Nova Lei de Trânsito permite ‘furar’ sinal vermelho? Não é bem assim…

Condutor segue sujeito à multa se ultrapassar um semáforo fechado; apenas quando há conversão livre à direita o comportamento é aceito

conversao a direita antes de semaforo na avenida brasil florindo cibin
Só é legítimo realizar a conversão à direita com o sinal fechado onde houver sinalização que permita a ação (Foto: Marcelo Rocha | O Liberal)
Por AutoPapo
Publicado em 15/04/2021 às 11h14
Atualizado em 11/05/2021 às 15h51

Basta dar um Google para ver quantas reportagens foram publicadas afirmando que a Lei 14.071/2020, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), permite que condutores ultrapassem o semáforo fechado sem cometer infração. A verdade, no entanto, é que a nova Lei de Trânsito explicitou apenas uma situação em que “furar” o sinal vermelho é comportamento legítimo.

LEIA MAIS

De acordo com o novo CTB,

Art. 44-A. É livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão, observados os arts. 44, 45 e 70 deste Código.

google mostrando resultado das buscas por furar sinal vermelho
Google mostra as reportagens mais recentes com o tema “furar o sinal vermelho” (Imagem: Google | Reprodução)

O trecho acrescentado na Lei de Trânsito tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito, evitando filas para os motoristas que vão virar à direita. Mas, de acordo com a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, em entrevista ao Portal do Trânsito, a medida não traz segurança para os pedestres e ciclistas.

O pedestre não terá vez para atravessar a via, com segurança, onde a conversão à direita no semáforo vermelho for liberada.

Vale lembrar que, em qualquer outra situação, furar o sinal vermelho é infração gravíssima passível de multa no valor de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Boris comenta as demais mudanças no CTB. Veja:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Srrgio 5 de dezembro de 2022

Eu acho que esse popo de multa. Não.sevwria acontece aqui em nosso país. Pois o povo brasileiro luta tanto.pra ter as coisas. Muitas vezes sem condições nenhuma .paga multa de trânsito e um robô a mão armada pra nois cidades. Outra coisa e os pontos na carteira. Outra pilantragem que fazem com nois brasileiros. Ainda paga pra tirar os pontos. Outra safadeza desses bandos de servetgonhss. Um dia isso vai acaba. Se Deus me dê. A felicidade de ser um governa te eu acabo com tudo isso

Avatar
Reinaldo R 2 de setembro de 2021

nesta droga de país somos punidos 2 vezes pela mesma infração, a multa e os pontos. se eu pago a multa continuam os pontos. Recorrer de uma multa é perder tempo e, muitas vezes, dinheiro. Esses lixos de funcionários públicos sequer olham sua reclamação, apenas indeferem, são pagos pra isso, já que se olhassem teriam que diminuir a arrecadação desses malditos ladrões.

Avatar
MARIA DAS GRAÇAS TAVARES DE SOUZA 22 de julho de 2021

As leis de transito, foram muito bem feitas o que não funciona e a onde faz. Tem muitas inflações no transito que não são resolvidas, tem muitos motoristas cometendo inflações grave e preciso fazer uma lei obrigatória para serem punidos

Avatar
Alvaro Garcia 11 de agosto de 2022

Vc não tem iniciativa ? Precisou copiar o texto de outro puxa saco do sistema bandido, ladrão que só nos rouba ?

Avatar
Luiz dunize 18 de junho de 2021

As leis de trânsito no Brasil, foram muito bem feitas, uma das melhores do mundo. Oque não funciona, e onde faz. Muitos motoristas a correrem infração é a. Não aplicável sentença justa. Um motorista culpado em todos os fatores é absolvido por ter dinheiro ou conhecidos no fórum, essa inadimplência influência muito outros motorista a cometerem infração, pois acreditam que serão absolvidos, é preciso fazer uma lei obrigando as outras leis serem cumpridas.

Avatar
Rodrigo 13 de junho de 2021

Em vez de punir querem criar uma lei
pras coisas que já fazem nesse país sem regras

Avatar
Alvaro Garcia 11 de agosto de 2022

Seu anormal. Puxa saco de ladrões que só roubam a sociedade

Avatar
Danilo 25 de maio de 2021

Finalmente uma notícia boa, na Europa inteira isso ja existe a anos e funciona perfeitamente bem. Uma vitória pra todos os bons motoristas brasileiros e um alívio ao trânsito nas cidades.

Avatar
Srrgio 5 de dezembro de 2022

Eu acho que esse popo de multa. Não.sevwria acontece aqui em nosso país. Pois o povo brasileiro luta tanto.pra ter as coisas. Muitas vezes sem condições nenhuma .paga multa de trânsito e um robô a mão armada pra nois cidades. Outra coisa e os pontos na carteira. Outra pilantragem que fazem com nois brasileiros. Ainda paga pra tirar os pontos. Outra safadeza desses bandos de servetgonhss. Um dia isso vai acaba. Se Deus me dê. A felicidade de ser um governa te eu acabo com tudo isso

Avatar
Danilo 25 de maio de 2021

Finalmente uma notícia boa, na Europa inteira isso ja existe a anos e funciona perfeitamente bem. Uma vitória pra todos os bons motoristas brasileiros e um alívio ao trânsito nas cidades

Avatar
Osmar José Siqueira 29 de abril de 2021

Me perdoem a ignorância, porém, penso que isso só vai trazer confusão e acidentes graves.
Proibido furar sinal vermelho, às vezes, é desrrespeitado. Com essa flexibilização penso que só irá piorar.

Avatar
Luiz dunize 18 de junho de 2021

Discordo amigo Osmar. Pois seu comentário faz jus aos motoristas que se acham os dono do pedaço, pois aqueles que dirigem com postura e responsabilidade vai resolver e muito. Também sabemos que muitos pedestres não respeitam a sinalização cabível a eles.

Avatar
Ivanildo Paian 15 de abril de 2021

Olha desde que todo brasileiro, antes de furar o sinal vermelho é bom antes da uma parada se não vier carro aí você vai porque a preferência é de quem vem no sinal verde que fique bem claro isso porque nos Estados Unidos todos respeitam essa lei pode parar observar e conforme o carro que vem a esquerda esteja muito próximo deixa ele passar a hora que der uma aliviada você pode ir blz

Avatar
nilton 4 de maio de 2021

Concordo plenamente com vc IVANLDO, pois a sinalização existe para controlar o transito e em nao havendo PORQUE FICAR ESPERANDO ABRIR…

Avatar
Deixe um comentário