Mercedes-Benz único é premiado em Pebble Beach

O vencedor do prêmio Best of Show no Pebble Beach Concours d’Elegance de 2021 foi o único Mercedes-Benz 540K Autobahn Kurier sobrevivente no mundo

mercedes benz 540k autobahn kurier 1938 preto sendo premiado em pebble beach
O Mercedes-Benz 540K Autobahn Kurier concorreu pelo prêmio Best of Show contra um Bugatti, uma Ferrari e um Maserati (Foto: Pebble Beach | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
17 de agosto de 2021 14:13

O ponto alto de toda edição do Pebble Beach Concours d’Elegance é a premiação do Best of Show no último dia do evento. A escolha vem das condições de preservação do carro, ou da fidelidade da restauração e a importância histórica. O vencedor da edição de 2021 foi Mercedes-Benz 540K Autobahn Kurier de 1938.

Esse enorme cupê dos anos 30 é o único sobrevivente das duas unidades fabricadas. O nome Autobahn Kurier significa “cruzador de autoestradas” em uma tradução livre, uma referência às novíssimas Autobahn construídas na Alemanha nessa época.

VEJA TAMBÉM:

Conheça melhor o vencedor da edição 2021 Pebble Beach

A série 540K era o topo de linha da Mercedes-Benz na segunda metade da década de 30 e havia diversas opções de carroceria. Em comum entre todas as versões era o motor de oito cilindros em linha com 5,4 litros e equipado com um compressor mecânico do tipo Roots.

mercedes benz 540k autobahn kurier 1938 preto frente
Apenas duas unidades desse cupê foi fabricadas, apenas uma sobrevive (Foto: Wheelsage | Reprodução)

O compressor poderia ser acionado por um botão no painel ou automaticamente quando o acelerador era pressionado até o fim do curso. Com o compressor em funcionamento o motor produz 182 cv, sem o compressor o motor produz 116 cv. A velocidade máxima poderia chegar a 170 km/h dependendo da carroceria.

Dos 419 Mercedes 540k, apenas dois eram com a carroceria Autobahn Kurier. Essa carroceria era um cupê de quatro lugares com desenho aerodinâmico, feito para realizar longas viagens pelas estradas alemãs com conforto.

Por anos foi considerado que esse Mercedes nunca existiu

Esse Mercedes-Benz 540K Autobahn Kurier premiado em Pebble Beach pertence a Coleção Keller, da cidade de Petaluma na Califórnia, desde 2003. Esse carro foi dado como perdido por muitos anos, sendo até questionado se realmente existiu uma versão Autobahn Kurier do 540K e não apenas do 500K. Informações oficiais ou de época não foram encontradas.

Esse carro foi encontrado na Catalunha, província da Espanha. O carro pertencia ao oftalmologista Joaquin Barraquer, que herdou o carro do seu pai Professor Ignacio Barraquer. Ignacio foi o primeiro dono do carro e diversos rumores cercavam a origem desse carro, alguns dizem que foi o presente dado por Adolf Hitler, outros dizem que foi presente de um ministro de Hitler que foi tratado pelo professor.

Joaquin confirmou que seu pai se apaixonou pelo Mercedes e comprou esse carro enquanto trabalhava na Alemanha na época. A paixão pode ser confirmada pelas longas viagens de Ignacio realizou com o veículo, incluindo uma saindo da Espanha e atravessando o norte da África até Alexandria, no Egito.

Falando em Mercedes-Benz e eventos históricos, sabia que o Boris já pilotou um na Mille Miglia junto de Roberto Nasser?

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Renato 18 de agosto de 2021

Isso sim é um carrão,..

Avatar
Deixe um comentário