Carro elétrico: como se livrar de seus ‘fantasmas’?

Até nos Estados Unidos, onde é forte a presença desse tipo de veículo, já tem motorista voltando para o carro a gasolina

Os carros elétricos registraram recorde de vendas no início de 2022
Carro elétrico sendo recarregado (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/05/2021 às 07h00
Atualizado em 08/05/2021 às 09h03

O problema do carro elétrico é a quantidade de “fantasmas” que ainda o acompanham:

  • “pane seca” ;
  •  tempo descomunal (comparado com o abastecimento do carro convencional) para recarregar baterias;
  • necessidade de pontos específicos de recarga;
  • encontrar finalmente um deles, mas se deparar com uma fila aguardando a vez;
  • ou sem fila pois a tomada (especial) está inoperante…
  • custo para trocar um jogo de pneus, desenvolvidos especialmente para os elétricos e muuuito mais caros para suportar as arrancadas (com seu elevado torque), o peso muito superior e o composto especial para reduzir atrito (poupar energia é fundamental em função da autonomia limitada);
  • custo para trocar a bateria, que está se reduzindo mas ainda beira 50% do valor do carro.

Com ou sem fantasmas, o carro elétrico é inevitável, mas o caminho ainda é longo e ainda mais distante no Brasil, pela falta de incentivos para serem importados ou produzidos. Se são caros em outros países, aqui são inacessíveis para a maioria dos motoristas.

VEJA TAMBÉM:

Tempo de recarga é o vilão

Mesmo nos EUA, onde ele é subsidiado e já marca forte presença, ainda não é unanimidade. Pelo contrário, a Universidade da Califórnia fez uma pesquisa com ex-donos de elétricos que desistiram e voltaram para os carros a gasolina. Um percentual nada modesto de 20%, ou seja, 1 em cada 5 motoristas se desencantaram com a novidade. Num estado (California) que é a meca dos elétricos, onde está a Tesla e com muitos pontos de recarga.

A explicação de quase todos é a demora na recarga. Alegam que são poucos minutos para reabastecer um carro a gasolina, enquanto o elétrico pede pelo menos uma hora no caso da recarga completa da bateria num supercharger (supercarregador). E de oito a nove horas para recarregar à noite em casa.

supercharger carregando tesla
Um dos supercarregadores da Tesla (Foto: Shutterstock)

Um deles deu como exemplo a diferença entre os dois Mustangs, o convencional e o Mach-E, elétrico. Encher o tanque do primeiro demora 3 minutos e pode rodar 480 km. O mesmo tempo numa tomada doméstica (110 V) permitiria rodar apenas 5 km.

O tempo de recarga de qualquer carro elétrico depende da voltagem disponível.  E do tipo de estação. A doméstica em geral é de 110 volts e a mais demorada. Em alguns poucos locais se encontra a de 220 V (ou até 240 V), que acelera um pouco o processo. Mas, a ideal, de 480 volts, apenas nos supercarregadores.

Então, mesmo nos EUA, o usuário comum só tem, em casa e no trabalho, carregadores de 110 (ou 127) volts. O que torna quase inviável o uso do elétrico caso tenha de ser utilizado para grandes trechos ou viagens frequentes.

Com novas tecnologias e componentes da bateria, a recarga está se tornando cada dia mais rápida. Mas ainda muito mais demorada que a do combustível na bomba.

Carro elétrico sem ‘fantasmas’

É possível um carro rodar eletricamente sem baterias?

Sim, usando a célula a combustível (Fuel Cell) que gera no próprio carro a energia elétrica necessária para movimentar seus motores. Entretanto, o tanque deve ser abastecido com hidrogênio, de difícil obtenção, distribuição e armazenamento.

Uma outra possibilidade se encaixa como uma luva no Brasil. É o elétrico com Fuel Cell que obtém o hidrogênio a partir de etanol. Ou seja, poderia ser abastecido em qualquer posto do país. A Nissan está desenvolvendo esta tecnologia no Brasil em parceria com as universidades de São Paulo e Campinas.

Falo mais sobre esse conceito aqui:

Hidrogênio como combustível

A Toyota, que já comercializa há alguns anos (além da Honda e Hyundai) experimentalmente o carro com Fuel Cell (Mirai), desenvolveu agora uma nova tecnologia de um motor a combustão que queima diretamente o hidrogênio, com emissões zero.

Não é exatamente uma novidade pois a BMW já produziu – há cerca de 15 anos – alguns modelos (série 7) bicombustíveis que podiam rodar com gasolina ou hidrogênio, mas abandonou a ideia pela baixa densidade energética do H2 que resultava num consumo quase três vezes superior ao da gasolina.

A Toyota, ao contrário, projetou um motor específico para o hidrogênio e vem obtendo eficiência até superior à da gasolina.

São muitas as possibilidades de movimentar veículos sem queimar combustíveis fósseis. Atualmente já está praticamente definido o carro elétrico como melhor alternativa, mas ainda podem ser viabilizadas outras opções.

No Brasil, por exemplo, seria ideal uma tecnologia que privilegiasse o etanol. Uma solução energética limpa para a atmosfera, com infraestrutura já existente e que privilegiaria também os (muitos, como eu) irracionalmente apaixonados pelo motor a combustão…

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Felipe Felipe 26 de novembro de 2021

Tiburtino Lacerda, qual seria este impacto? Ondas de rádio não são ionizantes para ser algo prejudicial a saúde humana. Por favor, você poderia explicar o seu ponto de vista?

Avatar
Santiago 8 de maio de 2021

Outros “fantasmas” são: A dificuldade futura em se contar com eletricidade disponível para abastecer milhões de veículos elétricos “puros”; Além das questões referentes ao custo, manejo, e posterior reciclagem das baterias de lítio.
Também sou a favor de que a transição seja feita por etapas. E a produção em maior escala de veículos hibrido-elétricos seria um excelente início de transição, inclusive porque estes podem ser abastecidos com o nosso etanol (não-fóssil) – propiciando um consumo-potencia mais inteligente, além de baixíssimos índices de poluição.

Avatar
Abalen Abirached 8 de maio de 2021

Para as condições brasileiras o melhor carro seria o híbrido associando álcool no motor a combustão com o motor elétrico que seria carregado pelo motor a álcool. Assim não seriam necessários postos de recarga para baterias. O maior consumo é nas cidades e o motor elétrico entra em ação, nas estradas entra em ação o motor a combustão que recarrega as baterias… Se as baterias descarregarem na cidade entra em ação o motor a álcool até que as baterias fiquem recarregadas. O consumo do álcool cai muito e passa a valer a pena…

Avatar
Divaldo Oliveira 8 de maio de 2021

Boris, e pq não o carro movido a Radiofrequencia com a tecnologia Daun, desenvolvido pelo brilhante brasileiro Pedro Daun?
Vc pode ve-lo rodar na página dele: https://www.facebook.com/pedroadn

Avatar
Tiburtino Lacerda 21 de setembro de 2021

Divaldo, qual seria o impacto para a saúde humana, se vivêssemos em um mundo, atravessado por ondas de RF, capazes de movimentar motores de milhares de carros?

Avatar
Thiago Preto 8 de maio de 2021

Muito legal …. O fiel Cell acredito ser o mais coerente entre as opções no momento (a eficiência é da casa de 80%). É bem provável que, mais cedo ou mais tarde, será possível obter o hidrogenio a partir da gasolina tb, o que reduziria substancialmente o consumo e a emissão de gases do efeito estufa.

Avatar
Roberto Fernandes 8 de maio de 2021

As baterias são o calcanhar de Aquiles do carro elétrico. Já se fala em bateria para mais de 1 milhão de quilômetros e abastecimentos mais rápidos, resta saber quando???

Avatar
bruno vasconcelos 8 de maio de 2021

Belo Texto! Mas carro a combustão não é irracional.. e sim MUITO MAIS BARATO! As baterias ainda são muito caras e provavelmente sempre vão ser! Acaba que o custo de carro eletrico sempre será 50% superior ao de um a combustão. e no mundo o que importa é preço…

Avatar
Deixe um comentário