Nova CNH: confira os prazos de renovação e novidades para o documento em 2022

A nova CNH 2022 entrou em vigor hoje, 1º de junho, e trouxe algumas mudanças que visam, principalmente, a segurança do condutor

cnh nova carteira habilitacao divulgacao cnh
Nova CNH indica se o condutor exerce atividade remunerada, e se possui restrições médicas (Foto: Contran | Divulgação)
Por AutoPapo
01 de junho de 2022 15:08

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entrou em vigor hoje, 1º de junho, e trouxe algumas duvidas para os condutores. Afinal, o que exatamente esse novo documento tem de especial e, talvez o que mais esteja sendo perguntado: os prazos para a renovação da nova CNH foram alterados? O AutoPapo vai esclarecer algumas dessa dúvidas.

Uma das novidades na CNH em 2022 é a tradução em três idiomas — português, inglês e espanhol — que facilita o uso do documento em viagens internacionais, por exemplo. O novo formato, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no final do ano passado, aproxima o Brasil dos padrões internacionais definidos pela Convenção de Viena.

VEJA TAMBÉM:

Ainda nos padrões internacionais, a nova CNH conta com o código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), o mesmo usado em passaportes.

O documento também terá um campo para indicar se o condutor exerce atividade remunerada e outro campo para anotação de possíveis restrições médicas. Ademais, pensando na segurança, ela tem dispositivos como tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior, o que dificulta as falsificações.

No verso, da nova CNH continua trazendo a tecnologia do QR Code Vio, que garante a autenticidade e a segurança dos documentos emitidos pelos órgãos públicos.

Como é a nova CNH

Ela será emitida tanto de forma impressa quanto na versão digital. A principal mudança do novo modelo é visual, o documento terá as cores verde e amarelo. Perto dos dados do condutor terá uma letra “P” para quem tiver a permissão para dirigir ou “D” para quem tiver a carteira definitiva. No outro lado da nova CNH terá um quadro com as diferentes categorias de habilitação, para indicar para quais o portador possui licença.

A nova carteira de habilitação também chega com uma nova cor. Além do verde, terá também o amarelo e os citados elementos gráficos que dificultam falsificações e fraudes.

Mudança não obrigatória

Se você possui sua CNH em dia, não terá que mudar o documento. A atualização será feita de forma gradual, na medida que o motorista renovar a habilitação, adicionar categoria, tiver que mudar algum dado impresso ou pedir segunda via do documento.

Quem for emitir a primeira habilitação após junho ou for reabilitado, irá receber já no novo padrão. Quem não se enquadra nesses casos pode esperar até a renovação, já que o governo não estabeleceu uma data para que todos os motoristas estejam com a nova CNH.

Prazo para renovar a nova CNH

A mudança no modelo da habilitação não afeta a validade, que pode variar de acordo com a idade do condutor:

  1. a cada 10 (dez) anos, para condutores com idade inferior a 50 (cinquenta) anos;
  2. a cada 5 (cinco) anos, para condutores com idade igual ou superior a 50 (cinquenta) anos e inferior a 70 (setenta) anos;
  3. a cada 3 (três) anos, para condutores com idade igual ou superior a 70 (setenta) anos.

Outros fatores relacionados com a habilitação como o limite de pontos também não irão mudar para quem tiver a nova habilitação.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Silvania Pinto de souza 28 de junho de 2022

Como eu posso renovar a carteira se estou fora do Brasil?

Avatar
Deixe um comentário