Boris Responde #7: dúvidas sobre câmbio automático, consumo e mais…

Pode mudar o câmbio automático para o modo manual com o carro em movimento? Inmetro mede consumo com ar ligado? Essas outras dúvidas no Boris Responde #7

Por AutoPapo 16/04/20 às 17h49

No Boris Responde #7, Boris Feldman esclarece se pode mudar o câmbio automático para o modo manual com o carro em movimento, se o teste do Inmetro é feito com o ar ligado e quem fiscaliza os carros a GNV, entre outras dúvidas. Envie suas dúvidas nas nossas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) ou pelo email borisresponde@autopapo.com.br

1. Alternar o câmbio automático para o manual com o carro andando?

O câmbio automático do meu Corolla tem a função de câmbio manual, entretanto para isto necessito passar a manopla para a esquerda e dar alguns toques para a troca das marchas. Posso passar a marcha do automático para manual com o carro em movimento, principalmente na estrada em velocidades altas, sem o risco de danificar o câmbio. (Gerdal Carvalho)

Não tem problema nenhum, Gerdal: você pode chegar ela para a esquerda ou para a direita com o carro em movimento em qualquer velocidade para tornar o câmbio digamos “manual”. Nenhum problema em qualquer velocidade, tanto para a esquerda tornando manual ou para a direita, voltando para o automático.

2. Banguela na descida funciona?

Pode andar na banguela descendo? (Venicios Marcos De Lima)

Pode jogar a banguela na descida, o problema é seu. Só que não vai trazer benefício nenhum. Para quê isso? Para economizar combustível? Está enganado! Porque você economiza é mantendo o carro engrenado, porque assim você vai fazer as rodas movimentarem o motor. Se você jogar a banguela,  você vai obrigar a central eletrônica a jogar um pouquinho de combustível para manter o motor em marcha lenta.

Além do mais, quando você joga a banguela você está comprometendo sua segurança. Porque se você precisar de alguma manobra rápida, não adianta você acelerar, que o carro está de banguela.

3. Carros mal-conservados com GNV: quem fiscaliza?

Adquiri um veículo com GNV e estou muito satisfeito. Mas também estou muito assustado com a quantidade de veículos em péssimo estado de conservação abastecendo com GNV. Quem fiscaliza? O posto não pode se recusar de abastecer estes veículos precários ou exigir o selo fornecido pelo Inmetro para assegurar o mínimo de segurança para todos? (Juninho Marinho)

Esse seu problema é um dos graves problemas que afligem o Brasil. Não no ramo da saúde, mas no ramo dos automóveis, né. Eu digo isso porque esses automóveis como você mencionou só rodam porque o Governo Federal ainda não implementou a inspeção veicular. Cabe a ela tirar esses carros de circulação. Você não pode impedir um posto de abastecer esse carro, uma oficina de reparar esse carro.

A culpa é exclusiva do governo, que ainda não teve coragem, competência e habilidade para implantar aquilo que o código de trânsito já falou há muitos anos: inspeção veicular para evitar que essas lambanças sobre rodas, que ameaçam a nossa segurança, continuem nas ruas e nas estradas.

4. Teste de consumo com ar-condicionado ligado ou desligado?

Gostaria de saber sobre o programa de etiquetagem do Inmetro nos carros: o teste de consumo de combustível é feito com o ar-condicionado ligado ou desligado? (Bruno Santos)

Como a maioria dos carros brasileiros vendido no Brasil já têm o equipamento de ar-condicionado, o Inmetro decidiu então colocar no teste de simulação uma pequena carga que corresponde ao que aumentaria o consumo um ar funcionando. Pode variar um pouco acima, um pouco abaixo, mas pelo menos já foi colocado uma pequena carga para simular o ar condicionando de modo que você pode considerar que  o resultado de consumo no sistema de etiquetagem já contempla a carga roubada pelo equipamento de ar-condicionado.

5. Superaquecimento afeta câmbio?

Meu carro é um Grand Siena com sistema de câmbio semiautomático. O problema é que o carro está aquecendo. O sistema do carro pede para colocar o câmbio no neutro e parar o carro. Eu preciso aguardar o carro esfriar um pouco e, depois, eu posso sair de novo. O que eu devo fazer nessa situação quem eu deveria procurar para solucionar esse problema? (Nilton Paulista)

Quando acende essa luz que pede para você jogar o seu câmbio automatizado do Grand Siena em neutro, não é por causa do câmbio, é pelo superaquecimento do líquido de refrigeração, da água do radiador, digamos assim. E quando ele pede isso, é para evitar um problema maior no motor do seu carro. Então não tem nada com o câmbio, tem alguma coisa errada com o sistema de refrigeração. Você tem que levar o carro na concessionária ou na sua oficina de confiança para resolver o problema do motor.

6. Alternar gasolina comum, aditivada e etanol é bom?

Sempre abasteço três tanques de gasolina comum, depois um tanque de aditivada e depois etanol!  Abasteço quando estou próximo a reserva, enchendo o tanque, pois me disseram que, desta forma, um combustível limparia a borra do outro. É verdade? (Anderson Alexandre)

Eu, se fosse você, alternaria gasolina aditivada com o etanol, porque a gasolina comum, vários tanques da comum, você pode estar provocando uma formação de resíduos na cabeça do pistão. Alternar a gasolina com etanol, tá bom, não é necessário, mas mal não faz. E o seu carro é flex, aceita qualquer um dos dois combustíveis. Mas se você usar a comum, joga um frasquinho do aditivo ou então use sempre a gasolina aditivada.

Boris Feldman tira dúvidas de leitores
Boris Feldman tira dúvidas de leitores no “Boris Responde”
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Luiz Claudio Stefani 24 de abril de 2020

    No msnual do proprietarip do Corolla , avisa pra não usar gasolina adtivada.

  • Avatar
    Eduardo Machado Ribeiro 21 de abril de 2020

    Por favor estou querendo saber se eu preciso refazer toda a documentaçao para a compra de um novo carro por PCD ? eu já tenho um que é por PCD mas quero trocar por um novo também por PCD

    • Avatar
      Vagner 24 de abril de 2020

      Vai ter que passar pela burocracia novamente

  • Avatar
    Aloisio 18 de abril de 2020

    Boris, meu nome é Aloisio e gostaria de saber, pq os carros nao tem im sistema.de ar condicionando independente e que nao interfira na potencia e no consumo do veiculo?

  • Avatar
    Luiz Cesar 17 de abril de 2020

    O programa está de parabéns estou acompanhando desde o início.Meus parabéns ao Bóris e sua equipe do programa Auto Papo.

Avatar
Deixe um comentário