Os 10 melhores carros usados de 2021 entre R$ 20 mil e R$ 120 mil

Confira modelos seminovos ou mais velhinhos por faixa de preço que podem ser uma boa opção para a sua garagem

bmw 328i sedan sport line 2012 2015jpg
BMW 328i é uma das opções da lista (Fotos: Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 01/11/2021 às 12h03
Atualizado em 22/08/2023 às 13h46

Carros usados são uma boa oportunidade para fugir dos preços elevados dos modelos 0 km. E também para pegar um modelo mais espaçoso, equipado e legal do que um compacto peladão. Por esta razão, separamos diferentes opções de veículos já rodados em diferentes faixas de preço.

Fizemos uma escala gradual a partir de R$ 20 mil, com uma pequena margem de erro de R$ 2 mil para cima ou para baixo. Ou seja, na primeira opção, pesquisamos exemplares na faixa de R$ 18 mil a R$ 22 mil, na de R$ 30 mil, de R$ 28 mil a R$ 32 mil, e assim sucessivamente.

Todos os preços médios aqui não foram inventados nem previstos em uma bola de cristal. Foram pesquisados nos principais sites de venda e compra de carros, como a KBB Brasil, na última semana de outubro de 2021.

VEJA TAMBÉM:

Se você está pensando em comprar um seminovo, não deixe de conferir todo o seu histórico: passagem por leilão, indício de sinistro e restrições e impedimentos, entre outros itens. Basta ter a placa do veículo e acessar a Olho no Carro (CLIQUE AQUI). Ganhe 15% de desconto com o cupom AUTOPAPO.

Melhor carro usado até R$ 20 mil: Chevrolet Corsa

chevrolet corsa carros ate 20 mil
A terceira geração do Corsa, segunda no Brasil, ficou maior e inaugurou o mercado de compactos premium junto do Polo
  • Carroceria: hatch
  • Porte: compacto
  • Anos: 2010 e 2011
  • Motor: 1.4 8V flex de 105/99 cv
  • Versões: Maxx e Premium

A segunda geração do hatch compacto não fez o mesmo sucesso da primeira – até porque conviveu com ela e com o Celta -, mas é um carro com boa dirigibilidade e mecânica conhecida. O motor 1.4 é antigo, porém garante robustez e um desempenho interessante para a cidade, além de manutenção com custo bastante razoável. Por isso está entre os melhores carros usados de 2021.

Só que é preciso pesquisar modelos com ar-condicionado de fábrica, já que o item era opcional – evite unidades com ar instalado fora da rede. Pelo menos, a configuração Maxx, que era a topo de linha, tem direção hidráulica, trio elétrico e ajuste de altura do banco do motorista de série.

R$ 30 mil: Fiat Palio Weekend

lateral fiat palio weekend adventure
Última safra permaneceu em produção até 2020
  • Carroceria: station-wagon
  • Porte: compacta
  • Anos: 2010 a 2012
  • Motor: 1.8 16V flex de 132/130 cv
  • Versões: HLX, Trekking e Adventure

A perua derivada do Palio de primeira geração foi uma das últimas station-wagons compactas do mercado. Sua trajetória de sucesso e o pesinho extra na traseira garantem um comportamento dinâmico bem melhor que o do hatch que lhe deu origem.

As opções Adventure são o destaque pelo nível de equipamento, assim como pelos apliques estéticos e a suspensão reforçada, o que garante uma dose a mais de robustez para o carro. O motor 1.8 E.torQ está longe de ter rodar suave e eficiente, mas o desempenho a partir de médios giros agrada bastante – fuja das versões com caixa Dualogic se quer um dos melhores carros usados.

R$ 40 mil: Ford EcoSport

ford ecosport 2011 prata
  • Carroceria: utilitário esportivo/crossover
  • Porte: compacto
  • Anos: 2011 a 2012
  • Motor: 1.6 8V flex de 107/101 cv
  • Versões: Freestyle e XLT

O modelo que mudou o conceito de utilitário esportivo é uma boa opção de compra entre os usados, ainda mais se você estiver de olho em um SUV genuinamente urbano. Tudo bem que a primeira geração do Eco – cujo último ano de produção foi justamente em 2012 -, nada mais é que um Fiesta alto, mas o modelo tem bom vão livre do solo e lida bem com a buraqueira.

Além disso, carrega o 1.6 da consagrada (e bem disposta) família Zetec Rocam, que tem manutenção regular e facilidade para encontrar peças. Esse Eco é o com o face-lift que o deixou com cara de Land Rover (isso depois da Ford ter vendido a marca…).

A Freestyle foi a versão mais vendida da linha por anos e é bem completinha, com ar, direção hidráulica, trio elétrico e som com entrada USB, além de molduras na carroceria que emprestam um ar jipeiro. Lembre-se que o SUV tem acabamento interno bem ruim e simples.

Melhor carro usado até R$ 50 mil: Volkswagen Up!

vw up 2016
  • Carroceria: hatch
  • Porte: subcompacto
  • Anos: 2016 a 2017
  • Motor: 1.0 12V turboflex de 105/101 cv
  • Versões: Move e High

Se você não precisa de espaço e quer um carrinho bastante esperto e econômico para a cidade, a pedida entre os melhores carros usados é o Up!. Apesar de ter tido a produção encerrada recentemente, o carro continua valorizado entre os usados, carrega a fama de robustez da marca alemã e tem um nível de dirigibilidade afinado.

Além do comportamento dinâmico, o Up! se destaca pelo motor turbo da sempre cultuada família TSI. Tem ótima força em baixos giros e é eficiente. A manutenção, contudo, é mais cara na comparação com o aspirado. Entre os itens da versão High, controle de tração, ar, direção elétrica, trio, bancos de couro, rodas de liga leve e som com USB.

R$ 60 mil: Toyota Corolla

toyota corolla 2011
  • Carroceria: sedã
  • Porte: médio
  • Anos: 2011 a 2013
  • Motor: 2.0 16V flex de 153/142 cv
  • Versões: XEI e Altis

Claro que não deixaríamos um Corolla de fora desta lista de melhores carros usados. Mesmo com cerca de uma década de uso, a geração anterior do consagrado sedã médio da marca japa é sempre uma boa opção entre usados. Nesta faixa de preço, é possível, inclusive, pegar versões mais completas do modelo.

Estas usam o motor 2.0, que tem performance que privilegia o conforto, mas que proporciona boas arrancadas sem cobrar muito na hora de reabastecer. O ponto fora da curva é o câmbio automático de quatro marchas, defasado e que deixa alguns delays a médios giros.

A configuração Altis, topo de linha desta “era”, chama a atenção pelo recheio. Quatro airbags, câmera de ré, freios ABS, faróis de xênon com regulagem de altura, retrovisores rebatíveis eletricamente, ar-condicionado automático, bancos de couro, sensores de luminosidade e de chuva e volante com regulagens de altura e profundidade estão entre os itens de série.

R$ 70 mil:  Chevrolet Spin

chevrolet spin lt
  • Carroceria: minivan/monovolume
  • Porte: compacta (o)
  • Anos: 2017 a 2019
  • Motor: 1.8 8V flex de 111/106 cv
  • Versões: LTZ e Activ

Para quem precisa de um carro funcional e com espaço, e não está afim de pegar um modelo muito velho, a minivan compacta da GM pode ser a saída. A despeito do desenho controverso – a linha 2019 já é a com a remodelação de meia-vida -, o monovolume ainda oferece opção de sete lugares, além da conveniência do câmbio automático.

O motor 1.8 é velho conhecido de guerra e o acabamento não inspira nenhum requinte. Porém, a opção LTZ 2019 é bem equipada. Vem com câmera e sensores de ré, monitoramento de pressão dos pneus, ar, trio, bancos de couro, piloto automático, sensores de chuva e de luminosidade, além da central MyLink com espelhamento de celular.

R$ 80 mil: Volkswagen Golf

volkswagen golf highline 1 easy resize.com
  • Carroceria: hatch
  • Porte: médio
  • Anos: 2013 a 2016
  • Motor: 1.4 16V turboflex de 150 cv (ou 140 cv apenas com gasolina)
  • Versões: Highline

Que tal botar um pouco de diversão nas suas opções de seminovos? Pois o hatch médio oferece isso de forma bastante contundente. Desempenho instigante com o motor 1.4 turbo, dinâmica veicular precisa e firme, seja em curvas ou em altas velocidades, dirigibilidade acima da média e o nome que carrega uma tradição incrível.

As variantes Highline desse Golf VII ainda oferecem boa dose de equipamentos que o colocam como um dos melhores carros usados. Controles de tração e de estabilidade, seis airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado automático bizona e retrovisor eletrocrômico são itens de série.

Mas é preciso pesquisar para pegar modelos com couro, câmera de ré, faróis de xenônio, chave presencial e itens de auxílio ao motorista, como alerta de colisão frontal com frenagem de emergência – todos opcionais. Também é preciso ficar atento ao alto custo de manutenção e ao preço do seguro do Golf.

Garantia de 3 meses para carro usado só vale para motor e caixa? Boris Feldman explica:

 

R$ 90 mil: Hyundai Creta

Hyundai Creta 2019
  • Carroceria: utilitário esportivo/crossover
  • Porte: médio-compacto
  • Anos: 2017 a 2018
  • Motor: 2.0 16V flex de 166/156 cv
  • Versões: Pulse e Prestige

O SUV tem porte de médio, mas atua na categoria de compactos. Com isso, o espaço interno e o conforto são pontos altos no carro fabricado em Piracicaba (SP). O motor 2.0 é o mais indicado para mover o modelo de quase 1.400 kg, com bom desempenho em médias rotações e câmbio automático bem sincronizado. Só não espere muita economia de combustível.

Outro destaque do Creta é o custo de revisão, um dos mais baixos do segmento. Além disso, modelos 2017 e 2018 estão no fim da garantia de cinco anos. As opções destacadas também mandam bem no recheio: seis airbags, controles de estabilidade e tração, ar automático, couro, retrovisores rebatíveis eletricamente e central blueMedia.

R$ 100 mil: Jeep Renegade

Traseira do Jeep Renegade na estrada
  • Carroceria: utilitário esportivo
  • Porte: compacto
  • Ano: 2016
  • Motor: 2.0 16V turbodiesel de 170 cv
  • Versões: Longitude e Trailhawk

O nosso guia com os melhores carros usados tem espaço também para um SUV que permite brincar mais sério no fora de terra. O Renegade nas versões 2.0 usa conjunto muito bem entrosado, que reúne o forte motor turbodiesel com a transmissão automática de nove marchas da ZF exemplarmente escalonada. Completa o pacote a tração 4×4 com opção de reduzida.

A derivação Trailhawk tem apelo ainda mais jipeiro no visual e é a mais completa da linha desde o lançamento. Controles de estabilidade, de tração, de subidas e de descidas, câmera de ré, ar automático bizona, sensores de luminosidade e de chuva, retrovisor eletrocrômico e central multimídia Uconnect.

Outra vantagem do conjunto diesel do Jeep é que as revisões têm intervalos maiores, de 20 mil km – as flex são a cada 12 mil km. É preciso estar atento ao espaço traseiro, que não é tão generoso, e ao porta-malas acanhado.

R$ 120 mil: BMW 328i

bmw 328i sedan sport line 2012 2015jpg
  • Carroceria: sedã
  • Porte: médio-grande
  • Anos: 2013 a 2015
  • Motor: 2.0 16V turboflex (ou a gasolina pré-2015) de 245 cv
  • Versões: Sport

Elevamos um pouco a régua e fechamos nosso guia de melhores carros usados com chave de ouro. O BMW 328i reúne tudo que se espera de um automóvel da marca alemã. Acerto esportivo, construção sólida e desempenho vigoroso são só algumas das qualidades desta “antiga” geração do Série 3.

A performance é garantida pelo quatro cilindros com torque de sobra já a partir das 1.250 rpm, tração traseira e câmbio automático de oito marchas. Nos itens de série, seis airbags, controles de estabilidade e tração, sensor de ré, bancos de couro, ar automático bizona, chave presencial, banco do motorista com regulagens elétricas, faróis de xenônio, entre outros. Mas não se esqueça que manutenção de carro de marca premium é sempre uma facada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leonardo 13 de janeiro de 2022

Golf 1.4 TSI? Só esqueceram que o cambio DSG 7 marchas desse carro é um chamariz de oficina.

Avatar
Marcelo 28 de fevereiro de 2022

Verdade, todos que conheço com menos de 100 mil dão defeito e vai 10-15k pra arrumar.

Avatar
Leonel Da Rocha Neves 18 de novembro de 2021

Porque o Nissan kickis 2019/2020 está de fora o carro ótimo econômico robusto tenho um com 16,000km nada a reclamar

Avatar
Danilo 19 de dezembro de 2021

Pelo mesmo motivo que o Marea está de fora…

Avatar
Polvo 5 de novembro de 2021

Esse Corsa 1.4 é muito bom, anda bem, é econômico, as peças são baratas, o espaço interno é infinitamente melhor que o Corsa antigo ou Celta.

Avatar
PAULO 5 de novembro de 2021

Palio weekend? Ecosport? Matou a matéria.

Avatar
Gumar 4 de novembro de 2021

Ei Bóris beleza?! Porque tenho, ou tive, vários desses modelos aí, vou comentar:

Celta: já tivemos, há muito tempo, e não acho nada de especial no carro que mereça um destaque. É apenas um parcialmente confiável, como se espera, e concordo que até R$20 mil talvez seja mesmo uma boa opção.

EcoSport: a versão que tivemos, Titanium 2.0 2013, não me deixou saudades, apesar de ter um baita motor, sem ser econômico, e um muito bom nível de acabamento, e só. Pouca inovação mecânica e um bom desempenho. Acho que a versão que tivemos hoje passaria dos R$40 mil.

Up Tsi: temos um até hoje, desde 2016, e não penso em me desfazer dele tão cedo. Excelente motor e dirigibilidade, forte e econômico, parece que faz mágica. Adora estradas e curvas! A carroceria tem rigidez digna da família. Foi um dos que mais me surpreendeu. Só falta mesmo mais acabamento.

Toyota Corolla: já tivemos vários modelos, de 2007 a 2014, e foi um dos carros mais confiáveis que já tive o prazer de dirigir. Eficiente e relativamente econômico, afinado e preciso. É um daqueles que deixa saudade.

Golf TSi: temos um na versão 1.4 ano 2018, que dispensa comentários. Vou resumir assim: dirigibilidade, agilidade, prazer em dirigir: sem concorrentes até a sua faixa de preço. Na cidade é um prazer! Na estrada, um espetáculo!

Jeep Renegade: ainda não tive um mas pretendo, desde que não seja a versão brinquedo caro. Renegade, só a versão 4×4 turbo. Aquela versão com motor Fiat 1.8, além de ser beberrão, para mim, um engodo: é só carroceria e itens de perfumaria. Fiz um teste na versão turbo e adorei!

Avatar
Paulinho 4 de novembro de 2021

Ótimo comentário de quem realmente conhece carro na prática, parabéns!!
Realmente o UP TSI é um leão disfarçado de cordeirinho, põe carro compacto nisso!!!
É vender e se arrepender.

Avatar
André Martani 4 de novembro de 2021

Na faixa de 30 mil, v eu iria de Fit. Você encontra modelo completo e automático ano 2009. Se for manual, é econômico e você encontra modelo EX até com Cruise Control e AC digital.

Avatar
Eu 4 de novembro de 2021

kkkk. Pálio melhor que Etios?

Avatar
Bruno Dias 4 de novembro de 2021

Enquanto nao tenho 120 mil vou driblando de fiat uno

Avatar
Odonildo Coelho 4 de novembro de 2021

Duvido achar os carros citados de 80 a 120k por esse preços, estão muito mais caros na realidade atual.

Avatar
Paulinho 4 de novembro de 2021

Aqui na minha cidade Torres.RS tem, inclusive Golf mesmo ano e mais barato que este da reportagem.
Carro na concessionária e com garantia.

Avatar
Paulinho 3 de novembro de 2021

E a tracker premier turbo 1.4, 2019 com motor 4 cilindros que mais parece uma usina de força embaixo do capo ??? Que só não estaciona sozinha, o resto mais da “perfumaria” tem tudo”!!!
Porque ficou fora desta lista?

Avatar
Célio 3 de novembro de 2021

Mostrar Peugeot 3008 2016

Avatar
Jonh 5 de janeiro de 2022

E Peugeot/Renault/Citroen são lá carros ?

Avatar
Bom dia amigo, sou meio leigo no assunto. Queria saber se o sandeiro vale a pena comprar, ja que situou esses fabricantes aí. 4 de fevereiro de 2022

Bom dia amigo, sou meio leigo no assunto. Queria saber se o sandeiro vale a pena comprar, ja que situou esses fabricantes aí.

Avatar
Deixe um comentário