Fábrica de placas pede obrigatoriedade da placa dianteira em todo EUA

Um site que pede a obrigatoriedade das placas dianteiras nos EUA pertence a ninguém menos que uma fabricante de placas

dodge challenger 1970 dianteira foto em preto e branco
A placa dianteira é obrigatória em 31 dos 50 estados dos EUA (Foto: Dodge | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
19 de abril de 2022 11:31

Em 31 dos 50 estados dos EUA é obrigatório o uso de placa na dianteira dos carros, enquanto nos restantes apenas as traseiras são necessárias. Existe um site, chamado FrontPlate.org, que defende o uso de placas na dianteira por todos os estados.

Ele traz argumentos como o aumento de segurança a noite, pois os carros não trazem dispositivos refletivos na dianteira, facilita o trabalho da polícia e aumenta os ganhos do estado por facilitar a identificação de infratores. O site ainda traz mecanismos para facilitar o acesso dos usuários aos legisladores de seu estado, para pedir que torne a placa dianteira obrigatória.

VEJA TAMBÉM:

Empresa está por trás de lobby a favor das placas dianteiras

chevrolet camaro 2010 vermelho estacionado proximo a passarela
Não usar a placa dianteira ajuda muito no visual de esportivos (Foto: Chevrolet | Divulgação)

Mas quem está por trás desse site? Quem está tão preocupado com a segurança dos motoristas e o trabalho da polícia? Uma olhada até o final do site mostra que ele pertence a multinacional 3M. Essa empresa produz uma diversidade de produtos para as mais diferentes áreas, sendo um deles as placas de veículos.

A 3M é uma das maiores fabricantes de placas de automóveis no mundo, possuindo contratos com vários estados dos EUA e tendo estamparias dentro de prisões. A 3M também fornece para os estados ferramentas relacionadas com esse item, como o software de leitura de placas que equipa os carros de polícia.

Segundo apuração do portal The Drive, a 3M já pratica lobby a favor das placas dianteiras há algum tempo. Os estados de Maryland, Vermont, Novo México e Iowa tentaram passar leis desobrigando a placa dianteira, mas lobistas interviram com argumentos que incluíam até o aumento de crime.

Contra as placas estão os entusiastas, que acham seus carros mais bonitos sem a placa. Também estão as pessoas preocupadas com a segurança de seus dados. Os leitores de placa da polícia escaneam todos os carros que passam e coleta dados, sem pedir autorização de seus donos.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário