Boris Responde #63 | WD-40 tira borra de óleo? Troca do câmbio automatizado pelo manual

Seguro de carro Ford vai ficar mais caro? Qual a temperatura ideal do óleo do motor? Alinhamento técnico funciona? Essas e outras, Boris responde

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Boris Feldman responde as dúvidas dos leitores (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 17/06/2021 às 18h18

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Temperatura do óleo do motor

Qual a temperatura ideal do óleo do motor? Exigir alta rotação com o motor frio diminui a vida útil dele? A luz que indica motor frio no painel serve para indicar essa temperatura ideal? (André Alves de Campos)

Devo vender meu Ford Ka?

Tenho um Ford Ka 2016 e dizem muitas coisas que me deixam preocupado. Até o seguro já ouvi que vai ficar mais caro. Devo me desfazer do carro? Será que teremos peças para reposição? (Romário Franco)

Motor 1.3 turbo da Fiat

Tirando o torque e a aceleração, qual foi a melhoria do novo motor 1.3 turbo da Fiat em relação ao antigo de 20 anos ou mais? (Júlio Souza)

WD-40 para borra do motor

WD-40 para tirar a borra de óleo do motor, é uma boa ideia? Tenho um Versa e, em um acidente, o eixo traseiro entortou: recorri ao ‘alinhamento técnico’. Foi uma boa solução ou troco a peça? (Dener Domenico)

Quando devo ligar o motor?

Eu tenho um Fusca 1974. Costumo ligá-lo umas 2 ou 3 vezes por semana, mas sem rodar todas as vezes. Qual a frequência, tempo e a distância a ser percorrida para manter o veículo em ordem? (Sérgio Souza)

Pneus mais largos

Os pneus do meu Punto 2013 são 195/55 R16. Estou cogitando colocar 205/55 R16, pois estão mais baratos. Aumenta o conforto? Consumo aumenta? O velocímetro vai marcar mais ou menos? (Cleydes Krüger)

Alinhamento e troca de fluidos

Levei meu VW Gol G4 para trocar os pneus, alinhar e balancear. O mecânico disse que precisava trocar o fluído de freio e o da direção hidráulica. É picaretagem ou não? (Eduardo dos Reis)

Scanner para trocar fluido de freio

Tenho um Pajero TR4 2013 e preciso trocar o fluído do freio. É necessário o uso do scanner para efetuar a troca em um carro com ABS ou isso é apenas um preciosismo? (Paulo Celso)

Torque máximo e consumo

No motor EA111 8V, o torque máximo está disponível a 2500 rpm. No EA211 16 válvulas, ele está disponível a apenas a 4000 giros. Isso o torna menos econômico? (Roberto Santos de Santana)

Automatizado por manual

É possível substitui um câmbio automatizado por um manual? (Rodrigo Duarte)

Consumo alto

Meu Palio 1.0 Fire 2006 está com alto consumo de combustível – e o mesmo km/l com etanol ou gasolina. Em velocidades baixas, ele dá uns trancos. Qual é a sua opinião? (Ivair Ribeiro)

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8 Comentários
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Rocha 22 de junho de 2021

Cara, pelo seu argumento raso, não teríamos excelentes médicos, pilotos de avião, contadores, juízes, advogados, entre outros, que foram formados anos atrás mas se atualizam ao longo do tempo. Quem sabe um dia você possa ter um canal com a audiência do Boris……

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Elcio Savoretti 19 de junho de 2021

Bom dia ! Meu gol g6 1.6 2013/14
À algum tempo tá com perda de força e com engasgos.Levei pra fazer leitura e deu ou sonda lambida ou catalisador.Mandei num centro automotivo e disse pra verificar pra mim se não era.velas /cabos de.velas etc,antes de trocar sonda lambida ou catalisador .Ví uma matéria sobre isso no seu.canal.Eles disseram que precisavam trocar velas,cabos,filtro motor,limpeza de bicos e sonda.Fui lesado?

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Denilson Antunes Rodrigues 18 de junho de 2021

Que matéria fraca ,citou varia coisas e não falou nada

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Fernando Costa 18 de junho de 2021

Sou técnico automotivo formado,passagens em algumas oficinas e hoje trabalho pra mim mesmo e discordo de pelo menos 70% das coisas que o Boris diz,ele é engenheiro de computador quem realmente põe a mão na massa e vive o dia a dia das oficinas sabe que existem tecnologias suficientes no mercado para devida manutenção ou recuperação de peças como eixo traseiro que é conferida a laser e que fica 100% na mão de um profissional, basta as pessoas fugir do baratinho e buscar o preço justo, se tudo que estraga é só por novo o cidadão que tem seu veículo para o dia a dia não dá conta nem de manter o carro pelo preços praticados pelas montadoras em suas peças originais que de vez em quando ainda são chamadas para recall.

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Luiz Felipe 18 de junho de 2021

Tu tens toda razão!

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ALEXANDRE ANTUNES 19 de junho de 2021

Eu diria engenheiro de prancheta !
Não tem experiência no chão de oficina e trabalha em um mundo irreal , onde não tem combustível adulterado , não buracos , e tudo funciona exatamente como projetado.
Formado em 1968 , onde novidade era o Gordine

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Rocha 22 de junho de 2021

E você vive em um mundo perfeito né? Quem te garante que o cara levou em um lugar 100% profissional? Que ele não fugiu do baratinho? E outra se o cidadão não tem condição de manter seu carro como vai levar em um bom profissional!? Muito contraditório você.

O Boris é sensato e cético. Na dúvida, é melhor indicar a compra de um componente novo.

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Fernando Costa 22 de junho de 2021

Rocha vc é de qual área automotiva?
Vc dá sua opinião baseado em achismos é contraditório e o profissional?
Sua opinião é tão confusa que vc fala que quem não têm condições de ir ao bom profissional é melhor pagar 3 ou 4 vezes mais por um novo?
E a falta de condições encaixa onde no seu comentário de leigo?

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