[Vídeo] Um motorista comum freia melhor sem ABS? YouTuber faz o teste

Mansell acreditava que poderia parar um carro sem travar as rodas de forma mais eficiente do se o sistema antitravamento dos freios estivesse em ação

motorista tenta frear sem abs
Foram feitas várias tentativas para obter a melhor marca (Foto: Reprodução | YouTube | Driven Media)
Por AutoPapo
01 de agosto de 2022 11:15

Não é raro nos depararmos com motoristas falando que freio ABS é uma bobagem que encarece o carro. Ainda afirmam que o dispositivo de segurança, obrigatório nos carros brasileiros desde 2014, é dispensável e que conseguem manter o controle do carro e freiar tão bem apenas “modulando o pedal”. Será?

O youtuber e piloto profissional Scot Mansell, do canal Driven Media no YouTube, resolveu fazer o testes: é possível parar o carro em um espaço menor sem o freio ABS? Apenas controlando a força no pedal? Inicialmente, Mansell acreditou que sim, mas os testes foram incontestáveis.

VEJA TAMBÉM:

Nos testes, com o ABS ligado, o Mazda MX-5 foi capaz de parar em uma média de 34,73 metros com uma variação de menos de um metro quando o ABS estava envolvido.

Sem ABS funcionado

O melhor desempenho do piloto ao utilizar um Mazda Miata com o ABS desativado foi de 39 metros. E Mansell só conseguiu isso em sua terceira de cinco tentativas. Sua primeira tentativa – e, em uma emergência você não tem mais de uma chance – foi de 45 metros. A distância média de frenagem, no fim das cinco tentativas, foi de 42,66 metros, que é 7,93 metros – basicamente dois carros compactos!

Veja o vídeo com os testes:

Como funciona o ABS

Para frear um carro você precisa de atrito, então se você frear até travar as rodas, o atrito é perdido e ele derrapa ao invés de parar. O freio ABS, por meio de sensores uma bomba hidráulica impede que isso aconteça – o sistema alivia a pressão e volta com ela dezenas de vezes por segundo, o que é impossível de ser reproduzido por uma pessoa.

Ao impedir o travamento das rodas, além de reduzir a distância de frenagem, o ABS permite ao motorista manter o controle do carro e desviar do obstáculo com o qual colidiria.

Com usar o ABS?

Se o freio convencional demanda cautela ao ser acionado, o sistema ABS exige que o motorista aperte o pedal com força e não alivie enquanto o carro não parar. Por causa da forma como funciona o freio antitravamento, ele causa trepidações violentas no pedal quando é acionado.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário