Mitsubishi Pajero vai sair de linha no Japão; futuro global é incerto

Fábrica que produz a configuração Full será fechada devido a prejuízos bilionários que a empresa acumula durante a pandemia

Por AutoPapo 28/07/20 às 19h10
pajero Carros de 7 lugares à venda no Brasil: listamos todas as opções do nosso mercado, com preços, fichas técnicas e breve análise de cada um dos modelos.
No passado, SUV da Mitsubishi foi vitorioso em ralis (Mitsubishi | Divulgação)

A Mitsubishi anunciou que deixará de produzir o SUV Pajero Full no Japão. Motivo: a fábrica responsável pela manufatura do modelo, localizada em Sakahogi, será fechada. Trata-se de uma medida para cortar custos, uma vez que a empresa soma prejuízos de US$ 1,7 bilhão (aproximadamente R$ 8,8 bilhões) entre abril e junho deste ano e calcula que as perdas chegarão a US$ 3,4 bilhões (R$ 17,6 bilhões) até março de 2021.

VEJA TAMBÉM:

Esse défcit é o maior enfrentado pela Mitsubishi nos últimos 18 anos. Os números negativos são efeito da pandemia causada pelo coronavírus, que derrubou as vendas de automóveis em todo o planeta. A marca nipônica alega que, diante disso, decidiu encerrar as operações dispendiosas e focar em unidades mais eficientes.

O encerramento da produção do Pajero Full no Japão foi anunciado em meio a um plano de reestruturação da Mitsubishi. A estratégia da empresa será focar em mercados da Ásia continental, onde os custos de produção são menores e a margem de lucro praticada sobre os produtos é maior.

Mitsubishi Pajero Full cinza de frente em movimento
No passado, SUV da Mitsubishi foi vitorioso em ralis

Vale lembrar que, atualmente, o fabricante integra uma aliança global com a Renault e a Nissan. As três marcas têm anunciado medidas de corte de custos para estancar sangrias financeiras devido à crise. A Mitsubishi é a menor do grupo e ocupa a sexta posição entre as empresas japonesas do setor automotivo.

Mitsubishi Pajero Full é vendida no Brasil

Com o fechamento da fábrica da Mitsubishi em Sakahogi, o futuro do Pajero Full torna-se nebuloso. É que o fabricante não pretende desenvolver futuras gerações para o SUV. No país de origem, foi lançada até uma série especial de despedida. O modelo vendido no Brasil é importado justamente do Japão pelo Grupo HPE.

Porém, no Brasil a maior parte das vendas cabe a outra configuração: a Mitsubishi Pajero Sport, que, inclusive, já chegou à linha 2021. Essa configuração tem futuro mais promissor, pelo menos a médio prazo. Resta aguardar o fim da crise para entender quais serão os próximos passos da multinacional.

Foto: Mitsubishi | Divulgação

SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Francisco de Assis Ovelar 3 de janeiro de 2021

Estou na terceira Pajero Full, e com certeza continuarei fiel ao modelo, carro bonito, resistente e nunca deu problema. Se sair de linha vai ser uma pena para os que apreciam esse veículo

Avatar
Eduardo jeronimo da silva 30 de julho de 2020

Ainda estão pra projetar um suv desse porte tão bonita quanto a pajero full e aquele estepe na traseira dela é um tesão…

Avatar
Deixe um comentário