Confira a programação da Semana Nacional de Trânsito 2020

Eventos virtuais serão realizados no canal do Ministério da Infraestrutura no Youtube; Denatran lança mais funcionalidades para a CNH Digital

Por AutoPapo18/09/20 às 15h38

O Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), abriu hoje (18) a Semana Nacional de Trânsito 2020. A iniciativa, que acontece até o dia 25 de setembro, tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis, do pedestre ao motorista, e destacar o papel de cada um na promoção de um trânsito mais seguro.

LEIA MAIS

“Precisamos despertar no usuário a importância do zelo com a agenda de trânsito e os riscos envolvidos nessa atividade. Na edição da Semana Nacional de Trânsito deste ano vamos focar na educação para a sociedade, além de dar andamento na agenda de segurança viária para gerar um trânsito mais seguro”, afirmou o secretário-Executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.

A Semana Nacional de Trânsito 2020 terá programação com conteúdos educativos, webinares com debates sobre a busca de soluções para os problemas do trânsito, além de mostrar os avanços vindos da transformação digital que ajudam a desburocratizar os serviços aos cidadãos.

Além das ações de educação que serão promovidas, o Denatran lançará a integração do aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) à Carteira Digital de Trânsito (CDT). Esse será o primeiro serviço incorporado ao aplicativo e tem como objetivo oferecer mais praticidade ao cidadão, com o pagamento de multas com desconto junto aos documentos necessários para o condutor.

A nova atualização estará disponível em breve nas lojas da Apple Store e Google Play.

Outra novidade é o lançamento do HackaTRAN 2020, evento de hackers com o objetivo de propor ideias e soluções inovadoras, a partir de um desafio, que este ano será desenvolver maneiras tecnológicas que facilitem, desburocratizem e garantam mais eficiência e segurança aos serviços de trânsito.

Programação da Semana Nacional de Trânsito 2020

Dia Horário Programação
Sexta-feira (18) 10h às 12h Cerimônia de abertura
Segunda-feira (21) 9h30 às 12h Webinar Denatran Digital – Inovações para o cidadão
Terça-feira (22) 9h30 às 12h Webinar Caminhos do futuro: inovações para a segurança veicular e viária
Terça-feira (22) 14h às 16h30 Webinar Pnatrans: Ações realizadas e próximos desafios
Quarta-feira (23) 9h30 às 12h Webinar A importância da educação e saúde para um trânsito seguro
Quinta-feira (24) 9h30 às 12h Webinar A legislação de trânsito e a fiscalização
Sexta-feira (25) 14h às 17h Cerimônia de encerramento

Os eventos virtuais acontecerão por meio do canal do Youtube do Ministério da Infraestrutura.

O tema “Perceba o risco, proteja a vida” foi definido oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e segue as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), uma vez que os acidentes são a maior causa de mortes no mundo. Ainda neste ano, teremos o encerramento da Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre os anos de 2011 e 2020.

A criação da Semana ocorreu a partir do Dia Nacional de Trânsito, que é comemorado no dia 25 de setembro. Os objetivos são de conscientização e educação da população com temas específicos escolhidos todos os anos pelo Contran. Além disso, está prevista no artigo 75 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

carros enfileirados em transito na capital sao paulo
Semana Nacional de Trânsito é comemorada há 30 anos (Foto: Shutterstock)

As ações começaram em 1990 e tiveram em todos os anos temas referentes à educação para buscar a diminuição de acidentes.

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário