Projeto suspende financiamento de táxis durante pandemia

Pelo texto do projeto de lei na Câmara dos Deputados, os valores suspensos serão acrescidos em prestações ao final do contrato, sem juros ou mora

Por AutoPapo 01/05/20 às 14h56
taxi carro shutterstock
Lei pode ajudar taxistas durante pandemia (Foto Shutterstock)

O Projeto de Lei 1721/20 suspende a cobrança de prestações de financiamentos de veículos contratados por taxistas por meio do FAT Taxista, enquanto durar no Brasil o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19.

Pelo texto, os valores suspensos serão acrescidos em prestações ao final do contrato, sem juros ou mora.

A proposta tramita na Câmara dos Deputados e foi apresentada pelos deputados Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Dagoberto Nogueira (PDT-MS).

Eles argumentam que os taxistas brasileiros enfrentam dificuldades financeiras em razão das medidas de combate à Covid-19, como o isolamento social, e da consequente diminuição do número de corridas.

“Esses chefes de família encontram-se sem renda, sem saída para sustentar suas famílias. Será fundamental que o setor financeiro dê sua contribuição, deixando de cobrar dívidas vencidas dos financiamentos do FAT Taxista”, defendem, na justificativa do projeto.

Letreiro de Táxi
Lei pode ajudar taxistas durante pandemia (Foto Shutterstock)

Com Agência Câmara de Notícias

13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Renato nascimento 21 de maio de 2020

Sou taxista fiz um financiamento no banco GM Chevrolet estou com 2 prestação em atraso o banco diz que não pode prorrogar estão ameaçando em fazer busca e apreensão do meu veículo sera que não podem fazer nada por nossa classe ?

Avatar
Antônio Alexandre da Silva 4 de maio de 2020

Sou taxista aqui em Santarém Pará complei plisma pelo banco safra tentei negociar mais não me deram condições falta 29 parcelas

Avatar
EDINASIO 3 de maio de 2020

Sou taxista no Rio de Janeiro comprei um carro autonomia alugada comprado pelo fat fui no Banco do Brasil onde foi comprado me falaram a mesma coisa que é do governo eles não receberam nenhum comunicado do governo pra prolongar as parcelas estamos parados também aqui no rio de janeiro

Avatar
Sergio 24 de maio de 2020

Estou vivendo a mesma situação não tenho grana pra pagar as prestações ,pois dei o que tinha de entrada agora não sei o que fazer!

Avatar
Fábio Maneco evaldte 2 de maio de 2020

Sou taxista do RS comprei um yaris da Toyota em 60x paguei 20 parcelas e agora estou em isolamento por eu ser do grupo de risco diabético estou sem renda nenhuma e o Banco Toyota não deu chance de prorrogar as parcelas eu nem o auxílio do governo não consegui

Avatar
Rodrigo chagas laino 2 de maio de 2020

Não tem financiamento só pelo fat para o táxi, vários bancos não estão aceitando a prorrogação em especial o banco safra ,está irredutível, a lei tem que ser para todos o financiamentos de automóveis, sem discriminação .
Não tem como pagar , com o isolamento não tem passageiro na rua ,co.o vamos pagar , se nem o auxílio emergencial todos os taxistas tem direito , a pl 873/2020 Está na mão do presidente e até agora nada.
Espero que coloquem emenda sobre isso na pl.

Avatar
Jorge Pereira dos Santos 2 de maio de 2020

Tenho financiamento pelo banco do Brasil
FAT, ( sou taxista) mas o bco do Brasil não tem nenhuma informação sobre prorrogação de parcelas.
Alega q este fundo e do governo federal e só eles podem fazer alguma coisa.
Espero q os deputados façam alguma coisa pelos taxista. Estou com minha prestação atrasada e não tenho outra renda.
Já estou dependendo de ajuda de familiares.

Avatar
VICTOR DE AZEVEDO LEITAO 1 de maio de 2020

O meu carro e financiado como táxi pelo banco Itaú em débito automático em nome do meu permissionário.
Eu pago pelo carro e alugo a autonomia.
Gostaria de saber se eu teria direito ao benefício durante a pandemia.

Avatar
Rômulo Capote 1 de maio de 2020

Tenho táxi no RJ. Já estou parado faz mais de um mês a a prestação do meu carro já está em atraso. É um financiamento no banco Santander. No texto só fala no FAT. E os outros tipos de financiamentos bancos privados como fica?

Avatar
Fabio Soares 3 de maio de 2020

Eu consegui adiar a prestação para 82 dias
Mas eles só liberaram. Isso para quem estava com o contrato em dia apartir do dia 15/04

Avatar
Maurício mesquita 5 de maio de 2020

Qual seu bco também estou na mesma situacao

Avatar
Andre 7 de maio de 2020

Sr. Fabio, poderia nos informar qual foi o caminho utilizado? Eu fui até a minha agência do BB e disseram que para o FAT não estava liberado.

Avatar
Francisco William de castro 1 de maio de 2020

Sobre o fato,VAI ajudar bastante asuspencao da cobranca

Avatar
Deixe um comentário