Audi A3 2022 entra em pré-venda nas carrocerias sedã e sportback

Primeiras unidades devem chegar ao Brasil em setembro; modelo cresce e tem preço especial para os primeiros compradores

audi a3 sedan 2022 preto
Versão Sedan do A3 2022 cresceu em todas as dimensões (Foto: Audi | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 10/05/2021 às 12h20

A Audi inicia nesta segunda-feira, 10 de maio, a pré-venda dos Audi A3 Sedan e A3 Sportback ano-modelo 2022. As primeiras unidades estão previstas para desembarcar no Brasil em setembro. Em sua quarta geração na versão Sportback e segunda na Sedan, o Audi A3 é o modelo mais vendido da história da marca no País. Confira preços e equipamentos.

LEIA MAIS

Preços do Audi A3 2022

O Audi A3 2022 será comercializado apenas na versão Performance Black. O preço do modelo passa, na pré-venda, de R$ 284.990 para R$ 264.990 (na modalidade venda direta).

Design

As novas gerações dos A3 Sedan e A3 Sportback apresentam grade frontal Singleframe e grandes entradas de ar. Os faróis e as lanternas são Full LED e contam com indicador dinâmico de setas na traseira. Como opcional é possível adicionar os faróis Full LED Matrix.

No interior, os modelos têm elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha – seu acionamento agora é eletrônico e utiliza o conceito shift-by-wire, sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para realizar a troca.

O cockpit dos novos A3 tem foco total no motorista, bancos dianteiros super esportivos com apoio de cabeça integrados ao assento, acabamentos de alumínio, maçanetas de portas marcantes e um painel de instrumentos com aparência black-piano em diversos detalhes.

O A3 2022 está equipado com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas – integrado no centro do painel de instrumentos.

O Audi Virtual Cockpit de 12,3” de série complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo. Os novos Audi A3 Sedan e Audi A3 Sportback se conectam ao smartphone do usuário através do Apple CarPlay ou Android Auto. Há ainda o Audi phone box light, que carrega o celular por indução.

Cores

Dentre as cores exteriores disponíveis estão as sólidas Branco Ibis e Azul Turbo, as metálicas Azul Navarra, Amarelo Píton, Branco Geleira, Preto Mito e Vermelho Tango e a perolizada Cinza Daytona. No interior é possível escolher entre preto, cinza e bege.

audi a3 sportback azul visto de tras
Audi A3 Sportback cresceu 3 cm em comprimento e largura (Foto: Audi | Divulgação)

Dimensões

Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nestas duas dimensões em comparação com seu antecessor. A altura de 1,43 metros e a distância entre eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas. Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta entre 380 e 1.200 litros.

A versão Sedan cresceu em todas as dimensões comparado com a geração anterior: os 4,50 metros significam que ele é 4 centímetros mais comprido – a distância entre eixos permanece inalterada. A largura aumentou 2 centímetros, para 1,82 metros, e a altura subiu 1 centímetro, para 1,43 metros. Isso resultou em um aumento de bons 2 centímetros na altura da cabeça na parte frontal, além de mais espaço para os cotovelos. Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do modelo anterior.

Conjunto mecânico dos Audi A3 2022

Tanto a versão Sedan quanto Sportback do A3 2022 chegam ao Brasil com motor 2.0 TFSI a gasolina, que entrega potência de 190 cavalos e torque de 320 Nm. A transmissão é a de dupla embreagem S tronic de 7 velocidades, que oferecem mudanças extremamente rápidas, e a tração é dianteira em ambos os modelos.

O sistema de suspensão traseira independente. Cada amortecedor se adapta permanentemente às condições da estrada, à situação de direção e ao modo de direção, criando uma ampla distribuição entre um movimento de rolamento altamente confortável e um manuseio ágil.

O Audi drive select também permite que o motorista experimente diferentes modos de direção: comfortdynamicefficiencyauto e individual. Isso também traz mudanças nas características da resposta do acelerador, câmbio e da direção progressiva, por exemplo, que varia sua relação dependendo do ângulo de direção.

Equipamentos 

Os Audi A3 Sedan e Sportback incluem:

  • Audi Virtual Cockpit de 12,3”;
  • keyless;
  • teto solar elétrico panorâmico;
  • volante em couro com shift-paddles e base aplanada;
  • kit exterior S line;
  • rodas Audi Sport de 18”;
  • faróis Full LED;
  • seis airbags;
  • park assist;
  •  sistema de direção dinâmica progressiva;
  • ar-condicionado de duas zonas; e
  • carregamento de celular por indução.

O Audi A3 Sedan também possui porta-malas com abertura automática hands-free.

Opcionais dos Audi A3 2022

Como opcionais estão o sistema de som Bang&Olufsen 3D, faróis LED Matrix, pacote de luzes ambiente customizáveis, capa do retrovisor externo em carbono (no Sedan o aerofólio também pode vir em carbono) e pacote S line interior, que inclui pedaleiras em alumínio, revestimento adicional em couro no painel, console central, lateral das portas e volante e inscrição S line nos bancos esportivos e volante.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Maurício Brisolara 13 de maio de 2021

E pensar que quando lançaram custava um pouco mais que o Corolla.

Avatar
Victor 14 de agosto de 2021

Não mudou nada, um Corolla 0 Km custa 230 mil.

Avatar
Adeilson Luis Marinho da Silva 4 de novembro de 2021

Comparar um carro desse super prêmio com o corola , tá de brincadeira . É sério isso ?

Avatar
Adeilson Luis Marinho da Silva 4 de novembro de 2021

Anos luz o Audi em relação ao corola . Sem comparação : Audi alemão e PREMIUM

Avatar
Deixe um comentário