[Vídeo] Tesla enfrenta Benetton F1, quem será o vencedor?

O Tesla Model S 100D possuí dois motores elétricos com torque instantâneo e enfrenta um carro de Fórmula 1 em uma série de testes

tesla model s contra benetton f1 formual 1
O Benetton é da era V10 da F1 e produz um ronco icônico (Foto: YouTube | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
28 de julho de 2021 16:01

Motores elétricos entregam todo seu torque de forma imediata. O resultado disso são acelerações fortes e surpreendentes dependendo do carro. A Tesla vem usando a aceleração como argumento de venda de seus carros desde o lançamento da marca.

O canal Driven Media decidiu fazer a comparação mais extrema para a aceleração de um Tesla: colocou um Model S P100D em uma pista de arrancada ao lado de um Benetton de Fórmula 1. Apesar do Tesla pular na frente quando arranca, devido ao torque e tração integral, o F1 dispara na frente e venceu a corrida.

VEJA TAMBÉM:

Os testes mostram que nem só de torque é feito o desempenho

Além da clássica arranca de 402 metros, foram realizados também uma arrancada com largada em movimento, um teste de aceleração até 160 km/h e frenagem até a imobilidade e por fim um teste do alce.

O Benetton com seu motor V10 aspirado de 777 cv e cambio sequencial não foi feito para fazer acelerações fortes saindo da imobilidade. Isso pode ser visto no vídeo em todas as largadas. Mas quando está em movimento a potência do motor coloca o Tesla em seu lugar.

tesla model s
O sedã elétrico pesa mais de duas toneladas, mas produz acelerações impressionantes (Tesla | Divulgação)

No teste do alce que o F1 sentou mais dificuldades, mas ainda assim se saiu melhor que o Tesla. O monoposto fez o teste a uma velocidade de 130 km/h contra 120 km/h do sedã elétrico. O piloto sentou o Benetton saindo de frente e explicou que o desempenho poderia ser melhor se os pneus estivessem devidamente aquecidos.

No final o resultado foi um pouco obvio, já que um dos carros é um protótipo de competição e o outro é um sedã para usar civilizadamente. Mas fica o aprendizado sobre como funciona o torque instantâneo dos elétricos em arrancadas.

2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 28 de julho de 2021

Caramba, o Tesla andou junto do F1, ainda saiu na frente… Agora imagine… a segunda versão do Modelo S que virá provavelmente ainda mais forte…

Avatar
Iuri Câmara 29 de julho de 2021

Lembrando q esse é um Fórmula 1 de praticamente 20 anos atrás. O carro de fórmula 1 SEMPRE vai andar mais q um carro de passeio normal.

Avatar
Deixe um comentário