Boris Responde #85 | Motor 3 cilindros dá retifica?

Vale a pena trocar a caixa automática de 4 marchas do Peugeot por uma de seis? Troller acabou: como fica o mercado dos jipes da marca?

capa portal boris responde 85
Boris Feldman (esq) responde as dúvidas enviadas pelos leitores (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 18/11/2021 às 20h33

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

Troca da caixa automática do Peugeot

Tenho um Peugeot 207 SW 2009 com câmbio automático AL4. Estou pensando em trocar por uma caixa automática de 6 marchas. Caberia no meu carro? (Rossano Huf)

Para onde vai C2 nos carros elétricos com etanol?

Em carros elétricos que usam etanol para gerar hidrogênio, o que acontece com o C2 que sobra? (Adilson Frizon)

Carros e caminhões da Volvo são ruins?

Sabemos que a confiabilidade e durabilidade dos carros da Volvo são bem ruins assim como os Land Rover. Os caminhões também são ruins? (Octaviano Teixeira)

Motores 3 cilindros não dão retifica?

Ouvi dizer que motor 3 cilindros não dá retífica. É verdade? (Felipe Fidelis)

Fim da Troller e o mercado

Gostaria de saber sua opinião sobre o fechamento da fábrica Troller. Como você acha que o mercado vai se comportar? (Silvio Drummond)

Sexta marcha para o Palio e o Classic

Tenho um Palio e um Classic e em ambos parece que falta uma 6ª marcha. Parece que os carros andam no limite. Estou fazendo algo errado? Há algo que eu possa fazer? (Cláudio Toledo)

Ciclo Atkinson nos carros Hybrid da Toyota

Caro Boris, por que a Toyota opta por motor de ciclo Atkinson em seus carros “Hybrid” e não o ciclo Otto? (Vainer J. Penatti)

Molhar os discos de freio quentes pode empená-los?

Passar em alagamentos ou lavar as rodas com os discos quentes podem empená-los? Ao sair de casa tenho que subir uma ladeira: tenho que esquentar o motor antes? (Laércio Cillo)

Controle de estabilidade nos SUVs

Se os SUVs são mais altos, eles não se tornam mais instáveis, principalmente no molhado e nas curvas; parte deles não está equipada com tração nas 4 rodas? (Jair Lazarini)

Picaretagem na troca da correia dentada

Troquei a correia dentada do meu carro e, depois, a bomba d’agua deu defeito. O mecânico quer trocar novamente a correia. É necessário? (William Vargas)

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luis bohemia 20 de novembro de 2021

Na verdade o que acontece dos 3 cilindros atuais e que dificulta a retífica são:
1. O material do motor em vários casos é alumínio que é um material mais leve e c menos suporte a massa de retirada, c maior probabilidade de ser perfurado o q impede a retífica
2. Na busca de economia muitos engenheiros tem feito as peças extremamente justas o que dificulta o encaixe se não for perfeito, exemplo o motor e-fly Fiat, q equipa os Argos e cronos por exemplo, a tampa da bomba de água fica na conta do motor e cabeçote qdo vc da um passe e tira alguns décimos no passe ela simplesmente não reencaixar e dá vazamento, exigindo “gambiarra” com o uso de juntas não originais para tentar compensar este problema ou como recomenda o fabricante substituir o cabeçote e o bloco em alguns casos, pois a junta original não vai atender…mas não é por ser 3 cilindros e sim pela forma construtiva do motor que causa isto

Avatar
Strady 19 de novembro de 2021

Meu “Etiozinho” também tem controle de estabilidade.
Sem “status”, mas bom e seguro.
Sei de quem comprou um SUV dos mais completos e não ficou com ele nenhum ano. Trocou por um sedã.

Avatar
Strady 19 de novembro de 2021

“Sexta marcha para o Palio e o Classic”.
Meu “Patinho Feio” Etios, tem motorzinho de 1,3-l, seis marchas, e roda bem tanto na cidade quanto na estrada.”

Avatar
Horácio Rodrigues 19 de novembro de 2021

Sobre a resposta para onde vai o Carbono no Conversor Etanol para Hidrogênio a resposta no video está errada. O Carbono presente na moléculas de etanol são liberadas na atmosfera quase na totalidade na forma de CO2. Mas deve ser observado que como o Etanol é obtido da cana de açúcar, que retira CO2 da atmosfera por fotossíntese, esse ciclo é muito mais ecologicamente correto que a queima de combustíveis fosseis.

Avatar
Deixe um comentário