Aditivos ‘milagrosos’ podem provocar problemas no motor

Cuidado com as falsas promessas dos aditivos que prometem alto desempenho e uma melhora na performance do motor do seu carro

motor carro pistao batida pino pre ignicao
motor aberto com detalhe na combustão (Foto BMW | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/06/2020 às 16h30

Nós já condenamos aqui os aditivos do óleo do motor. Já dissemos: óleo do motor já vem de fábrica originalmente com os aditivos necessários para o bom funcionamento, para a boa lubrificação do motor.

Agora,  tem gente que coloca outros aditivos: até um que restaura as partes internas do motor. Conversa para boi dormir! E tem o pessoal que diz: “Mas eu vou por esse outro aditivo, porque mal não faz”. Mas eu digo que faz sim em relação ao óleo.

Mas, agora, tem uma novidade, que é em relação a gasolina. Se você abastece com a gasolina aditivada, não precisa de aditivos extras. Se você não tem confiança no posto e quiser abastecer com a comum, você compra um aditivo. Em geral, veja lá as recomendações do próprio frasquinho: você usa um aditivo a cada quatro tanques.

E como é que você sabe se esse aditivo é realmente o que se deve usar? Porque nele vem escrito: dispersantes e detergentes. Esses são os componentes desse aditivo. Esse é o que você deve usar no carro.

Mas têm alguns outros que “melhoram a performance e dão mais desempenho”. Cuidado com eles!

A fábrica de velas NGK detectou em alguns carros com problemas no motor, no funcionamento,  que as velas estavam completamente deterioradas nos eletrodos.  Foram pesquisar e descobriram óxido de ferro danificando as pontas das velas. De onde veio esse óxido ferroso, óxido de ferro?

De alguns aditivos vendidos para melhorar o desempenho e, que além de não melhorá-lo, ainda por cima danificam as velas, prejudicam a combustão e até o próprio desempenho do motor.

aditivo - motor aberto com detalhe na combustão
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
OSMANE DAMIANSE ALMEIDA 24 de junho de 2020

A materia não esclareceu nada!!! De onde vem esses chips? Vala a pena ou não? Faz um teste aí

Avatar
Deixe um comentário