Autonomia de 160km em 5 minutos? Volvo investe em superbateria

A Volvo Cars Tech Fund anunciou a aliança com a startup StoreDot, que pretende comercializar a tecnologia em massa até 2024

Startup StoreDot é responsável pelo estudo que chamou a atenção da Volvo
Startup StoreDot é responsável pelo estudo que chamou a atenção da Volvo (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Bernardo Castro
22 de abril de 2022 19:19

Já que o futuro do automóvel tende a ser elétrico, a Volvo está trabalhando para melhorar a tecnologia das baterias de seus veículos. Para isso, a sueca investiu na startup israelense de tecnologia StoreDot, que opera realizando estudos para desenvolver baterias com carregamentos super rápidos.

De acordo com a StoreDot, sua tecnologia é capaz de carregar até 160 km de autonomia em um carro elétrico em apenas cinco minutos. A fabricante, percebendo que esse poderia ser um bom negócio para a sua futura linha de carros elétricos decidiu entrar no jogo através de sua divisão responsável por investimento de capital de risco, a Volvo Cars Tech Fund.

Nosso objetivo é ser o transformador mais rápido em nossa indústria e o Tech Fund desempenha um papel crucial no estabelecimento de parcerias com futuros líderes em tecnologia”

VEJA TAMBÉM:

Com o investimento, a montadora diz que poderá trabalhar estreitamente junto à startup na nova tecnologia de baterias. Em consequência disso, a StoreDot acredita que poderá acelerar o seu processo de comercialização e espera que a novidade seja produzida em massa até 2024.

A colaboração com a empresa de tecnologia acontece por meio da jointventure que a Volvo formou junto à Northvolt, fabricante de baterias sueca. Todas as inovações frutos desse trabalho, poderão ser utilizadas em benefício da montadora.

A tecnologia da startup gira em torno de desenvolver uma tecnologia única de ânodo dominante em silício e integração de software relacionada. A maior eficiência é pelo fato de que as nano partículas suportam o movimento de íons com mais eficiência do que o grafite, e por isso as baterias carregam tão rapidamente.

Segundo a Volvo, o casamento com a Storedot vai ajudar a marca sueca atingir a meta de eletrificar 50% de todas as suas vendas até 2025, e permitir que até 2030, sua frota seja completamente elétrica.

Apesar de ser tratado como o futuro do automóvel, o carro elétrico já é bem antigo e foi inventado antes mesmo do veículo à combustão.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário