Motor muito rodado perde rendimento? Aparentemente não

Um motor com quase 280 mil km deveria estar mais fraco que os dados de fábrica, certo? Não foi bem isso que um youtuber descobriu com seu BMW M3 usado

bmw m3 e46 dinamometro
As perdas de potência da transmissão são de cerca de 16% (Foto: YouTube | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
07 de setembro de 2021 14:33

Quando olhamos para a ficha técnica de um carro os números indicados lá são dele novo. Com o tempo as peças móveis vão se desgastando, podendo aumentar as folgas entre elas e o carro perder potência. Mas isso não é uma regra exata, como podemos ver com esse BMW M3 da geração E46.

Um dos membros do canal Vehicle Virals comprou esse BMW por um valor de apenas US$ 3 mil (R$ 15.511), uma pechincha para um M3. Ele decidiu testar no dinamômetro a saúde do motor de seis cilindros em linha com borboletas individuais após os quase 20 anos e 278 mil km.

VEJA TAMBÉM:

A precisão alemã é garantida após 20 anos?

Antes de falar do resultado, é preciso reforçar alguns detalhes. A potência divulgada pelos fabricantes é do motor com seus acessórios, já o dinamômetro mede a potência que chega nas rodas. Ou seja, a potência aferida é menor mesmo se o carro estiver novo.

O M3 do youtuber não é original, ele possui uma central reprogramada e coletores de escape e de admissão com maior fluxo. A potência original do carro é de 338 cv, qualquer valor na faixa de 280 cv seria um bom resultado que significaria que o motor manteve a potência pelos anos.

Após duas puxadas no dinamômetro a potência obtida foi de 294 cv. Somando as perdas mecânicas da transmissão, a potência no motor seria de 355 cv. Um número respeitável para um carro dessa idade e com alta quilometragem. Isso demonstra também que as peças internas do motor continuam em bom estado.

12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vladimir 8 de setembro de 2021

Conversando com um motorista de Uber, ele me disse que roda a 5 anos com seu Fox 1.0 exclusivamente com etanol e está atualmente com 250.000 Km.
O motor me pareceu bem saudável.

Avatar
Jairo Araújo 9 de setembro de 2021

Olá creio que o Uber está falando a verdade, pois comprei um Voyage motor AP 1.6 89 a gasolina em 2015, como o odômetro só marca até 100 mil depois zera fica impossível saber quantos kms já foram rodados quando peguei estava marcando 72mil kms.
Derrepente ele começou a vazar compressão para o sistema de arrefecimento em 2017, quando o mecânico tirou o cabeçote me falou, cara me parece que esta é a primeira vez que seu motor é aberto pois está junta com o símbolo da Audi só vem de fabrica ela não é vendida em concessionária e nem alto peças, fiquei surpreso, mas o importante é que ainda estou com o carro até hoje e cuido com todos os detalhes possíveis para um bom funcionamento, o odômetro já virou e está com quase 7 mil kms e o motor está com o mesmo som e desempenho que quando comprei, acho que o carro do vídeo também possa ser original.

Avatar
Rodolfo 9 de setembro de 2021

Começo alguns taxistas sendo que um deles eu vi que chegou a marca dos 450.000 km sem nunca abrir o motor da sua Zafira 2.0-L. Detalhe ele anda de boa, não corria. A maioria dos táxis que pego não correm. Já o carro desta matéria está na cara que o dono anterior só andava voando baixo, ou seja no pau.
Se vocês acreditam que tanto faz andar de boa ou voar baixo com relação a vida útil do motor é escolha de vocês, mas eu não acredito.

Avatar
Rodolfo 8 de setembro de 2021

E tu acredita em conto do vigário, em que carro que corre direto no limite de rotação dura 278 mil?

Avatar
azor queiroz do nas 15 de setembro de 2021

Se vc fizer as contas este carro andou apenas menos de 1200km por mês o que diz que é um carro pouco usado se pensar por dia o que dá menos de 40km por dia. Este carro era usado digamos de casa pro trabalho e do trabalho pra casa

Avatar
Pedro Rocha 8 de setembro de 2021

GOSTARIA DE CER EM UM CARRO AMERICANO TIPO MUSTANG G500 SE DARIA A MESMA PERFORMACE.
FICA AÍ A DICA

Avatar
Rodolfo 7 de setembro de 2021

Essa bmw é mosca branca, pois creio que o dono devia rodar muito em rodovias e era zeloso na manutenção preventiva, em especial troca de óleo, e ainda devia respeitar os limites de velocidade das vias. Agora se fosse um dono que gostasse te fazer provas de arrancada no autódromo de Interlagos creio que esse motor já teria sido destruído faz tempo.

Avatar
Ju Rock'n'Roll 8 de setembro de 2021

Releia a matéria. O carro tem injeção programável e coletores de escape e admissão aumentados. Isso significa que se tem uma coisa que o cara não fazia, era andar devagar.

Avatar
Rodolfo 8 de setembro de 2021

JU ROCK’N’ROLL
E tu acredita em conto do vigário, em que carro que corre direto no limite de rotação dura 278 mil? Eu não acredito nisso!

Avatar
Jason fason 9 de setembro de 2021

Bmw ..Mercedes..Audi..Subaru..hondas..toyotas…duram muito mais do q isso…

Avatar
Rodolfo 8 de setembro de 2021

JU ROCK’N’ROLL,
Releia você o que eu escrevi… eu disse das duas situações, você que não entendeu o que eu quis dizer. Eu disse do dono zeloso para não pré-julgar… por isso dei as duas hipóteses.

Avatar
AZOR QUEIROZ DO NASCIMENTO 15 de setembro de 2021

Carro pouco usado. Nedia de 40km por dia

Avatar
Deixe um comentário