Isenção de IPVA em SP: esclarecimento sobre o recadastramento das PcD

Assunto está envolto em muita polêmica e desencontro de informações; esclarecemos as principais dúvidas sobre o assunto

ipva pcd sp portal 1
Segundo os relatos, governo de SP está dificultando a obtenção de isenção (Ilustração: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Alessandro Fernandes
Publicado em 14/04/2022 às 19h15
Atualizado em 10/11/2023 às 16h54

A isenção de IPVA para PcD no estado de São Paulo tem sido motivo de polêmica desde 2020, quando o governo limitou a isenção apenas para condutores que tem adaptação veicular instalada e não condutores.

Muita briga aconteceu dos contribuintes com o governo, até que, em dezembro de 2021, o governo voltou atrás e publicou a lei 17.473/21, devolvendo a isenção de IPVA a todas as pessoas com deficiência. Porém, estabeleceu novos critérios que ficaram pendentes de mais esclarecimentos, como a exigência de um novo laudo médico que deverá ser emitido pelo IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia).

VEJA TAMBÉM:

O SIVEI, sistema da Secretaria de Fazenda responsável pela solicitação de isenção de impostos por pessoas com deficiência, ficou bloqueado para novos pedidos deste então, pois o sistema estava passando por atualização. Ninguém conseguia fazer nova solicitação de isenção desde o início do ano, e quem tinha processo em aberto ficou parado no status “em análise”.

No dia 8 de abril, o SIVEI voltou a funcionar, sumiu a mensagem de bloqueio e o sistema foi liberado para novos pedidos de isenção de IPVA para PcD. Além disso, incluíram uma nova funcionalidade na opção IPVA, que é “Consultar situação da isenção PCD”.

Não houve publicação de portaria ou instrução normativa sobre a volta das funcionalidades. Isto gerou muitas dúvidas, e entramos em contato com a Secretaria de Fazenda por telefone e e-mail.

A Comissão 48, grupo de pessoas da sociedade civil que luta pelos direitos das pessoas com deficiência, elaborou um ofício com várias questões e enviou à Secretaria de Fazenda, que prontamente as respondeu.

Fiz um vídeo sobre o assunto:

Consulta Isenção de IPVA PcD SP

Portanto, o recadastramento já está disponível. O primeiro passo é consultar a situação da isenção de IPVA PCD neste link aqui.

Esta consulta pode retornar três situações possíveis. Se a consulta retornar DEFERIDO, não é necessário fazer novo pedido, o beneficiário tem garantida a isenção de IPVA para o ano de 2022 e seguintes.

Se o status for NADA CONSTA, não há pedido de isenção de IPVA ativo, lembrando que a isenção vale para o carro que está atualmente em nome da pessoa. Se trocou de carro e não fez novo pedido, o resultado será “nada consta”.

A terceira situação possível é a consulta retornar o status SUSPENSO. Neste caso será necessário solicitar isenção de IPVA novamente por meio do SIVEI (link aqui) até 31/7/2022, com toda documentação exigida pela legislação. Caso o pedido seja deferido, será garantida a isenção do IPVA 2022. Caso contrário, o imposto será lançado e o proprietário terá 30 dias para realizar o pagamento, sem multa ou juros.

Laudo IMSEC

Neste último caso, uma das condições para deferimento do novo pedido é o envio do laudo médico emitido pelo IMESC. Porém, este laudo do IMESC ainda não foi definido. Existe um Grupo de Trabalho que está responsável pela definição deste laudo, porém ainda está em andamento. Como enviar então um laudo que não existe?

A Secretaria de Fazenda emitiu uma nota nesta segunda feira, 11/04/22, informando que o pedido de isenção de IPVA poderá ser feito no SIVEI sem a necessidade de envio do laudo do IMESC, e que ele deverá ser enviado posteriormente, quando disponível.

Esclarece ainda que o IMESC está trabalhando no desenvolvimento do sistema e já elaborou edital para credenciamento de clínicas, entidade e associações que emitirão o laudo gratuitamente em todas as regiões do estado.

Recadastramento sem enviar laudo

Portanto, é possível fazer o recadastramento sem a necessidade de enviar laudo médico, pois este ainda está sendo definido e poderá ser enviado depois, quando o beneficiário conseguir emiti-lo em uma das clínicas credenciadas.

Uma dúvida que surgiu neste ponto foi sobre a necessidade de enviar outro laudo médico no lugar do laudo do IMESC, já que algumas pessoas relataram haver um campo para isto.

Questionada, a Sefaz disse que se o beneficiário quiser, pode enviar o laudo do Detran, que deve ter no máximo 3 anos da sua emissão, no lugar do laudo do IMESC. Se não houver campo para enviar laudo, não há necessidade de fazê-lo.

Ou seja, a orientação é fazer a solicitação de isenção de IPVA sem enviar laudo nenhum. Quando for disponibilizado, será exigido o laudo ou protocolo de agendamento do IMESC.

Lançamentos indevidos IPVA 2022 SP PcD

Há muitas pessoas relatando que apesar de suspenso o IPVA 2022, em consulta feita em sites da Secretaria de Fazenda, aparecem débitos em aberto. E há pessoas que jamais tiveram o IPVA suspenso. Para estes casos, a Secretaria informou que “em 2022 foi suspensa a cobrança de IPVA de 227 mil veículos e deferida a isenção para outros 76 mil veículos. Entretanto, casos esporádicos de débitos podem ocorrer devido a falhas no sistema, sendo estes analisados caso a caso e corrigidos, se necessário.”

Ou seja, já procederam a suspensão, conforme orientação do Decreto 66.470/22, mas há alguns casos em que os débitos aparecem devido a erro do sistema da Sefaz. Se o contribuinte está nesta situação, entre em contato com a Sefaz para regularizar ou entender o motivo.

Isto não exime de culpa a Secretaria no que tange às pessoas que estão sofrendo com cobranças indevidas de IPVA, e há diversos casos assim, como apurado pelo jornalista Abrão Dib do Diário PCD. Cabe à Sefaz corrigir esta situação o quanto antes.

Portaria CAT

Uma das questões mais levantadas em relação à liberação do sistema para recadastramento é a ausência de uma Portaria CAT para orientar sobre o procedimento. Praticamente todas as PcD de São Paulo estão aguardando a publicação desta portaria para proceder ao recadastramento.

Acontece que não é fundamental que seja publicada uma portaria para que o processo seja realizado. As orientações estão todas no Decreto 66.470/22 e na Resolução SFP-05/22. E também na nota publicada pela Sefaz nesta segunda feira.

Porém, indagada sobre a necessidade desta portaria, a Sefaz informou na última terça-feira (12/3/2022) que não é preciso para que o sistema funcione, tanto que está em operação, mas ainda assim “a nova Portaria regulamentando os procedimentos de isenção PCD será publicada em breve”. Se houvesse exigência desta portaria, não teriam liberado o sistema antes dela.

Recadastramento ON

Portanto, esta é a situação hoje da isenção de IPVA para PCD em São Paulo. O recadastramento já está aberto, todos os contribuintes que estiverem com o status SUSPENSO devem fazer novo pedido no SIVEI, e não é necessário enviar laudo médico neste processo.

Os processos ficarão “em análise” até definição do laudo médico e das clínicas credenciadas do IMESC, e então as pessoas poderão agendar a emissão gratuita deste laudo médico e posteriormente anexar ao processo de solicitação de isenção de IPVA.

Para fazer o pedido, a orientação que existe hoje é o Guia do Usuário existente no site da Secretaria de Fazenda (neste link aqui). Nele consta o laudo médico da portaria CAT 27/2015, porém como informado pela Sefaz, não há necessidade de enviá-lo, pois ele será substituído pelo laudo do IMESC posteriormente.

E o sistema para proceder o pedido de isenção, ou seja, o recadastramento, é o SIVEI, no link abaixo. Basta clicar em Novo Pedido e seguir as orientações do sistema.

Se ainda tiverem dúvidas sobre o recadastramento, deixem-nas abaixonos comentários, e, se necessário, faremos outra matéria sobre o assunto.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
27 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Claudia Simone machado da Silva 27 de setembro de 2022

Quero saber o dever fazer pra esencao do IPVA

Avatar
Adriana 22 de julho de 2022

Olá, por favor, me ajudem.. meu filho tem paralisia cerebral (menor de idade) e tinha a isenção desde 2019 mas com toda essa alteração, apareceu na consulta que está suspenso mas aí entrar no SIVEI, consta Deferido. E lá mesmo está escrito que se fizer novo pedido, todos os anteriores serão “apagados”… Não sei como proceder…não tem onde entrar e fazer esse recadastramento sem perder a data da primeira isenção… Desesperada..meu filho depende de mim para ir aos lugares ?

Avatar
Eugênia Fava 20 de julho de 2022

Tentei fazer meu recadastramento no site do SIVEI, mas fui informada pelo atendente que não seria necessário fazê-lo mais porque meu veículo foi furtado há 3 semanas atrás e essa informação sobre o furto já consta no sistema do Detran. Se não fizer o recadastramento, deixarei de receber a restituição dos IPVA’s pagos em 2021 e 2022?
Terei algum problema para a compra de um novo veículo com isenção por não ter me recadastrado agora? Lembro que já fazem mais de 4 anos da compra do meu veículo, que foi adquirido em 2016.
Obrigada

Avatar
ZILDA MARQUES RIBEIRO DOS REIS 18 de julho de 2022

FIZ O RECADASTRAMENTO, ESTOU EM DUVIDA APENAS SOBRE O LAUDO DO IMESC. COMO FICAREI SABENDO SOBRE QUANDO SERÁ LIBERADO O AGENDAMENTO.

Avatar
Maria Fátima peri da silva 21 de junho de 2022

Minha habilitação é pcd, vendi o carro, preciso fazer recadastramento, sendo que quando entro no sistema acusa nada consta, sendo assim quando renovar a carteira e comprar outro veículo faço o pedido?

Avatar
Marcos Silva 4 de junho de 2022

Bom dia. Eu fiz a compra do veiculo em 03/2020 e no site do SIVEI consta como processo deferido, porém quando consulto pela placa,aparece a mensagem “Suspenso”. No proprio site do SIVEI tem uma informação dizendo que se fizer um novo pedido, automaticamente será baixado o processo anterior. Pergunto: neste caso é necessario fazer um novo pedido, ou depois da analise de todos os processos isenções, o meu processo continuará deferido?

Avatar
Sandra Lima 3 de junho de 2022

E quando o pedido é indeferido? Temos que pagar com multa? Podemos tentar um novo pedido?

Avatar
Maria Denize Eufrasio Teberga 11 de maio de 2022

Consegui a isenção de Ipva como condutor não deficiente. O processo de recadastramento é o mesmo? O carro é da minha irmã deficiente visual e Síndrome de Down. Como devo proceder para manter a isenção? Obrigada

Avatar
Claudio Schwarz Rua 9 de maio de 2022

Meu status é deferido, porém o despachante diz que eu preciso fazer o recadastramento. É fato isso ? Ou não?

Avatar
Wanderlei Candido De Oliveira 6 de maio de 2022

Consultei no SIVEI e pela placa do meu veículo minha situação está “DEFERIDO”. Neste caso eu não vou precisar fazer meu recadastramento?

Avatar
JOSÉ MOACIR PARÁ 18 de abril de 2022

Bom dia!! Depois de um acidente com cirurgia nos dois joelhos e mudança de habilitação para pcd com gastos e despesas, tive a aprovação de um carro altomatico em 2020 ai vem o governo e ferra todos muda tudo no meio do caminho tentando retirar um beneficio que com muito custo foi conquistado, ai fica nesta indecisão tirando o sono da gente onde está os deputados que se dizem eleitos para defender o povo? onde esta o ministerio publico,a justiça que não ve ? nós idosos e que temos alguma deficiencia neste pais somos invisivéis para os politicos nós já temos poucos dereitos neste pais e algum que temos aida vem alguem que por ganancia a maldade tenta tirar sem se preocupar as consequencias,

Avatar
Fulvia 16 de abril de 2022

E quem pagou o Ipva22? Como reaver os valores pagos?

Avatar
Maria Paula Correa de Almeida Gonçalves 16 de abril de 2022

Fiz todo processo em 2021,laudos de avaliação de deficiência física, laudo para isenção de IPI, etc..etc,carteira de motorista para PCD,ou seja gastos com aulas para retida de nova habilitação, e, tive o processo deferido, ou seja, fui isento em 2021.
Agora tenho que fazer todo o processo novamente, um absurdo, falta de respeito, isso é um escárnio do Governo Dória, fomentador de impostos, um desrespeito a um direito adquirido, alguém tem que tomar uma providência, um juiz, um procurador, é uma vergonha o que está se sucedendo com os usuários de carro PCD.
Cadê o Ministério Público de São Paulo????

Avatar
Elaine Carlos dos Santos 16 de abril de 2022

Consultei no SIVEI e pela placa do meu veículo minha situação está “DEFERIDO”. Neste caso eu não vou precisar fazer meu recadastramento?

Avatar
Alessandro Ribeiro Fernandes 17 de abril de 2022

Exatamente, não precisa fazer o recadastramento. Sua isenção de IPVA está garantida enquanto tiver posse do veículo.

Avatar
Maria Aparecida de Lima Seriama 16 de abril de 2022

Paguei o IPVA 2021/2022 posso pedir ressarcimento?

Avatar
Izilda da Silva Melo 16 de abril de 2022

Meu nome é Izilda, sou portadora de deficiência grave M45 sem cura .tbm tenho um filho mental com dificuldades de anfar .preciso sempre de carro sedã automático e tenho q pagar IPVA. Gostaria saber se pode ser insento, ou só carro popular de até 70 mil.por favor me responda.

Avatar
Leticis 15 de abril de 2022

Psguei o IPVA total de 2021, mesmo sendo pcd, consigo restituição?

Avatar
Ademir Gimenes Sanches 16 de abril de 2022

Paguei meu IPVA de uma só vez, como restitui
-lo.

Avatar
Alessandro Ribeiro Fernandes 17 de abril de 2022

O processo de 2021 ainda está correndo na justiça, não há ressarcimento enquanto a ação não transita em julgado. Se o estado perder, haverá restituição.

Avatar
Letícia 17 de abril de 2022

Obrigada pela resposta, vamos aguardar

Avatar
Daniel Castaldelli 15 de abril de 2022

Meu filho tem 33 anos, não possui CNH, é cadeirante e não reúne condições de dirigir. Possui um veículo Fiat Doblo em seu nome com adaptação de rampa de acesso, eu na condução de pai dirijo o veículo para transporta-lo. Ele tem direito a isenção IPVA?

Avatar
Alessandro Ribeiro Fernandes 17 de abril de 2022

Sim, tem direito à isenção de IPVA, total até 70 mil e paga a diferença para o valor venal do seu veículo.

Avatar
José Geraldo Rodrigues 15 de abril de 2022

Eu fui interferido tenho que fazer ou recadastramento

Avatar
Valéria 15 de abril de 2022

Quem pagou o IPVA 2022 a vista, conseguirá o ressarcimento caso seja deferido a solicitação de isenção?? O recadastramento deverá ser anual a partir de agora?? Haverá algum custo durante o processo de recadastramento??

Avatar
Antonio Donizeti Martins 15 de abril de 2022

Cortigindo: “deputados”

Avatar
Antonio Donizeti Martins 15 de abril de 2022

Conseguiram tumultuar ainda mais a vida das PCDs. Mas eles vão pagar, as eleições estão chegando.
A ALESP cortou algum privilégio dos deoutados?

Avatar
Deixe um comentário