Golf com 12 cilindros? A VW fez, mas poucos viram (até agora)

Com 12 cilindros e 650 cv de potência, Volkswagen desenvolveu projeto de Golf que deixa a versão GTI comendo poeira! Confira:

Protótipo desenvolvido pela Volkswagen possui 650 cv.
Protótipo desenvolvido pela Volkswagen possui 650 cv. (Foto: Volkswagen| Divulgação)
Por AutoPapo
05 de dezembro de 2021 11:33

O Volkswagen Golf foi um modelo de sucesso no Brasil e o modelo “sapão” ajudou a deixar a marca mais popular no Brasil. Contudo, nos anos 2000, a fabricante alemã teve uma estratégia ousada e decidiu colocar um motor de Bentley no Golf, dando a ele uma potência, no mínimo, diferenciada.

Em 2007, o então CEO Martin Winterkorn reuniu os funcionários da VW para o projeto. Ele queria algo especial para o festival de entusiastas do Wörthersee daquele ano. E os designers não decepcionaram: trouxeram a ideia de um super Golf  movido pelo W12. A partir daí a ideia ganhou forma.

VEJA TAMBÉM:

A VW optou por um Golf de corpo largo e motor central com um motor de 12 cilindros (W12) que produzia 650 cv de potência. O resultado, foi um veículo de três portas que fazia de 0 a 100 km/h em menos de 4s.

Os freios dianteiros eram os mesmos do Audi RS4 e, os traseiros, de um Lamborghini Gallardo. Parece muito né!? Mas suas peças valorizadas não paravam por aí. Sua caixa de câmbio automática foi emprestada do Volkswagen Phaeton – sedã da marca que tinha pretensão de concorrer com a Mercedes. O potente motor W12 era originário do Bentley Continental GT.

Adaptações para o Golf

Essas peças não eram compatíveis com o tamanho do Golf, obviamente. Por isso, os bancos traseiros foram retirados do carro e o motor foi instalado atrás do motorista. O tanque de combustível também teve que ser removido para dar lugar ao motor, e foi instalado sob o capô.

Com isso, a Volkswagen ganhou um espaço que foi utilizado para adicionar aberturas de resfriamento para a unidade motriz. Para deixar o veículo mais leve, o teto foi refeito em fibra de carbono exposta. O resultado final foi um carro com linhas suaves.

Possivelmente você deve estar se perguntando porque nunca viu um Golf como esse. O motivo é que o  o W12-650 nunca deixou de ser um protótipo e foi apenas uma demonstração de eficiência e superioridade do Grupo Volkswagen.

Você pode ver mais detalhes desse Golf “envenenado” abaixo:

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário