Mais um parceria automotiva: Honda e General Motors firmam aliança

As duas fabricantes passarão a compartilhar plataformas e motores, tanto elétricos quanto a combustão, na América do Norte

Por AutoPapo03/09/20 às 17h50

General Motors (GM) e Honda anunciaram hoje (03) a formação de uma aliança automotiva na América do Norte. Ambas vão cooperar em relação a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. De imediato, as duas empresas iniciarão uma etapa de planejamento: o trabalho de engenharia está previsto para começar no início de 2021.

VEJA TAMBÉM:

A aliança fará com que Honda e GM utilizem sistemas motopropulsores de veículos de maneira conjunta. O plano inclui o compartilhamento tanto de motores de combustão interna quanto de unidades eletrificadas. Plataformas de veículos também serão comumente utilizadas pelas duas fabricantes.

As plataformas EV global, da GM, e HondaLink serão integradas em veículos elétricos totalmente novos. As duas empresas também pretendem desenvolver conjuntamente tecnologias de assistência e de comunicação ao motorista, de infoentretenimento, de conectividade e de direção autônoma.

alianca general motors gm honda

Além de questões relacionadas a desenvolvimento de produtos e de tecnologias, Honda e GM ainda atuarão juntas em questões logísticas. A aliança prevê, por exemplo, uma colaboração em compras, que permitirá a aquisição conjunta de materiais e serviços.

Com aliança, Honda e GM reduzirão custos

O objetivo é permitir uma redução de custos na América do Norte, fazendo com que ambas as empresas liberem capital. Essa tem sido a tônica das alianças e associações do setor automotivo, uma vez que o desenvolvimento de novas tecnologias de mobilidade, como eletrificação e direção autônoma, exigem grandes investimentos.

Já em abril, a marca japonesa deve incorporar o sistema OnStar da parceira estadunidense. Vale lembrar que, nos últimos anos, Honda e GM já mantinham acordos de colaboração para tecnologias de células de combustível, baterias e de direção autônoma.

Por enquanto, ainda não há informações mais detalhadas sobre os veículos que as duas empresas conceberão por meio da aliança. Ao que parece, a GM pode tirar proveito da experiência da parceira com automóveis compactos. Por sua vez, a Honda pode adquirir know-how na produção de picapes e SUVs de grande porte.

Foto: GM e Honda | Divulgação

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Nanael 4 de setembro de 2020

    Enfim uma boa notícia consistente!

Avatar
Deixe um comentário