Veja 10 picapes que serão lançadas no Brasil em breve

Segmento continua a crescer e a atrair investimentos. Novidades se concentram na categoria de médias e em soluções anti-Fiat Toro

ford maverick lariat 18
A picape Maverick já teve o lançamento no Brasil confirmado pela Ford (Foto: Ford | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 27/09/2021 às 12h21

Picape é um mercado que não conhece retração. Se muitas outras carrocerias perdem espaço em favorecimento aos SUVs, os modelos com caçamba crescem em vendas e reservam muitos lançamentos para os próximos quatro anos no nosso mercado.

Tem para gostos variados. Teremos a volta e a estreia de picaponas de marcas tradicionais, como GM e Ford, muitos modelos médio-compactos para beliscar as vendas da renovada Fiat Toro e até estreia de novos conjuntos mecânicos na líder absoluta entre as pequenas.  Confira as picapes que serão lançadas no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

1. Peugeot Landtrek

peugeot landtrek 2011pj010
A Peugeot Landtrek usa plataforma chinesa (Foto: Peugeot | Divulgação)

Até o fim do ano a marca francesa vai voltar a se aventurar neste mercado, mas, desta vez, com um exemplar para a categoria de médias. Com 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 3,18 m de entre-eixos, a Landtrek será montada no Uruguai, de onde virá para o Brasil de olho na Toyota Hilux.

A picape é fruto da parceria do PSA Groupe (holding entre Peugeot e Citroën dona da Opel e que hoje faz parte da Stellantis) com a chinesa Changan. Para o mercado brasileiro, será equipada com motor 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 kgfm, câmbio automático e capacidade de carga de mais de uma tonelada.

2. Nissan Frontier

Nissan Navarra Frontier no Brasil
Nissan Navarra é a Frontier no Brasil (Foto: Nissan | Divulgação)

A Frontier acaba de estrear uma nova série limitada X-Gear já como linha 2022, mas sua remodelação está próxima. Entre o fim do ano e primeiro trimestre do ano que vem, a picape média produzida em Córdoba (Argentina) adotará o face-lift já aplicado no modelo lá fora, que se chama Navara em vários mercados.

No desenho, terá nova grade pronunciada e do tipo colmeia com faróis retilíneos e mais integrados ao conjunto frontal. O nome do modelo aparecerá em relevo no alto da entrada de ar. Na traseira, lanternas com novas seções. Os motores serão o mesmo 2.3 turbodiesel com potências de 160 cv ou 190 cv (biturbo), tração 4×4 e caixa automática de sete velocidades.

3. Ford F-150

ford f 150 limited supercrew cinza escuro fretne parada
A Ford F150 já é vendida na Argentina com motor 5.0 V8 e pode chegar em breve (Foto: Ford | Divulgação)

Ter essa picapona aqui é um projeto antigo da Ford, e sonho dos seus fãs – o modelo até é comercializado no nosso mercado, mas por importação independente. Contudo, parece que agora vai e que a F-150 será uma das picapes que serão lançadas no Brasil em 2022. O modelo foi reestilizado em 2020 nos EUA e ganhou itens de auxílio ao motorista.

A F-150 deverá ser importada dos Estados Unidos com motor V8 de 400 cv e 55,2 kgfm, câmbio automático de 10 marchas e tração 4×4. O preço ficará entre R$ 350 mil e R$ 400 mil, para brigar com a RAM 1500.

4. Chevrolet Montana

Teaser Chevrolet Nova Montana
A Nova Montana é feita na plataforma do Tracker para competir com a Fiat Toro (Foto: Chevrolet | Divulgação)

A velha Montana deixou de ser produzida para abrir espaço na fábrica de São Caetano do Sul para uma nova geração. Põe nova nisso, inclusive em tamanho e posicionamento. Com estrutura em monobloco e arquitetura do Tracker, a picape agora será uma médio-compacta para fazer graça no segmento dominado pela Fiat Toro.

Os motores vão ser os mesmos que equipam a linha do utilitário esportivo. As versões de entrada da Montana usarão o 1.0 turbo de 116 cv, enquanto a topo de linha virá com o 1.2 turbinado de 133/132 cv. O câmbio será sempre o automático de seis marchas.

5. Renault Duster Oroch

renault duster oroch dynamique 20 verde em movimento
Modelo ainda ostenta o visual antigo do Duster (Foto: Renault | Divulgação)

A picape que inaugurou a categoria de médio-compactas, mas que nunca fez cosquinha nas vendas da Toro, finalmente vai (tentar) acompanhar a remodelação do Duster. Adotará nova grade e faróis, e o para-choque será redesenhado.

A melhor novidade, porém, ficará para a motorização. Além do 1.6 SCe de até 120 cv, a Oroch deve receber o 1.3 turboflex que estreou no Captur. São 170/162 cv de potência.

6. Ford Maverick

ford maverick hybrid xlt 6
Apesar de ser irmã do Bronco Sport, a Maverick traz estilo mais parecido com as picapes da série F (Foto: Ford | Divulgação)

A resposta da Ford para a Toro foi apresentada nos EUA em junho. Só não espere o mesmo tamanho da rival da Fiat, tampouco desenho arrojado. A marca norte-americana apostou no estilo mais quadradão da Ranger para fazer sua nova picape de entrada.

Apesar de maior que a Toro, a Maverick vai se valer a mesma lógica da rival. O modelo da Ford usa monobloco e a plataforma C2, a mesma do Bronco Sport e que servia à falecida linha Focus. Para cá, deverá ser importada do México com opções de motores 1.5 e 2.0 turbo.

7. Renault Alaskan

Renault Alaskan deve chegar ao mercado brasileiro em breve
Irmã gêmea da Frontier virá da Argentina (Foto: Renault | Divulgação)

O inédito modelo médio da marca francesa parece uma novela mexicana. Ou melhor, argentina. Isso porque desde a sua apresentação controversa no Salão de São Paulo de 2018 que a Alaskan vive idas e vindas constantes – no próprio autoshow, chegou a ser exposta e depois retirada do estande…

Fato é que a Alaskan é produzida desde o fim de 2020 na Argentina, sobre a mesma base e na mesma fábrica da Nissan Frontier. E mesmo com bons contratos de exportação, não dá para justificar um investimento em uma picape média na vizinhança sem contar com o mercado brasileiro. Por isso, o exemplar da Renault deve ser uma das picapes que serão lançadas no Brasil em breve.

8. Volkswagen Tarok

volkswagen tarok concept azul lateral em movimento por do sol
A Tarok chega apenas em 2025 (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Outra novela picapeira. No mesmo Salão de São Paulo de 2018 a VW apresentou o conceito Tarok que visivelmente já estava bem próximo do modelo de produção. Só que a marca alemã suspendeu por mais de uma vez o projeto de sua anti-Toro, para felicidade da Fiat.

Uma pena, porque ao que tudo indica, a Tarok está entre as picapes que serão lançadas no Brasil com bastante atraso, só lá para entre 2024 e 2025. Feita sobre a plataforma MQB, será equipada com o mesmo motor 1.4 TSI de 150 cv que encontramos no T-Cross e no Taos. Há expectativa também de uma variante turbodiesel e com tração 4Motion.

9. Chevrolet Silverado

chevrolet silverado ltz duramax crew cab azul rebocando um trailer
Os nossos vizinhos do Uruguai podem comprar uma Silverado 1500 com motor 3.0 diesel de forma oficial (Foto: Chevrolet | Divulgação)

A picapona já teve sua volta para o Brasil confirmada por um executivo da GM, que deu com as línguas nos dentes durante a apresentação da Silverado na Argentina, no ano passado. O modelo – que foi importado da Argentina entre o fim dos anos 1990 e início dos 2000 duas gerações atrás – deverá ser lançado até o primeiro trimestre do ano que vem.

Para brigar com a RAM 1500 e a Ford F-150, a Silverado será importada do México na configuração 1500. Esta é dotada de um motorzão 3.0 turbodiesel de seis cilindros, com 280 cv de potência e 62,9 kgfm de torque. O câmbio automático tem 10 marchas e a tração, claro, é 4×4.

10. Fiat Strada

nova fiat strada 2021 volcano cabine dupla vermelha frente
Faróis Full-LED vêm de série na versão top de linha (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)

A líder absoluta das picapes do país ganhará duas novidades mecânicas. Uma delas é o aguardado câmbio automático do tipo continuamente variável (CVT). A outra é o motor 1.0 turbo de aproximados 130 cv de potência, que chegará antes no SUV Pulse, em outubro.

A estreia do câmbio CVT na nova Strada estava prevista para agosto/setembro deste ano, só que a pandemia e a falta de semicondutores afetaram a produção e os planos da marca italiana. Agora, a previsão é que a picape use este conjunto já a partir de dezembro.

Bônus: Great Wall Poer

great wall poer
A picape é um dos modelos cotados para estrear a produção nacional da Great Wall (Foto: Great Wall | Divulgação)

Depois de comprar a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), a Great Wall prepara seus lançamentos no Brasil. Uma das primeiras estreias será no segmento de picapes médias, com sua gama Poer, prevista para ser importada no primeiro semestre de 2022.

Pouca coisa maior que uma Hilux, o modelo deverá chegar com itens de condução semi-autônoma. Na China, usa dois motores: 2.0 turbo a gasolina com 190 cv e 2.0 turbodiesel de 163 cv. O câmbio é automático de oito marchas e há opções de tração 4×4.

Bônus 2: Chery Tiggo PUP

chery tiggo7 2020
Modelo terá como plataforma o SUV Tiggo 7, que receberá uma reestilização (Foto: Chery | Divulgação)

Essa ainda vai demorar, mas também está entre as picapes que serão lançadas no Brasil. Trata-se de mais uma rival para a Toro, que foi adiantada em um evento da marca chinesa na África do Sul. A PUP usará a plataforma do Tiggo 7 e será lançada por lá em 2023. Para o Brasil, o Grupo Caoa já estuda a possibilidade de produzir o modelo em Anápolis (GO), coisa para 2024/25.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Arthur junior 22 de dezembro de 2021

cade a picape ISUZU essa sim é PICA-UP

Avatar
Iracema 3 de outubro de 2021

Só faltou a picape Mahindra e a picape Musso da Ssangyong,para esse comparativo.
Teremos uma picape cabine simples ou estendida com banco para 3 passageiros que carregar mil quilos em sua caçamba, que será para trabalho.

Avatar
Pedro Pinto 2 de outubro de 2021

Acho bom cada um preservar bem o seu carro. Passo o pano todo dia na minha Spin 2013.

Avatar
Regis Marco Rodrigues 2 de outubro de 2021

Maverick não picape bom não tem peças no Brasil.

Avatar
Roberto Dias Santos 1 de outubro de 2021

Bacana, Me ajudou muito seu conteudo, somente para complementar, tem um programa chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse programa é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode divulgar de forma automática nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue ter mais trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para anunciar e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Agradecido por sua atenção

Avatar
Celio 30 de setembro de 2021

Eu já gostava era das minivans, até conhecer os sedãs.

Avatar
adinaldo mundim 28 de setembro de 2021

MAS O QUE ACONTECE COM O BRASIL? “TODOS” OS “LANÇAMENTOS” DE CARROS ESTÃO INDO PRA TODOS OS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL,E NO BRASIL ACONTECE O CONTRÁRIO, TODO DIA UM MODELO OU MARCA DEIXA DE SER PRODUZIDO AQUI!!

Avatar
José Carlos dos Santos 28 de setembro de 2021

O mundo automotivo apostando alto em SUV e picapes. Que saudade dos belíssimos e confortáveis sedãs… Eta febre de carros altinhos e caríssimos que não passa!

Avatar
Edmilson Pinheiro 28 de setembro de 2021

Já eu tenho saudades das charmosas e confortáveis peruas, minha última deixou saudade, acho que nunca mais terei condições de comprar outro carro daquele nível

Avatar
Deixe um comentário