Rodas de liga leve ajustáveis aumentam a aerodinâmica e dissipam calor do freio automaticamente

Startup alemã desenvolveu roda de liga leve que combina a melhora da aerodinâmica sem compromete o funcionamento dos freios

Tecnologia permite que a roda dissipe o calor dos freios de maneira automática
Tecnologia permite que a roda dissipe o calor dos freios de maneira automática (Foto: CompActive | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 24/05/2022 às 10h27
Atualizado em 24/05/2022 às 11h37

A startup CompActive, da Alemanha, apresentou um um novo conceito de roda de liga leve, que busca melhorar a aerodinâmica nos veículos. Apesar de outras marcas terem tentado algo parecido, seus projetos falhavam pois não conseguiam uma forma eficiente de resfriar os freios, coisa que a tecnologia da empresa alemã promete entregar.

Para uma roda criar o mínimo possível de turbulência no ar e contribua para a economia de combustível dos carros a combustão e elétricos, ela não pode ter muitas ranhuras e deve ser o mais sólida possível. No entanto, atingir esse objetivo pode prejudicar o resfriamento dos freios e, por isso, é necessário tentar encontrar uma solução que fique ‘no meio do caminho’.

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Mas a CompActive desenvolveu uma roda de liga leve que pode ser sólidas e com ranhuras, dependendo da situação em que o veículo se encontra. À primeira vista ela é uma chapa, completamente fechada. Quando o interior fica quente e o calor precisa ser dissipado, alguns ‘buracos’ são abertos em cinco raios para que o mecanismo de freio se reesfrie. Realizado o processo, a roda de volta à sua forma original.

A tecnologia funciona a partir de chips compactos que são instalados nas suspensões. Eles trabalham de maneira automática sem que o motorista precise acionar nenhum botão. Assim que os detectores percebem o aumento da temperatura, as entradas de ar são liberadas.

Nas rodovias, local onde os freios são pouco utilizados e a velocidade é alta, as rodas de liga leve oferecem melhor aerodinâmica. Na cidade, como a velocidade exercida é bem mais baixa, a resistência do ar é pequena. Somado a isso, os freios são utilizados com mais frequência e, por isso, o sistema pode ficar aberto praticamente o tempo todo sem que haja perda de desempenho.

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