Morte de Elon Musk em explosão é ‘fake news’

Diversas postagens em rede social afirmavam que um dos homens mais ricos do mundo teria sido uma das vítimas fatais na explosão de uma fábrica de baterias

Por AutoPapo 05/03/21 às 20h46
morte elon musk fake news 1
Manchete falsa sobre a morte do executivo (Foto: Reprodução | Twitter)

Esta sexta-feira não foi um dia fácil para Elon Musk: várias postagens no Twitter garantiam  que o bilionário controlador da Tesla teria morrido em uma explosão em uma fábrica de baterias – inclusive com prints falsos de grande sites de notícias. Claro que tudo era fake news!

A notícia chega um dia depois que o investidor bilionário Ron Baron vendeu US$ 1,8 milhão (R$ 10,2 milhões em conversão direta) em ações da Tesla, fazendo com que os preços das ações da empresa despencassem. Há a suspeita de que esses tuítes foram uma ação coordenada para aproveitar a volatilidade dos papéis da companhia.

VEJA TAMBÉM:

Os indícios de que tudo foi planejado aparecem na forma como a notícia falsa foi construída: contas respondendo a outras pessoas, postando a hashtag #ripelonmusk, as manchetes manipuladas, memes, tuítes falsos da mãe do filho de Musk e até mesmo imagens “vazadas” da explosão.

Veja algumas manchetes falsas que circularam no Twitter

Segundo o site The Drive o primeiro tweet com a hashtag apareceu às 12h30 (horário de Brasília) e apresentava uma foto de Elon Musk com outras celebridades falecidas como Michael Jackson.

Pouco tempo depois, links foram postados no Reddit e 4chan que apontavam para URLs falsos da BBC , The Guardian , Wall Street Journal , Reuters e muito mais. Quando questionados sobre os links não funcionando ou as postagens sendo excluídas, a narrativa dos mudou e começaram a alegar que os investidores pró-Tesla estavam ativamente excluindo as notícias para proteger as ações da Tesla de cair ainda mais.

Estranhamente, a única manifestação de Musk no Twitter desde que o assunto emergiu foi bastante enigmático, mas um indicativo de que, de fato, ele não está morto.

A Tesla também não se manifestou, nem em redes sociais, nem oficialmente – já que Musk fechou o departamento de comunicação da fabricante no ano passado.

Fotos: Reprodução | Twitter

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário