Nova Lei de Trânsito permite ‘furar’ sinal vermelho? Não é bem assim…

Condutor segue sujeito à multa se ultrapassar um semáforo fechado; apenas quando há conversão livre à direita o comportamento é aceito

Por AutoPapo 15/04/21 às 11h14
conversao a direita antes de semaforo na avenida brasil florindo cibin
Só é legítimo realizar a conversão à direita com o sinal fechado onde houver sinalização que permita a ação (Foto: Marcelo Rocha | O Liberal)

Basta dar um Google para ver quantas reportagens foram publicadas afirmando que a Lei 14.071/2020, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), permite que condutores ultrapassem o semáforo fechado sem cometer infração. A verdade, no entanto, é que a nova Lei de Trânsito explicitou apenas uma situação em que “furar” o sinal vermelho é comportamento legítimo.

LEIA MAIS

De acordo com o novo CTB,

Art. 44-A. É livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão, observados os arts. 44, 45 e 70 deste Código.

google mostrando resultado das buscas por furar sinal vermelho
Google mostra as reportagens mais recentes com o tema “furar o sinal vermelho” (Imagem: Google | Reprodução)

O trecho acrescentado na Lei de Trânsito tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito, evitando filas para os motoristas que vão virar à direita. Mas, de acordo com a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, em entrevista ao Portal do Trânsito, a medida não traz segurança para os pedestres e ciclistas.

O pedestre não terá vez para atravessar a via, com segurança, onde a conversão à direita no semáforo vermelho for liberada.

Vale lembrar que, em qualquer outra situação, furar o sinal vermelho é infração gravíssima passível de multa no valor de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Osmar José Siqueira 29 de abril de 2021

Me perdoem a ignorância, porém, penso que isso só vai trazer confusão e acidentes graves.
Proibido furar sinal vermelho, às vezes, é desrrespeitado. Com essa flexibilização penso que só irá piorar.

Avatar
Ivanildo Paian 15 de abril de 2021

Olha desde que todo brasileiro, antes de furar o sinal vermelho é bom antes da uma parada se não vier carro aí você vai porque a preferência é de quem vem no sinal verde que fique bem claro isso porque nos Estados Unidos todos respeitam essa lei pode parar observar e conforme o carro que vem a esquerda esteja muito próximo deixa ele passar a hora que der uma aliviada você pode ir blz

Avatar
nilton 4 de maio de 2021

Concordo plenamente com vc IVANLDO, pois a sinalização existe para controlar o transito e em nao havendo PORQUE FICAR ESPERANDO ABRIR…

Avatar
Deixe um comentário