PL impede busca e apreensão de carro financiado na pandemia

De acordo com projeto de lei, até um mês após o fim do estado de calamidade não terá busca e apreensão caso o devedor já tenha pago 50% do financiamento

martelo de juiz pixabay
Projeto de lei pode ajudar quem está em dificuldade financeira (Foto: Pixabay)
Por AutoPapo
13 de maio de 2020 16:45

O Projeto de Lei 2513/20 impede a Justiça de determinar, durante o estado de calamidade pública provocado pela pandemia de Covid-19, a busca e apreensão de bem por atraso no pagamento da parcela de financiamento. O texto altera a Lei da Alienação Fiduciária.

De acordo com a proposta, até um mês após o fim do estado de calamidade não serão concedidas liminares (decisões temporárias) em favor do credor para a retomada do bem caso o devedor já tenha pago 50% do financiamento bancário.

Segundo o texto, em ações iniciadas pelo credor após 20 de março de 2020, o devedor terá direito de quitar o saldo das prestações em atraso em até 12 meses.

VEJA TAMBÉM:

Inadimplência cresce

Autor, o deputado João H. Campos (PSB-PE) observa que a crise econômica por que passa o país vem sendo agravada pela proliferação do número de casos de Covid-19.

“Diante do agravamento da crise econômica provocada pelo novo coronavírus, estamos vendo um aumento preocupante da inadimplência. Temos hoje cerca de 450.000 pessoas afetadas diretamente por ações de busca e apreensão em todo Brasil”, disse.

Citando dados da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), ele acrescenta que existem mais de 642 mil veículos financiados no Brasil, dos quais 40% foram adquiridos por pessoas com renda de até 3 salários mínimos.

“Dezenas de decisões judiciais já estão sendo proferidas no sentido de impedir que os referidos veículos possam ser apreendidos por meio de liminares e o fazem acertadamente”, concluiu.

Fonte Agência Câmara de Notícias

martelo de juiz pixabay
Projeto de lei pretende ajudar quem está em dificuldade na quarentena (Foto: Pixabay)

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Hudson Ribeiro Luz 28 de agosto de 2021

Absurdo como pode uma pessoa que financiou um carro sem entrada na pandemia ter 50% quitado .máfia

Avatar
Leonardo 1 de abril de 2021

Cúmulo do absurdo só beneficiar quem já pagou mais de 50% do financiamento! Como se as demais pessoas não estivessem sentindo os efeitos da pandemia. Aliás muitas pessoas tem carro como negócio para levar o pão de cada dia pra casa! Como é que faz? É isso mesmo? O Estado quebra o empreendedor e larga ele falido no dane-se o problema é teu?

Avatar
Luciene leite da Silva 26 de abril de 2021

Eu sofri busca e apreensão do meu veículo dia 20 de abril o banco não me deu nem chance de financiar meu carro novamente com parcelas menor para honra meu compromisso.
Eu parei de pagar meu financiamento foi devido a pandemia pois a empresa que eu trabalho não pode abri as porta não gerou dinheiro em fim fiquei sei pagar o carro.
Por favor tem alguém que possa me ajuda recuperar meu veículo.
Eu só tenho hoje e amanhã .
Pois ele está num pátio preso aqui perto da minha casa .
Meu carro não e para luxo e para minha necessidade estou com criança recém nascido e moro num lugar de acesso a ônibus.
Me ajudem por favor eu já investi muito carro já tem 31 mil que paguei do carro.

Avatar
George de Oliveira santos 20 de maio de 2021

Procura a (7 capital) talvez eles possam ajudar a vc recupera seu veículo.espero ter ajudado, Boa sorte.

Avatar
W.oliveira 24 de março de 2021

Eu estou com um caminhão, entrei com ação de revisão, porém a outra parte entrou com busca e apreençao o que me de ida pensando como assim se eu entrei antes com revisão e o juiz da assina mandado de busca e apreensão o pior os advogados que contratei dizem que primeiro eu tenho que pagar pra depois ele entrarem com recurso de quebra de busca.

Avatar
GABRIEL RODRIGUES DE AZEVEDO 3 de março de 2021

Esse PL foi aprovado?
Alguém poderia responder,por favor.
Obg

Avatar
Luiz carlos 16 de setembro de 2020

Boa tarde estou com um carro financiado pelo Banco pan financiei em 48 vezes paguei 31 parcelas estou com 7 parcelas atrasadas na pandemia o.banco pode vim buscar o carro trabalho com aplicativo está muito difícil não seio o que fazer

Avatar
Eduardo pokeli 24 de novembro de 2020

Não deixe o carro no endereço, a busca e apreensão só é dada quando localizado o carro. Guarde em outro lugar de preferência em outra cidade, quando estiver acabando o financiamento ligue e faço um acordo, geralmente não fica muito. Exemplo devia 36 mil, acabou o financiamento quitei com 9 mil.

Avatar
TATIANE MACIEL 9 de setembro de 2020

Alguém sabe informar se a lei foi aprovada

Avatar
Denival A Silva 22 de agosto de 2020

Estou com problema com um consorcio feito na DISAL Adm de consorcios, eu nao indico hoje ningeum a fazer um consorcio com a DISAL, pois a mesma encaminhou para uma outra empresa de cobrança, a KSL e nao lhe da chance de conversar , os juros é um absurdo , os juros sao muitos altos, minha parcela atual é no valor de R$ 619,00 e eles estao propondo valor inicial de 800 reais. nao façam consorcio da DISAL.

Avatar
AUGUSTO ANTONIO LOPES 7 de agosto de 2020

PAGUEI 95% DO CARRO… 24 PRESTAÇÕES PAGUEI 19 FALTAM 5 DUAS ATRASADAS E O BANCO GENERAL MOTORS LIGA MAIS DE 30 VEZES AO DIA, NÃO É FORÇA DE EXPRESSÃO NÃO…MAIS DE 30 POR DIA…. CARRO CUSTA 100 MIL DEVO 5…SENDO ATRASADO 2.300,00 …É MOLE ? BANCO GENERAL MOTORS …CARROS CHEVROLET…. AZAR DELES, SOU ADVOGADO ESPECIALIZADO CONTRA BANCO…SEI BEM O QUE PODEM OU NÃO….. CARROS CHEVROLET MAS “AJUDAR” ELES DEPOIS…..

Avatar
Romilda Maria de Jesus 24 de setembro de 2020

Como faço pra falar com vc e saber meus direitos,estou na mesma situação! Augusto Antônio Lopes

Avatar
Luiz fernando 4 de agosto de 2020

Tenho um veículo financiado em 48 meses com a pandemia deixei de pagar o meu financiamento mad já paguei 24 ou sendo paguei 50% do valor financiado .

Avatar
Fabio Cassio De Oliveira Pereira 3 de agosto de 2020

Meu carro faltam 4 parcelas para quitar e estão atrasadas, mas estou pagando e vieram com mandato de busca e apreensão mas o carro não estava na garagem, como proceder se o oficial de justiça voltar estamos no meio de uma pandemia e estou pagando as parcelas atrasadas mas estou pagando, isso é legal eles podem levar o carro?

Avatar
Francisco edilio leite de Carvalho 21 de julho de 2020

Nós e quem paga a conta

Avatar
ALISSON MICHEL DE SOUZA 10 de junho de 2020

Eu tive meu veiculo apreendido ontem as 09:00 da manha, oficial de justiça veio com mandato de busca assinado pelo juiz, e eu tinha mais de 50% do valor total pago. O que deco fazer

Avatar
Wilton 19 de maio de 2020

E para quem não tem mais de 50% do financiamento pago, como fica ? Então está pessoa não está passando pela crise gerada pela pandemia, está pessoa por sua vez pode perder o veículo e suas parcelas e entrada ?? Gostaria de saber a que estás pessoas terão direito.

Avatar
Fábio pena vila 12 de junho de 2020

Meu amigo o Brasil é uma piada…somos massacrados por juros e impostos e sem justo retorno…tenho nojo do Brasil por ter uma péssima política a décadas.

Avatar
THAIS CHAVES CARBO 10 de setembro de 2020

É o meu caso tbm, paguei 18mil do carro porém com a pandemia, acabei atrasando 3 prestações. Fiz um refinanciamento proposto pelo Banco, não consegui cumprir com o acordo e agora estão me ligando para fazer a entrega amigável.
Independente do carro ter sido pago 50% do valor ou menos dos 50%, todos que possuem um carro financiando foram afetados nessa pandemia. E muitos usam o carro para meio de transporte ao trabalho. Esse país é uma palhaçada!

Avatar
Deixe um comentário