Pulse Abarth, primeiro carro da nova marca no Brasil, é revelado no BBB 22

Com lançamento marcada para o último trimestre deste ano, modelo deverá ter motor 1.3 turbo de 185 cv de potência

pulse abarth frente na pista
SUV é o primeiro modelo da marca no Brasil (Fotos: Abarth | Divulgação)
Por Felipe Boutros
14 de março de 2022 00:00

O Pulse está confirmado como o primeiro modelo da Abarth no Brasil. O carro foi apresentado oficialmente na noite de domingo (13), no BBB 22, da Rede Globo. O retorno da Abarth como a nova marca do grupo Stellantis já havia sido antecipado pelo AutoPapo e escolha do Pulse como o modelo para essa reestreia havia sido antecipada pelos colegas da revista Quatro Rodas.

Ainda sem preço definido, as vendas do Pulse Abarth começarão no último trimestre de 2022. A Stellantis não confirmou nenhum aspecto mecânico do Pulse Abarth, mas como a Quatro Rodas publicou e os flagras do jornalista Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, apontam, o SUV terá o motor 1.3 turbo de até 185 cv de potência e torque de 27,5 kgfm. O câmbio será automático de seis velocidades.

VEJA TAMBÉM:

Claro que, além da motorização mais potente, o Pulse Abarth virá com extensa modificação no visual: para-choques dianteiro e traseiro terão desenhos exclusivos, assim domo a grade. Na lateral, adesivos e para-lamas alargados com apliques plásticos. As rodas também têm desenho único.

Lojas especializadas

Quem se interessa pelo modelo já pode se cadastrar em um site dedicado a ele (clique aqui),e vai começar a receber informações exclusivas sobre a marca e sobre o Pulse Abarth ao longo dos próximos meses, até que o modelo seja lançado oficialmente.

A rede de concessionárias Fiat terá lojas especializadas na venda de Abarth, com identidade visual exclusiva e que contará com vendedores especialmente treinados para um atendimento dedicado.

Carro do BBB

O Pulse foi lançado oficialmente no BBB 21, no ano passado. Depois, o nome foi escolhido em uma eleição promovida pela Fiat pela internet: as outras opções eram Tuo ou Domo.

O Fiat Pulse foi dado como prêmio para Juliette, a vencedora do BBB 21. Na edição deste ano, o modelo foi dado como prêmio em uma prova para o ator Douglas Silva. No BBB 22, o Pulse Abarth será o carro dado como prêmio ao vencedor.

Testamos o Pulse Impetus: veja se a “base” do novo esportivo é boa.

Abarth no Brasil

A Fiat já produziu no Brasil um modelo com o sobrenome Abarth: ele foi aplicado ao Stilo. O hatch teve poucas unidades produzidas, apenas 942 saíram da linha de produção. Ele era equipado com o motor 2.4 de cinco cilindros e 167 cv. Porém, a má-fama desse propulsor, herdada do Marea, não ajudou muito no marketing do modelo, que saiu de linha em 2009.

Outro modelo vendido por aqui, mas desta vez importado, foi o 500 Abarth: no subcompacto, não havia nenhum emblema da Fiat, apenas o escorpião da “divisão esportiva”. Ele chegou equipado com o motor 1.4 16V Multiair Turbo de 167 cv de potência e 23 kgfm de torque, e acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos.

História da marca

A história da Abarth começou em 31 de março de 1949, quando Carlo Abarth (1908-1979) fundou a Abarth & C. junto com o piloto Guido Scagliarini. Seu primeiro carro foi o 204 A, derivado do Fiat 1100.

Ele foi o centro das atenções em 10 de abril de 1950, quando Tazio Nuvolari o dirigiu em busca da vitória em sua última corrida, no Palermo-Monte Pellegrino.

Carlo Abarth teve a ideia de complementar as atividades de corrida com a produção de seus famosos kits de tuning para carros de produção em massa e com o objetivo de aumentar a potência, velocidade e aceleração dos veículos.

Destacam-se os componentes do escapamento, que ao longo dos anos se tornaram um verdadeiro ícone do “estilo Abarth”. No espaço de apenas alguns anos a Abarth & C. se tornaria global. Em 1962, a Abarth produzia 257 mil tubos de escape, 65% dos quais destinados aos mercados de exportação.

Veja o vídeo comemorativo dos 70 anos da Abarth

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Maurício 14 de março de 2022

Sabemos que terá um preço exorbitante. Mas parabéns a FIAT, um carro desenvolvido no Brasil com a grife Abarth, ou seja, não é um esportivo de adesivo. Recentemente perdemos o Sandero RS, que também foi feito o Brasil. Bem que a VW poderia lançar um Nibus GTS ou GTI.

Avatar
Ana Maria Morais Maciel 14 de março de 2022

Assistindo o BBB22 TADEU QUE CARRO LINDO. NOSSAAAAA FIQUEI ATÉ SEM PALAVRAS DIANTE DESSE CARRO.UAUUUUUU NOSSSAAAA EU QUERO BJS 😘😘😘😘

Avatar
Maria 14 de março de 2022

Que carro lindooooo, que
rooooooo

Avatar
Zenilda Narciso 14 de março de 2022

Muito lindo Fiat! Quero um desse.

Avatar
Deixe um comentário