10 sinais de que a embreagem do carro vai dar problema

Confira como prevenir dores de cabeça ao identificar possíveis problemas nesse componente essencial para o sistema de transmissão

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Pedal da embreagem pode dar sinais claros de problemas (foto: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
15 de abril de 2021 13:15

Sabe aquele papo de que o corpo dá sinais de que você vai ficar doente? Pois é, com o carro que está na sua garagem é bem parecido. O automóvel reúne diversos componentes e conjuntos mecânicos que, antes de darem defeito por completo, emitem sintomas facilmente identificáveis no dia a dia: um deles é a embreagem.

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Então fique atento aos sinais de que o carro vai dar problema e se antecipe ao defeito. E como eles são muitos e podem dizer respeito a diferentes partes do veículo, o AutoPapo fará uma série sobre quais são esses sintomas e suas possíveis causas. Começamos justamente pela embreagem e a transmissão.

1. Embreagem dura

Isso é um dos mais clássicos sinais de que a embreagem vai dar problema. Pode ser ocasionada por uma tensão excessiva ou desregulada do cabo de embreagem. E esse, se romper, você vai ficar na rua – ou ter de passar a marcha do carro “no tempo”, o que nunca é bom.

O pedal duro da embreagem pode indicar também uma folga exagerada dos cilindros de embreagem. Você pisa e o sistema não exerce a pressão adequada. Outro defeito que provoca a rigidez é a ligação fora de ajuste: quando o pedal é acionado, a ligação transmite a quantidade errada de força.

Um problema – pouco comum, é verdade, mas que não deve ser descartado por completo – é a presença de ar na linha hidráulica. O ar ocupa mais espaço que o fluido e deixa o conjunto da embreagem dura.

2. Pedal de embreagem sem folga

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Ao acionar o pedal, motorista faz desacoplar o motor e a caixa (foto: Shutterstock)

O correto é que o carro comece a se movimentar com o pedal da embreagem a partir da metade do curso. Se isso só estiver ocorrendo só quando você praticamente libera o pedal, é sinal de desgaste no sistema.

3. Pedal de embreagem trepidando

Qualquer trepidação excessiva nos pedais não é normal e o da embreagem pode ter diferentes causas. O leque é variado: pode ser desde a instalação dos discos até desgaste dos suportes da transmissão.

Cubo de embreagem danificado e mesmo restos de óleo e de graxa podem aumentar o atrito, dificultar o funcionamento dos discos e provocar a tremedeira no pedal quando a embreagem é acionada

4. Pedal de embreagem barulhento

Aquele chiado ou estalo ao acionar o pedal também está longe da normalidade. A culpa geralmente vem do rolamento, que pode estar nas últimas. Porém a causa também pode estar no desgaste do kit da embreagem como um todo. O ideal é levar logo o carro à oficina pois o problema pode atingir a caixa de câmbio.

5. Marcha arranhando

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Bom funcionamento do câmbio é dependente da embreagem (foto: iStock)

Isso era até normal no saudoso Fiat 147… Brincadeiras à parte, câmbio que arranha nas trocas de marchas mesmo que o motorista esteja com o pé fundo no pedal de embreagem é sinal de que algo está errado.

A causa mais comum para isso é o anel sincronizador desgastado. A peça é responsável pelo tempo e acoplamentos corretos da engrenagem. Outras possibilidades são defeitos no garfo que movimenta a engrenagem ou, em casos extremos, falta de fluido no sistema de transmissão.

6. Câmbio fantasma

Alavanca que volta ao ponto morto sozinha não significa que seu carro precise de uma sessão de descarrego – talvez seja até o caso, mas não para isso. O trambulador pode ser o problema por trás desta marcha que pula e desengata do nada.

A peça é uma espécie de ligação da alavanca com a caixa, que reproduz os movimentos da manopla. Se estiver com desgaste, o componente pode provocar esse “fenômeno”.

7. Câmbio se movimenta sozinho

Se a alavanca se movimenta a cada acelerada é preciso levar o carro para uma revisão. Ainda mais se o comando da transmissão do seu carro for por cabos metálicos. Um coxim do câmbio deteriorado causa folgas no sistema, que vão permitir que o câmbio e, consequentemente, a alavanca se movimentem.

8. Carro “patinando”

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Sistema de embreagem é composto, essencialmente, por rolamento, disco e platô, que conectam-se ao volante do motor (Foto Shutterstock | Montagem AutoPapo)

Sabe quando você muda a marcha, solta o pedal da esquerda e o carro demora a tracionar, como se a embreagem ainda estivesse acionada?  É o que os mecânicos também chamam de embreagem patinando ou deslizando.

Esse é um dos principais sinais de problemas e a razão geralmente está no disco de embreagem, que pode estar com excesso de resíduos ou deteriorado. Assim, ele não consegue ser parado pelo platô no momento em que o pedal deixa de ser acionado.

9. Ruído no câmbio

Se você ouve um barulho de grilo oriundo da alavanca do câmbio que some quando você pisa na embreagem, fique atento. O defeito provavelmente está na falta de lubrificação do rolamento, peça responsável por ativar o platô. Como o componente é totalmente vedado, é preciso trocá-lo.

Contudo, o ruído em ponto morto vindo da transmissão pode ser “natural”, oriundo das engrenagens trabalhando. Daí, quando você pisa na embreagem, um eixo da caixa “perde a folga” e o barulho cessa.

10. Trepidação ao arrancar

Outro exemplo comum de sinais de que a embreagem vai dar problema. Você engata a primeira, solta a embreagem devagar, acelera… e o carro parece uma gelatina. Quase certo que a causa está no disco. Isso porque a peça deve estar com desgaste acentuado, o que afeta o seu acoplamento com o motor.

Mas não seja precipitado. Essa tremedeira ao arrancar também pode ter origem… no motor. Mais especificamente nos coxins, responsáveis por filtrar as vibrações geradas pelo processo de combustão.

Ao ligar o carro, convém deixar o pé na embreagem? Boris Feldman explica em vídeo!

47 Comentários
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JEAN 27 de agosto de 2021

Tenho um Palio fire 2007, segundo dono, faz um ano que o tenho, nesse ano ele já foi 3 vezes ao mecânico, nessa última foi devido ao rompimento do cabo da embreagem, orientei o mecânico a substituir a embreagem, o que nos primeiros dias o pedal estava bem “mole”, com um dedo era possível movimentar o pedal da embreagem, hoje, 2 semanas após o cabo voltou a ficar rígido, dando a impressão que tem somente um espaço de 4 dedos no acionamento total do pedal.
Ah, no dia em que o peguei na mecânica, percebi que ao arrancar em primeira marcha, o carro trepida, isso até o momento de acelerar.

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Marcos Antônio Ferreira Araújo 3 de julho de 2021

Boa tarde, em uma semana arrebentou 3 cabos da embreagem do logan 1.6 8v 2016. Consultei alguns mecânicos e não houve uma conclusão. A última seria a colocação de óleo errado. Procede????

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Paulo Cesar 23 de abril de 2021

Boris acho suas matérias bem lúdicas e um balizador para os encaltos. Mas sobre as causas das falhas de embreagem creio que vc patinou um pouco. Ex. Ar no sistema de acionamento de embreagem não eleva a carga e sim deixa o pedal elástico, causa dificuldade de engate, possiveis arranhamentos de marcha e ponto de acoplamento extremamente baixo.

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Marquinhos 22 de abril de 2021

Bom dia,tenho um Chevette 87 acool 1.6 meu problema e na embreagem já troquei reparo e o jogo completo de embreagem, só que quando estou rodando em cidade a minha ré encaixa tranquilo, mas quando vou passear pegando BR e chego ao local e vou usar a ré não encaixa e tenho que esperar um tempo e volta a encaixar.
O que será esse problema é um carro bem cuidado xodó da família.
Agradeço sua atenção

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Armando Campos de Morae 21 de abril de 2021

Tenho um prisma 2008 já fiz de tudo para não ser gastador, passei no osciloscópio, troquei bobina, filtros, vela e tudo mais, mais ainda continua fazendo 5 km/l sabe algo que pode ser feito

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Diniz 21 de abril de 2021

Rapaz, seu prisma está consumindo mais do que um Maverick V8 Super Luxo Sedan 5.0 de 1975 que consumia 5,5 km/l na estrada. Eu não sei se ajuda muito, mas eu passava esse carro pra frente o mais rápido possível;

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Armando Campos de Morae 22 de abril de 2021

Vou passar sim

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ARMANDO MAIA BARROSO BISNETO 22 de abril de 2021

So colocar redutor ley Fi

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Armando Campos de Morae 22 de abril de 2021

O que é esse redutor leu foi e onde é instalado

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Paulo Cesar 23 de abril de 2021

Procure um mecanico de verdade

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Jorge Fonseca 8 de maio de 2021

Tbi sujo ou bicos mas pode ser algum problema no cabeçote verifique qual o cilindro está falhando e faz o diagnóstico nele, às vezes pode ser trinca no cabeçote, a junta estourou um pouco e não aparece muito sintomas, eu já tive um problema sim ralei para achar e era no cabeçote, aí fiz o cabeçote inteiro ficou 10 mas depois de 2 meses Deu problema na parte de baixo pois a pressão estava muito forte e o virabrequim não aguentou fiz o virabrequim carro zero de novo nem compensa passar para frente um problema que tá com você eu acho isso injusto com quem vai comprar.

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Everaldo Ferraz 21 de abril de 2021

Boris, tenho uma S10 FLEX ano 2014…e já começou a dar sinais de desgastes na embreagem, tá patinando nas trocas de marchas…lá vem os gastos…valeu a matéria…grande abraço.

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Disney Lisboa Amorim 21 de abril de 2021

Gostei da matéria

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João 20 de abril de 2021

Tenho um Nissan march 2013. De repente as marchas ficaram muito duras de passar, ao ponto de precisar ligar o carro já em primeira. Levei na oficina e troquei o cilindro mestre da embreagem e o fluído do sistema de embreagem. Por pouco nao fiquei na estrada. Manutenção é tudo!

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Ricardo Savatti 20 de abril de 2021

Carros com câmbios manuais são os piores pra darem problema!

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MARCOS PEDRO DA SILVA 7 de maio de 2021

Só não espere gastar em manutenção nos altomaticos,aew tu vai ver o que é pior em peças e principalemte em m.o qualificada.

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Pedro Abreu 19 de abril de 2021

Meu carro está apresentando solavancos quando eu dou a partida, ainda mais quando frio, só melhorando um pouco quando quente. Penso ser problema elétrico, mas o pedal da embreagem está um tanto duro. Seria problemas de embreagem, vela ou mesmo de motor?

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Louise Costa Passalacqua 18 de abril de 2021

Amei esta matéria me ajudara muito à minha ida ao mecânico. Bem explicada e clara. Sem segredos q nos deixa ainda mais confusa. Obrigada. Dica 10.

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Claudemir valle 17 de abril de 2021

Comprei um prisma 2018 em outubro de 2020 agora em março 5 meses depois a embreagem começou a trepidar fazendo barulho depois de alguns dias paro… Vale lembrar que tem 90 mil rodados …

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Altair 18 de abril de 2021

Claudemir
Também tenho um prisma 2012 mas com kilometragem baixa 70 mil km
Embreagem ficou ruim sabe o que era ?
O garfo . Antes de você gastar com kit de embreagem pede ao mecânico pra trocar o garfo

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Claudemir valle 18 de abril de 2021

Obrigado Altair vale pela fica!!!

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Angelo Santos 21 de abril de 2021

Já o seu Prisma, Claudemir, é a mesma plataforma dos Onix e Cobalt. O acionamento da embreagem é hidráulico com um atuador que incorpora o rolamento.

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Angelo Santos 21 de abril de 2021

Primeira geração do Prisma era plataforma do Celta em que o acionamento da embreagem era por cabo e garfo, está correto.

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Ranisvelton Assis 20 de abril de 2021

Que nada. Meu gol G5 1.6 tem 110 mil kms rodados e a embreagem está como nova

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Claudemir valle 20 de abril de 2021

Não gosto dos carros Volks..

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Márcio Figueiredo Machado 16 de abril de 2021

Tenho 2 sprinter ano 2017 desde de zero e as duas tenho dificuldade de engatar primeira e segunda marcha desde nova até hoje a dificuldade é a mesma e vários proprietários de sprinter relatam o mesmo problema nas várias concessionária que passei várias dizem que e normal ,a quem recorrer?

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Marco Martins 15 de abril de 2021

O que é mais indicado ao parar no sinal, ficar com o pé na embreagem ou passar para o neutro? Qual das ações desgasta menos a embreagem?

AutoPapo
AutoPapo 15 de abril de 2021

Olá, Marco.
As respostas para a sua pergunta estão nesta matéria.
Abraço!

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Marcelo Aragão 17 de abril de 2021

Nossa, ninguém nunca te explicou ??
Deixar o pé na embreagem no farol desgasta a toa os componentes da embreagem, o correto é deixar no neutro e segurar o carro no freio, ou no freio de estacionamento se o farol for demorado…

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Diogo Elias 19 de abril de 2021

Segurar o pedal de embreagem no sinal não está errado.
Pedal totalmente acionado não causa desgaste porque o conjunto está imóvel.
Tirar o pé em neutro somente para descansar a perna mesmo.

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Claudio Martins 20 de abril de 2021

Bom dia Marcos, o correto é ao para no sinal ou um período de mais ou menos 39 segundos e tirar o carro de marcha, deixar no neutro acionar o freio de estacionamento ou. Freio normal o que lhe convier. O fato ficar pisado na embreagem com o carro engatado, irá diminuir o tempo de vida útil do rolamento da embreagem

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Comentarista 15 de abril de 2021

⚠️ Nem compensa ter carro… Ter um carro custa muito caro dá trabalho preocupação e até estresse: combustível caro, IPVA caro, seguro caro, manutenção cara, financiamento caro, tem a depreciação do carro, gastos com estacionamento, trânsito estressante, multas, licenciamento, seguro obrigatório, pedágio, medo de assaltos, trabalho pra lavar, secar, limpar, passar aspirador, encerar, polir, calibrar os pneus toda semana. Preocupação com a manutenção, com a forma de dirigir para economizar combustível, medo de ser enganado pelo mecânico, a raiva com os motoristas barbeiros e com os motoqueiros estressados que buzinam e xingam por qualquer coisa se achando os donos da rua…  Ufa! Kkk. Melhor não ter carro. Viajar só de Uber é bem melhor mais econômico e sem neura. É outra vida.

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Marcelo 16 de abril de 2021

Imagine eu tenho 2 carros e duas motos, não sinto muita despesas, o problema ê ficar atento com as manutenções e ficar em dia com a documentação p não ser multado, mesmo parado a cada 6 meses tem que trocar oleo de motor

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joão andrade mineiro 16 de abril de 2021

Rapaz sabe que vc tem razão?
O problema maior mesmo são os impostos
É imposto demais pra ter carro sem contar que os que vendem carros faz de tudo para te vender o pior que tem.

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Samuel 16 de abril de 2021

Certíssimo

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Ricardo M 16 de abril de 2021

Comentarista, só de estar neste mundo é um desafio. Tudo bem que prefira se locomover por transporte por aplicativo, tem suas razões. Agora fazer um texto dissertativo de negativas para não usar/ter um carro já é muito!! Tudo é um equilíbrio! Prós e contras. A gente não pode só querer ladeiras, temos que enfrentar as subidas também. 🙌🏾

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Marcos antonio da silva 16 de abril de 2021

Viver não é um fardo,e sim uma benção. Quem vê um carro com essa ótica dai vai se estressar mesmo.
Para mim carro é um passaporte pra felicidade. Ir e vir na hora q vc quiser não tem preço

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Marcos Silva 16 de abril de 2021

Ótima definição de quem mais essas máquinas lindas e maravilhosa.
Só podia se chamar: Marco Antonio rsrs

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Gilvan Silva do Nascimento 18 de abril de 2021

Principalmente no Brasil, país que impera a desonestidade e ladrões,concordo com o Sr…

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Schmit 20 de abril de 2021

Anda a pé então. só gasta chinelo blz

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Ricardo Otero 21 de abril de 2021

Vim do carro a manivela, cambio na direção, hoje estou no automático, passei por toda evolução e permitindo o criador ainda quero pilotar o carro voador. Abçs.

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Hoby 21 de abril de 2021

Concordo plenamente ter carro e so dor de cabeça

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Hoby 21 de abril de 2021

Concordo com vc ….

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Thiago 15 de abril de 2021

Boa tarde e quando a embreagem é hidráulica? Quais sintomas aparece?

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Paulao 21 de abril de 2021

Esqueceram que a opção agora é a bake eletrica tranquilidade e transparençia kk

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Terezinha kashirajima 26 de setembro de 2021

Olá comprei um honda fit dx 2013 na primeira semana passei um tremendo sufoco, numa subida parei no semáforo na hora de sair o carro começou a patinar consegui sair con dificuldade o carro não andava. Levei no mecânico ele deu uma volta no carro e detectou o problema ,embreagem . Levei o carro de volta na loja , disseram que trocaram o kit completo porém o carro não puxa muito e sinto uma leve trepidação . Será que fizeram uma gambiarra pra me enganar na subida soco o pé na segunda não vai terceira menos ainda .eu tinha um 2004 e era ótimo peguei esse mais novo mas não estou feliz . Me digam o que posso fazer por favor.

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Arison santos 21 de abril de 2021

Boa tarde tenho um hb20 2019 a embreagem fica dura quando o carro esquenta principalmente em engarrafamento uma vez chegou ao ponto até de trava o pedal e não descer levei na consescionaria onde eles falou que era no cilindro atuador do câmbio porém para a garantia cobre tinha que apresenta na hora e levei também a 2 mecânico que falou que era a mesma peça

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