A chinesa Voyah Dreamer é a minivan mais rápida do mundo

A Voyah, divisão de luxo da Dongfeng, lançou a minivan elétrica de luxo Dreamer, que é a mais rápida do mundo segundo o fabricante

voyah dreamer roxa frente parada crepusculo ao fundo
A Dreamer possui versões elétrica e híbrida, a mais veloz é a movida apenas a bateria (Foto: Voyah | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
13 de abril de 2022 18:05

Você já parou para pensar em qual seria a minivan mais rápida do mundo? Diferentemente dos SUV e peruas, as minivans são carros familiares extremamente racionais e nunca tiveram espaço para desempenho. A Voyah, marca de luxo da chinesa Dongfeng, lançou agora a minivan mais rápida do mundo.

Não se trata de um modelo com pegada esportiva como a finada Opel Zafira OPC, e sim de uma minivan de luxo. A Voyah Dreamer é vendida em versões de quatro ou sete lugares, com um interior focado no conforto de quem vai nas poltronas traseiras.

VEJA TAMBÉM:

A minivan mais rápida do mundo é elétrica

O desempenho vem de um conjunto elétrico com dois motores, um para cada eixo. A potencia total combinada é de 435 cv e o torque é de 63,2 kgfm. Com isso a Voyah Dreamer é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 5,9 segundos, a velocidade máxima é limitada em 200 km/h. Sua autonomia é de 600 km. Ela também é a minivan mais potente do mundo.

Existe também uma versão híbrida plug-in, com um motor 1.5 turbo trabalhando junto de dois elétricos. A potência combinada é de 394 cv e o torque fica em 62,2 kgfm. Seu desempenho ainda é bom, com um zero a 100 km/h em 6,9 segundos. A autonomia divulgada é de 700 km, provavelmente levando em conta a carga da bateria mais o consumo do tanque de gasolina.

Essa declaração da Voyah de que a Dreamer é a minivan mais rápida do mundo é correta se for levar em conta apenas as em produção atualmente. A Honda Odyssey feita para o mercado norte-americano e equipada com motor V6 3.5 é capaz de acelerar de zero a 96 km/h em 6,5 segundos. Suas rivais com motores V6 aspirado possuem desempenho similar.

mercedes benz r 63 amg prata frente
A Mercedes R63 AMG ainda é a minivan mais rápida já feita (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)

Mas se voltarmos alguns anos para o passado, mais precisamente para 2007, encontramos a minivan mais rápida já feita em produção seriada: a Mercedes-Benz R63 AMG. Essa minivan luxuosa trazia o V8 6.2 de aspiração natural da AMG acertado para render 510 cv, que eram passados para as quatro rodas através de uma caixa automática de sete marchas.

O zero a 100 km/h era feito em 5 segundos e a velocidade máxima era limitada em 250 km/h. Os chineses planejam superar a Mercedes com essa nova leva de minivans elétricas?

Fotos: Voyah | Divulgação

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eden Arcanjo 15 de abril de 2022

Que carro! Saudades da Zafira! Podiam pegar os modelos depois de 2012 e trazê-los para o Brasil. Ia vender como água. Kkkkkkkk

Avatar
HAF 14 de abril de 2022

Esse interior azul com dourado e branco… BREGA demais…. kkkkkkk

Avatar
Deixe um comentário