Boris Responde #94 | Remap de câmbio e motor vale a pena?

Freio motor aumenta o desgaste? Chave na ignição danifica a bobina? Essas e outras dúvidas, Boris Feldman responde

capa portal boris responde 94
Boris Feldman responde às perguntas dos leitores (Imagem: AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 03/03/2022 às 20h50

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (FacebookInstagram e TikTok).

Qual a necessidade de concessionárias?

Atualmente, para a venda de veículos, qual a necessidade das concessionárias? (Marcelo Ribeiro)

Chave na ignição danifica a bobina?

Deixar o carro com a chave no contato e com ignição ligada durante muito tempo pode esquentar a bobina e danificar o carro? (Everson de Assis)

Condicionador de metais Bardhal

Meu mecânico recomendou que eu usasse o condicionador de metais da Bardhal. Estou em dúvida: devo usar o Bardhal no motor? (Mohamad)

Remap de câmbio e motor

Gostaria de saber se remap de câmbio pode diminuir a vida útil dele, do motor ou de alguma outra parte específica. (Wendel Lima) Existe uma reprogramação para diminuir o consumo? E vale a pena fazê-la? (Vanderlei Antonio Finotti)

Carro elétrico com gerador?

Não entendo porque não fazem um carro com propulsão totalmente elétrica, porém com um gerador para produção de energia para carregar as baterias. É possível? (Humberto Carvalho)

Freio motor aumenta o desgaste?

Ao usar o freio motor, com o tempo, há algum desgaste no motor, óleo ou impacto no consumo? (Antônio Vitor Braga)

Carro que roda pouco

Rodo pouco com o meu carro: para que a carga da bateria e a lubrificação do motor sejam feitos corretamente, é necessário tirar o carro da garagem e rodar ou basta deixá-lo ligado? (Carlos Biernath)

Molas do HB20 S

Tenho um HB20S 1.6 Comfort 2015 e com todos os seus passageiros, as molas descem e as rodas quase batem na carroceria. Existe alguma, fora as molas para carros com kit GNV? (Anderson Silva)

Barra antitorção funciona?

A barra antitorção melhora a estabilidade do carro. Ela faz diferença na segurança em carros de passeio ou é tudo conversa furada? Se sim, porque não vem instalada de fábrica?(Álvaro Pereira)

Revisão completa no carro seminovo

Adquiri um Nissan Sentra CVT 2008.Antes de sair da revendedora já contratei um seguro e fiz revisão completa com a substituição de vários itens. Agi certo ou foi apenas paranoia de minha parte? (Luiz Lima dos Santos)

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fabio Teixeira 10 de junho de 2022

Boa tarde, em parte concordo 100% e em parte tenho dúvidas com relação ao REMAP. Com relação ao REMAP de Injeção, de fato se a pessoa não pretende usar o carro fora do que ele foi projetado, a melhor programação de fabricante. Já no câmbio que fica minha dúvida, pois tenho um C3 automático que posso passar as marchas automatico ou manual, e no Manual eu uso em rotações abaixo da programação do automático e de fato tenho retorno em melhoria na economia em transito na cidade, chegando a ter 1,5 L por KM do manual para o automático e como o fabricante me permite isso ei a dúvida se realmente um remap de câmbio bem feita nào seria tão danoso ao veiculo já que tenho a possibilidade de fazer isso manualmente. E este papo de caixa adaptiva no C3 é balela, ela nunca se adaptou ao meu modo de dirigir, sempre a mesma coisa esde que peguei 0KM.

Avatar
Dalrri 27 de novembro de 2022

Não é tão balela assim ,verifica se seu c3teve todas as revisões na CC ,se sim tente descobrir sobre a finalização se eles deixaram o módulo com bloqueio ou se está em modo padrão após revisões .existe a possibilidade de que seu carro esteja com a ecu bloqueada para auto aprendizagem o que as.CC só liberam após a última revisão pela CC ,como nos Honda os módulos Vem.com limitadores de potência devido as leis no Brasil .boa sorte …

Avatar
Deixe um comentário