Para reduzir as emissões de C02, BMW vai produzir rodas com alumínio reciclado

BMW dividiu o planejamento em duas etapas que, se concluídas, deve reduzir as emissões de CO2 em até 500 mil toneladas

BMW vai produzir suas rodas de maneira sustentável
BMW vai produzir suas rodas de maneira sustentável (Foto: BMW | Divulgação)
Por Bernardo Castro
11 de abril de 2022 14:45

A BMW encontrou uma outra maneira de reduzir a emissão de carbono que vai além da produção de carros elétricos. A marca alemã também está adaptando a maneira como suas rodas são fabricadas e, em breve, todas serão feitas com energia “100% verde”.

O anúncio da BMW veio na última sexta-feita e o objetivo é lançar essas rodas de fontes sustentáveis e energias limpas até 2024. Por ano, cerca de 10 milhões de rodas saem de sua linha de montagem, sendo 95% delas de alumínio fundido.

VEJA TAMBÉM:

As mudanças vão reduzir as emissões de C02 em 500 mil toneladas por ano. Além disso, a quantidade de material utilizada na fabricação também será reduzida.

Para alcançar a produção sustentável, o plano foi divido em duas partes. Uma está atrelada ao acordo da BMW com seus parceiros de fabricação, que precisarão utilizar energia 100% verde nas operações que ajudam no fornecimento de peças. De acordo com a montadora, as rodas são responsáveis por 5% de todas as emissões da cadeia de suprimentos.

A segunda parte do projeto consiste em aumentar o uso do alumínio reciclado. A Mini Cooper e a BMW pretendem utilizar 70% desse material até 2023. O material reaproveitado pode ser derretido em um forno para depois ser remodelado em forma de barras, que são enviadas para o centro de reciclagem para serem derretidos novamente usando o processo de fundição para criar as novas rodas.

Desde 2021, a BMW recebeu apenas alumínio novo para o restante de seus componentes dos Emirados Árabes Unidos, em uma instalação que usa exclusivamente energia solar. Com o aumento de materiais reciclados e o uso de energia renovável para a cadeia de suprimentos e processos de fabricação, a BMW espera reduzir as emissões na cadeia de suprimentos em 20% até 2030.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário