Caminhão com traseira alta: o que diz a lei?

Resolução do Contran é clara ao colocar os limites das modificações que podem ser feitas na suspensão e na altura

Traseira arqueada poderá render multa gravíssima
Tanto caminhões rígidos ou conjuntos podem ser encontrados com as suas traseiras altas (Foto: Reprodução da internet)
Por Érico Pimenta
Publicado em 30/12/2021 às 19h03
Atualizado em 19/10/2022 às 14h41

Dentro da cultura dos caminhões, ao longo dos anos, alguns acessórios foram se tornando clássicos como o Bibendum – boneco da Michelin- que geralmente fica pendurado acima da cabine. Um “pente” na turbina (que é alterar o ronco do caminhão e fazer o barulho da turbina ficar mais alto) também é fácil de ouvir em alguns caminhões.

O nome da esposa ou filhos no para-brisa também é bem comum. Algumas modas também foram surgindo ao longo dos anos junto às novas gerações de caminhoneiros. Nos últimos anos, uma “moda” tem causado bastante polêmica, a traseira alta.

VEJA TAMBÉM:

Adeptos desta prática afirmam que ao levantar a traseira do caminhão (ou “arquear”) aumenta a estabilidade do caminhão nas curvas. A explicação até pode fazer um pouco de sentido, já que o peso da carga é deslocado para o eixo da frente, mas não há nenhum estudo que comprove esse ganho. Já outros dizem que fazem apenas para melhorar o visual do caminhão.

Desde 2010, essa moda tem gerado certas polêmicas e causando grandes discussões entre aqueles que são contra e os que são a favor da traseira alta. De um lado, há quem defenda dizendo que comprou o caminhão e pode fazer o que quiser com ele.

Quem se opõe, aponta principalmente a falta de segurança que estes caminhões podem ter com a traseira alta. Em uma colisão traseira, um carro pode entrar embaixo do caminhão, já uma em uma colisão traseira com outro caminhão, a ponta da carroceria pode entrar pelo para brisa e acertar em cheio o motorista.

Esse é um dos caminhões com traseira alta mais famosos do Brasil:

Traseira alta e a resolução 479 do Contran

A fim de evitar que essa moda chegasse a um nível “exagerado” (o que não adiantou) o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou em 20 de março de 2014 a Resolução 479 que permite que caminhões sejam arqueados, porém com diversos limites.

Em suma, a resolução permite que caminhões sejam elevados em 2° graus, o que na prática representa 3,5 centímetros por metro de comprimento, sendo assim um caminhão que possui uma carroceria de 8 metros de comprimento poderá ter uma diferença de 28 centímetros de altura do começo até o final da carroceria. Além disso, as lanternas traseiras não podem estar acima de 1,20 metros do chão e as lanternas laterais ou luzes de posição não podem estar acima de 1,50 metro do chão.

Outro aspecto importante, é que a resolução também autoriza o uso de calço na suspensão, porém ao utilizá-lo, serão definidos dois pontos de referência no chassi (X e Y) com uma distância de 1000 milímetros entre eles. Então será realizada uma medida a altura desses dois pontos em relação ao solo e a diferença de altura desses dois pontos não pode passar de 35 milímetros. Confira no exemplo abaixo:

traseira alta limite contran 1
Resolução permite o uso de calço na suspensão, mas desde que não ultrapasse o limite de 35 milímetros entre o ponto X e Y (Reprodução | Contran)

A resolução ainda deixa claro que rebaixar a frente do caminhão ou alterar o eixo dianteiro não é permitido, apenas para instalação do segundo eixo auxiliar.

No mais, todas as alterações devem constar no CRV (Certificado de Registro do Veículo) e no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Para conferir na íntegra a resolução 479, clique aqui.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
142 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luiz Carlos velloso 6 de fevereiro de 2022

É só vcs andarem na distância certa que não tem polêmicas,
Porque só caminhoneiro tá errado
Arqueado ou não bater por trás raramente escapa com vida,
Caminhão sem ser arqueado ele é de borracha..?
Isso acontece porque somos maus representados
Caminhão arqueado agora é crime
Mais si pagar o imposto pôde…
Isso é uma pátria chamada Brasil..
Berço da corrupção e da safadeza…
É vcs motorista Domingueiros andem na adistacia prá não polêmica
Ficar a dica.
Mantenha distância….
Agora querem andar tudo colado aí se lascar mesmo….. não tem arqueado certo..kkkkk

Avatar
Josias 1 de abril de 2022

Falou o defensor dos assassinos nas estradas

Avatar
Jadson 4 de julho de 2022

Vdd os carros anda muito em cima dos caminhões e pq eles não pega os carros rebaixado ou motos com adesivo neh.

Avatar
Vinicius 5 de fevereiro de 2022

Mano seguinte, o Brasil tá um caso sério se a gente levanta demais reclama se a gente baixa demais reclama então decide, o disel tá um absurdo e não tá dando pra trabalhar assim. Então é questão de negociação?

Avatar
Marcos 22 de fevereiro de 2022

So n gastar dibheiro levantando ou abaixando q sobra mais p diesel.

Avatar
Tyrone Almeida 5 de fevereiro de 2022

Li vários comentários!! Motorista de caminhão não é engenheiro,mal sabe dirigir e geralmente desconhece as leis e o código de trânsito, geralmente os caminhões arqueados são dirigidos por nóias que se dizem profissional do volante,tem mais é que multar e colocar os veículos de modo padrão!!

Avatar
Edenilton fontes 5 de fevereiro de 2022

Enfim, a liberação tá aí, e de acordo com a resolução 479/14, que libera, mas boa se fiscaliza pra seja executada conforme a mesma, porém alguns colegas se excedem, mas não e pauta nem motivo pra tanta repercussão, pois tantas outras vítimas fatais por conta de irresponsabilidade de condutores mas enfim. O que tem que se cobrar e corrigir é a forma de como é medida a inclinação,tem que ser de ponta aponta da longarina, talvez diminuísse a altura das carrocerias. Obs: os veículos não são fabricados para bater, é preciso educar e conscientizar os motoristas.

Avatar
Vinicius GBN 5 de fevereiro de 2022

Vdd, o problema não está nos caminhões mas em quem dirije eles ??

Avatar
n gostou compra e abaixa 4 de fevereiro de 2022

trazeira alta é o q liga se ta doido!!!

Avatar
Marcelo 30 de janeiro de 2022

Recentemente um caminhoneiro morreu o filho vinha atraz, bateu na traseira arqueada do proprio pai que ia na frente, morreu os dois ocupantes, o pai agora sofre pela perda. Eu jamais levanteria meu caminhão,

Avatar
Adalberto Jardim petrile júnior 17 de fevereiro de 2022

Amigo, saiba mais do episódio, o menino passou mal e a esposa morreu no peito dele tentando acordar ele. Não tinha nem frenagem no asfalto.

Avatar
Maicon Costa 28 de junho de 2023

Não é bem assim fera, antes do filho bater na traseira do pai o pai bateu na traseira de um outro caminhão que ia a sua frente, e o filho tudo indica que passou mal quando isso aconteceu, pois não tinha nenhuma marca de freada do seu caminhão e sua esposa morreu em posição de uma pessoa tentando reanimar quem está desacordado na direção.

Avatar
Joao 28 de janeiro de 2022

Pelo que eu saiba oq diz a lei quando alguem bate na traseira o culpado é quem bateu atras mesmo se o carro na dianteira esteja irregulado?

Avatar
Em casos de engavetamento não há culpados, há mortos 1 de fevereiro de 2022

Em casos de engavetamento, não há culpados, e sim mortos, não é uma moda segura para os outros motoristas

Avatar
Lu iz 7 de janeiro de 2022

Os caminhoneiros reclama dos preços do diesel e peças de reposição mas na de acessórios inúteis não esita em colocar é mole ou quer mais !!! Luiz

Avatar
José Carlos 18 de janeiro de 2022

Brasileiro sendo brasileiro, nada fora do padrão.
Vive dizendo que não tem nada mas é só chover e diz que perdeu tudo, reclama do preço da gasolina mas cigarro sempre tem no bolso e cerveja na mão.

Avatar
Daniel 6 de janeiro de 2022

Deixa os caras serem felizes, quem que vai querer se proteger, batendo na traseira de caminhão, tem tantos políticos roubando, tanta maldade no mundo, vcs preocupado com caminhão, ess Brasil está perdido!

Avatar
Justo 8 de janeiro de 2022

Isso aí, típico de brasileiro sem estudo, justificar um erro com outro erro.
Parabéns, um gênio em argumento….kkkkkkkkkk

Avatar
Silvana 31 de janeiro de 2022

Quem sabe se tua família estiver dentro de um carro e bater na traseira de um caminhão e forem todos guilhotinados vc já não irá querer q quem faça isso seja feliz….

Avatar
MARCELO PEREIRA DE ALBUQUERQUE 6 de janeiro de 2022

Se fosse bom viria de fabrica

Avatar
Juliano Prestes 6 de janeiro de 2022

MULTA, APREENSÃO DO VEÍCULO AO PÁTIO, SUSPENÇÃO DO DIRETO DE DIRIGIR.
SOU POLICIAL RODOVIÁRIO FEDERAL E ADORO QUANDO VEJO UM DESSES, GOSTOSO MESMO E QUANDO LEVA PERECÍVEIS, AÍ SIM O PREJUÍZO FICA COMPLETO. NÃO QUER SER O EXPERTO?
AH, E QUANDO FICA BRAVINHO AÍ FICA LINDO, É DELEGACIA ASSINAR UM TERMO CIRCUNSTANCIADO POR DESACATO, AÍ EU *!!!

DEIXE SEU MIMIMI LOGO ABAIXO:

Avatar
Deyved 25 de janeiro de 2022

Parabéns pela atitude profissional se eu fosse VC tinha era vergonha de subir na pista pra parar um caminhão na situação dos fretes e do absurdo q os motoristas escuta e passa pra movimenta o país.

Avatar
Silvana pinho 31 de janeiro de 2022

Reza pracele não te chamar pra reconhecer tua família embaixo de um caminhão alterado….

Avatar
n gostou compra e abaixa 4 de fevereiro de 2022

vai ser uma delicia passa por vcs com meu ateguin ses vao pira kkkkk

Avatar
Adalberto Jardim petrile júnior 17 de fevereiro de 2022

Vergonha da categoria?

Avatar
Juliana L H 4 de março de 2022

Deixo é meus parabéns! Esses nóias que ficam modificando caminhões são a versão “estrada” desses babacas que ficam modificando escapamento de motocicleta na cidade: só querem chamar a atenção e não estão nem aí para o risco que trazem. Tem que multar mesmo e apreender.

Avatar
N 28 de maio de 2022

Então Vc é um exemplo de policial porcaria, igual aqueles mataram o cara asfixiado com gás lá em em Sergipe. Levantar o rabo do caminhão tá errado, mas arrombar o caminhoneiro enchendo o cara de multas de forma exagerada apenas por maldade e pro seu próprio divertimento psicopata, é uma puta viadagem.

Avatar
Ilse 6 de janeiro de 2022

As montadoras tem um time de engenheiros para definir o que é melhor para a estabilidade e segurança do veículo, mas o “ser humano” acredita que sabe mais.

Avatar
Theo peres 6 de janeiro de 2022

Isso é burrice em dobro. Primeiro porque vai viver pagando multa, e ir contra o sistema é burrice. Em segundo porque se isso melhorasse a estabilidade os caminhões e carros de corrida não seriam colados no chão. É pura questão de física.

Avatar
Jurandir 6 de janeiro de 2022

Acho ridiculo essa moda igual moto com escapamento adulterado tem que meter multa e prender.

Avatar
Christian 5 de janeiro de 2022

Simples não gostou compra e abaixa! caminhão é propriedade particular cada deve cuidar do seu rabo! Brasil cheio de babaca querendo cuidar da vida dos outros! E ninguém esta pedindo pra carregar não quer carregar caminhão arqueado arruma outro. Pode mandar multa que nos paga choffer de caminhão rouba cena tmj QRA Magrelo

Avatar
andre luiz 6 de janeiro de 2022

parabens mano concordo plenamente

Avatar
Everton 6 de janeiro de 2022

Sim é teu , mas as estradas não.
Deve deixar alto e não sair na rua.
Pronto!

Avatar
SERGIO PEREIRA PINTO LEMOS 6 de janeiro de 2022

Mas tu é besta mesmo. Kkkkk

Avatar
Fernando 16 de janeiro de 2022

O caminhão é seu, mas as vias de trânsito são coletivas (pertence a TODOS). Se está circulando tem que cumprir as leis de trânsito, ou deixa patado para exposição.

Avatar
Silvana pinho 31 de janeiro de 2022

O caminhão é seu a vida da minha família não é sua faça o q quiser na sua casa mas na estrada tem leis e espero de coração q as multa sejam nais carascq o frete q vc leve….

Avatar
n gostou compra e abaixa 5 de fevereiro de 2022

bem se sua familia quer morrer ai é plobema deles n meu

Avatar
n gostou compra e abaixa 5 de fevereiro de 2022

é oq liga!! sai da frente q o trem bala ta passando!!!!

Avatar
Sidio felipe 5 de janeiro de 2022

A séculos e séculos que existe caminhões .
As montadoras certamente deve estar super felizes vendo que seu trabalhos de pesquisas de longas datas ,está sendo engolido por Play boy que curte modinhas ,essa juventude de hoje em dia só nos trouxe problemas .

Avatar
Marcelo f 4 de janeiro de 2022

Na boa, outro dia um motorista carregado com madeira em uma carreta perdeu o freio na serra.. graças a Deus ele encontrou a área de escape e não causou uma tragédia.O problema, ele morreu! Mesmo sem ter trazeira alta. Acho que o que os motoristas não estão levando em considerarão é que o levantamento da trazeira causa no caso de uma desaceleração brusca o movimento imediato da carga pra frente.. a carroceria da carreta deste motorista por exemplo não foi suficiente e ele foi literalmente dilacerado dentro da cabine! Então não importa se vc carrega banana ou batata. O risco é o mesmo!A sua carga está inclinada e a tendência é seguir. Então se vcs que fazem essas idiotices porque para mim é idiotice..não pensa nos outros pensa no seu pai na sua mãe no seu filho te esperando em casa.. agora se nem neles vc pensa.. amigão se sabe pra onde vai qdo morrer..

Avatar
Carlos 4 de janeiro de 2022

Eu particularmente acho feio arquear, uma idiotisse nordestina.

Avatar
SERGIO PEREIRA PINTO LEMOS 6 de janeiro de 2022

Idiotice sudestina

Avatar
Santiago 6 de janeiro de 2022

Idiotice é sempre idiotice, aconteça aonde ela acontecer. E neste caso ela acontece no País todo, de extremo a extremo.

Avatar
Edison 4 de janeiro de 2022

Gente!!!
Vocês ainda não entenderam que a traseira levantada é o sinal que o motorista playboy esta com o seu rábico a disposição!!!…hehehe…

Avatar
Andreson 4 de janeiro de 2022

Se é bonito ou feio não me importa, porém em minha empresa de beneficiamento de mármore e granito não contrato caminhões arqueados por 2 motivos, primeiro dificuldade de carga e descarga da mercadoria, e segundo por não querer colocar minha carga em perigo pelo ângulo que a carga fica, facilita o deslocamento da mesma nas freiadas, bem como eleva o centro de gravidade, o que não é uma boa ideia em cargas pesadas. Quem transporta Mármores sabe do que estou falando. Caminhão arqueado como na foto acima fica diferente, pra quem curte legal pra um passeio de fds, mas impossibilita muitos tipos de cargas, principalmente as mais pesadas.

Avatar
Julian 4 de janeiro de 2022

Claro quer por 50@ em um truck

Avatar
Jorge Santos 4 de janeiro de 2022

Concordo com vc. Já se eu fosse gerente de transportadora, nenhum caminhão fora dos parâmetros da fábrica iria carregar ou descarregar…

Avatar
Laticinea 4 de janeiro de 2022

Qualquer colisão o dano em quem colidiu é o mesmo,não importa o arqueamento houve casos que um ônibus parado em congestionamento foi colidido pela traseira e o motorista morreu emprestado na carroceria da dianteira.colisão é colisão

Avatar
Antonio Souza 3 de janeiro de 2022

Amigos, vi tantos comentários, uns a favor e outros contra, na verdade eu acho que só as mulheres é que podem nos dizer se melhora ou piora o centro de gravidade, a frenagem, nas curvas, carga e descarga, em fim, digo as mulheres pois usam aqueles sapatos salto 15 que muito se parecem com as traseiras desses caminhões.

Avatar
Kleber 3 de janeiro de 2022

Tudo fora do original está errado e incomoda.
Carro rebaixado, pega uma estrada esburacada atrás de um, onde não dá para ultrapassar e vc será prejudicado.

Alteração de farol, vai no sentido contrário ao fdp que colocou Xenon e vc verá o incomodo.

Esteja na sua casa dormindo 4h da manhã qdo passar aquele motoqueiro com o escape aberto

Levante a traseira do caminhão e , em um engarrafamento a 100km/h na BR, bata atrás dele com sua família dentro.

NENHUM meio de transporte deve sofrer alteração.

Andem originais, não vão incomodar e não serão incomodados. Simples assim.

Avatar
Jorge Adilson da rocha 3 de janeiro de 2022

Toda fábrica de veículos pesado tem dezenas de engenheiros que estudaram anos e anos em busca de segurança no trânsito
Aí vem um( esperto) que sabe mais e diz que ele é que tá certo a engenharia não sabe nada

Avatar
Abraão 3 de janeiro de 2022

Trabalha na caixaria meu amigo com oito de alta, e pega um vindo ultrapassando em seu sentido e vc tem de daí no acostamento aí se vc tem cu segura segura o caminhão sem um reforço nas molas

Avatar
Poka sombra 3 de janeiro de 2022

Se os fabricantes pudessem eles colocariam so duas molas pra economizar e lucrar mais

Avatar
Paulo Roberto 4 de janeiro de 2022

Engenheiro tmb erra !! Ou quem fez o motor 370 vw foi um pedreiro

Avatar
Deyved 3 de janeiro de 2022

O bom não é nada e que daqui mas alguns anos empresas n vão conseguir ter motorista autónomos n vão guenta de tanta humilhação e os modinhas como VCS chamam vão ver q n era o que eles realmente achavam e vão simplismente abandonar.ai VCS vão aprender a ver o q realmente hum motorista fãs e já vai ser tarde a caminhões autónomos Brasil país do atraso até chegar já teve muita gente com dinheiro passando fome

Avatar
Alfonso Cristofolini 3 de janeiro de 2022

Não entendi nada, e acho que os outros também não.

Avatar
Deyved 4 de janeiro de 2022

Logo VC entenderá. E vai lembrar do q o analfabeto falou fique tranquilo,os umilhados serão exaltados

Avatar
Armindo Fortunato 3 de janeiro de 2022

Se vc dirigir tão bem quanto escreve Deus me livre cruzar com vc na estrada.

Avatar
Euzélia 5 de janeiro de 2022

?

Avatar
Deyved 3 de janeiro de 2022

Jorge Luiz. O professor de português. Pra sua informação rapaz estudado cada um oferece o q tem se VC estou e sabe escrever bem. parabéns pra vc eu escrevo do jeito que eu acho q está certo.

Avatar
Salomão 2 de janeiro de 2022

Basta que as empresas que despacham e recebem as cargas se recusarem receber caminhões com a traseita levantada, para acabar logo com essa palhaçada, aí o modismo acaba.

Avatar
ilson.pereira60@gmail.com 3 de janeiro de 2022

Concordo plenamente! O dia que as empresas deixarem de transportar nesses lixos, o modismo e a frescura acabam.

Avatar
Jonh Willian 4 de janeiro de 2022

Até parece que a verdura e os alimentos que chegam na sua mesa são transportados pelos caminhoneiros certinhos slc ,os caminhoneiros certinhos não se respondem na carga de horário,essas empresas que criticam querem fazer os caminhões de deposito delas!!!

Avatar
Carlos 4 de janeiro de 2022

Ficar levantando trazeira é coisa de viado. Kkkkk… Estão denigrindo nossa classe , esses bambis do asfalto. Kkkkk

Avatar
José Juvenal Neto 6 de janeiro de 2022

O caminhão tem que ser original de fabricação. Porém essas alterações do cotran, é a forma de gera dinheiro para o estado.

Avatar
Ademir 2 de janeiro de 2022

E pode até ser interessante pra quem gosta eu nada contra os caminhão e deles fazen o que quer né.mas.contran teria que levar em conta que o plobema não tá com em levanta o caminhão ele muda vários conceito exemplo nos opera maquinas de garfo para carregamento e descarregamento.e muitas maquinas não tem articulações laterais elas vai com o garfo retos não tem comando que o garfo acompanha o decrive do caminhão tanto que tem empresas que o pátio precisa ser nivelado para que o caminhão fica nivelado para não ter riscos de acidente tanto com a carga como com colaboradores ou até msm com o operador porque se a máquina msm que articule o garfo e acompanha o desnível e preciso cuidado porque na saída da máquina com o produto até sair da carroceria o produto sai desnivelado e teria que ter uma função de nivelamento na máquina ou seja tem um risco se a máquina não articula.o garfo e simples um lado do garfo vai nivelado eo outro atinge a carga.ou teria que acompanha o nivelamento do pallette com.o nivelamento a num ser que faça as plataforma de descarregamento de carga com maquinas seguindo o caminhão e o nivelamento da máquina ou o caminhão tenha uma função na hora de descarrega fique nivelado sei lá tenque fica bom para todos não seria melhor deixa queto o que já tá dando certo deixa o caminhão como sempre foi mas e uma opinião só quem e dono de caminhão sabe o que faz com o caminhão.

Avatar
Santiago 2 de janeiro de 2022

Ao longo das décadas, e até os dias de hoje, a customização de caminhões é caracterizada por pinturas e grafismos exclusivos (alguns deles verdadeiras obras de arte), detalhes cromados, bonecos-Michelin no retrovisor, frases nos para-choques, e tantos outros acessórios que tornam cada caminhão exclusivo e com a “cara” do dono. Tudo isso sem alterar a estrutura e nem interferir nos itens de segurança.
Ou seja, para se customizar um caminhão e torná-lo “único”, não precisa fazer gambiarras que comprometam a sua segurança e de todos à sua volta.

Avatar
WALBER ULHOA ASSIS 1 de janeiro de 2022

Com carroceira Alta ou baixa,esses motoras gostam mesmo e de um traveco…

Avatar
Jose Paulo Zambi 1 de janeiro de 2022

Só uma pessoa com experiência no assunto pode afirmar que “motora”gosta de trave os,esse deve ser o caso de walber Ulhoa Assis,aí fica a pergunta…onde vc faz ponto?biba experiente.

Avatar
Erinaldo 26 de janeiro de 2022

É homem que levanta o traseiro pra chamar atenção e ser apreciado por outros homens…hummm num sei não

Avatar
Marcelo 6 de janeiro de 2022

Kkkk

Avatar
Deyved 1 de janeiro de 2022

Oxe já uma coisa q tira 50 por cento da sua visibilidade e diferente AAAA n sabia q era menos arriscado cada um com sua moda e sua opinião seria bem melhor

Avatar
Ricardo França 3 de janeiro de 2022

Pois é…a equipe de engenharia leva anos para aperfeiçoar e/ou criar dispositivos de segurança cada vez mais sofisticados para atender ã segurança do condutor e terceiros e me vem um Zé Ruela fazer uma verdadeira gambiarra dessa pra chamar a atenção e dizer que está na moda, ou em último caso, dizer que a tal modificação lhe trouxe melhor performance ao dirigir. Tem mais é que ter o veículo apreendido, perder a CNH e dar a vaga pra quem realmente tem interesse em trabalhar pra levar o sustento para a família, não um otário irresponsável que deseja se aparecer e lacrar. Cresçam, seus moleques mimados babacas! Outra nova safra de gente
besta. Aliás, essa nova geração que se diz homens…

Avatar
Antonio Dametto 1 de janeiro de 2022

Absurdo. Deve ser preso esses motoristas. Aumenta a centro de massa , criando instabilidade no veículo. So na cabeça desses desmiolados.

Avatar
Jonh Willian 4 de janeiro de 2022

Tem que te pegar na frente dele doidão

Avatar
Celso 1 de janeiro de 2022

Deve primeiro ver as leis do Contran pra tar fazendo essa besteira de louco

Avatar
Deyved 1 de janeiro de 2022

Ainda bem q o CONTRAN agora autorizou 3.5 cm a cada um metro a minha carreta tem 14 metros vai dá uma diferença boa já da pra anda na modernagem meu nome e aro e eu n tô nem aí kkkkk

Avatar
Celso 1 de janeiro de 2022

Acho que tem que prender esses motoristas que não tem noção do que podem causar pros outros o perigo de alguém engavetado numa traseira deles

Avatar
JR 1 de janeiro de 2022

Eu gosto de traseira alta, mas sempre tem um limite, olha o caminhão do jaquirana, nem de caminhão pode ser chamado, feio e ridículo, gosto de caminhão arqueado, mas não num nível exagerado, quero que fique bonito e fácil de trabalhar, mas é como dizem “Gosto não se discute” então eu respeito quem não gosta, mesmo que quem não goste não respeite quem goste a maioria das vezes, e respeito quem gosta da traseira nos céus.

Avatar
MARCO AURELIO DE ALMEIDA 1 de janeiro de 2022

Lagal ver o mintrmonte de Tião da oficina justificando o injustificável.
Eles estão certos. Errados são os engenheiros dos fabricantes, que ficam o ano inteiro estudando as carretas para aumentar a segurança e economia das viagens…

Avatar
Ricardo Mondadori 1 de janeiro de 2022

Errado quando você niglencia as leis da física que você talvez não tenha conhecimentos

Avatar
Paulão 1 de janeiro de 2022

Bem isso, Marco Aurélio: o Brasil é o único país do planeta onde o caminhoneiro não acredita nos engenheiros que projetam o caminhão, porém, dá ouvidos à mecânicos de fundo de quintal, que mal e mal sabem escrever. E é claro que o Zé Arruela do fundo de quintal vai falar “alevantá o camião mióra a estabilidade”, já que o ganha-pão dele é esse mesmo: alterar o caminhão dos trouxas!

Avatar
Claudemir Guilherme 3 de janeiro de 2022

Outra coisa caminhão sai da fábrica com escapamento silencioso vem um infeliz arranca tudo pra fazer um barulho desgraçado , isso fiscalização não vê ou finge que não vê

Avatar
Sandro Müller 4 de janeiro de 2022

Amigos…veículos são projetados para a segurança…no momento que é alterada a estrutura do veículo…sai fora da área de segurança…isso serve não só para caminhões…mas…para carros de passeio…vans….caminhonetes e porque não dizer motos…qualquer tipo é projetado…claro que alguns projetos vão se aperfeiçoando no decorrer da fabricação…mas…essa do escapamento é demais…não só para caminhões…mas tbm…carros… motos…isso tudo que expus…as autoridades não vêm… nós discutindo o que não vamos resolver…e eles lá…belos…cheios do dinheiro público…ganhando muita grana…sem fazer nada do que falamos…ganhando seus salários…e nós trabalhando arduamente…para paga-los…!!

Avatar
César santos 1 de janeiro de 2022

Caminhão e obrigado a ter uma autura de doca para carga e descarga, em todo território nacional ,no caso de caminhão com trazeira modificado (alta), certo e cobrar taxa de carga e descarga,imagina pegar um palete 500kg,um garfo da empilhadeira não vai estar equilibrado, um gasto a mais na empresa rampas hidráulicas, como muitos disse que é estilo de vida, (e só pagar pelo estilo),na minha visão caminhão e para trabalho.

Avatar
Augusto 1 de janeiro de 2022

Este é um país do jeitinho legal. Trocar uma somples lampada no farol da moto NÃO pode. Levantar a traseira do caminhão pode. Absurdamenre RIDÍCULO e causuista este país.

Avatar
JOAO F S NET 1 de janeiro de 2022

Só deixaram de mencionar os fatores físicos gerados por tal alteração. O centro de gravidade aumenta a altura e com a atuação da força centrífuga a possibilidade de tombo aumenta conforme a altura, o ideal é que fosse o maís baixo possível. Também levemos em conta a dificuldade pra carga/descarga.
Sejamos racionais!

Avatar
Dirceu Antônio Vilaça 1 de janeiro de 2022

Não sou caminhoneiro e viajo muito porai.Vejo caminhão e carreta com a traseira “exageradamente”alta.Creio que a medida que se levanta a traseira a tendência do peso da carga e ir para a frente,com isso haverá dificuldade na frenagem pois as rodas dianteiras receberão todo o impacto uma vez que a tendência da carga nesse momento e ir pra frente.Os freios traseiros terão pouco efeito.Tambem há o efeito da altura.Quanto mais alto mais se tende a ir para os lados.Sera que esse pessoal conhece mais de engenharia que o fabricante ?

Avatar
Deyved 1 de janeiro de 2022

O fabricante fãs um carro sem película VC com certeza deve te colocado se diminuir a visibilidade pq colocou. para cada um usas do jeito q gosta

Avatar
Victor Hugo PC 1 de janeiro de 2022

Vc quer comparar película de vidro? O fabricante bota vidros verdes nós carros mais caros e vidro incolor nos mais baratos a película é só pra resolver a economia porca do fabricante e mesmo assim tem regras rígidas pra botar películas. Caminhão não é carro de passeio pra ficar fuçando só gosto do dono. Ainda bem que vai tudo virar autônomo, robô, e aposentar todos os motoristas…

Avatar
Alex 4 de janeiro de 2022

Um carro ou um caminhao tem aceleração muito mais q a rodovia permite e tudo é estudo por engenheiros sera q o estudos deles axa seguro pq o carro nso vem cm distema de bloqueio a 110kmh

Avatar
Deyved 1 de janeiro de 2022

Oxe já uma coisa q tira 50 por cento da sua visibilidade e diferente AAAA n sabia q era menos arriscado cada um com sua moda e sua opinião seria bem melhor

Avatar
Santiago 1 de janeiro de 2022

A maioria dos clientes (empresas e pessoas fisicas) que necessitem contratar serviços de transporte, e puderem escolher, certamente não vão querer os caminhões “playboy” (traseira alta e escapamento aberto).
Afinal, a boa impressão e a confiança são fundamentais no ramo dos transportes, tanto pela responsabilidade envolvida quanto pelos valores consideráveis que se paga pelo serviço.

Avatar
Manoel P Araujo Fh 1 de janeiro de 2022

Questão de gosto não se discute, nem tão pouco infringir as leis e regras de trânsito e circulação de veículos. Pergunta básica: “Sai da linha de montagem assim como alguns querem?” NÃO! FIM DE PAPO, ENTÃO!

Avatar
Armando Kazuo Horiuchi 31 de dezembro de 2021

Ridículo!Sem noção.

Avatar
Robson 31 de dezembro de 2021

Só uma pergunta, como que fica para carregar ou descarregar um caminhão assim?como que faz com as empilhadeiras nas empresas para movimentar cargas numa carroceria assim….acho meio complicado

Avatar
Helio 1 de janeiro de 2022

Só de helicóptero kkkk

Avatar
Marcos 31 de dezembro de 2021

Quem sobe muito a traseira do caminhão deveria ser e preso,coloca a vida das pessoas em risco!! Não são caminhoneiros são um bando de moleques , para deixar o caminhão estilos, vai p inferno !! Kk compra um carro e rebaixa !! Mlks

Avatar
Ariel Rodrigues sobrinho 31 de dezembro de 2021

Não e rebaixar trouxa e levantar

Avatar
Eduardo Humberto Rodrigues 1 de janeiro de 2022

Bom dia amigão traseira de caminhão não é garagem,mas acredito que se todos andassem no limite da velocidade adequado dificilmente aconteceria colisão traseira o que acontece caminhão a 80 km por hora e automóvel a200km por hora aí já não é acidente é suicídio.

Avatar
Adilson 6 de janeiro de 2022

Devo concluir, que vc acha que caminhão levantado causa acidente, mas carro rebaixado não,.Não entendi.

Avatar
Cicero Alves Silva 31 de dezembro de 2021

Eu acho bonito e respeito cada categoria cada um cuide de sua vida.e assim o mundo fica melhor.

Avatar
Deyved 31 de dezembro de 2021

Parabéns isso e a mais pura verdade o povo n cuida nem da vida deles fica querendo atrapalhar a dos outros

Avatar
Scala 1 de janeiro de 2022

Não mesmo, quando a lambança pode ser perigosa aos outros! Subir o centro de gravidade aumenta o risco de tombar. E só um moleque acha traseira alta bonita, como o cérebro de batata frita do Cabelo Batateiro…

Avatar
Rodrigo Delacorti de Oliveira 31 de dezembro de 2021

De fato um aumento na suspensão traseira da sim um pouco mais de estabilidade nas curvas. Melhora o desempenho. Mas quando se dá a um nível exagerado só apenas por estética já saí muito da realidade e dos níveis de segurança. Fazer adaptação para melhores desempenho sou favorável, enfeitar por estética podendo prejudicar a terceiros sou completamente contra.

Avatar
PAUL ERIC CHARLIER 31 de dezembro de 2021

Aumentar a altura do centro de gravidade diminue a estabilidade. Ninguém imagina subir a bunda de uma Ferrari de F1…

Avatar
Arikan 1 de janeiro de 2022

Cara tu tá falando de um veículo completamente oposto, categorias diferentes, classes diferentes e velocidades diferentes, se não sabe oq falar fica quieto

Avatar
Victor Hugo PC 1 de janeiro de 2022

E vc sabe? É engenheiro mecânico de automóveis e caminhões?

Avatar
Cicero 31 de dezembro de 2021

Essa nova geração vem cheia de baboseiras,querem caminhões de treseira alta escapamento direto e pra se mostrar e não trabalhar,por isso q toda semana morre 1,2,3 ou mais,com ela vem o péssimo serviço e qualidade ruim!

Avatar
Vander 31 de dezembro de 2021

Aquele motorista que bota a mão na massa, está fora de carroceria com traseira alta!!!

Avatar
Antonio Pereira 31 de dezembro de 2021

Como brasileiro arruna desculpas e justifica estapafúrdia para fazer o errado, é impressionante.
Multa, recolhimento ao ao pátio de apreensão e suspensão do direto de dirigir, é só isso que desejo a esse tipo de pessoa, que depois ceifa a vida de uma família e diz que “foi fechado por um carro” ou “perdi os sentidos” a culpa é de todo mundo , menos dele.

Passar bem.

Avatar
Ezio 31 de dezembro de 2021

Perfeita a sua colocação

Avatar
Deyved 31 de dezembro de 2021

VC deveria senta em um caminhão e ver oq realmente VCS de carro de passeio fãs aí VC ia muda essa atitude sua agente só passar a enxergar quando está de dentro da coisa passa os caminhões e mete o pé no freio Como se caminhão carregado tivesse o mesmo freio q um automóvel aí quando acontece a culpa e do motorista ainda tem um monte q quando o caminhão vai ultrapassar acelera pra n deixa VC deve ser um desses na situação que os donos de caminhão anda óleo diesel um absurdo pneus caro se eu fosse um guarda tinha era vergonha de atua um caminhão

Avatar
Sandro Müller 4 de janeiro de 2022

Bem dito…saiu fora das normas de segurança…multa… recolhimento para o pátio…volta para aula…depois das aulas…devolve a CNH…isso para todos… caminhões…carros…vans… caminhonetes…motos…e tudo que sai fora das normas e coloca a vida de outros em risco…ponto!!

Avatar
Ezio 31 de dezembro de 2021

Deveria apreender e caçar a CNH do dono do caminhão eles levantam o caminhão excessivamente e eu já vi pelo menos 2 acidentes que os ocupantes do veículo que estava atrás entraram em óbito por conta da traseira excessivamente alta. Beleza nenhuma segurança em primeiro lugar. Que beleza compra uma porsche

Avatar
Deyved 31 de dezembro de 2021

Quero saber se traseira de caminhão e garagem pra VCS querer bater atrás cada um usa do jeito q gosta e quem vier atrás que preste atenção e mantenha distância como dos o figurino.bateu atrás em qualquer ipoteze já está errado

Avatar
Ezio 31 de dezembro de 2021

Primeiro traseira de caminhão realmente não é garagem, Segundo se descumpriu a lei tem de meter o grampo e levar para o pátio, Terceiro mais empatia com os outros pois a pista não é só dos caminhões, Quarta existe uma parcela de irresponsáveis tanto em carros pequenos como dos caminhoneiros que andam na faixa da esquerda, se aproveitam do tamanho e jogam.encima de carros menores. Mas quando descem para resolver são umas mocinhas alegres

Avatar
Deyved 31 de dezembro de 2021

Eu tô achando que VC deve anda procurando problema com motorista de caminhão olha como VC sabe q quando para eles parece umas mocinha como dis vc cuidado para não encontra um atrapalhado q n tem nada a perder e realmente esteja na profissão por esporte e VC quebra a cara tem muitos viu n se engane não

Avatar
Jorge Luis 3 de janeiro de 2022

Deyved…
Vai pelo menos aprender a escrever pra poder se expressar camarada…
Não sabe nem escrever e quer entender de engenharia, de trânsito, e de leis?
Sem contar que as rodovias são de uso público, Deyved!

Avatar
Alexandre 31 de dezembro de 2021

Foram sim feito estudos que um caminhão carregado e com sua suspensão original em uma curva acentuada tombou a 60 Km/h, e nas mesmas condições o veículo com sua suspensão alterada, tombou a 80km/h, estudo feito por empresa de renome, sendo assim comprovado sua melhor eficiente e segurança.

Avatar
Antonio Pereira 31 de dezembro de 2021

“Foram feitos estudos” “Segundo especialistas”

Quais os estudos, quais os especialistas, quais os tempos métodos ultilizados e sobe quais circunstâncias, qual o padrão ouro ( referência de teste aderido?

Depois de responder essas questão básicas a qualquer discussão adulta poderemos conversar, fora isso não tente justificar sua opinião com achismos.

Passar bem.

Avatar
Deyved 31 de dezembro de 2021

Dá uma olhada no YouTube q VC vai ver o simulado do Detran fazendo o teste com caminhão com mola e com ele sem mola aí VC vai ver qual vira primeiro

Avatar
PAUL ERIC CHARLIER 31 de dezembro de 2021

Por favor dá um nome aos bois. Sua afirmação nega as leis básicas da física que organizam o mundo, aparentemente fora do Brasil

Avatar
Anor 31 de dezembro de 2021

Quanto mais baixo o centro de gravidade, mais difícil tombar.
Mais alto, mais fácil tomba.
Será que o engenheiro Bóris não pode ser mais claro? Ou não sabe mesmo…

Avatar
Carlos 1 de janeiro de 2022

Que estudo foi este? Que empresa de renome é esta por favor???

Avatar
Victor Hugo PC 1 de janeiro de 2022

Cadê o link pro estudo? E se é tão bom porque já não sai assim de fábrica?

Avatar
Salomão 2 de janeiro de 2022

Se fosse verdade os carros de corridas deveriam ser elevados e não rebaixados.

Avatar
Santiago 31 de dezembro de 2021

Além da traseira excesivamente alta, alguns também “abrem” o escapamento, fazendo um barulho ensurdecedor por onde passam.
Por suas dimensões, os caminhões Não são os veiculos mais adequados pra se ficar brincando de “Velozes e Furiosos”.
Tudo tem um limite!

Avatar
Adonis 31 de dezembro de 2021

Trazeira alta como molas a mais isso sim traz mais segurança sim qdo o caminhão está carregado e está fazendo uma curva ele não pende para o lado que vc está fazendo a curva

Avatar
Daniel Macedo Alves 31 de dezembro de 2021

Sou caminhoneiro a 33 anos gosto muito de ver um caminhão bem arrumado, mais essa traseira alta , já muitas pessoas ficarem prensadas debaixo acho bonito mais exagerado na altura fica ridículo as vezes acaba com a beleza do caminhão.

Avatar
Marcelo 31 de dezembro de 2021

Todos os caminhoneiros passo dias e dias nas estradas, e quando chegar pra descarregar ainda toma uma Massada pra descarregar a carga, por isso o caminhão e a sua segunda casa então eles tem q arrumar pra ficar do seu gosto, agora vem pessoas falando o q sabe,o caminhão é a identidade do caminhoneiro tem ser diferente mesmo, tem umas leis q só faz atrapalhar, pra ganhar Didi isso sim

Avatar
Jadir A. Rambo 31 de dezembro de 2021

Desde que o façam dentro da lei e das normas de segurança estabelecidos. O seu direito não pode interferir no dos outros e nem na segurança desses. Não podemos fazer tudo o que gostamos ou achamos bonito.

Avatar
Fabiano 1 de janeiro de 2022

Concordo com você,se for dentro da lei porque não.Tem algumas coisas que a gente vê por aí q chega ser ridículo, por exemplo caminhão com a traseira nas alturas e carros q não conseguem nem andar direito de tão baixo q estão.

Avatar
A.Rios 1 de janeiro de 2022

Na minha opinião para amenizar essa situação empresas que contrata caminhões pra transportar seus produtos deveriam excluir esse tipo de veículo

Avatar
Salomão 2 de janeiro de 2022

Perfeito. O modismo acabaria rapidinho.

Avatar
Ronan rodriques 31 de dezembro de 2021

Pois eu sou caminhoneiro há mais de 20 anos,sei bem que traseira alta é pior pra estabilidadedo caminhão,quem faz esse tipo de viadagem é o mesmo besta que rebaixa carro

Avatar
Ricardo França 3 de janeiro de 2022

Parabéns, Ronan. Até o momento o comentário mais sensato e direto que li por aqui. Palavra de um profissional respeitável, que acredita na ciência, nas leis da física e na engenharia mecânica.

Avatar
JETRO BUSATO 1 de janeiro de 2022

Caminhão não tem que ter a cara do motorista por ser sua segunda casa. Pode até ter mas tem que seguir LEIS E NORMAS DE SEGURANCA, não é como ele quiser não.
Senão vai chegar um retardado e dizer que quer andar sem pneus, só com as rodas, e tudo bem? Naooooo
Existem leis e elas devem ser respeitadas

Avatar
LUIZ AUGUSTO DA SILVA SILVA 31 de dezembro de 2021

Horrível essa ideia de traseira do caminhão alta

Avatar
Ricardo 2 de janeiro de 2022

Nessa pandemia só inventaram coisas que só atrapalham e põe em risco a saúde e a vida das pessoas. Tipo esses caminhões, motos ensurdecedor, faróis de neblina traseira e dianteira sem chuvas ou neblinas. Escapamento que mais parecem artilharia de guerra etc. Cidades sem lei. Parabéns

Avatar
Wilson Roberto de Castro morales 4 de janeiro de 2022

Na minha opinião altura elevada com carga alta gera acidente no meu ponto de vista veículos tem que ser respeitado a forma de fabricação já tive caminhão e sei oque estou fando e como o eixo trazeiro que foi modificado para traz do caminhão e um absurdo as leis nesse país a maioria de motorista vive com essesso de trabalho causando acidentes pelas rodovias . Na minha opinião teria também que ser feito os exames toxicológico em todas as categorias de CNH coisa que não e feita pois a cada dia temos motoristas sem responsabilidades nas ruas causando acidentes uma vês constando qualquer tipo de anormalidade teria que suspender as abilitacoes e se pegar dirigindo teria que ter uma advertência mais seria isso e que tem que ser feito na verdade

Avatar
LUCÃØ 30 de dezembro de 2021

Não sabia que existia isso nos caminhões!??

Avatar
Deixe um comentário