Boris Responde #7: dúvidas sobre câmbio automático, consumo e mais…

Pode mudar o câmbio automático para o modo manual com o carro em movimento? Inmetro mede consumo com ar ligado? Essas outras dúvidas no Boris Responde #7

capa boris responde 7
Boris Feldman tira dúvidas dos leitores (Fotomontagem | AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 16/04/2020 às 17h49

No Boris Responde #7, Boris Feldman esclarece se pode mudar o câmbio automático para o modo manual com o carro em movimento, se o teste do Inmetro é feito com o ar ligado e quem fiscaliza os carros a GNV, entre outras dúvidas. Envie suas dúvidas nas nossas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) ou pelo email borisresponde@autopapo.com.br

1. Alternar o câmbio automático para o manual com o carro andando?

O câmbio automático do meu Corolla tem a função de câmbio manual, entretanto para isto necessito passar a manopla para a esquerda e dar alguns toques para a troca das marchas. Posso passar a marcha do automático para manual com o carro em movimento, principalmente na estrada em velocidades altas, sem o risco de danificar o câmbio. (Gerdal Carvalho)

Não tem problema nenhum, Gerdal: você pode chegar ela para a esquerda ou para a direita com o carro em movimento em qualquer velocidade para tornar o câmbio digamos “manual”. Nenhum problema em qualquer velocidade, tanto para a esquerda tornando manual ou para a direita, voltando para o automático.

2. Banguela na descida funciona?

Pode andar na banguela descendo? (Venicios Marcos De Lima)

Pode jogar a banguela na descida, o problema é seu. Só que não vai trazer benefício nenhum. Para quê isso? Para economizar combustível? Está enganado! Porque você economiza é mantendo o carro engrenado, porque assim você vai fazer as rodas movimentarem o motor. Se você jogar a banguela,  você vai obrigar a central eletrônica a jogar um pouquinho de combustível para manter o motor em marcha lenta.

Além do mais, quando você joga a banguela você está comprometendo sua segurança. Porque se você precisar de alguma manobra rápida, não adianta você acelerar, que o carro está de banguela.

3. Carros mal-conservados com GNV: quem fiscaliza?

Adquiri um veículo com GNV e estou muito satisfeito. Mas também estou muito assustado com a quantidade de veículos em péssimo estado de conservação abastecendo com GNV. Quem fiscaliza? O posto não pode se recusar de abastecer estes veículos precários ou exigir o selo fornecido pelo Inmetro para assegurar o mínimo de segurança para todos? (Juninho Marinho)

Esse seu problema é um dos graves problemas que afligem o Brasil. Não no ramo da saúde, mas no ramo dos automóveis, né. Eu digo isso porque esses automóveis como você mencionou só rodam porque o Governo Federal ainda não implementou a inspeção veicular. Cabe a ela tirar esses carros de circulação. Você não pode impedir um posto de abastecer esse carro, uma oficina de reparar esse carro.

A culpa é exclusiva do governo, que ainda não teve coragem, competência e habilidade para implantar aquilo que o código de trânsito já falou há muitos anos: inspeção veicular para evitar que essas lambanças sobre rodas, que ameaçam a nossa segurança, continuem nas ruas e nas estradas.

4. Teste de consumo com ar-condicionado ligado ou desligado?

Gostaria de saber sobre o programa de etiquetagem do Inmetro nos carros: o teste de consumo de combustível é feito com o ar-condicionado ligado ou desligado? (Bruno Santos)

Como a maioria dos carros brasileiros vendido no Brasil já têm o equipamento de ar-condicionado, o Inmetro decidiu então colocar no teste de simulação uma pequena carga que corresponde ao que aumentaria o consumo um ar funcionando. Pode variar um pouco acima, um pouco abaixo, mas pelo menos já foi colocado uma pequena carga para simular o ar condicionando de modo que você pode considerar que  o resultado de consumo no sistema de etiquetagem já contempla a carga roubada pelo equipamento de ar-condicionado.

5. Superaquecimento afeta câmbio?

Meu carro é um Grand Siena com sistema de câmbio semiautomático. O problema é que o carro está aquecendo. O sistema do carro pede para colocar o câmbio no neutro e parar o carro. Eu preciso aguardar o carro esfriar um pouco e, depois, eu posso sair de novo. O que eu devo fazer nessa situação quem eu deveria procurar para solucionar esse problema? (Nilton Paulista)

Quando acende essa luz que pede para você jogar o seu câmbio automatizado do Grand Siena em neutro, não é por causa do câmbio, é pelo superaquecimento do líquido de refrigeração, da água do radiador, digamos assim. E quando ele pede isso, é para evitar um problema maior no motor do seu carro. Então não tem nada com o câmbio, tem alguma coisa errada com o sistema de refrigeração. Você tem que levar o carro na concessionária ou na sua oficina de confiança para resolver o problema do motor.

6. Alternar gasolina comum, aditivada e etanol é bom?

Sempre abasteço três tanques de gasolina comum, depois um tanque de aditivada e depois etanol!  Abasteço quando estou próximo a reserva, enchendo o tanque, pois me disseram que, desta forma, um combustível limparia a borra do outro. É verdade? (Anderson Alexandre)

Eu, se fosse você, alternaria gasolina aditivada com o etanol, porque a gasolina comum, vários tanques da comum, você pode estar provocando uma formação de resíduos na cabeça do pistão. Alternar a gasolina com etanol, tá bom, não é necessário, mas mal não faz. E o seu carro é flex, aceita qualquer um dos dois combustíveis. Mas se você usar a comum, joga um frasquinho do aditivo ou então use sempre a gasolina aditivada.

Boris Feldman tira dúvidas de leitores
Boris Feldman tira dúvidas de leitores no “Boris Responde”
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luiz Claudio Stefani 24 de abril de 2020

No msnual do proprietarip do Corolla , avisa pra não usar gasolina adtivada.

Avatar
Eduardo Machado Ribeiro 21 de abril de 2020

Por favor estou querendo saber se eu preciso refazer toda a documentaçao para a compra de um novo carro por PCD ? eu já tenho um que é por PCD mas quero trocar por um novo também por PCD

Avatar
Vagner 24 de abril de 2020

Vai ter que passar pela burocracia novamente

Avatar
Aloisio 18 de abril de 2020

Boris, meu nome é Aloisio e gostaria de saber, pq os carros nao tem im sistema.de ar condicionando independente e que nao interfira na potencia e no consumo do veiculo?

Avatar
Luiz Cesar 17 de abril de 2020

O programa está de parabéns estou acompanhando desde o início.Meus parabéns ao Bóris e sua equipe do programa Auto Papo.

Avatar
Deixe um comentário