Volvo pode desenvolver volante que desliza pelo painel sobre trilho

Mecanismo permite fácil conversão em países que adotam a mão inglesa, mas ainda não tem data para chegar ao mercado

Por AutoPapo06/10/20 às 09h00

Desenvolver carros específicos para países que adotam mão inglesa é sempre um problema para os fabricantes. É preciso uma série de modificações no projeto original, que demandam tempo e dinheiro. Mas a Volvo faz estudos para solucionar essa questão: a empresa registrou patentes de um volante que desliza para os dois lados do painel, por meio de um trilho.

VEJA TAMBÉM:

Isso significa que o motorista pode sentar tanto do lado esquerdo do carro quanto do direito. A patente permite que o volante seja posicionado até em posição central, entre os bancos. Nesse caso, a ideia é que os usuários desloquem a direção para desfrutarem de mais espaço em veículos com tecnologia autônoma.

Do ponto de vista técnico, a solução proposta pela Volvo não parece constituir um desafio tão grande. Seria necessário que todos os comandos e instrumentos do painel utilizassem sistema by wire, de modo que não ficassem presos e pudessem acompanhar o volante. O caso é que essa tecnologia já é amplamente utilizada em alguns componentes automotivos, como em aceleradores.

patente volante volvo 1

Restaria, porém, a questão dos pedais: como movimentá-los? Esse desafio é mais complexo, mas Volvo explicou que eles poderiam ser substituídos por almofadas sensíveis à pressão, por sensores hidráulicos ou ainda por algum outro mecanismo inédito.

A Volvo não divulgou informações adicionais sobre o sistema, nem mesmo confirmou se o volante deslizante chegará a ser produzido. Por enquanto, trata-se de um projeto ainda incipiente: a marca sueca espera desenvolver o projeto para longo prazo.

Volante da Volvo permite conversão fácil para países com mão inglesa

Embora a maioria o sistema de trânsito convencional seja predominante ao redor do planeta, a mão inglesa é adotada em vários países. Além do Reino Unido, Japão, Austrália e África do Sul colocam o motorista no assento da direita.

Foto: Volvo | Divulgação

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário