Boris Responde #70 | Etanol encurta a vida útil do motor? Fim do carro manual?

Qual a diferença de embreagem remanufaturada e recondicionada? Aquele 'choquinho' pode causar explosão em posto? Essas e outras, Boris responde!

capa portal boris responde 70
Boris Feldman (dir.) responde as dúvidas enviadas pelos leitores (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 05/08/2021 às 19h31

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook Instagram).

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Cheiro de gasolina no EcoSport

É normal que um Ford EcoSport 2018 fique com um leve cheiro de gasolina no compartimento do motor logo que esse motor é desligado? (Edson Martins)

Gasolina que dura mais

Tem uma rede de postos vendendo gasolina “dura mais”: não é só aditivo para limpeza e acaba economizando 10% de combustível. Isso é verdade ou é picaretagem? (Roberto Ruiz Góes)

Risco de explosão ao abastecer

Fui abrir a tampa do tanque no posto. Quando aproximei a chave da lataria, uma pequena fagulha saiu do carro. Durante o abastecimento, essa fagulha poderia provocar uma explosão? (Gilson Ivanowski)

Embreagem remanufaturada e recondicionada

Gostaria de saber a diferença entre embreagem remanufaturada e recondicionada e se vale a pena utilizar uma delas no carro. (Nilson Macedo)

Cadeirinha no Fusca

Estou precisando de uma informação: é possível colocar uma cadeirinha para criança de 2 anos em um Fusca antigo? (Massimo de Matteo)

Uso excessivo de etanol no flex

Usar o etanol demasiadamente em um motor flex pode acarretar desgastes prematuros do motor e seus componentes? Pode ser uma economia “equivocada” nesse caso? (Raphael Oliveira)

Fim do carro manual?

Carro manual vai se tornar coisa do passado? (Jefferson Mendes)

Troca dos discos de freio

Fiz a primeira troca das pastilhas e o mecânico queria também trocar os discos. Isso procede ou é picaretagem? (Wendel Cavalcante)

 Mecânico não recomenda etanol no flex

O dono de uma oficina bem-conceituada disse que o etanol encurta a vida útil das peças, como bico injetor, bomba de combustível… Isso é verídico? (Márcio Luiz de Matos)

Carro dos sonhos do Boris

Qual é ou era o carro dos teus sonhos, desde que você começou a gostar e entender sobre carros? (William Vargas)

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15 Comentários
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Francisco Xavier Santana 13 de agosto de 2021

Colocar querosene na gasolina e bom para limpa os bicos do motor
Verdade ou mentira

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silvio gonçales 11 de agosto de 2021

Vcs estão doidos?
Cadê as respostas ??

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José Roberto lima 9 de agosto de 2021

Meu caro um Wgem geração 3 ano 2000 modelo 2001- já está com 232.000 kilometro
têm momentos que ele acende no.painel a Luz vermelha
que é a luz do oleo‐ é passa várias semanas é até. mes- o mecânico disse que é o motor que não está purificando mais- ele está certo ou errado ou o que pode ser

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Geovane Areia Franca 10 de agosto de 2021

Amigo assim e bem provável q seja alguma sujeira q tá restringindo a passagem de óleo no sugador de lubrificante , já tive um probleminha desse num vw gol G5 só acendia a luz de óleo quando tava numa rotação maior tipo na estrada depois q passava de 80km/h uns 5 minutos rodando ela acendia se tirasse o pé ela apagava , comecei a testa o sensor e nada depois parti pra abrir o carter achando q era a bomba d óleo e quando vi era uma borra q tava na telinha do pescador de lubrificante , fica a dica aí pra um item q merece ser checado

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Laureci 12 de agosto de 2021

A linha wv GOL, todos ao trocar o óleo tem que limpar no suspiro, aquela borra que cria ali acaba entupindo a passagem do óleo e acende a luz do painel. Se possível usar mais gasolina aditivada ?

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Abimael Silva Melo 13 de agosto de 2021

Está certo!

Tenho um g4.
Se vc ainda não fez o motor do seu veiculo! Prepara pra fazer essa luz indica pouca lubrificação nos pistoes.

Atn:Abimael Melo.

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MARCIO RANGEL DE ASSUNCAO 13 de agosto de 2021

Cara eu tive um gol G3 8v 1.0 acendeu a luz domoleo mecânico disse que era cebolinha do óleo, mas eu tinha caído na besteira de com o mesmo mecânico ter feito um flush, resultado, era a peneirinha do pescador que tinha entupido, travou o motor por falta de circulação do óleo, tive que trocar o bloco. Pessa urgentemente que seu mecânico abra o carter e faça a limpeza da peneirinha. Meu gol estava com 170.000 km em perfeito funcionemto, perdi o motor por um detalhe técnico de falta de conhecimento próprio e do mecânico.

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Ronildo Ayalla pacagnella 13 de agosto de 2021

Amigo pode ser a cebolinha do óleo ou a bomba de óleo deve estar entupida tem que trocar o pescador

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Rodrigo 7 de agosto de 2021

Boa tarde nao concordo tenho um honfa automativo 2008 uso so etanol nele e ja tenho a 10 anos e nunca me causou nemhum problema nas pecas e no motor

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Vinicius 6 de agosto de 2021

E cadê as respostas?

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Jose 8 de agosto de 2021

Verdade .
Cadê as respostas?

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Felipe da Cunha e Silva 6 de agosto de 2021

Tive um kadett 1991 100% etanol, rodei 450 mil km com o motor stand fiz apenas cabeçote com 250 mil para troca do comando de válvulas e guia de valvulas. Nunca baixou óleo fazia a troca de 10 em 10 mil e o óleo saia limpo sem carbonização.

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Carlos Augusto 6 de agosto de 2021

Besteira é melhor excluir a loja falar ou dizer algo fora do padrão de educação só vou me igualar a esse estabelecimento!!

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Antônio Martins de sousa 6 de agosto de 2021

Boris se o carro tá usando óleo mineral pode botar o óleo sintético na Meriva tem algum problema os fala que travou os tuchos eu acho que tava incorreto eu botei o óleo sintético 100% outra coisa qual a durabilidade de um motor com etanol dura a mesma coisa na gasolina ou dura menos obrigado sua Antônio Martins de Osasco

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Geovane Areia Franca 10 de agosto de 2021

Assim pelo que eu conheço de mecânica ,se falar em durabilidade e bem controverso , tipo se vc tem um motor q roda menos de 5 mil kms por ano e vc faz as trocas de lubrificante com 5 mil kms ,e um q roda 10 mil km por ano e faz as trocas a cada 5 mil esse motor q roda mais tende a dura mais , um motor q roda somente com água pura no radiador e outro q roda com fluido de radiador sendo substituído com frequência tende a durar mais , motor q roda em situações severas trânsito intenso e um q roda mais em estrada , os intervalos de manutenção tem que ser mais curto pra o uso severo , toca de óleo com as especificações do fabricante e troca do filtro em todas as trocas de lubrificante e tudo coisa q vai alterar muito a durabilidade do motor

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