Volkswagen e Bosch pretendem ampliar produção de baterias na Europa

Parceria chega para aumentar a autonomia do continente europeu na produção dos carros elétricos: planos saem do papel ainda em 2022

Volkswagen pretende retomar as atividades em breve
Joint Venture criada pela Volkswagen e pela Bosch deve sair do papel ainda este ano (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Bernardo Castro
20 de janeiro de 2022 16:40

A Volkswagen e a Bosch anunciaram uma parceria que tende a beneficiar a produção dos carros elétricos, principalmente na Europa. O objetivo é estabelecer uma empresa que ofereça sistemas integrados para produção de baterias e manutenção para fabricantes de células. Essa joint venture deve sair do papel até o final de 2022.

VEJA TAMBÉM:

Uma das razões por trás dessa parceria é a crise de chip semicondutores, que tem assolado o mercado automotivo nos últimos anos. Dessa forma, Volkswagen e Bosch visam promover uma fabricação em larga escala de células e sistemas de baterias, de modo a atender o mercado mundial.

Essa nova aliança pode ajudar a Europa a se tornar autossuficiente na produção de baterias para carros elétricos. De quebra, o continente europeu reduziria a sua dependência das fabricantes de bateria na Coreia do Sul e na China, deixando os produtores menos sobrecarregados.

Mas, dito tudo isso, é importante ressaltar que não é do interesse da Volkswagen e nem da Bosch se tornar produtores de baterias. O intuito é ajudar os fabricantes a expandirem e manterem as suas instalações de produção.

“Nossa decisão de nos engajar ativamente na integração vertical da cadeia de valor para fabricação de baterias irá explorar novos e consideráveis polos de lucro. Estabelecer uma cadeia de suprimentos totalmente localizada na Europa para mobilidade elétrica marca uma oportunidade rara na história dos negócios.” complementou Thomas Schmall, membro do conselho de administração responsável por tecnologia da Volkswagen.

A Volkswagen ainda não vende nenhum carro elétrico no Brasil, mas estuda a possibilidade de trazer o ID.4 para o mercado nacional, e o AutoPapo já deu uma voltinha nesse modelo. Confira:

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário