BMW R 1250 RT: conheça a estradeira em detalhes

A touring BMW R 1250 RT chega ao mercado nacional com motor boxer de dois cilindros e comando de válvulas variável e muitas mordomias para viagens

bmw r 1250 rt 2021 17
BMW R 1250 RT (Foto: BMW | Divulgação)
Por Teo Mascarenhas
Publicado em 07/10/2020 às 09h00

A BMW vai trazer a partir de outubro, já como modelo 2021, a touring R 1250 RT, com preço sugerido de R$ 165.750 na cor Branco Alpine e R$ 178.750 na versão Option 719 Azul Planet, que inclui detalhes de acabamento exclusivos.

Produzida na fábrica de Berlim, Alemanha, a R 1250 RT tem o clássico motor de dois cilindros boxer, espécie de marca registrada da BMW. Porém, já equipado com as últimas atualizações que incorporaram muita eletrônica e também o sofisticado comando variável de válvulas. Este é o mesmo propulsor que equipa a campeã de vendas da marca, a R 1250 GS (com 1254 cm³).

VEJA TAMBÉM:

A alta do dólar provocou uma situação peculiar na linha BMW: as K 1600 (B e GTL, R$ 163.500 e R$ 163.750 respectivamente) têm preços sugeridos inferiores ao da R 1250 RT, mesmo sendo equipadas com motor de seis cilindros em linha. Isso sinaliza uma provável retirada de linha  dos modelos K 1600 com seis cilindros, transformando a R 1250 RT na topo de linha.

A BMW também anunciou que junto com a nova moto, vai iniciar as vendas da linha de acessórios e equipamentos batizada de 719. O número é um código utilizado na fábrica de Berlim para designar a gama de itens de personalização das motos e se transformou em marca.

Os opcionais 719 incluem bancos em couro com acabamento artesanal e cores exclusivas, tampa do cabeçote em alumínio anodizado, tampa do motor forjado e fresado, rodas esportivas ou clássicas (17 polegadas de diâmetro), escapes, etc.

Uma estratégia para personalizar o modelo, diferenciando-o dos demais, conforme as preferências da freguesia, mas, também uma forma de reforçar o “caixa” e agregar mais valor.

Motor da R 1250 RT

O motor da R 1250 RT entrega 136 cv a 7.750 rpm e um torque de 14,9 kgfm a 6.250 rpm na Europa. O controle variável de válvulas (ShiftCam) contudo, amplifica a faixa de utilização do motor, oferecendo mais torque em baixos giros e mais potência em velocidade.

A eletrônica conta com modos de pilotagem (Rain, Road e Pro opcional), que alteram a forma e progressividade de entrega de potência, controle de tração, controle de estabilidade, controle de frenagens de emergência (reduzindo o torque do motor e aumentando a pressão do freio traseiro).

Ela também tem sistema ABS Pro, com duplo freio a disco de 320 mm e pinça de quatro pistões na dianteira. Na traseira, disco de 276 mm de diâmetro.

Comodidades

Como uma touring, a BMW R 1250 RT também conta com mordomias e comodidades para viagens. As malas laterais com chave, na cor da moto são de série. O para-brisa pode ser ajustado eletricamente na altura entre 1.405 e 1.570 mm, os punhos possuem controle de temperatura e a chave é do tipo inteligente, com sensor de presença.

Na estrada, conta com piloto automático (cruise control), amortecedor de direção e quick shift para trocar as marchas sem utilizar a embreagem, que é deslizante.

O painel tem computador de bordo, sistema de som e pode ser acoplado à navegação por satélite, GPS. Também conta com tomadas para conectar e carregar eletrônicos, como o celular, por exemplo.

BMW R 1250 RT tem ainda assistente de partida em rampas, que aciona o freio automaticamente, desarmando quando a moto se movimenta, assento ajustável entre 760 e 850 mm e toda a iluminação em LED.

Suspensão da BMW R 1250 RT

Outra característica marca registrada da BMW é a transmissão final por eixo cardã, que permite a ancoragem da suspensão traseira em seu monobraço, com sistema Paralever de 136 mm de curso.

A suspensão dianteira tem sistema Telelever, com 120 mm de curso e ancoragem no quadro, minimizando a transmissão das irregularidades para o guidão e o efeito de afundamento nas frenagens.

Além disso, o sistema ESA (controle eletrônico da suspensão, opcional), ajusta automaticamente o amortecimento e a pré-carga da mola, conforme as condições de peso e modos de pilotagem selecionados.

Fotos: BMW | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário