Rodas de liga leve ajustáveis aumentam a aerodinâmica e dissipam calor do freio automaticamente

Startup alemã desenvolveu roda de liga leve que combina a melhora da aerodinâmica sem compromete o funcionamento dos freios

Tecnologia permite que a roda dissipe o calor dos freios de maneira automática
Tecnologia permite que a roda dissipe o calor dos freios de maneira automática (Foto: CompActive | Divulgação)
Por Bernardo Castro
24 de maio de 2022 10:27

A startup CompActive, da Alemanha, apresentou um um novo conceito de roda de liga leve, que busca melhorar a aerodinâmica nos veículos. Apesar de outras marcas terem tentado algo parecido, seus projetos falhavam pois não conseguiam uma forma eficiente de resfriar os freios, coisa que a tecnologia da empresa alemã promete entregar.

Para uma roda criar o mínimo possível de turbulência no ar e contribua para a economia de combustível dos carros a combustão e elétricos, ela não pode ter muitas ranhuras e deve ser o mais sólida possível. No entanto, atingir esse objetivo pode prejudicar o resfriamento dos freios e, por isso, é necessário tentar encontrar uma solução que fique ‘no meio do caminho’.

VEJA TAMBÉM:

Mas a CompActive desenvolveu uma roda de liga leve que pode ser sólidas e com ranhuras, dependendo da situação em que o veículo se encontra. À primeira vista ela é uma chapa, completamente fechada. Quando o interior fica quente e o calor precisa ser dissipado, alguns ‘buracos’ são abertos em cinco raios para que o mecanismo de freio se reesfrie. Realizado o processo, a roda de volta à sua forma original.

A tecnologia funciona a partir de chips compactos que são instalados nas suspensões. Eles trabalham de maneira automática sem que o motorista precise acionar nenhum botão. Assim que os detectores percebem o aumento da temperatura, as entradas de ar são liberadas.

Nas rodovias, local onde os freios são pouco utilizados e a velocidade é alta, as rodas de liga leve oferecem melhor aerodinâmica. Na cidade, como a velocidade exercida é bem mais baixa, a resistência do ar é pequena. Somado a isso, os freios são utilizados com mais frequência e, por isso, o sistema pode ficar aberto praticamente o tempo todo sem que haja perda de desempenho.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário