SUV elétrico da Toyota pode vir com manche sem fio no lugar do volante

Faz mais de um século que os carros trazem volantes com aros completos, mas a Toyota decidiu seguira Tesla e adotar um manche em seu SUV elétrico

toyota bz 4x concept interior volante do tipo manche
O manche da Toyota promete ser mais usável devido a relação variável da direção (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
06 de abril de 2022 11:01

Parece que desde o lançamento do Tesla Model S, todo carro elétrico precisa trazer algum tipo de solução tecnológica diferente para se destacar. A Toyota parece querer reinventar a roda com seus elétricos bZ4X e Lexus RZ 450e com um volante em forma de manche.

A ideia não é bem uma novidade, a Tesla já vende tal tipo de volante em seus carros. Mas a Toyota promete que o seu será mais prático de usar devido a relação variável da direção. O maior problema de usabilidade nos carros da Tesla é que a direção dá três voltas entre batentes e o volante não possui uma pegada boa quando é necessário dar mais de meia volta.

VEJA TAMBÉM:

Os elétricos da Toyota e Lexus trazem direção by-wire, ou seja, não possui uma coluna física ligando o volantes às rodas. Com isso os japoneses conseguiram usar uma relação variável, ela é mais direta em baixas velocidades e menos direta em alta. Isso permite que o carro possa fazer manobras em locais apertados virando pouco o “manche” e na estrada o mesmo movimento seria o suficiente para trocar de faixa.

Felizmente esse manche de direção é um opcional, a Toyota e a Lexus também oferta um volante tradicional para seus elétricos. Esses carros ainda não foram lançados, portanto levará um tempo até a imprensa especializada experimentar o sistema e sabermos o que esperar da direção sem-fio por manche da japonesa.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário