A placa não deveria ser do carro, mas do proprietário!

Esse é o verdadeiro absurdo que acontece no Brasil: transferir a responsabilidade por infrações de trânsito para o novo proprietário do carro

capa portal placa do carro
Por Boris Feldman
Publicado em 05/06/2019 às 10h00

Quem comete infrações é o automóvel ou o motorista? Para você, parece óbvio que é quem está atrás do volante. Mas não para o sistema de trânsito brasileiro, porque você comete uma infração; se a multa for aplicada e a notificação chegar depois que você vendeu o carro, quem vai ter que arcar com os pontos no prontuário e ainda pagar pela infração é o novo dono do carro.

Mas como assim? É assim que funciona no Brasil. Por isso que em vários países, um pouco mais civilizados do que o nosso, a placa não é do carro: a placa é do dono, do motorista.

Quando ele vende o carro, leva a placa com ele e põe no próximo carro. Porque se aquela placa foi flagrada num carro cometendo infração, ela vai receber a notificação com o endereço do dono dela, não do carro.

Esse é o verdadeiro absurdo que acontece no Brasil: transferir a responsabilidade para o novo proprietário do carro. Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Já foi aprovado pela Câmara um Projeto de Lei proibindo os Detrans de enviar a notificação para o novo dono. O então presidente Lula vetou. Por que?

Porque isso prejudica a arrecadação, isso reduz o faturamento, porque é mais difícil ir atrás de alguém que já não é mais dono do carro. E durma-se com um barulho desse!

placa do carro
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Henrique 7 de junho de 2019

Errado! Não há transferência de veiculo sem quitar seus débitos. Ou seja, o novo proprietário não recebe multas do anterior.

Avatar
Edjlle 8 de outubro de 2019

Errado! Uma multa pode demorar até 6 meses para ser cadastrada no sistema. Já aconteceu comigo: passei em um radar acima da velocidade permitida em junho de 2017, renovei o licenciamento anual em outubro de 2017 sem pagar a multa (pois nem a multa e nem a notificação de infração apareciam no sistema do Detran), a notificação apareceu no sistema um mês depois, em novembro. Se eu tivesse vendido o carro em outubro, o novo proprietário teria arcado com o prejuízo caso eu já estive morrido ou o novo proprietário tivesse perdido o meu contato, por exemplo.

Avatar
blah blah 6 de junho de 2019

E se o novo proprietário comprovar que não era o dono do veiculo no momento que a multa foi aplicada?

Avatar
Regilan Cardoso farias 6 de junho de 2019

Boa noite .os deficiente auditivo tem direito com desconto na compra de carro

Avatar
Flávio Maciel 6 de junho de 2019

Concordo com você Boris, Detran é uma indústria de multas. Mas nesse caso, se eu vendo meu carro e faço a comunicação de venda de imediato, qualquer infração que chegar até a comunicação de venda sou eu que pagarei e não o novo proprietário.

Avatar
Célio Costa 6 de junho de 2019

Sim, Boris, acho que deveria ser obrigatório ao proprietário do veículo contratar seguro de acidentes pessoais e oara danos ao veículo de terceiros, que tem condição de ter carro, tem que ter também condição de manter um seguro do veículo.

Avatar
Izaias Rodrigues 5 de junho de 2019

Brasil país da roubalheira, impostos abusivos sem retorno, carros populares a preço de carro de luxo , placas novas feias e problemáticas, indústria de multas, propinas, desvio de verbas. E o povão paga o pato calado. Nação desunida, nação comandada por corruptos.

Avatar
Gilson de Jesus 5 de junho de 2019

Eu quero com comprar um carro e estou na dúvida entre
Jetta, cruze ou Honda
Gilson de sp

Avatar
Carlos 5 de junho de 2019

Plenamente de acordo Boris, há muito tempo tenho esta mesma opinião.

Pra que o governo vai facilitar se ele pode arrecadar, não é mesmo ?

Avatar
Deixe um comentário