haver sim a possibilidade de se imprimir o documento, quem quiser que não emita.

Avatar
GRAMACRAZY 9 de fevereiro de 2021

Sofro com o mesmo problema Mauricio. Entendo que deveria ser opcional. Quem não quiser impresso que tenha um desconto, afinal está reduzindo despesas. Quem quiser impresso, pague e retire, ou ainda pague a taxa de correios para receber em casa. Funcionava tão bem, não tinha que ficar mudando.

Avatar
MAURICIO TADEU LEOBALDO 10 de fevereiro de 2021

Exatamente isso

Avatar
Paulo Cenali Bezerra 10 de fevereiro de 2021

Concordo porem os policias ainda estão analfabetos com.tudo isso…precisa ensinar que não exiatw mais papel

Avatar
Valmir Santos 9 de fevereiro de 2021

Eu ouvi um caso que o motorista apresentou o documento no celular e,o agente de trânsito não aceitou, e aí? Como proceder neste caso?

Avatar
Vanessa 9 de fevereiro de 2021

Os Detran”s necessitam urgente desburocratizar o sistema, e eles só pioram a cada ano. Concordo plenamente que o CRLV seja digital, mas não adianta nada se na hora de vender o veículo, você necessite emitir o CRLV e para isso tenha que comparecer ao Detran com o comprador para fazer a “intenção de venda” e depois ainda ir no cartório reconhecer as firmas das assinaturas, totalmente ilógico. Aqui no DETRAN-GO esta sendo esse o procedimento, mais burocracia.

Avatar
Fernando 9 de fevereiro de 2021

Desses 46 milhões sem acesso à internet, será que tem uns 100 que tenham carro?

Avatar
Bruno 9 de fevereiro de 2021

Meu pai tem um carro e não usa celular. Comentário sem noção a sua heim!

Avatar
Francisco rogaciano 9 de fevereiro de 2021

Foi a melhor coisa que já envetarao só o sofrimentos ir a o Detran pegar um documento ninguém merece ir a Detran você perde praticamente o dia todo foi muito bom o documento digital e claro que os despachante não tão gostando disso porque é muito prático e rápido para emplacar o seu veiculo você não precisa procura o despachante

Avatar
Gustavo 9 de fevereiro de 2021

Acho que você não entendeu a questão. Eu tenho o direito de escolher em ter o documento impresso e que sempre funcionou assim. Antigamente você pagava a taxa de licenciamento e recebia em casa o documento já impresso. Hoje você continuará pagando a taxa é não receberá nada, terá que carregar o celular com o App baixado do documento ou pagar o preço de uma impressão do mesmo.

Avatar
José Rabello 9 de fevereiro de 2021

No fim das contas, com celular descarregado, em papel é mais prático e universal, e livre de hackers.

Avatar
Delza Rodrigues 9 de fevereiro de 2021

Boa tarde! Pelo que entendi, vc pode ter os dois. Se tiver uma impressora colorida, basta imprimir. O que está valendo, caso seja necessário, é o QRCode. É por aí que qq autoridade policial vê a autenticidade do documento.

Avatar
Sidnei 9 de fevereiro de 2021

Acho que para quem viaja em estradas e locais sem acessoa a internet deveria ter a opcao de documento fisico, eu estava em Minas, em uma estrada entre São Sebastião da Grama e Poços de Caldas e um bendito comando não conseguia sinal para autenticar meu documento. Só eu sei o que passei. No Brasil ainda tem muitos lugares que não são servidos de sinal de internet.

Avatar
Moraes 9 de fevereiro de 2021

Mas até onde eu sei Sidnei voce faz o download e ele fica armazenado no celular, para que a internet então?

Avatar
Jasinto Melo Rego 18 de fevereiro de 2021

@Morais,o aplicativo precisa está conectado a internet,e só faz download para vc imprimir ,para apresentar a autoridade de trânsito vc tem que está logado no aplicativo

Avatar
RICARDO RAUL MENENDEZ 9 de fevereiro de 2021

AS DUAS OPCOES..

Avatar
FABRÍCIO 9 de fevereiro de 2021

Na versão digital, se eu empresto o veículo a alguém, essa pessoa também teria que baixar o documento em seu celular. Daí, de última hora você teria que ir imprimir o documento e tal. Enfim, acho que deve ter as duas opções sim. Assim quem optar em ter o documento apenas na forma digital, é bom fazê-lo também via impresso, pois num caso de emergência o veículo poderá ser guiado por outra pessoa sem que leve o seu celular ou tenha que baixar o programa e o CRLV.

Avatar
Daniel 9 de fevereiro de 2021

Bom dia! Eu fiz o cadastro no Detran digital e quando finalizei o cadastro eles falam que vai mandar um email pra concluir a senha e até agora esse email não chegou . E eu preciso do documento crlv o que eu faço ?

Avatar
Gomez o Despachante 9 de fevereiro de 2021

Procure um despachante!!! Fazemos o seu Licenciamento por apenas R$ 100,00 mais taxas.

Avatar
Josenilson Araújo da Cunha 9 de fevereiro de 2021

Concordo plenamente, pois cada ao o usuário em optar a melhor forma, já que está sendo pago, nada mais do que justo!!

Avatar
João Silva 9 de fevereiro de 2021

Como é? O poder público quer obrigar o cidadão a comprar um celular smartphone? Se for assim quero bolsa-iphone.

Avatar
Francisco José C Mélega 9 de fevereiro de 2021

Vamos aos fatos: 1-O proprietário do veiculo não tem internet ou não gosta pede ao mesmo despachante que vai fazer o licenciamento para imprimir para ele. 2-O preço do licenciamento caiu, não ! Teve estado que quis subir – mesmo deixando de usar o “papel moeda” que é cara para imprimir o documento. Tinha que cair o valor do licenciamento. 3-Se o proprietário na usa o despachante para ter seu licenciamento renovado é só solicitar a impressão para alguém da família e ou conhecido. Muitos fizeram assim. E quem faz o próprio licenciamento ou faz pela internet ou o faz pelo banco – no segundo caso é só solicitar para atendente do banco imprimir para ele. Ou seja mamata braba né ! Há solução para tudo inclusive para os despachantes continuarem a ganhar o seu “din din”. Somos um país que adora burocracia e gosta de pagar por ela pelo jeito.

Avatar
Moisés silva 9 de fevereiro de 2021

rapaz,vc não sabe a dificuldade que está para marcar uma vistoria veicular ou solicitar o crv, pra vc conseguir agendar uma vistoria de tranferencia de propriedade está demondo quase 60 dias,é uma palhaçada,vc é obrigado a pagar primeiro e quando vai solicitar o serviço não tem,estava indo tudo bem,até estes incompetentes mexer no sistema,falta de respeito com os usuários que pagam caro pelo serviço. Queremos as duas opções, digital e físico, de preferência o físico, me lembro quando era o físico saiarmos com o documento nas mãos na hora.Aí mechem no sistema para bagunçar tudo,só mudam pra pior,nunca mechem pra melhorar.

Avatar
Francisco José C Mélega 9 de fevereiro de 2021

Moisés ai o problema é incompetência do órgão responsável – briguem para que esse melhore e resolvam entram na justiça contra a ineficiência do órgão ao invés de entrar contra um procedimento que visa facilitar a vida dos usuários !

Avatar
Walter 9 de fevereiro de 2021

É um problema bem antigo, é um problema de B.I.O.S.!!!

Avatar
Cesar 9 de fevereiro de 2021

O pior que deixaram de emitir o fisico e o valor do licenciamento não diminui. Brasil sendo a terra dos Gerson´s da vida

Avatar
jose americo de carvalho 9 de fevereiro de 2021

OS ESTADOS COBRAM TAXAS EXORBITANTES DE IPVA E LICENCIAMENTO E AINDA QUEREM EXIMIR DA EMISSAO CERTIFICADO EM PAPAEL. ROUBALHEIRO SO PENSAM EM SEUS GAS
TOS

Avatar
Olinda 9 de fevereiro de 2021

SOU DA OPINIÃO DE TERMOS O DIREITO DE TER AS 2 OPÇÕES.
ASSIM Ñ FICA JUSTO OU INJUSTO PRA NINGUÉM.

Avatar
Conceição Ap. Vieira Souza Lino 9 de fevereiro de 2021

Eu preciso e quero documento emitido pelo Detran. Livre arbítrio.

Avatar
Gomes o Despachante 9 de fevereiro de 2021

Procure um despachante!!! Fazemos o seu Licenciamento por apenas R$ 100,00 mais taxas.

Avatar
Gomes o Despachante 9 de fevereiro de 2021

Procure um despachante!!! Caso o senhor queira o CRLV físico, nos da Gomes Despachante fazemos o seu Licenciamento por apenas R$ 100,00 mais taxas.

Avatar
Roberto 9 de fevereiro de 2021

Tambem quero pois paguei pelo documento exijo e meu direito

Avatar
Christiane Rangel da Silva de Andrade 9 de fevereiro de 2021

Sei que precisamos evoluir, mas precisamos pensar no coletivo a maior parte da população não tem inclusão digital e seus veículos estariam sem documentos ao serem parados em blitz. É essa parte da população que trabalha para o Brasil funcionar. Além do que existem veículos que estão financiados ou em inventário em nome de terceiros que não seria possível baixar o documento. A opção de escolha cabe a cada proprietário. Quanto a segurança do documento eletrônico tenho minhas dúvidas já que tantos experta conseguem burlar esses aplicativos.

Avatar
Wagner Gonçalves 9 de fevereiro de 2021

Então por que não deixar as duas opções assim cada proprietário decide o que vai ser melhor eu mesmo prefiro o digital mas como diz a matéria tem pessoas que prefere o documento antigo então sendo assim acho melhor deixar as duas opções

Avatar
SYLVIO MARIO DE OLIVEIRA NEVES JUNIOR 9 de fevereiro de 2021

Acho um absurdo voltar atrás, uma vez que o sistema eletrônico simplifica tudo. Penso que cada um se quiser ter o documento impresso é só baixar e imprimir, o que importa é o Renavan em dia. Menos burocracia, por favor !

Avatar
Amaurinho de Oliveira Viana 9 de fevereiro de 2021

Engraçado…e quem não possui Internet. Como faz . Meu pai por exemplo tem 80 anos sempre possuíu carro e não tem e não suporta internet. Como ele faz ???????

Avatar
Sergio 9 de fevereiro de 2021

Simples Amaurinho. Imprime ou peça para alguém imprimir para o seu pai.

Avatar
Gustavo 9 de fevereiro de 2021

Simples ele pede a entrega do documento em casa ou vai no DETRAN pegar com fazia antes.
A diferença é que o documento não é em papel moeda. – eu deixo uma copia impressa no carro para o caso de algum bug no celular etc.
Essa decisão da justiça é um retrocesso.

Avatar
SEu Pai 9 de fevereiro de 2021

Mas você possui, e pode entrar aqui para falar besteira. Vai lá e imprime para seu pai!!!

Avatar
Edson Alves 9 de fevereiro de 2021

A evolução não se trata apenas da esfera tecnológica, devemos evoluir pessoalmente também, ter um pensamento mais coletivo, se colocar mais no lugar das pessoas. Acredito que essa seria uma opção adequada, cada um escolhe aquilo que melhor lhe convir. A burocracia às vezes está na cabeça das pessoas!

Avatar
Nino 9 de fevereiro de 2021

Parabéns você acertou em cheio concordo plenamente vamos respeitar a decisão de cada um . Ok Você foi 10

Avatar
Ispiridiaum 18 de fevereiro de 2021

Verdade

Avatar
Rafael silva 9 de fevereiro de 2021

Qual a diferença hoje o de papel e o digital ?
Nenhuma não é vdd
Agora se me perguntarem qual dos dois eu quero vou prefirir o de papel Por mas que seja o abusivo o valor cobrado eu paguei por ele.
Agora bota o digital sem pagar o crlv
Todos vão preferir o digital
Que na vdd era para ser já que não precisa emitir o de papel verde.

Avatar
Cesar 9 de fevereiro de 2021

Exatamente, Todo mundo está exigindo o papel por conta na não diminuição do valor da taxa de licenciamento

Avatar
Milton Cesar Domiciano 9 de fevereiro de 2021

Eu prefiro documento antigo crlv emitido pelo Detran.

Avatar
Despachante 9 de fevereiro de 2021

Os Despachantes também!!!

Avatar
Sérgio Machado 9 de fevereiro de 2021

Só queria entender pq termos que pagar licenciamento por um documento que não é impresso e quando era não vale o valor cobrado! Isso não vejo ninguém reclamando nem pedindo na justiça para ser retirado a cobrança abusiva e imoral!

Avatar
Dean Ralph 9 de fevereiro de 2021

Falou tudo

Avatar
Antonio Milton 9 de fevereiro de 2021

Ótimo!
O contribuinte deve ter o direito de escolher, e não somente deveres, e deveres caros!

Avatar
Renato Lelis 9 de fevereiro de 2021

A loucura dos despachantes seria na verdade a falta de ganhos com as “emissões” e ou serviços relacionados ao CRLV.

Avatar
Aelson 9 de fevereiro de 2021

Este novo procedimento tem dois lados:
Prós: *Maior segurança para comprador e vendedor – reduz e muito os golpes aplicados nas vendas/compras de veículos.
Contra: *Mais burocracia para quem trabalha direito – maior gasto de tempo; Acho que o processo poderia ser mantido desde que o recibo físico seja emitido se o dono do veículo preferir o recibo em papel.

Avatar
Antônio Mendes 9 de fevereiro de 2021

Também acho que deveria ser opcional, eu particularmente fiquei satisfeito com o digital, sem burocracia.

Avatar
Júlio 9 de fevereiro de 2021

Até que enfim uma decisão inteligente e justa.
Parabéns a Justiça !

Avatar
Eliana 9 de fevereiro de 2021

Também gostei da decisão desse juízo 👏👏👏

Avatar
Roberto 9 de fevereiro de 2021

Idiotice ter esse gasto obrigatório para todos. O que deveria ser feito é: na renovação, perguntar “você quer digital ou em papel?”. Se quiser em papel, imprime. Se não, envia para o app.
Eu, por exemplo, não faço questão do papel. Comigo será uma despesa inútil, que poderia ser evitada com uma simples pergunta.

Avatar
Rafael 9 de fevereiro de 2021

Depoimentos na internet indicam que alguns Detrans estão demorando entre de 7 a 10 dias para liberar a autorização do processo de transferência do digital… imagina colocar seu carro a venda e não conseguir entregar se o Detran não te atende? Quem vai esperar 7 a 10 dias para pegar um carro usado? O DUT digital deveria vir com uma “caixinha obrigatória” para molhar a mão do funcionário do Detran para agilizar o seu processo… tem certeza de que prefere o digital?

Avatar
Antonio Milton 9 de fevereiro de 2021

Ótimo!

Avatar
Márcio Mendonça 9 de fevereiro de 2021

Esse novo atual método que foi implantado só veio a burocratizar ainda mais. Além do cidadão pagar os impostos tem que enfrentar filas nos JAS para resolver pequenos detalhes, pense numa perca de tempo, parece que eles pensam que não trabalhamos.

Avatar
MAURO 9 de fevereiro de 2021

VERDADE AMIGO…..

Avatar
Eugênio 9 de fevereiro de 2021

Eu acho que deveria ser das duas formas imprimir e pelo aplicativo também

Avatar
Deixe um comentário