Yamaha MT-07 2020: avaliação, fotos e preço

Com motor de dois cilindros em linha e muita força a MT-07 nova geração ganhou ajustes no visual, no banco e nas suspensões

Por Teo Mascarenhas28/01/20 às 16h48

A Yamaha MT-07 foi lançada no Brasil em 2015, cerca de um ano depois de ser apresentada mundialmente. A segunda geração da naked teve uma chegada mais rápida, praticamente de forma simultânea.

As principais modernizações,da Yamaha MT-07 2020, vieram no redesenho do banco em sua parte junto ao tanque, mais largo para apresentar melhor ergonomia e conforto, na suspensão dianteira, que foi recalibrada para ganhar maior rigidez, na suspensão traseira, do tipo mono, que agora tem possibilidade de regulagem de retorno, além das nove de pré-carga já existentes anteriormente.

O preço sugerido da Yamaha MT-07 2020 é de R$ 35.490 sem frete.

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Visual renovado

O visual agressivo e ousado da MT-07 também recebeu ajustes, com novo desenho do tanque de combustível, com defletores de ar. Além disso, o farol foi igualmente retocado e ganhou aletas inferiores.

Compondo o visual a naked da Yamaha também novo para-lama dianteiro, abas do radiador, escape da saída baixa e curta, lanterna traseira de LED e novas combinações de cores (azul metálico, cinza metálico e preto fosco), dentro do conceito batizado de The Dark Side of Japan, ou o lado escuro do Japão.

Uma estratégia para afastar a ideia de que a Yamaha MT-07 2020 seja uma moto certinha, ou conservadora, que tem no motor um verdadeiro “transgressor” pronto para fornecer adrenalina em altas doses.

Motor da Yamaha MT-07 2020

A MT-07 faz parte da família MT, que significa Master of Torque, ou Mestre da Força. Uma linha de motores que privilegia a força, ou o torque, com o artifício de um arranjo na movimentação dos pistões batizada de crossplane.

Ao contrário do usual, os pistões não funcionam um de cada vez, nem em par, mas, um quase em seguida do outro (defasagem de 270 graus no virabrequim), proporcionando uma pegada sempre vigorosa.

Esta mesma tecnologia da Yamaha MT-07 é empregada nas motos de competição da marca, como no modelo M1 que disputa o Mundial de MotoGP e na superesportiva R-1, por exemplo.

A MT-07 foi o primeiro modelo da linha MT a adotar a arquitetura de motor com dois cilindros em linha. Esta configuração permite uma moto mais esguia, maleável e bastante compacta, aproveitando a musculatura sempre alerta do propulsor.

Com 689 cm³ de cilindrada, fornece 74,8 cv a 9.000 rpm e um torque de 6,9 kgfm a 6.500 rpm. O resultado é uma motocicleta com reduzida distância entre eixos de apenas 1.400 mm, pouco superior a uma 125 cm³, por exemplo, proporcionando uma agilidade surpreendente, tanto nas cidades, quanto na hora de “enrolar o cabo”.

Posição de pilotagem da MT-07

A sensação de intimidade é imediata. Com banco a 805 mm de chão e uma equação entre altura do guidão e pedaleiras que deixa o corpo mais relaxado e levemente inclinado para frente, a tarefa de acelerar passa a ser de explorar o motor e sua admirável capacidade de retomada. Desta forma, saídas de curva, ou enfrentar o trânsito ficam facilitados.

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O painel do MT-07 fica bem destacado e tem visor totalmente digital, com iluminação em LED. Para ajudar na pilotagem, tem conta-giros em barra, com indicação de faixa de melhor aproveitamento do motor, indicador de marcha engatada, função Eco (que indica através de uma luzinha, um melhor aproveitamento da potência e torque, economizando combustível) e computador de bordo.

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Freios e suspensão

Na hora de brecar a Yamaha MT-07 2020, dois discos na dianteira com 282 mm de diâmetro e um na traseira com 245 mm. Ambos em rodas em liga leve com aros de 17 polegadas, como nos modelos esportivos. O sistema ABS é de série, mas, não possui função cornering.

A suspensão dianteira da MT-07 2020 é convencional, não invertida, com 130 mm de curso e ficou levemente mais dura para corresponder na hora da adrenalina com esportividade. Já o quadro é em tubos de aço.

A suspensão traseira da Yamaha MT-07,do tipo mono (quase horizontal) com novos ajustes, fica ancorada em balança de alumínio curva (como nas motos de competição), também tem 130 mm de curso.

As novas regulagens e ajustes acrescentaram 1 kg ao peso que passou para 183 kg,em ordem de marcha,ou já abastecida (tanque de 14 litros), que, ainda permanece baixo.

Fotos Yamaha | Divulgação

Teo Mascarenhas

Especialista na cobertura do mercado de motocicletas e competições com mais de 30 anos de experiência.

Teo Mascarenhas
1 Comentário
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    Xandú 23 de maio de 2020

    Surpreende o crossplane muita força leve e ágil painel completo
    Boa de freio e o visual e lindo
    Gosto do marcação de km de reserva..
    só pecaram na suspensão deveria ser invertida e o botão da bozina e uma negação.

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