VW finalmente apresenta a ID.Buzz, a nova Kombi elétrica

Após 72 anos da fabricação da primeira Kombi, furgão da Volkswagen ganhou novo sucessor com propulsão elétrica; Modelo deve vir para o Brasil

Inicialmente as vendas serão feitas apenas na Europa
Volkswagen não deu previsão de quando a kombi elétrica chega ao Brasil (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Bernardo Castro
10 de março de 2022 11:32

Após algumas imagens vazadas na internet, e o CEO da Volkswagen utilizar sua conta no Twitter para informar que o lançamento da ID.Buzz, a Kombi elétrica, seria no dia 9 de março, a espera finalmente terminou!

Apesar de não carregar os mesmo nome, o furgão elétrico é uma espécie de sucessor da Kombi que já conhecemos e faz parte da linha de elétricos ID da fabricante alemã. Inclusive, ela utiliza a mesma plataforma modular MEB presente no ID 3, ID 4, ID 5 e ID 6 da VW.

Disponível em 11 esquemas de cores diferentes, a Kombi elétrica está prevista para chegar nos países europeus em novembro deste ano. Inicialmente, ela será oferecida em uma configuração de cinco lugares em que o assento pode ser rebatido (60/40). O tamanho do porta-malas varia de acordo com a posição dos bancos, comportando entre 1.121 litros e 2.205 litros.

VEJA TAMBÉM:

Ela também estará disponível em uma versão para cargas, que na Europa faz parte da divisão especial para veículos comerciais da Volkswagen. Essa variante comporta três ocupantes e conta com uma parede fixa que pode ser substituída por uma abertura de carga. O interior configurável permite carregar paletes no padrão europeu com 4m³, e comporta até 600 kg de carga, além de 100 kg no teto.

Outras duas versões da ID.Buzz estão previstas para 2023. A primeira é para até seis ocupantes, que conta com uma porta deslizante no lado do passageiro. A outra, deve chegar ao mercado norte americano com entre-eixos mais longos e capacidade para sete pessoas.

Desempenho da Kombi elétrica

As unidades europeias serão equipadas com uma bateria de 77 kWh. Ela fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC) é de 11 kW. Com uma tomada CCS, numa estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.

A velocidade máxima é limitada a 145 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h não foi divulgada. Além disso, a autonomia do ID.Buzz também não foi revelada.

A Volkswagen ainda afirma que as células de bateria do furgão serão recicladas no final do seu ciclo de vida, e a fabricante da a garantia da bateria na Europa por 8 anos ou até o veículo registrar 160 mil km.

Design e equipamentos da ID.Buzz

Assim como seus irmãos de plataforma ID 3 e ID 4, a VW apostou em um visual minimalista para o painel da Kombi elétrica. Os botões no volante e os controles de volume e temperatura – localizados abaixo da tela de infotenimento – parecem ser sensíveis ao toque. E por falar em infotenimento, a tela da central multimídia tem 10”, mas uma de 12” está disponível como opcional.

O modelo ainda conta com luzes de LED com tecnologia IQ Light, pacote ADAS de segurança ativa e passiva, frenagem autônoma e controle de cruzeiro adaptativo.

Na parte de fora, além da diversificada gama de cores, as rodas de liga leve aro 18” são itens de série em qualquer versão. Mas o conjunto de 21” está disponível como opcional apenas para o modelo de passeio.

A ID.Buzz deve chegar ao Brasil, mas a Volkswagen ainda não deu uma data para quando isso vai acontecer.

O Boris deu uma voltinha em um dos protótipos do furgão. Veja como foi a experiência:

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário