Procon descarta recall do câmbio AT6 da Jeep e Fiat

Trocador de calor do câmbio AT6 Jeep e Fiat tem recall negado pelo Procon-SP, mas instituição reconhece problema no manual do proprietário

placa mercosul no renegade
Renegade está entre os que mais têm queixas (Foto: Jeep | Divulgação)
Por AutoPapo
13 de janeiro de 2022 13:13

O Procon SP descartou a necessidade de recall dos veículos com câmbio AT6 da Jeep e Fiat. Eles são alvos de diversas reclamações dos consumidores ao apresentar problema no trocador de calor do câmbio automático de seis marchas.

A Stellantis, que controla as marcas, negou a existência de defeito no câmbio/trocador de calor dos veículos Fiat Argo, Cronos, Toro, Jeep Renegade e Compass ou irregularidades por parte da montadora e informou que o problema decorre de falta ou manutenção inadequada por parte dos proprietários.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com a empresa, dos 450.810 veículos que se encontravam dentro da garantia em 2020 no país, 302 foram atendidos em razão do problema; e em 2021, dos 502.493 veículos em garantia, 207 foram atendidos.

“Ainda que a determinação de um recall independa da quantidade de veículos afetados, mas sim do risco à saúde e a segurança, analisando esse dado apresentado pela empresa, num primeiro momento, pode-se afastar a incidência do recall. Contudo, não se pode descartar que o número de registros apresentados pelas reportagens é considerável e que as alegações de mau uso da montadora não são comprovadas”, explica o Procon sobre o caso.

Câmbio AT6 da Jeep e Fiat: problema no manual do proprietário

Em dezembro do ano passado, a fabricante foi notificada pelo Procon-SP a explicar sobre problemas no sistema de arrefecimento de alguns de seus modelos que, de acordo com matérias veiculadas pela imprensa, alguns consumidores estariam enfrentando.

O Procon-SP pediu que a empresa esclarecesse o caso, detalhasse informações sobre a quantidade de atendimentos realizados nas suas concessionárias, informasse sobre as medidas adotadas e por qual motivo o problema não foi tratado como recall, entre outros dados.

Após a análise da resposta encaminhada pela Fiat, apesar de não ter sido feita uma análise técnica de um engenheiro ou uma perícia nos veículos sobre a questão específica, o Procon-SP conclui que a informação contida no manual do veículo sobre possibilidade de surgimento de problemas decorrentes do uso de um fluído de arrefecimento diferente daquele original de fábrica com um aditivo não recomendado deveria ser mais claro e objetivo.

Havendo risco de corrosão ou desgaste prematuro baseado na conduta do consumidor, que é a parte vulnerável na relação de consumo, o alerta deveria ser destacado, conforme determina o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

O trocador de calor é responsável por resfriar o câmbio automático. No caso do AT6 da Jeep e Fiat, ele compartilha o mesmo líquido de arrefecimento do motor. Segundo a Stellantis, os consumidores não estão fazendo a correta manutenção do sistema e utilizando aditivos não-recomendados.

A Jeep já vai lançar o Renegade com motor 1.3 turbo. Confira:

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
33 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alessandro 5 de julho de 2022

Acabei de internar minha toro por causa disso… ficará em mais de 15.000,00 para arruma-la… um absurdo, tendo em vista que trata-se de um erro de projeto e de componentes utilizados. Procurarei meus direitos!! me informem o zap do grupo por gentileza.

Avatar
Fabiano Castanho 1 de julho de 2022

Tenho um Jeep Compass 2017/2018 que quase fundiu o motor por causa de falha no trocador de calor do motor. Levei na concessionária e a Jeep falou que, como não fiz as manutenções periódicas no tempo devido, não há nada o que fazer. Me cobraram quase R$20.000,00 (vinte mil reais) o conserto. A Jeep utiliza-se de má-fé, pois utiliza-se da desculpa de o consumidor não ter levado o carro nas manutenções periódicas para esconder um vício oculto da sua linha de veículos. No meu caso, o veículo tem pouco mais de 30.000 (trinta mil Km) e é usado apenas para levar minhas filhas para a escola e minha esposa para o serviço. Um absurdo.

Avatar
ADEMAR 23 de junho de 2022

BOA NOITE,QUAL O GRUPO DO WHATSAAP PARA INTERAGIR?

Avatar
Michael 16 de junho de 2022

Essa semana consegui uma liminar determinando que a Fiat arrume meu carro em até 30 dias e em até 5 dias me arrume um carro reversa equivalente ao meu, sem qualquer custo pra mim.
Entrei com a ação e em 4 dias o juiz deu a liminar.
Qual o número do WhatsApp?
Minha rede social é michael_jesus22, podem mandar por lá também o link do grupo do WhatsApp

Avatar
Gabriel 27 de maio de 2022

Se eu tivesse um carro com um cambio desses, ele já estaria rodando com um radiador de óleo no segundo dia de uso. Trocadores óleo-água feitos em chapa sempre apresentarão esse problema, mais cedo ou mais tarde.

Avatar
Michael de Jesus 26 de maio de 2022

Descobri que também estou com o mesmo problema no câmbio.
Sou servidor público, procurador, e o que me causou estranheza foi verificar que é algo geral, de conhecimento mais geral ainda, e até agora não se têm notícias sobre ações coletivas. Há interesses individuais homogêneos claramente. Essa questão de quem está ou não com a revisão em dia, na autorizada, é algo que claramente é uma justificava para se esquivar da responsabilidade por erro de projeto porque esse problema está dando nos câmbios de mesma procedência de fabricante e ano, tanto nos que fizeram revisão quanto quem não fez as revisões indicadas, ou seja, o problema não tem correlação com as questões relacionadas a revisão, salvo alguma exceção pontual.
Agora e identificar os lesados e fazer isso virar.
Na minha atuação profissional tenho acesso a imprensa, vou tentar ver se há interesse nesse tema.
De qualquer maneira, a ação coletiva tem que ser para ontem.
Interessados em colaborar com a identificação, estou no Instagram @michael_jesus22

Avatar
Gabriel 27 de maio de 2022

Não há interesse da imprensa, já que a grande maioria dos canais realizam publicidade para a marca; incluindo esse site.

Avatar
ademar 15 de junho de 2022

Boa noite amigo,também estou com problema no cambio do meu fiat cronos precision1.8 automático,a princípio começou a dar uns trancos,procurei a concessionária e eles disseram que estava fora da garantia,agora parou de vezEestá com 39.000 km rodados e feita todas as revisões na concessionária,levei no mecânico e ele me disse que entrou água no cambio..o que fazer..

Avatar
Rodrigo 18 de maio de 2022

Tive esse mesmo problema na semana passada. Fiquei surpreso e indignado quando soube do numero de casos e por não ser tratado como um caso de recall. Gostaria de ter acesso a esse grupo de whatsapp para saber o que pode ser feito.

Avatar
Cleber Reginaldo oleriano 1 de março de 2022

Também tive esse problema com meu Fiat cronos 2018 com apenas 1500km rodados então esse papo de fluido errado e lorota pois foi trocado sempre nas revisões na concessionária
E agora após mais 18000km rodados novamente veio o problema e agora não tenho mais a garantia
Por isso as montadoras estão diminuindo o tempo de garantia
So as que são top estão mantendo 5 anos
Agora só compro carro com garantia de 5 anos
E qual e o grupo de ZAP que está aberto para tentarmos entrar com processo contra a fiat

Avatar
Emília 14 de março de 2022

Olá! Me chama no what’s que tenho um grupo para isso.

Avatar
TATIANA 6 de maio de 2022

Emília, estou desesperada pois só agora que tive o mesmo problema de aquecimento que descobri no buraco sem fundo que a jeep nos meteu, não tenho a mínima condição de arcar com o conserto desse valor, por favor me passa o whatts da reclamação que existe para que eu possa tentar achar uma solução. Meu carro esta na Roma jeep em contagem desde o dia 04/5/22 e ainda por cima não tenho as revisões em dia que a fabricante obriga fazer. Desde já agradeço sua atenção

Avatar
Rodrigo 18 de maio de 2022

Tive esse mesmo problema na semana passada. Fiquei surpreso e indignado quando soube do numero de casos e por não ser tratado como um caso de recall. Gostaria de ter acesso a esse grupo de whatsapp para saber o que pode ser feito.

Avatar
Patricia 10 de junho de 2022

Emília, bom dia. Gostaria de mais informações sobre esse grupo de WhatsApp. Poderia por favor retornar?
Agradeço desde já.

Avatar
KARIN ALLEN 10 de junho de 2022

Olá tenho interesse em participar do grupo estou prestes a propor uma ação judicial

Avatar
ademar 15 de junho de 2022

qual o nº do whatsapp?

Avatar
Patricia 10 de junho de 2022

Olá Cleber. Também temos problemas com a Jeep. Poderia por favor informar qual o contato do grupo?

Avatar
janari paulo voellger nogueira 16 de fevereiro de 2022

procon foi criado , como centenas de outros orgaos de controle , para gerar cargos para apadrinhados , essas entidades nao estao ai para trabalhar , tem outros paises que e pior , quem sabe ainda chegaremos la . meu primeiro e ultimo fiat .

Avatar
Nélide 9 de fevereiro de 2022

Tenho um Jeep Compass 2018, 30.000 km, não tive problemas mas tenho conhecimento dos relatos, acionei um mecânico de confiança, sim comprei uma peça paralela de primeira linha fiz a troca e coloquei o fluido da Mopar. Achei melhor prevenir. Sigo sem problemas até o momento. A Avalição externa do meu trocador de calor, era OK, não tem avaliação por fora, mas o liquido que saiu de dentro não estava claro, pode ser que mais pra frente tivesse problemas. Esse serviço com o mecânico especializado ficou em torno de R$1.500,00 . Tem uns 3 meses que realizei a manutenção. Referente a garantia do carro? Tô sozinha mesmo né???

Avatar
Carlos 10 de março de 2022

Boa tarde amigo, qual marca que comprou o trocador e onde foi se possível. Estou comprando um compass usado com 52.000km 2018 e a primeira coisa que quero fazer é isso que vc fez.

Avatar
Marcelo 14 de março de 2022

Onde você fez esse reparo, vc poderia indicar ?

Avatar
Carloe 29 de janeiro de 2022

Tenho uma Fiat Toro 2019 1.8 automática que possui esse trocador de calor que alguns proprietários estão tendo problemas. Fui na Fiat cerca de 10 dias atrás para trocar o líquido de arrefecimento, porém o próprio mecânico da concessionária Fiat recusou em fazer a troca do líquido de arrefecimento, dizendo que pela quilometragem (61k), era arriscado trocar pois o líquido usado atualmente tem outra composição e que poderia comprometer o trocador de calor. Disse que o certo seria trocar o trocador de calor por um novo, pois a peça nova não apresentaria problemas com o líquido de arrefecimento novo. Problema é que a só a peça custa cerca de R$2.200,00 + líquido + mão de obra fica R$4.100,00. A paralela custa R$350,00 (não tem na concessionária), porém já tem relatos de proprietários que colocaram trocador paralelo e ao invés de resolver o problema, acabou agravando. Agora é torcer para não dar problema até juntar dinheiro para trocar a peça.

Avatar
Jackson 19 de janeiro de 2022

Já viram o filme não olhe para cima ? é o que está acontecendo aqui neste caso,…. Todos sabem que o problema existe mas em função do custo milionário deste recall a Stellantis está dando um cala a boca em quem for preciso (Procon, imprensa e por aí vai…).

Avatar
Gabriel de Paula dis 18 de janeiro de 2022

Eu tive esse problema no trocador de calor no câmbio, quando estava saindo para viajar descobri que fui premiado com o defeito, meu carro estava na garantia é um FIAT Argo e negaram o reparo mesmo na garantia porque o primeiro proprietário passou 960 Km na primeira revisão que não fazem absolutamente nada, isso consta no manual não trocam nada e detalhe meu carro estava com 46 mil km rodados quando isso aconteceu então entrei com um processo contra a FIAT.
Peço ajuda de vocês, tenho a peça antiga aqui, tenho notas e provas. Estou a um ano esperando a justiça, temos um grupo no WhatsApp com várias de pessoas que passam pela mesma situação, tivemos que montar outro grupo no telegram para alcançar mais pessoas, todos os dias entram novos membros desesperados pois receberam um orçamento de 20 até 40 mil reais justificado por um erro de fábrica. Isso é inaceitável. Tenho fé que vou conseguir na justiça meus diretos e parar de ser um enganado por essas montadoras

Avatar
Rafael Massura 3 de abril de 2022

Estou c esse mesmo problema da Troca de Calor do Cambio Jeep Compass 2017 c/ 55mil km…
Qual numero desse whats ou telegram? Como faço p acessar o grupo?
Grato

Avatar
Maria Adelaide Ruiz 12 de maio de 2022

Acabo de receber o diagnóstico do meu carro que é o mesmo que vc está relatando . Não me conformo o valor ficou em R$43.00,00.O carro custa R$68,000,00.Estou desesperada.

Avatar
Patricia 10 de junho de 2022

Olá Gabriel. Também temos problemas com a Jeep. Poderia por favor informar qual o contato do grupo? Conseguiram algo já?

Avatar
Gabriel de Paula dias 17 de janeiro de 2022

Eu tive esse problema no trocador de calor no câmbio, quando estava saindo para viajar descobri que fui premiado com o defeito, meu carro estava na garantia é um FIAT Argo e negaram o reparo mesmo na garantia porque o primeiro proprietário passou 960 Km na primeira revisão que não fazem absolutamente nada, isso consta no manual não trocam nada e detalhe meu carro estava com 46 mil km rodados quando isso aconteceu então entrei com um processo contra a FIAT.
Peço ajuda de vocês, tenho a peça antiga aqui, tenho notas e provas. Estou a um ano esperando a justiça, temos um grupo no WhatsApp com várias de pessoas que passam pela mesma situação, tivemos que montar outro grupo no telegram para alcançar mais pessoas, todos os dias entram novos membros desesperados pois receberam um orçamento de 20 até 40 mil reais justificado por um erro de fábrica. Isso é inaceitável. Tenho fé que vou conseguir na justiça meus diretos e parar de ser um enganado por essas montadoras

Avatar
Thamara 24 de fevereiro de 2022

Olá! Alguém sabe como posso ter acesso a estes grupos de whats app? Meu fiat argo 2018 apresentou esse problema, tem 47000 km, estou há 10 dias sem nem ao menos ter resposta da concessionária!

Avatar
Marcos 14 de março de 2022

Qual é o número do grupo de WhatsApp, creio que quanto mais pessoas melhor a divulgação e a cobrança em cima da empresa.

Avatar
Carlos Albetto Santos 14 de janeiro de 2022

Este assunto deve realmente estar tirando o sono do grupo Stelantis, pois tenho um renegde 2019, e corri na concessionaria para fazer uma garantia extendida por mais 2 anos. E para minha surpresa, em 2 concessionarias me enrolaram o que foi possivel para perder a data limite, ou seja 60dias antes do termino da garantia contratual de 3 anos. Uma delas inclusive chegou a analisar os carimbos das revisoes no manual, e me disse que nao seria possivel pois na segunda revisao, passei em 1.000km. Absurdo isso, pois fizeram todas as revisoes normalmente, nunca fui advertido de ter passado de prazo algum, e segui as etiquetas da revisao seguinte, que anexam ao manual a cada revisao. Ou seja ,percebi que estao buscando pelo em ovo, para reduzir o universo de veiculos em garantia. E Por fim, na concessionaria onde adquiri o carro okm, finalmente consegui fazer a extensao, porem ainda nao me senti tranquilo que em caso de pane do cambio, nao irao procurar mais algo onde possam se apegar, para negar o reparo.

Avatar
Luiz Maurício Rodriguez Otero 13 de janeiro de 2022

Fui comprar fluído recomendado mopar e até fui bem atendido pelo funcionário da concessionária leauto da Intendente Magalhães Rio de Janeiro Que informou que não era vendido na concessionária e que eu procurasse em lojas fora da rede de concessionárias. Então um produto mopar que é da Fiat que você não consegue comprar na Fiat e também não há alternativa homologada pela Fiat ao menos no manual.

Avatar
Thales 13 de janeiro de 2022

O PROCON já teve seus dias de defesa do consumidor…. Hoje em dia…. Sem palavras, para o bom entendedor.

Avatar
Deixe um comentário