Processo pode impedir que Grupo Volkswagen importe SUVs

Land Rover requisitou a medida nos EUA por acreditar que as marcas Porsche, Volkswagen e Audi quebraram a patente de seu modo de condução off-road

Por AutoPapo 23/11/20 às 15h49
vw tiguan 250tsi 5l 9
Vendas do Tiguan podem ser paralisadas nos Estados Unidos (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Clique para ouvir
Voiced by Amazon Polly

A Land Rover foi pioneira no mercado de SUVs e também na simplificação da tecnologia off-road. Com o sucesso da categoria e a crescente de vendas de seus concorrentes, a marca resolveu investigar os equipamentos adotados. E não gostou do que viu! Por isso, pediu a uma agência comercial dos Estados Unidos da América (EUA) para bloquear a importação de alguns modelos Porsche, Lamborghini, Audi e Volkswagen.

Segundo a Jaguar Land Rover Automotive Plc, o Grupo Volkswagen está usando seu sistema patenteado Terrain Response sem permissão.

LEIA MAIS

A notícia foi publicada pelo site Bloomberg, que esclareceu que a tecnologia é um recurso fundamental nos modelos F-Pace e Land Rover Discovery.

Propriedade da indiana Tata Motors Ltd., a Jaguar Land Rover disse em documento entregue à Comissão de Comércio Internacional dos EUA que, com a ação, busca proteger a si mesma e suas operações no país.

Podem ser impedidos de ser importados os modelos:

  • Porsche Cayenne;
  • Urus da Lamborghini;
  • Audi Q8,
  • Q7,
  • Q5,
  • A6 Allroad
  • e-tron; e
  • Tiguan.

De acordo com o advogado da Jaguar, Matthew Moore, “há uma abundância de outros SUVs de médio porte e veículos crossover compactos para atender à demanda do consumidor se os modelos forem banidos dos EUA. Ainda assim, as linhas premium Porsche e Audi fornecem grande parte do lucro que a Volkswagen está usando para financiar seu investimento em tecnologia para veículos elétricos, veículos autônomos e outras inovações”.

O premiado recurso Terrain Response da Land Rover usa um único botão para ajustar todos os subsistemas de um veículo para direção off-road. Em 2018, a Land Rover processou a Bentley Bentayga pela adoção do sistema Drive Dynamics, que hoje é utilizado pelo Lamborghini Urus.

A Bentley tentou invalidar as patentes da Land Rover no tribunal distrital e perante o conselho de revisão do Escritório de Patentes e Marcas dos EUA, sem sorte. Um novo julgamento foi agendado para fevereiro.

Para ter certeza de que será ouvida, a Jaguar também entrou com processos de patentes contra o Grupo Volkswagen em tribunais federais em Delaware e New Jersey. A empresa busca uma compensação em dinheiro pelo uso da tecnologia. Esses casos provavelmente serão suspensos assim que a Comissão de Comércio iniciar sua investigação.

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário