BMW apresenta seu primeiro SUV elétrico, o iX3

Modelo, que tem potência máxima de 286 cavalos e vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, será lançado inicialmente na China, no final de 2020

Por AutoPapo 14/07/20 às 13h37

O X3 será o primeiro modelo da BMW disponível globalmente em versões com motores a gasolina, diesel ou também em opções híbrido plug-in ou totalmente elétrico. O lançamento do BMW iX3, apresentado nesta terça-feira, 14, ocorrerá no final de 2020, quando as vendas terão início na China.

A estreia do iX3 também dá início à quinta geração da tecnologia BMW eDrive, com versões atualizadas de motores elétricos, tecnologia de carregamento e bateria de alta tensão que permitem um progresso claro no desempenho, no consumo de energia elétrica e autonomia.

Os componentes desenvolvidos pelo BMW Group também serão instalados nos modelos BMW iNEXT e BMW i4 a partir de 2021.

LEIA MAIS

Tecnologia

O motor elétrico, a transmissão e a eletrônica de potência do iX3 estão acomodados juntos. O motor elétrico do novo SUV funciona sem o uso de ímãs e esse projeto permite que metais de difícil extração sejam dispensados para a fabricação do motor.

A densidade de potência do motor elétrico no BMW iX3 é 30% maior que a dos demais veículos totalmente elétricos do BMW Group. O motor apresenta eficiência de até 93%, em comparação com 40% nos motores a combustão.

A nova unidade gera uma potência máxima de 210 kW / 286 cavalos (cv) e torque máximo de 400 Nm sustentado em altas rotações, diferentemente de muitos outros motores elétricos.

O novo BMW iX3 vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, o colocando em pé de igualdade com o BMW X3 xDrive30i convencional. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h.

A capacidade de armazenamento da bateria – em relação ao espaço de instalação necessário e seu peso – foi aumentada substancialmente. A alta eficiência permite que o novo BMW iX3 ofereça um alcance de até 459 quilômetros no ciclo de teste WLTP e até 520 quilômetros no ciclo de teste NEDC.

Os outros recursos que fazem sua estreia sob o novo BMW eDrive de quinta geração incluem uma unidade de carregamento que envia energia tanto para a bateria de 400V quanto à fonte de alimentação de 12V a bordo. Ao usar terminais de corrente alternada, ele permite carregamento monofásico e trifásico de até 11 kW.

Conectar o veículo a uma estação de carga rápida de corrente contínua facilita as saídas de carga de até 150 kW. A bateria de alta tensão no novo BMW iX3 pode, portanto, ser carregada de 0 a 80% de sua capacidade total em apenas 34 minutos.

Os motoristas podem injetar a energia necessária para adicionar 100 quilômetros à autonomia do carro (no ciclo WLTP) em 10 minutos de carregamento.

A intensidade da regeneração da energia do freio é adaptada à situação da estrada descrita pelos dados do sistema de navegação e dos sensores do sistema de assistência ao motorista.

A bateria de alta tensão de última geração tem formato slim. Posicionada na parte inferior do carro, pode ser integrada à arquitetura flexível do SUV. Isso diminui o centro de gravidade em cerca de 7,5 centímetros em comparação com os “irmãos” BMW X3 de potência convencional, melhorando visivelmente a dinâmica lateral.

Entre os elementos sob medida do chassi do BMW iX3 está uma subestrutura do eixo traseiro, que oferece o espaço de instalação necessário para a unidade. A suspensão adaptativa padrão inclui amortecedores controlados eletronicamente, cujas características se adaptam à superfície em questão. Isso permite uma otimização de conforto e dinâmica de condução.

A suspensão Adaptive M opcional é ajustada para oferecer uma resposta mais esportiva.

A capacidade de carga do SUV, por sua vez, pode ser aumentada de 510 para um máximo de 1.560 litros, conforme necessário.

Aerodinâmica

O design do novo BMW iX3 exibe as proporções de um SUV e otimiza as propriedades aerodinâmicas do carro. O para-choque dianteiro e a grade de duplo rim da BMW têm um design fechado, enquanto a extremidade traseira também foi esculpida para reduzir a resistência do ar.

As rodas de liga leve com desenho aerodinâmico também ajudam a controlar o fluxo de ar ao redor do veículo. Os componentes reduzem seu coeficiente de arrasto em cerca de 5% em relação às rodas de liga leve convencionais.

Versões: BMW iX3 Inspiring e Impressive

O BMW iX3 estará disponível em duas versões em seu lançamento. A especificação “Inspiring” inclui:

  • pintura metálica;
  • rodas aerodinâmicas de 19 polegadas;
  • faróis de LED;
  • teto solar panorâmico de vidro;
  • Driving Assistant Professional com controle de cruzeiro ativo e função Stop & Go;
  • assistente de direção com controle de pista, aviso de mudança de pista e aviso de saída de pista;
  • Park Distance Control com sensores dianteiro e traseiro;
  • indicador de pressão dos pneus e sistema de alarme.

Há também volante esportivo, iluminação ambiente, assentos com ajustes eletrônicos e função de memória e sistema de controle de temperatura com três zonas independentes (incluindo a função de pré-aquecimento e pré-condicionamento).

O modelo inclui BMW Live Cockpit Professional (completo com um sistema de navegação otimizado), o BMW Intelligent Personal Assistant, integração de smartphones com Apple CarPlay e Android Auto, atualização remota de software, serviços digitais da BMW Connected Charging, carregador de bateria sem fio para smartphones e um sistema de áudio com sintonizador DAB.

O pacote de equipamentos da versão “Impressive” inclui:

  • rodas de liga leve de 20 polegadas;
  • faróis LED adaptativos, Comfort Access,
  • revestimento em couro Vernasca; e
  • bancos esportivos dianteiros com suporte lombar.

No quesito tecnologia, inclui BMW Head-Up Display e Parking Assistant Plus com câmera de visão traseira. Para um toque ainda mais exclusivo e conforto ao dirigir, há função de controle por gestos, sistema de som surround assinado pela Harman Kardon e ponto de acesso WiFi incluso.

Fotos BMW | Divulgação

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário