Mercado brasileiro não tem mais nenhuma picape com cabine estendida

Todas as caminhonetes à venda no país, sejam elas compactas, médias ou grandes, são comercializadas apenas com cabine dupla ou simples

Por Alexandre Carneiro 29/09/20 às 18h15

O mercado brasileiro não tem mais picapes com cabine estendida. As atuais gamas da Fiat Strada e da Volkswagen Saveiro não oferecem mais essa opção. Agora, tanto as caminhonetes compactas quanto as médias e grandes só oferecem dois tipos de carroceria: simples ou dupla.

VEJA TAMBÉM:

A Saveiro oferecia a cabine estendida apenas na versão Pepper. Porém, essa opção não está mais no mercado. Atualmente, o configurador do site comercial da Volkswagen mostra apenas quatro opções: Robust com cabines simples ou dupla, Trendline cabine simples e Cross cabine dupla.

vw saveiro pepper cabine estendida branca de frente
Versão Pepper foi a última da linha Saveiro a oferecer cabine estendida (foto: AutoPapo)

Consultada, a Volkswagen confirmou o enxugamento da gama da picape. “Desde abril de 2019, quando chegou às lojas a Saveiro 2020, a configuração com cabine estendida deixou de ser comercializada”, explicou o fabricante por meio da assessoria de comunicação.

Já Strada eliminou a carroceria com cabine estendida da gama mais recentemente, com o lançamento da nova geração. A configuração de cabine simples, que a Fiat passou a chamar de Plus, ganhou espaço interno otimizado: não chega a ser um bagageiro tão amplo, mas permite a acomodação de pequenos volumes atrás dos bancos, sem sacrificar a caçamba.

Além dela, a nova Strada disponibiliza somente a opção de cabine dupla. A antiga geração até segue em produção, porém unicamente na versão Hard Working com cabine simples. Vale lembrar que, no segmento de compactas, foi justamente a picape da Fiat que introduziu o conceito de habitáculo estendido, exatos 20 anos atrás.

fiat strada primeira geracao cabine estendida de frente
Fiat Strada foi a primeira picape compacta a oferecer essa opção de carroceria (foto: Fiat | Divulgação)

Cabine estendida já não era mais disponibilizada em picapes maiores

Outros modelos do segmento nunca tiveram essa opção de carroceria: a Chevrolet Montana é fabricada somente com cabine simples, e a Renault Duster Oroch, com cabine dupla.

Entre as picapes maiores, a cabine estendida está extinta há vários anos. Somente picapes fora de linha, como as antigas gerações de S10 e Ford Ranger, ou ainda a extinta Dodge Dakota, chegaram a oferecer tal opção.

Avaliamos a nova Fiat Strada: assista ao vídeo!

9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Paulo Machado 20 de outubro de 2020

    Não consigo entender o brasileiro!!!! compra picape pequena cabine dupla???? para trabalho a melhor opção seria a cabine estendida. Mas estamos no Brasil aonde carro é artigo de luxo.

  • Avatar
    Renan Gomes Pinheiro 30 de setembro de 2020

    Ainda bem q eu estou com a minha 2012 na garagem .

  • Avatar
    Marcelo savagin 30 de setembro de 2020

    Que pena que acabou a CE, tenho uma Saveiro Cross 2014 CE e acho muito bom pra carregar ferramentas, etc. Estava pensando em trocar por outra Cross…vou ter que repensar…

  • Avatar
    felipe 30 de setembro de 2020

    tivemos 2 strada ce e 4 saveiro cross ce, agora ficamos sem opção de compra, uma pena , vamos passar a optar por uma picape maior agora ou se contentar com uma cabine simples mesmo.

  • Avatar
    Hiroshi Ide 29 de setembro de 2020

    Uma pena ter extinto as cabines estendidas. Fui pra trocar a minha strada cab.estendida por uma nova. más desisti pelo espaço muito limitado a nova strada plus. Fiquei chateado…….

    • Avatar
      Wellington Brito de Menezes 30 de setembro de 2020

      Foi o mesmo que aconteceu comigo fui lá para trocar que eu olhei a carroceria bem menor
      que a minha estrada

  • Avatar
    Clélem Bandeira 29 de setembro de 2020

    Eu sempre achei útil a cabine estendida, pena não existir mais a opção, no Paraná era considerada utilitário, assim pagava 1% de IPVA e tinha lugar para carregar bagagem ou material de trabalho.
    Sendo que as avaliações da cabine plus da Strada não foram boas em espaço.

  • Avatar
    Fernando Garcia 29 de setembro de 2020

    Só no Brasil existem essas jabuticabas, pick-up pequena cabine dupla, não tem capacidade de carga e também não é carro, ou seja corpo de cavalo e cabeça de elefante.

    • Avatar
      JAITONY DE SOUSA 30 de setembro de 2020

      Vc não trabalha com certos equipamentos que tem que leva peso e ter eles a mão, eu trabalho em campo, medições e recuperação ia troca de carro este ano já não vou por isso. Meu carro era Strada ce sem ela vou pra outro carro tô vendo foda é não ter muitos outros que possa atender

Avatar
Deixe um comentário