Kombi com 4 eixos e ‘esteiras de tanque’ é restaurada após 60 anos

Modelo foi desenvolvido por mecânico austríaco que queria um veículo versátil com grande capacidade off-road

1962 vw half track fox t1 00003
A cor laranja é para que o furgão se destaque na neve dos alpes (Fotos: Divulgação)
Por Pedro Januzzi
31 de maio de 2022 12:46

A Kombi foi um dos veículos mais versáteis já produzido e tem uma grande quantidade de exemplares modificados, mas recentemente a Volkswagen adquiriu modelo bastante peculiar, uma Kombi com suas rodas substituídas por esteiras, como em um trator.

Chamado de Half-Track Fox, a Kombi de 1962 é um dos dois modelos convertidos pelo mecânico austríaco Kurt Kretzne em um veículo que pudesse enfrentar o terreno montanhoso do país independentemente de qual fosse o clima e sem sacrificar a versatilidade e o espaço que só a “Velha Senhora” oferece.

VEJA TAMBÉM:

Os 2 eixos dianteiros são equipados com rodados duplos que servem para direcionar a Kombi. Já os eixos traseiros são equipados com rodas de 13 polegadas cobertas por esteiras para enfrentar qualquer terreno.

A Kombi Fox, tem um freio em cada roda e um motor boxer de 4 cilindros e 1.2 litro qu desenvolvee  34 cv. A velocidade máxima é de apenas 35 km/h.

A Kombi dos alpes, como foi chamada, poucas vezes foi vista, apareceu em Viena e quase uma década depois foi vista novamente e comprada em 1995 pelo museu da Porsche em Gmünd , uma pequena cidade austríaca onde a empresa iniciou suas atividades.

Uma restauração foi tentada no início dos anos 2000, mas falhou devido a razões logísticas.. Em 2018, foi adquirida pela pela divisão de Veículos Clássicos da Volkswagen.

VW conseguiu consertar a carroceria da Kombi e pintar no laranja fosco original, uma cor que foi escolhida para que ela se destacasse nos alpes

A parte mecânica e o interior também foram completamente restaurados para que ficassem dignos do nível do museu. Bem que uma dessas serviria para andar nas ruas mal asfaltadas do Brasil.

‘Nova’ Kombi

Inicialmente as vendas serão feitas apenas na Europa
Kombi elétrica tem 11 opções de cores para escolher

A Volkswagen já iniciou a pré-venda do ID.Buzz, a chamada Kombi elétrica. Apesar de não carregar os mesmo nome, o furgão elétrico é uma espécie de sucessor da Kombi que já conhecemos e faz parte da linha de elétricos ID da fabricante alemã. Inclusive, ela utiliza a mesma plataforma modular MEB presente no ID 3, ID 4, ID 5 e ID 6 da VW.

Disponível em 11 esquemas de cores diferentes, a Kombi elétrica está prevista para chegar nos países europeus em novembro deste ano. Inicialmente, ela será oferecida em uma configuração de cinco lugares em que o assento pode ser rebatido (60/40). O tamanho do porta-malas varia de acordo com a posição dos bancos, comportando entre 1.121 litros e 2.205 litros.

Boris Feldman dirigiu a Kombi do futuro quando ainda era um protótipo:

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário