Mercedes-Benz Vision EQXX roda 1.000 km com uma carga

O carro conceito Mercedes-Benz Vision EQXX foi feito para ser o elétrico mais eficiente possível e provou isso em uma viagem pela Europa

mercedes benz vision eqxx recordista de autonomia
O conceito viajou da Suíça para o sul da França (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
14 de abril de 2022 16:51

Perguntar qual é a autonomia de um elétrico é a versão moderna do “faz quanto com um litro de gasolina?” A Mercedes-Benz havia criado o conceito Vision EQXX para mostrar como seria um elétrico com a maior eficiência possível. E agora ela provou isso na prática.

Os alemães organizaram uma viagem cruzando a Europa, da Suíça ao sul da França, com o Vision EQXX e sem precisar recarregar o veículo. Não foram feitas escoltas ou pedidos para liberar as rodovias, o conceito enfrentou o tráfego rotineiro de onde passou. E conseguiu completar os 1.000 km propostos com tranquilidade.

VEJA TAMBÉM:

Ainda podia ir mais longe

Ao final da viagem o computador de bordo ainda indicava 140 km de autonomia restante nas baterias. Segundo a Mercedes-Benz, o carro foi dirigido de forma comum, respeitando os limites de velocidade e atingindo picos de 140 km/h.

Altas velocidades são ruins para a autonomia de um elétrico, mas esse gasto foi compensado nos alpes. O uso da regeneração garantiu carga extra para a bateria de 100 kWa. Isso rendeu o consumo de energia recorde de 7,1 kWh a cada 100 km.

Esse conceito é hoje o carro com o menor coeficiente aerodinâmico já feito: 0,17. O estudo do fluxo do ar leva em conta o resfriamento das baterias. Ele também traz um chassi ultraleve com tecnologia de Fórmula 1.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário