Esses 10 carros poderão ser importados ao Brasil em 2022, como antigos

Selecionamos uma dezena de veículos que estão fazendo 30 anos e, assim, estão autorizados a desembarcar no país

mclaren f1 de frente com farios acesos
Modelos com diferentes características, inclusive superesportivos, estão no listão (Foto: McLaren | Divulgação )
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 30/01/2022 às 07h49
Atualizado em 11/08/2022 às 16h25

A legislação brasileira só permite que carros sejam importados para o país em duas circunstâncias: ou o veículo deve ser zero-quilômetro, ou então deve ter pelo menos 30 anos e ser trazido unicamente para fins de coleção. É que, a partir dessa idade, ele já é enquadrado como antigo e deve, inclusive, receber a placa preta.

VEJA TAMBÉM:

Vale lembrar que trazer um veículo do exterior não é um processo simples, tampouco barato. Afinal, ao cruzar a fronteira, o bem será tributado com IPI, PIS/PASEP, Cofins e ICMS. Isso, sem falar nos custos com frete e com taxas portuárias. No fim das contas, não é raro que o valor dessas despesas até ultrapasse o preço do carro a ser importado.

De qualquer modo, existem alguns colecionadores dispostos a arcar com todos esses gastos, em troca da exclusividade ter um carro antigo importado. Também há empresas especializadas em tal processo, capazes de alimentar esse nicho pequeno, porém fiel, de entusiastas.

Veja 10 carros que já podem ser importados ao Brasil em 2022

Por isso, o AutoPapo enumerou 10 carros que fazem 30 anos em 2022 e, portanto, poderão ser importados para o Brasil. A relação inclui modelos de diferentes segmentos e faixas de preços. Seja para colocar uma desejada máquina na garagem ou apenas para sonhar mesmo, confira o listão!

1. Hummer H1

hummer h1 wagon de frente andando no gelo
Hummer H1 é a versão civil do militar Humvee

O Hummer H1 é a versão civil do Humvee, o jipão do exército dos Estados Unidos. Em relação ao modelo militar, ele traz uma cabine bem mais confortável, mas mantém a excepcional capacidade off-road. Sob o capô, há um motorzão V8 6.2 a diesel de 152 cv.

Já dirigimos o Humvee, versão militar do jipão: assista ao vídeo!

2. Dodge Viper

dodge viper 1992 vermelho de frente
Dodge Viper tinha motor V10

Se é para ter um carro antigo importado, que tal um neoclássico da indústria estadunidense? O lançamento do Dodge Viper ocorreu exatamente em janeiro de 1992, de modo que as unidades do primeiro ano de fabricação já podem desembarcar no Brasil. Além do design irretocável, o esportivo impressiona também pela performance do motor V10 8.0 de 406 cv.

3. GMC Thyphoon

gmc typhoon sport utility 1992 preto de frente
Em desempenho, Thyphoon deixava muito carro esportivo para trás

Eis aqui um SUV de respeito: além do projeto raiz, o Thyphoon tem motorização digna de superesportivo. Desenvolvido com base no GMC Jimmy, o modelo trazia um V6 4.3 turbo de 284 cv, além de suspensão e freios preparados. Em linha reta, o desempenho  superava o do Porsche 911 e o da Ferrari 348 da época. A produção começou em 1992 e terminou já no ano seguinte.

4. Volkswagen Golf GTI VR6

volkswagen golf gti vr6 mk3 preto de frente
Primeiro Golf com motor VR6 desenvolvia 174 cv, potência descomunal para um hot hatch da época

Até existem alguns exemplares do primeiro Golf VR6 no Brasil, importados entre 1995 e 1996. Mas esse número é bastante limitado, de modo que talvez seja mais fácil trazer uma unidade dos Estados Unidos que comprar um dos carros existentes por aqui. A terceira geração do hatch foi a primeira a utilizar o motor 2.8 de seis cilindros: essa versão estreou mundialmente em 1992 e, então, desenvolvia 174 cv.

5. Audi 100 S4

audi 100 s4 sedan de frente em movimento
Audi 100 deu origem ao primeiro S4

Outro alemão memorável que agora pode ser trazido ao Brasil, já com o status de antigo, é o Audi 100 S4. Há 30 anos, o sedan e a perua da gama ganhavam a variação esportiva, equipada com um poderoso motor de cinco cilindros 2.2 turbo, capaz de desenvolver 230 cv. A marca alemã ainda produziu algumas unidades com um V8 4.2 de 280 cv: esse modelo, porém, é muitíssimo raro inclusive no exterior.

6. BMW M3

bmw m3 coupe e36 1993 amarelo de frente
M3 da geração E36 está fazendo 30 anos

Para alguns entusiastas, a geração E36 foi a melhor da história do BMW Série 3. A variação esportiva M3 dessa safra estreou justamente em 1992, mais precisamente em novembro; assim, é raro encontrar unidades do primeiro ano de produção. Quem conseguir localizar um exemplar e tiver condições de importá-lo poderá desfrutar do belo design da carroceria cupê e do desempenho do motor 3.0 de seis cilindros em linha, com 286 cv.

7. Mazda RX-7

1993 mazda rx 7 amelia island
Motor Wankel sempre foi diferencial do Mazda RX-7

As décadas de 1980 e 1990 foram áureas para a indústria automobilística japonesa, que produziu esportivos icônicos. Um deles foi o Mazda RX-7, que atingiu o ápice na terceira geração. Além do design ainda agressivo, o cupê tem como destaque o motor rotativo Wankel de duplo rotor com sobrealimentação. Inicialmente, ele desenvolvia 255 cv.

8. Ferrari 456 GT

ferrari 458 gt prata de frente
Na linha Ferrari, o 456 GT é um dos modelos mais marcantes dos anos 90

Ferrari é sinônimo de sonho, e os brasileiros mais abastados têm mais uma opção no catálogo para realizá-lo em 2022: a 456 GT agora completa 30 anos e entra no rol de carros que podem ser importados ao país. O destaque é o musical motor V12 5.5 dianteiro, capaz de produzir 442 cv. De quebra, o comprador leva um dos poucos esportivos da história da marca italiana dotados de banco traseiro.

9. Jaguar XJ220

jaguar xj200 prata de frente 1
Design e desempenho são os atrativos do XJ220

Belo, rápido e… Controvertido. Esse é o Jaguar XJ220, que impressionou pelo design e pelo desempenho do motor V6 3.5 biturbo de 507 cv. Porém, a dirigibilidade decepcionou: pilotos e especialistas consideraram, na época, que ela não estava no nível dos superesportivos contemporâneos. As vendas também ficaram abaixo das previsões do fabricante. Mas, hoje, nada disso importa, e o modelo é um desejado (e caríssimo) colecionável.

10. McLaren F1

mclaren f1 leilao pebble beach 7
Recorde de velocidade do McLaren F1 perdurou por cerca de 20 anos

Já que a ideia é gastar rios de dinheiro para ter um importado exótico, melhor optar logo pelo mais veloz dos supercarros do século XX. O McLaren F1 entrou para o livro dos recordes ao atingir ainda incríveis 372 km/h, graças à ótima aerodinâmica e ao motor V12 6.1 de 627 cv, originário da BMW. Mas prepare-se, pois os preços do superesportivo estão na casa dos milhões de dólares.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
monica mesquita 2 de maio de 2023

TENHO UMA MERCEDES 190 D , ANO 1985, DE MINHA PROPRIEDADE EM PORTUGAL, GOSTARIA DE INFORMAÇÕES PARA IMPORTAÇÃO PARA BRASIL
obrigada
monica

Avatar
Lucas 1 de fevereiro de 2022

Esse Mazda RX-7 é show de bola

Avatar
KARLOS RODRIGO MENDES VELASCO 31 de janeiro de 2022

Vou esperar quando puder importar um koenigsegg mais uns 25 anos ainda dá tempo…

Avatar
Augusto Martini 18 de julho de 2022

Quando for um lixo e não tiver mais no mercado você pode importar, ou seja daqui a 20/ 30 anos.

Avatar
AUGUSTO 30 de janeiro de 2022

ESSE VIPER DA PRIMEIRA GERAÇÃO SEMPRE FOI MEU SONHO DE CONSUMO

Avatar
Deixe um comentário