10 sinais de que a embreagem do carro vai dar problema

Confira como prevenir dores de cabeça ao identificar possíveis problemas nesse componente essencial para o sistema de transmissão

pe na embreagem
Pedal da embreagem pode dar sinais claros de problemas (foto: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 15/04/2021 às 13h15
Atualizado em 15/04/2021 às 18h10

Sabe aquele papo de que o corpo dá sinais de que você vai ficar doente? Pois é, com o carro que está na sua garagem é bem parecido. O automóvel reúne diversos componentes e conjuntos mecânicos que, antes de darem defeito por completo, emitem sintomas facilmente identificáveis no dia a dia: um deles é a embreagem.

VEJA TAMBÉM:

Então fique atento aos sinais de que o carro vai dar problema e se antecipe ao defeito. E como eles são muitos e podem dizer respeito a diferentes partes do veículo, o AutoPapo fará uma série sobre quais são esses sintomas e suas possíveis causas. Começamos justamente pela embreagem e a transmissão.

1. Embreagem dura

Isso é um dos mais clássicos sinais de que a embreagem vai dar problema. Pode ser ocasionada por uma tensão excessiva ou desregulada do cabo de embreagem. E esse, se romper, você vai ficar na rua – ou ter de passar a marcha do carro “no tempo”, o que nunca é bom.

O pedal duro da embreagem pode indicar também uma folga exagerada dos cilindros de embreagem. Você pisa e o sistema não exerce a pressão adequada. Outro defeito que provoca a rigidez é a ligação fora de ajuste: quando o pedal é acionado, a ligação transmite a quantidade errada de força.

Um problema – pouco comum, é verdade, mas que não deve ser descartado por completo – é a presença de ar na linha hidráulica. O ar ocupa mais espaço que o fluido e deixa o conjunto da embreagem dura.

2. Pedal de embreagem sem folga

embreagem pedal shutterstock 693519874
Ao acionar o pedal, motorista faz desacoplar o motor e a caixa (foto: Shutterstock)

O correto é que o carro comece a se movimentar com o pedal da embreagem a partir da metade do curso. Se isso só estiver ocorrendo só quando você praticamente libera o pedal, é sinal de desgaste no sistema.

3. Pedal de embreagem trepidando

Qualquer trepidação excessiva nos pedais não é normal e o da embreagem pode ter diferentes causas. O leque é variado: pode ser desde a instalação dos discos até desgaste dos suportes da transmissão.

Cubo de embreagem danificado e mesmo restos de óleo e de graxa podem aumentar o atrito, dificultar o funcionamento dos discos e provocar a tremedeira no pedal quando a embreagem é acionada

4. Pedal de embreagem barulhento

Aquele chiado ou estalo ao acionar o pedal também está longe da normalidade. A culpa geralmente vem do rolamento, que pode estar nas últimas. Porém a causa também pode estar no desgaste do kit da embreagem como um todo. O ideal é levar logo o carro à oficina pois o problema pode atingir a caixa de câmbio.

5. Marcha arranhando

istock 140405064
Bom funcionamento do câmbio é dependente da embreagem (foto: iStock)

Isso era até normal no saudoso Fiat 147… Brincadeiras à parte, câmbio que arranha nas trocas de marchas mesmo que o motorista esteja com o pé fundo no pedal de embreagem é sinal de que algo está errado.

A causa mais comum para isso é o anel sincronizador desgastado. A peça é responsável pelo tempo e acoplamentos corretos da engrenagem. Outras possibilidades são defeitos no garfo que movimenta a engrenagem ou, em casos extremos, falta de fluido no sistema de transmissão.

6. Câmbio fantasma

Alavanca que volta ao ponto morto sozinha não significa que seu carro precise de uma sessão de descarrego – talvez seja até o caso, mas não para isso. O trambulador pode ser o problema por trás desta marcha que pula e desengata do nada.

A peça é uma espécie de ligação da alavanca com a caixa, que reproduz os movimentos da manopla. Se estiver com desgaste, o componente pode provocar esse “fenômeno”.

7. Câmbio se movimenta sozinho

Se a alavanca se movimenta a cada acelerada é preciso levar o carro para uma revisão. Ainda mais se o comando da transmissão do seu carro for por cabos metálicos. Um coxim do câmbio deteriorado causa folgas no sistema, que vão permitir que o câmbio e, consequentemente, a alavanca se movimentem.

8. Carro “patinando”

conjunto embreagem arte ernani abrahao prancheta 1
Sistema de embreagem é composto, essencialmente, por rolamento, disco e platô, que conectam-se ao volante do motor (Foto Shutterstock | Montagem AutoPapo)

Sabe quando você muda a marcha, solta o pedal da esquerda e o carro demora a tracionar, como se a embreagem ainda estivesse acionada?  É o que os mecânicos também chamam de embreagem patinando ou deslizando.

Esse é um dos principais sinais de problemas e a razão geralmente está no disco de embreagem, que pode estar com excesso de resíduos ou deteriorado. Assim, ele não consegue ser parado pelo platô no momento em que o pedal deixa de ser acionado.

9. Ruído no câmbio

Se você ouve um barulho de grilo oriundo da alavanca do câmbio que some quando você pisa na embreagem, fique atento. O defeito provavelmente está na falta de lubrificação do rolamento, peça responsável por ativar o platô. Como o componente é totalmente vedado, é preciso trocá-lo.

Contudo, o ruído em ponto morto vindo da transmissão pode ser “natural”, oriundo das engrenagens trabalhando. Daí, quando você pisa na embreagem, um eixo da caixa “perde a folga” e o barulho cessa.

10. Trepidação ao arrancar

Outro exemplo comum de sinais de que a embreagem vai dar problema. Você engata a primeira, solta a embreagem devagar, acelera… e o carro parece uma gelatina. Quase certo que a causa está no disco. Isso porque a peça deve estar com desgaste acentuado, o que afeta o seu acoplamento com o motor.

Mas não seja precipitado. Essa tremedeira ao arrancar também pode ter origem… no motor. Mais especificamente nos coxins, responsáveis por filtrar as vibrações geradas pelo processo de combustão.

Ao ligar o carro, convém deixar o pé na embreagem? Boris Feldman explica em vídeo!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
60 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Valdir Almeida De Brito 20 de novembro de 2023

Meu carro é um palio 2003 ta com um problema na embreagem quando eu ando bastante com ele aí abaca ficando sem embreagem queria saber o motivo de acontecer isso

Avatar
Sebastião Pereira dutra 16 de maio de 2023

Enormal a camionete strada ter a embreagem um pouco dura 1.4 fire 2013

Avatar
Lucas Padilha 10 de fevereiro de 2023

O meu carro ta até agora trepidando a embreagem, quando vou arrancar dependendo do tipo que solto ela, ele treme, mais não é sempre. Até agora não mandei mexer e viajeio muito com ele rodo bastante. Se você levar o carro na oficina por qualquer problema que apresentar você fica endividado, não dá para seguir as recomendações dessas páginas bestas que tem na internet, vai te dar muito gasto. E essa conta quem vai pagar vai ser vc ninguém vai te ajudar, leve na oficina quando realmente precisar. Cuide mais da sua saúde do que de seu carro, o carro pode esperar, a saúde não. Tem muita coisa que apresenta problemas no carro que ele vai andar normalmente, eu sei porque o meu eu viajeio longe com ele com várias problemas e coisas para arrumar. Ignore a recomendação dessas páginas e evite gastos!

Avatar
Antônio Augusto 15 de março de 2024

Então o seu conselho é o que deve ser seguido? Você fala que viaja com o carro cheio de problemas, sabendo que eles existem, e aconselha que só procure uma oficina quando realmente precisar? Quem se preocupa com a segurança, deve levar o carro para fazer revisões. No meu caso, eu tenho um conhecimento de mecânica, então não é tudo que o mecânico fala que eu acredito. Obviamente que existem aqueles profissionais que exploram, então, você deve procurar uma oficina de confiança. Uma dica que sempre dou, é procurar outras oficinas para ter certeza de que realmente precisa fazer o serviço que a primeira oficina constatou. Se não tem nenhum conhecimento, procure, no mínimo, umas três oficinas diferentes antes de fazer o serviço. Só não façam como o nosso colega que gosta de aventura, mas um tipo de aventura que não recomendo a ninguém. Não viagem com o carro com algum problema, muito menos se tiver vários, como o colega falou aqui. Façam sempre revisões e nunca espere o problema chegar. Com a prevenção você vai gastar muito menos.

Avatar
Giovani 1 de dezembro de 2022

Meu carro (Hyundai HB20 2019 está sem pressão na embreagem. O que pode ser.

Avatar
Reginaldo 18 de fevereiro de 2022

Ao ligar carro corsa sedan 2008, a marcha não engata. SÓ depois que ainda um pouco, para isso tenho que engatar antes de ligar. O que faço?

Avatar
José Lemos 11 de fevereiro de 2023

Mmuitas vezes mexendo na regulagem da embreagem resolve … contanto que ela ainda não tenha chegado ao fim … caso contrario tem que trocar o kit de embreagem !

Avatar
Eduardo Seixas de Souza Júnior 25 de novembro de 2021

Meu palio 2008 está com barulho quando eu aciono o pedal de embreagem, tipo de fluido, porém pesquisei o problema deu que tenho que trocar o rolamento da embreagem. O mecanico disse que tenho que trocar o rolamento e os coxins. O que acha ?

Avatar
JEAN 27 de agosto de 2021

Tenho um Palio fire 2007, segundo dono, faz um ano que o tenho, nesse ano ele já foi 3 vezes ao mecânico, nessa última foi devido ao rompimento do cabo da embreagem, orientei o mecânico a substituir a embreagem, o que nos primeiros dias o pedal estava bem “mole”, com um dedo era possível movimentar o pedal da embreagem, hoje, 2 semanas após o cabo voltou a ficar rígido, dando a impressão que tem somente um espaço de 4 dedos no acionamento total do pedal.
Ah, no dia em que o peguei na mecânica, percebi que ao arrancar em primeira marcha, o carro trepida, isso até o momento de acelerar.

Avatar
Marcos Antônio Ferreira Araújo 3 de julho de 2021

Boa tarde, em uma semana arrebentou 3 cabos da embreagem do logan 1.6 8v 2016. Consultei alguns mecânicos e não houve uma conclusão. A última seria a colocação de óleo errado. Procede????

Avatar
Paulo Cesar 23 de abril de 2021

Boris acho suas matérias bem lúdicas e um balizador para os encaltos. Mas sobre as causas das falhas de embreagem creio que vc patinou um pouco. Ex. Ar no sistema de acionamento de embreagem não eleva a carga e sim deixa o pedal elástico, causa dificuldade de engate, possiveis arranhamentos de marcha e ponto de acoplamento extremamente baixo.

Avatar
Marquinhos 22 de abril de 2021

Bom dia,tenho um Chevette 87 acool 1.6 meu problema e na embreagem já troquei reparo e o jogo completo de embreagem, só que quando estou rodando em cidade a minha ré encaixa tranquilo, mas quando vou passear pegando BR e chego ao local e vou usar a ré não encaixa e tenho que esperar um tempo e volta a encaixar.
O que será esse problema é um carro bem cuidado xodó da família.
Agradeço sua atenção

Avatar
Armando Campos de Morae 21 de abril de 2021

Tenho um prisma 2008 já fiz de tudo para não ser gastador, passei no osciloscópio, troquei bobina, filtros, vela e tudo mais, mais ainda continua fazendo 5 km/l sabe algo que pode ser feito

Avatar
Diniz 21 de abril de 2021

Rapaz, seu prisma está consumindo mais do que um Maverick V8 Super Luxo Sedan 5.0 de 1975 que consumia 5,5 km/l na estrada. Eu não sei se ajuda muito, mas eu passava esse carro pra frente o mais rápido possível;

Avatar
Armando Campos de Morae 22 de abril de 2021

Vou passar sim

Avatar
ARMANDO MAIA BARROSO BISNETO 22 de abril de 2021

So colocar redutor ley Fi

Avatar
Armando Campos de Morae 22 de abril de 2021

O que é esse redutor leu foi e onde é instalado

Avatar
Paulo Cesar 23 de abril de 2021

Procure um mecanico de verdade

Avatar
Jorge Fonseca 8 de maio de 2021

Tbi sujo ou bicos mas pode ser algum problema no cabeçote verifique qual o cilindro está falhando e faz o diagnóstico nele, às vezes pode ser trinca no cabeçote, a junta estourou um pouco e não aparece muito sintomas, eu já tive um problema sim ralei para achar e era no cabeçote, aí fiz o cabeçote inteiro ficou 10 mas depois de 2 meses Deu problema na parte de baixo pois a pressão estava muito forte e o virabrequim não aguentou fiz o virabrequim carro zero de novo nem compensa passar para frente um problema que tá com você eu acho isso injusto com quem vai comprar.

Avatar
irina 16 de abril de 2022

Leve a um bom mecânico… Isso é vazamento dinâmico de combustível. O tipo de vazamento que so ocorre com o carro em movimento. Tive um corsa que apresentou este tipo de problema. Troquei tudo, velas, bobinas, bicos, etc… A solução foi um bom mecânico, que descobriu um vazamento embaixo do carro, na mangueira que leva combustível do tanque para o motor.

Avatar
Everaldo Ferraz 21 de abril de 2021

Boris, tenho uma S10 FLEX ano 2014…e já começou a dar sinais de desgastes na embreagem, tá patinando nas trocas de marchas…lá vem os gastos…valeu a matéria…grande abraço.

Avatar
Disney Lisboa Amorim 21 de abril de 2021

Gostei da matéria

Avatar
João 20 de abril de 2021

Tenho um Nissan march 2013. De repente as marchas ficaram muito duras de passar, ao ponto de precisar ligar o carro já em primeira. Levei na oficina e troquei o cilindro mestre da embreagem e o fluído do sistema de embreagem. Por pouco nao fiquei na estrada. Manutenção é tudo!

Avatar
Ricardo Savatti 20 de abril de 2021

Carros com câmbios manuais são os piores pra darem problema!

Avatar
MARCOS PEDRO DA SILVA 7 de maio de 2021

Só não espere gastar em manutenção nos altomaticos,aew tu vai ver o que é pior em peças e principalemte em m.o qualificada.

Avatar
Pedro Abreu 19 de abril de 2021

Meu carro está apresentando solavancos quando eu dou a partida, ainda mais quando frio, só melhorando um pouco quando quente. Penso ser problema elétrico, mas o pedal da embreagem está um tanto duro. Seria problemas de embreagem, vela ou mesmo de motor?

Avatar
Louise Costa Passalacqua 18 de abril de 2021

Amei esta matéria me ajudara muito à minha ida ao mecânico. Bem explicada e clara. Sem segredos q nos deixa ainda mais confusa. Obrigada. Dica 10.

Avatar
Claudemir valle 17 de abril de 2021

Comprei um prisma 2018 em outubro de 2020 agora em março 5 meses depois a embreagem começou a trepidar fazendo barulho depois de alguns dias paro… Vale lembrar que tem 90 mil rodados …

Avatar
Altair 18 de abril de 2021

Claudemir
Também tenho um prisma 2012 mas com kilometragem baixa 70 mil km
Embreagem ficou ruim sabe o que era ?
O garfo . Antes de você gastar com kit de embreagem pede ao mecânico pra trocar o garfo

Avatar
Claudemir valle 18 de abril de 2021

Obrigado Altair vale pela fica!!!

Avatar
Angelo Santos 21 de abril de 2021

Já o seu Prisma, Claudemir, é a mesma plataforma dos Onix e Cobalt. O acionamento da embreagem é hidráulico com um atuador que incorpora o rolamento.

Avatar
Angelo Santos 21 de abril de 2021

Primeira geração do Prisma era plataforma do Celta em que o acionamento da embreagem era por cabo e garfo, está correto.

Avatar
Ranisvelton Assis 20 de abril de 2021

Que nada. Meu gol G5 1.6 tem 110 mil kms rodados e a embreagem está como nova

Avatar
Claudemir valle 20 de abril de 2021

Não gosto dos carros Volks..

Avatar
Márcio Figueiredo Machado 16 de abril de 2021

Tenho 2 sprinter ano 2017 desde de zero e as duas tenho dificuldade de engatar primeira e segunda marcha desde nova até hoje a dificuldade é a mesma e vários proprietários de sprinter relatam o mesmo problema nas várias concessionária que passei várias dizem que e normal ,a quem recorrer?

Avatar
Marco Martins 15 de abril de 2021

O que é mais indicado ao parar no sinal, ficar com o pé na embreagem ou passar para o neutro? Qual das ações desgasta menos a embreagem?

AutoPapo
AutoPapo 15 de abril de 2021

Olá, Marco.
As respostas para a sua pergunta estão nesta matéria.
Abraço!

Avatar
Marcelo Aragão 17 de abril de 2021

Nossa, ninguém nunca te explicou ??
Deixar o pé na embreagem no farol desgasta a toa os componentes da embreagem, o correto é deixar no neutro e segurar o carro no freio, ou no freio de estacionamento se o farol for demorado…

Avatar
Diogo Elias 19 de abril de 2021

Segurar o pedal de embreagem no sinal não está errado.
Pedal totalmente acionado não causa desgaste porque o conjunto está imóvel.
Tirar o pé em neutro somente para descansar a perna mesmo.

Avatar
Claudio Martins 20 de abril de 2021

Bom dia Marcos, o correto é ao para no sinal ou um período de mais ou menos 39 segundos e tirar o carro de marcha, deixar no neutro acionar o freio de estacionamento ou. Freio normal o que lhe convier. O fato ficar pisado na embreagem com o carro engatado, irá diminuir o tempo de vida útil do rolamento da embreagem

Avatar
sandra santos 2 de junho de 2022

deixar no neutro ,pé na embreagem desgasta muito

Avatar
Sandra Santos 29 de julho de 2022

Deixar no neutro, pé na embreagem é um desgaste rápido.

Avatar
Comentarista 15 de abril de 2021

⚠️ Nem compensa ter carro… Ter um carro custa muito caro dá trabalho preocupação e até estresse: combustível caro, IPVA caro, seguro caro, manutenção cara, financiamento caro, tem a depreciação do carro, gastos com estacionamento, trânsito estressante, multas, licenciamento, seguro obrigatório, pedágio, medo de assaltos, trabalho pra lavar, secar, limpar, passar aspirador, encerar, polir, calibrar os pneus toda semana. Preocupação com a manutenção, com a forma de dirigir para economizar combustível, medo de ser enganado pelo mecânico, a raiva com os motoristas barbeiros e com os motoqueiros estressados que buzinam e xingam por qualquer coisa se achando os donos da rua…  Ufa! Kkk. Melhor não ter carro. Viajar só de Uber é bem melhor mais econômico e sem neura. É outra vida.

Avatar
Marcelo 16 de abril de 2021

Imagine eu tenho 2 carros e duas motos, não sinto muita despesas, o problema ê ficar atento com as manutenções e ficar em dia com a documentação p não ser multado, mesmo parado a cada 6 meses tem que trocar oleo de motor

Avatar
joão andrade mineiro 16 de abril de 2021

Rapaz sabe que vc tem razão?
O problema maior mesmo são os impostos
É imposto demais pra ter carro sem contar que os que vendem carros faz de tudo para te vender o pior que tem.

Avatar
Samuel 16 de abril de 2021

Certíssimo

Avatar
Ricardo M 16 de abril de 2021

Comentarista, só de estar neste mundo é um desafio. Tudo bem que prefira se locomover por transporte por aplicativo, tem suas razões. Agora fazer um texto dissertativo de negativas para não usar/ter um carro já é muito!! Tudo é um equilíbrio! Prós e contras. A gente não pode só querer ladeiras, temos que enfrentar as subidas também. ??

Avatar
Marcos antonio da silva 16 de abril de 2021

Viver não é um fardo,e sim uma benção. Quem vê um carro com essa ótica dai vai se estressar mesmo.
Para mim carro é um passaporte pra felicidade. Ir e vir na hora q vc quiser não tem preço

Avatar
Marcos Silva 16 de abril de 2021

Ótima definição de quem mais essas máquinas lindas e maravilhosa.
Só podia se chamar: Marco Antonio rsrs

Avatar
Gilvan Silva do Nascimento 18 de abril de 2021

Principalmente no Brasil, país que impera a desonestidade e ladrões,concordo com o Sr…

Avatar
Schmit 20 de abril de 2021

Anda a pé então. só gasta chinelo blz

Avatar
Ricardo Otero 21 de abril de 2021

Vim do carro a manivela, cambio na direção, hoje estou no automático, passei por toda evolução e permitindo o criador ainda quero pilotar o carro voador. Abçs.

Avatar
Hoby 21 de abril de 2021

Concordo plenamente ter carro e so dor de cabeça

Avatar
Hoby 21 de abril de 2021

Concordo com vc ….

Avatar
Sandra 29 de julho de 2022

Em partes vc tem razão, e hj quem mora perto de trens e metrôs estão tranquilos, porém eu ainda quero dirigir mais algum tempo

Avatar
Thiago 15 de abril de 2021

Boa tarde e quando a embreagem é hidráulica? Quais sintomas aparece?

Avatar
Paulao 21 de abril de 2021

Esqueceram que a opção agora é a bake eletrica tranquilidade e transparençia kk

Avatar
Terezinha kashirajima 26 de setembro de 2021

Olá comprei um honda fit dx 2013 na primeira semana passei um tremendo sufoco, numa subida parei no semáforo na hora de sair o carro começou a patinar consegui sair con dificuldade o carro não andava. Levei no mecânico ele deu uma volta no carro e detectou o problema ,embreagem . Levei o carro de volta na loja , disseram que trocaram o kit completo porém o carro não puxa muito e sinto uma leve trepidação . Será que fizeram uma gambiarra pra me enganar na subida soco o pé na segunda não vai terceira menos ainda .eu tinha um 2004 e era ótimo peguei esse mais novo mas não estou feliz . Me digam o que posso fazer por favor.

Avatar
Arison santos 21 de abril de 2021

Boa tarde tenho um hb20 2019 a embreagem fica dura quando o carro esquenta principalmente em engarrafamento uma vez chegou ao ponto até de trava o pedal e não descer levei na consescionaria onde eles falou que era no cilindro atuador do câmbio porém para a garantia cobre tinha que apresenta na hora e levei também a 2 mecânico que falou que era a mesma peça

Avatar
Arlindo Choupana 6 de janeiro de 2024

Não é embreagem, é embraiagem

Avatar
Deixe um comentário